Ir para conteúdo

Facas... Qual comprar?


Posts Recomendados

  • Membros

Eu começei esse a fazer minhas primeiras facas, após 5 anos de leitura sobre o assunto, eis a minha primeira:

 

PQAAAMip1vR7f94mlIVUdUXW0AUbtxyuQNvnBHR5uRX0f0ihjTSnoRoKNhmNtk47jnLsUbhxnhi4rJ-WisbHp3R2kogAm1T1UFFMV0PufKLXP2HZpNcLKXZZKkvk.jpg

 

Método: desbaste

Aço: mola de F-1000 (suposto 5160)

Tempera seletiva em parafina

Cabo em ipê

Pinos em aço inox

Bainha em couro cru costurada a mão

 

Medidas:

Comprimento total: 310mm

Comprimento da lamina: 200mm

Largura máxima: 33mm

Espessura máxima: 6mm no lombo

 

Vídeo do teste rápido, depois farei uma mais pesado...

 

 

Espero que gostem, aceito criticas!

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Rafael,

 

Parabéns pelo excelente trabalho! ::otemo::

 

Além de ter ficado linda, é multi-funcional e pelo visto, pau-para-toda-obra, ou melhor dizendo, aço-para-toda-obra! :mrgreen:

 

Ela é uma distal taper? Qual a geometria do fio ( em V ou convexo )? Qual o ângulo aproximado do fio?

 

E como você disse que críticas seriam bem vindas, ai vai: mude o final do teste de fio, ou rapidamente você vai parecer que depila as pernas!!! ::cool:::'> ::hahaha:::mrgreen:

 

Seja muito bem vindo e continue participando ativamente do fórum!!! ::cool:::'>

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Que legal, Rafael, mais um para se juntar ao grupo de artesãos. ::otemo::::otemo::::otemo:: Trocaremos muitas informações sobre os meios e materiais para se construir facas. Mesmo com tantas sábias escolas que tanto nos ensinam, novas mentes curiosas desvendam os velhos mitos e limites estipulados.

 

Um grande abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Rafael,

 

Parabéns pelo excelente trabalho! ::otemo::

 

Além de ter ficado linda, é multi-funcional e pelo visto, pau-para-toda-obra, ou melhor dizendo, aço-para-toda-obra! :mrgreen:

 

Ela é uma distal taper? Qual a geometria do fio ( em V ou convexo )? Qual o ângulo aproximado do fio?

 

E como você disse que críticas seriam bem vindas, ai vai: mude o final do teste de fio, ou rapidamente você vai parecer que depila as pernas!!! ::cool:::'> ::hahaha:::mrgreen:

 

Seja muito bem vindo e continue participando ativamente do fórum!!! ::cool:::'>

 

Muito obrigado que bom que gostaram...

 

Ela é distal taper da metade da lamina até a ponta, a geometria é em V, mas no fim eu usei uma afiação convexa pra tentar agregar o de melhor dos dois, como tu viu no teste do papel ela não estava cortando perfeito as vezes trancava, isso foi por que eu não havia fixado bem o perfil dela, depois desse teste eu lixei o fio até ficar retinho e reafiei ela, problema resolvido, e com ela temperada da um trabalhão pois o fio esta muito duro. Arames finos parecem manteiga, e aramados de aço 1070 temperado eu consigo cortar, mas faz um pequeno dentinho que é resolvido com umas passadas na chaira.

 

O lance de "depilar" perna é pra dizer que não adianta cortar tudo se a faca perde o poder de fio, no caso mostrei que após cortar algumas madeira de lei e arame o fio ainda "depilava" as pernas. São poucas facas industriais nacionais que fazem isso... hehehe

 

Valeu pela força!! Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Rafael

Você "matou a pau", é isso mesmo que me falaram do Cortes.

Parabéns pela sua faca, muito bom para o forum que temos mais um cuteleiro entre nós.

 

 

Valeu pelo elogio, ainda não sou cuteleiro, me chamo de "fazedor de facas"... hehehehe

Mas sempre que eu souber vou ajudar!!

 

Sobre o Cortes, eu só não queria que tivessem impressão errada sobre os gauchos, ele é historiador e sabe muita coisa, mas não é o dono da verdade... :lol:

 

Valeu, abraço!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Que legal, Rafael, mais um para se juntar ao grupo de artesãos. ::otemo::::otemo::::otemo:: Trocaremos muitas informações sobre os meios e materiais para se construir facas. Mesmo com tantas sábias escolas que tanto nos ensinam, novas mentes curiosas desvendam os velhos mitos e limites estipulados.

 

Um grande abraço!

 

Com certeza trocaremos informações, afinal foi assim que aprendi a fazer minha primeira faca, somente lendo foruns, sites e comunidades sobre o assunto! hehe ::otemo::

 

Grande Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Mais umas fotos sobre o assunto...

 

Minha "forja"

 

PQAAAG0rGGpHvDNlv-Mo6dfiDKqj_WmN9mJp3InxeI0VXvMmwwAqD4A_1kb6S7MtXqdhRZ0j8WRUkNxs5DEnu--PnPcAm1T1UOLkGrjExFAyYWxKRRrAR0_2_5Ci.jpg

 

5 Tijolos refratários e um maçarico GLP. Gastei uns 35 pila em tudo...

 

E aqui testando o grão do aço, a esquerda aço mal temperado com grão mto grosso, e a direita aço bem temperado com grão fino como o de uma lima quebrada, essa é a granulação desejada em uma boa faca...

 

OwAAABNVQqEyBOlMhdikPJoz6bxNOfskwQw2s52rrCz2DvsdgwntPG63hKDMljZO4xmqJzil0e4Xkzs3ALB8nV-3Pj0Am1T1UNReq4xf0Z-A2DJVQhiZTd3rSgFb.jpg

 

Abraço!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá turma.

 

Primeiramente, é bom ter vc entre nós, amigo Rafael.

 

Vcs estão tendo algum problema no recebimento de encomendas internacionais???

 

Já não recebi um Enlan comprado em janeiro, agora todas as minhas encomendas já passaram de 60 dias, e já saíram do meu histórico no e-bay.

 

Estou desconfiado que tem um rato na portaria do meu condomínio. Será?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...