Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Facas... Qual comprar?

Postado
  • Membros

Oi pessoal!

Notei q mochileiros costumam gostar de facas!! (como eu)

então bateu a curiosidade e gostaria de saber quantas facas cada um tem, qual o tipo e tudo mais...

eu por exemplo tenho sete lâminas: uma de sobrevivência, uma bowe (n sei como escreve), 1 buterfly, 2 suíços e 2 canivetes comuns (só 1 lâmina).

só fico preocupado com a simbologia. hehehe, as lâminas simbolizam o "falo"...

• Respostas 4k
  • Visualizações 619.9k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Most Popular Posts

• Rmcolpani,   Pronto, com esta "inocente" dúvida ele tocou fogo no fruteiro!   Brincadeirinha!   Na verdade você está entre duas excelentes opções!   O Mestre VdM tem uma triflex e eu t

• Rmcolpani,   Não tenho uma triflex, mas tenho uma classic que se aproxima da 2080 em termos de geometria. Como não fiz battoning ou chopping com nenhuma das duas, não posso lhe dar uma opinião sólid

• Véio du Mato
    Véio du Mato

caro Rmcolpani,   como o velho cabral disse, a bushcraft 2010 tem a enorme vantagem de ser inox.... e a triflex enferruja ! para o preparo de alimentos isso é um grande diferencial. a única vantagem

Posted Images

Featured Replies

Postado
  • Membros

Heheheheheehehe

Guimarães,

Essa do BG, nem que seja realmente em ATS-34. Já tenho faca com este mesmo perfil e propósito! Mas o VdM postou o link de uma com desbaste hollow ground que pode me interessar. Mas como já disse que vou fazer o possível e o impossível para só comprar qualquer coisa depois do meio do ano... ::mmm:

Postado
  • Membros
Heheheheheehehe

Guimarães,

Essa do BG, nem que seja realmente em ATS-34. Já tenho faca com este mesmo perfil e propósito! Mas o VdM postou o link de uma com desbaste hollow ground que pode me interessar. Mas como já disse que vou fazer o possível e o impossível para só comprar qualquer coisa depois do meio do ano... ::mmm:

Coitado, tanto sofrimento... ::quilpish::::quilpish::::quilpish::

Postado
  • Membros

O que se lê por aí é que o AUS-10 é que seria equivalente ao 440c, e o AUS-8 é o 440b. Na verdade, parece que mais importante que a composição é o tratamento térmico em ambos os casos e, além disso, os chineses mudaram de um aço para outro porque o fornecedor asiático trabalha com essa especificação, enquanto os 440 são tipicamente de fornecedores norteamericanos.

Isso dito, volta o problema inicial, como saber se o que recebemos é o que o vendedor diz, e se for, como saber se quem fabrica fez o tratamento correto e tudo mais? Só usando, não?

Postado
  • Membros

Cabral e Guimarães,

Quando compramos facas "baratas" fabricados na china, ter fé é muito importante, até porque o custo das análises físicas e químicas certamente seria maior que da faca. No caso da comparação entre a Bear Grylls em ATS-34 e o Leatherman Skeletool em CM-154 é inviável pois a Leatherman endurece as lâminas desse aço a 58-60 Hcr e a bear é vendida como 62Hcr, essa diferença de dureza por si só já mascararia todo e qualquer teste empírico caseiro. Se for um 440, já estou feliz e se essa faca for suvenir de inox 420 e 50 Hcr dou de presente para o meu filho e ele achará o máximo! o que vale é a diversão. confiança eu teria se quando entrasse na apple store de nova York e comprasse um Iphone, este seria 100% autêntico(ou talvez 99,9%), mas um chines vendido pela web....

hoje fui no quintal e cortei uma escora de eucalipto de 12 cm de diâmetro com a Hudson, o seu desempenho só não foi melhor porque ainda está com o fio convexo de fábrica (ainda estou em dúvida se desbasto e faço fio mais agudo). Ela tem um comportamento que mais se assemelha a uma machadinha que um facão, acho que pelo angulo do fio, peso, espessura e largura da lâmina. Mais uma vez aprovada! mas não recomento ela pro cabral, ele vai ficar criticando que é de carbono e que tem o acabamento martelado e que o cabo é de madeira lisa, e que bla bla bla..... ::carai::::lol4:: ela é só minha, para ele que é modernox, que rima com inox, vai a Kershaw Outcast (bom que aumenta a febre do D2) http://www.kershawknives.com/productdetails.php?id=167 e a Sog Jungle Canopy (com o china 8Cr13Mov) http://sogknives.com/store/F15-N.html . he he he...

::lol4::::lol4::::lol4:: Mais um viva para página 200, essa chegou mais rápido que a 100, he he he he ... ::otemo::::otemo::::otemo::

inté...

Postado
  • Membros

Sábias palavras Veio amigo.

Quanto à Hudson, ainda não lhe dei o veredito final, apenas está na gaveta dos carbonos, até porque ainda não dei uma saída para o campo. Este início de ano tá f...! ::grr::

Postado
  • Membros

Passei pra registrar mensagem na página 200! Ainda nao levei a Juma pra encabar. A outra, nada ainda......

Postado
  • Membros

Essa tara por dureza ::hãã:: e a ferroxifobia ::tchann:: ...

Porque não levam as facas para tomar um banho de cromo-duro e obter 70 HRC na superfície sem fragilidade? ::hahaha::

Vantagens do cromo duro

Aplicação de cromo é feita para obter as seguintes características:

Resistência ao desgaste : é uma das qualidades mais apreciáveis do cromo duro. Ensaios têm demonstrado que um aço com cromo resiste ao desgaste entre cinco a oito vezes mais do que o mesmo aço sem cromo.

Resistência à corrosão : o cromo é resistente à corrosão, protegendo eficazmente o metal cromado, que atinge um potencial eletroquímico no valor de um metal nobre. Uma peça retificada é protegida eficazmente por uma película de cromo inferior a 0,05 mm.

Resistência ao risco : esta propriedade está mais ligada com o aspecto da dureza do cromo. Na escala de MOHS, com 10 unidades somente, que compreende desde o talco até o diamante, o cromo se situa em 8,9. A resistência ao risco também depende da dureza do material em que vai se aplicar a película de cromo.

Elevada dureza superficial sem gerar tensões : a dureza é uma das mais importantes características do cromo, pois se existe dureza, o material terá resistência ao desgaste e ao risco. Na prática, o cromo duro apresenta uma dureza média de 70 HRc ::ahhhh:: , equivalente a 750 Brinell e a 1000 Vickers, aproximadamente. A dureza da película de cromo começa a diminuir a partir dos 350 ºC. A espessura da película não exerce influência alguma na dureza

Baixo coeficiente de atrito estático : enquanto o coeficiente de atrito estático entre duas peças de aço é de 0,30, entre uma peça de aço e uma cromada é de 0,17.

Materiais que podem ser cromados:

Aço carbono ::otemo::

Aço níquel

Aço níquel cromo

Aço inoxidável

Aço fundido

Aço ferramenta ::otemo::

http://www.cromofix.com.br/ocromoduro.asp

Postado
  • Membros

Heheheheeh

Embora o Trauco tenha mencionado o revestimento com cromo-duro em tom um pouco jocoso, realmente ele pode ser aplicado à facas, mas os benefícios seriam pequenos; talvez a maior vantagem esteja em fazê-lo com canivetes, pois têm partes móveis em atrito e o cromo-duro aumentaria muito a vida útil deste canivete, reduzindo o atrito e o desgaste.

Para mim não seria interessante usá-lo em minhas lâminas pelas seguintes razões: não me preocupo e nem me importo com riscos nas minhas lâminas, pois são para uso e não para ficarem para posteridade, intáctas.

A maior dureza ( 70 a 73 RC ) do corpo da lâmina não seria aplicada onde tal dureza é essencial: o fio! Este ficaria sempre exposto após a primeira reafiação e sua dureza seria a dureza original do aço da lâmina.

Maior resistência a corrosão também não se daria onde é mais importante ( após a primeira reafiação ), que é o fio. Ele estaria exposto e susceptível à corrosão.

Isso já foi feito pela Puma e por alguns cuteleiros como Emerson. Foi abandonado por que encarecia as peças e todas as vantagens do cromo-duro não se aplicavam justamente onde mais interessavam: o fio!

A única vantagem real que se teria com o cromo-duro seria o menor riscamento da lâmina e no caso dos aços carbono ou de aços como CPM-S90V, S60V e S30V que não são muito dados à polimentos espelhados, uma superfície com menor coeficiente de atrito e maior deslizamento no meio a ser cortado.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.