Ir para conteúdo

Itália em 17 dias - Roteiro (ajuda!)


Posts Recomendados

  • Membros

Marcos e Tartufo, muito obrigada pelas dicas! Vcs estão me ajudando demais! A partir das dicas de vcs estou conseguindo fechar meu roteiro (Ufaa!!).

 

Pesquisando vi que Roma tem mil coisas para se ver. O que vcs acham que consigo ver com apenas 2 dias e meio (sendo que um dia será para o Vaticano)? Ah, também terei uma manhã quando retornar para pegar o voo de volta.

 

Marcos, qual o endereço do seu blog? Não consegui encontrar por aqui!

 

Mais uma vez agradeço! Muito obrigada mesmo!

 

Bruna

Link para o comentário
  • Respostas 27
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros
Marcos e Tartufo, muito obrigada pelas dicas! Vcs estão me ajudando demais! A partir das dicas de vcs estou conseguindo fechar meu roteiro (Ufaa!!).

 

Pesquisando vi que Roma tem mil coisas para se ver. O que vcs acham que consigo ver com apenas 2 dias e meio (sendo que um dia será para o Vaticano)? Ah, também terei uma manhã quando retornar para pegar o voo de volta.

 

Marcos, qual o endereço do seu blog? Não consegui encontrar por aqui!

 

Mais uma vez agradeço! Muito obrigada mesmo!

 

Bruna

 

Bruna depende do seu perfil, se for vidrada em artes vai ser difícil ver muita coisa em roma em 2 dias.

 

Vou falar por mim não sou muito ligado em artes. Só que no museu do vaticano entrei às 09:00 da manhã e sai já era quase 12:30 depois tinha a scavi as 13:45, ou seja 1 dia só para o vaticano. Tem muita coisa interessante dentro do museu, eu fotografei quase tudo mesmo não sendo o meu lugar favorito.

 

No museo do vaticano vc perde um bom tempo para passar pela segurança, evite ir com muitos objetos de metal, pois vai ter que tirar tudo para passar no raio X.

 

No outro dia gastei 1 dia vendo o coliseu, subterrâneo, terceiro piso e depois fórum romano, palatino,arco de tito etc e prepare-se para andar muito e leve uma garrafa de água vazia tem uma fonte abundante lá dentro.

 

Acho que em 2 dias é isso que vc irá ver.

 

Eu peguei 4 dias, aí nos outros dias fui na trastevere,vitorio emanuele,piazza spagna,fontana di trevi,piazza venezia,etc.

 

Como eu disse vc tem que ver o que gosta, o museo do vaticano vai tomar muito tempo, e quando vc for deve estar mais cheio ainda. Cortando este museu acho que já dá para ver outras coisas como o castelo santo angelo que fica pertinho do vaticano.

 

O coliseu também tem excursões todos os dias, quando vc for deve estar hiper cheio, se resolver entrar vai gastar um bom tempo lá.

 

Aí vc deve decidir o que vai fazer, só fotos por fora ou entrar nas atrações, como em agosto é hiper cheio por causa das férias da italianada, vc deve pensar sobre isso.

 

Mas, na minha visão Roma não é legal muito cheia e tudo caro, lá abusei dos supermercados preços excelente comprei 2 litros de água por 0,22 euro e uma barra de chocolate de 500g por 1 euro.

 

Como eu já falei dediquei 4 dias para roma e não correspondeu, eu riscaria hoje roma do meu roteiro e iria ver positano,costa amalfitana etc. Agora como eu falo italiano os romanos foram muito solicitos comigo, mas a cidade é feia, monumentos defecados por mendigos e achei tudo muito judiado e fora do padrão, pois vim da toscana então acostumei com tudo arrumado e limpo.

 

E fora os chineses hordas e hordas deles, não sei o que viram lá até casamento deles tinha na praça do coliseu.

 

Acredito que vc não irá curtir tb, depois de ver belas praias e lagos acho que vc irá se decepcionar com Roma.

 

Outra coisa, Roma é bem maior do que pensamos preparasse para caminhar muito, e o terreno é inclinado não é uma cidade plana, eu fiquei hospedado perto do coliseu no bairro que se chama monti e era só ladeira.

 

Uma dica de hospedagem é o therme di traiano excelente lugar, me senti em casa o proprietário simone é gente finissima e não foi caro pelo padrão de roma média de R$ 250 a diária com café da manhã,wifi,tv a cabo com trocentos canais e um lugar muito limpo com muita segurança, vc recebe 4 chaves para poder chegar ao seu quarto. Metrô fica a mais ou menos uns 5 minutos de caminhada e fica a uns 500 metros do coliseu.

 

Abcs.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

2 dias e meio fica razoável se você não quiser se aprofundar muito. Lembrando que imprevistos podem deixar esse tempo ainda menor, foi o nosso caso.

 

Eu não contaria com essa manhã, pois o dia da volta sempre é mais corrido - fazer malas, checkout, antecedência para chegar ao aeroporto, etc.

 

O blog é luademochila.com . Está consideravelmente desatualizado. Na minha assinatura há relatos de algumas viagens que já fiz.

Link para o comentário
  • Membros

 

O sul da Itália é menos desenvolvido mesmo, mas as impressões do Tartufo parecem ser mais de Nápoles. Sorrento é uma cidade bem turística, tranquila e limpa. Andei com câmera por lá sem problemas e não vi nada que indicasse risco. Idem para Capri.

 

Não vi problemas na estação de Nápoles, nem nos trens da Circumvesuviana. Acho que é questão de apenas não se descuidar das suas coisas. Você não será a primeira turista a visitar a região, está entupida de gente de várias nacionalidades.

 

Exato Marcos, os italianos meio que me adotaram então o cuidado deles comigo era grande. E como falo italiano às vezes esqueciam, mas sempre alguém falava mas ele é turista então napoli todo cuidado é pouco.

 

Hoje vi no jornal um assalto em napoli em um mercadinho e terminou com mortes, então o que os italianos falavam era sério e não um simples preconceito.

 

No sul vale a pena alugar um carro, o aproveitamento é muito melhor já que os trens são bem ruins e atrasam bastante, no norte só peguei um atraso, mas foi coisa mínima.

Link para o comentário
  • 3 semanas depois...
  • Colaboradores

Oi moçada :D Mando novidades diretas aqui de Napoli ! Tartufo e o Pereira já falaram quase tudo aí de opção interessante, o que me restou foi:

 

- o trem que vai pra Sorrento é o que a galera pega pra Pompeia, então apesar de ser visado pelos malandros pq tem dindin a bordo, tem mto turista tb, dá pra vc encaixar sua mochila num cantinho e ficar na frente, de boa :D

 

- Roma não faz só o pacote turistão Vaticano + Coliseu não, aproveita que os dias são compridos e sai andando pela parte Leste da cidade sem destino. Tem um monte de Piazzas lindas de noite, o bairro de Trastevere com comida e bares bons, na beirinha do Rio tá rolando um monte de quiosques com jogos, bebida, etc. Tem uns parques pra deitar e fazer um lanche... Nesse quesito, acho legal vc nem encaixar nada novo no roteiro pros dias q tão "sobrando". Usa eles de manobra pra ficar mais onde gostar :D

 

- Nessa onda de ficar mais onde gosta, eu andei quebrando a cuca com a Trenitalia e seu site. Meu amigo Pereira aí já tinha me dado altos bizús mas as viagens dele foram todas bem mais organizadinhas, a minha tá organizada mas com mta brecha pra improviso, daí não to comprando as coisas mto antecipado não. Nessa vibe vi que o site sapeca deles anda escondendo algumas rotas possiveis e baratinhas, como ir pulando nos Regionales (que vc pode comprar na hora, sem o preço ir nas alturas) pra chegar de um lado a outro. No caso de Roma-Napoli por exemplo e Napoli-Sorrento vc pode comprar na hora sem erro..

 

- Em relação à escolha Sorrento ou Napoli pra estadia, realmente Sorrento deve ser mais limpinha e organizada. Mas nesses dias temos saído de noite pela cidade sem galho, tem muito movimento e é só não dar mole. A cidade é muito interessante, com a gritaria típica italiana, roupa pendurada do lado de fora, grafittis legais em quase todas placas de transito, enfim, estou achando uma atração a parte. Se não dormir por aqui, passa um diazinho pelo menos que vale a pena :D E come uma pizza, claro ! hahahaha

 

Acho que é isso, qq coisa volto ou o pessoal aí comenta :D Até !

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • Membros

Oi Enrico! Obrigada pelo post! Todas as dicas são bem vindas!

 

Acabou que terei que me hospedar em Napoli! Foi impossível encontrar uma hospedagem em Sorrento ou Sant Agnello que desse para pagar. As diárias estavam muitooo caras. Não tinha nenhum hotel/hostel/BB com preço razoável. Estou com as hospedagens todas reservadas (nossa foi uma pesquisa árdua!).

 

Agora faltam os trens entre as cidades maiores. Vcs acham que já devo comprar daqui passagens para Roma-Napoli/Napoli-Florença/Florença-Veneza/Verona-Milão(...)? Estou vendo no site da trenitalia. Já li posts sobre isso e as opiniões são um pouco divergentes. Dizem que comprando antes os preços são melhores. Alguma opinião sobre isso?

 

Obrigada!!!! :)

Link para o comentário
  • Colaboradores

Eu tava muitoooo na dúvida sobre isso também, li um monte de coisa, perturbei os mochileiros e mesmo assim não tava 100%. Agora, tendo passado lá, debulhei esse sistema da Trenitalia e consegui entender essa joça bem. O meu problema era que minha viagem não tem data para terminar, ou seja, eu poderia querer ficar mais um dia em um lugar, menos em outro, então comprar amarraria muito... Sendo assim não comprei nada e vi que se comprar antes, pega preço melhor sim, mas ao custo de amarrar a viagem e ter um trem e lugares fixos.

 

O lance é o seguinte: eles tem os trens rapidos e mais chiques, os Frecia+qq cor (rossa, bianca, etc), tem os Intercity (que tão no meio do bolo) e os Regionais.

 

Os regionais o preço não muda (pode comprar faltando 1min pra sair), são os mais baratos, não tem lugar marcado e o bilhete é valido por 2 meses a partir da compra (pode pegar qq regional a qq momento) e a partir do momento que vc valida o bilhete na estação, indicando que vai entrar no trem, vc tem 6h pra entrar e sair do trem, trocar, pegar outro (no mesmo trecho!!) e tá tudo certo (nesse caso dá pra aproveitar e sair em alguma cidade rapidinho se quiser fazer algo curto e seguir viagem). Então qual a vantagem de comprar antes né ?

 

O lance é que os regionais são os mais lentos e que pra ir de um lugar a outro talvez vc tenha que trocar de trem. No caso dos outros trens melhores, as passagens variam de acordo com o tempo e eles tem categorias de preço. Tem a super economica, a economica e a base. Olha um exemplo do Roma-Napoli lá pra 15 de Agosto:

 

2ª CLASSE

BASE Image 24. 50 €

ECONOMY Image 19. 00 €

SUPER ECONOMY 9. 00 €

 

Dá pra pegar por 9 euros esse Intercity vai demorar 2h pra chegar em Napoli.

 

Se for de regional vc vai pagar 11,20 euros que é a tarifa fixa e vai demorar 2h 30min pra chegar. Ou seja, vai mais confortável e paga menos, mas nesse caso por exemplo a diferença é pequena, então não recomendo...Amarra sua viagem por causa de 2 euros...

 

Vamos ver outro trecho que vc vai fazer, mais longo como o Sorrento (ou Napoli na verdade) para Firenze. Simulando pra 18 de Agosto dá pra achar:

 

2ª CLASSE 1ª CLASSE

BASE Image 49. 50 € 65. 50 €

ECONOMY Image 19. 00 € 39. 00 €

SUPER ECONOMY Image 9. 00 € Posti in Esaurimento 29. 00 € Posti in Esaurimento

 

ó lá, tem uma por 9 euros !! E vai demorar 5h a viagem. Agora pesquisando o de tarifa fixa que é o regional dá pra ver que o site da Trenitalia não gosta de ajudar e em vez de te mostrar as opções de ir pipocando de regional em regional ele só mostra as mais caras. Mas sabendo disso a gente monta uma rota tipo Napoli-Roma-Firenze com os regionais, isso dá 11,20 + 20,45 que no fim dá 31,65 euros e em tempo dá 2:20 + 3:50 ou seja 6h +-...

 

Resumo da ópera na minha opinião:

 

- se a diferença da tarifa super economy pro regional for substancial, compra antecipado se vc não se importar de amarrar a viagem.

 

:)

 

No meu caso não comprei nada antes, aí em cima da hora vc não acha mais essas de 9 euros. Até 2 semanas antes de fazer Napoli-Siena tinha passagem por 9 euros, aí resolvemos ficar mais em Barcelona, mais em Roma, mais em Napoli, aí aconteceu o previsto, ficou caro. Minha saída foi aproveitar uma promoção da trenitalia pra viajar no sábado, 2x1. Compramos duas passagens por 50 euros, ou seja, 25 cada. Saiu melhor que os 30 normais, mas bem mais caro que os 9 possíveis...Achei que valeu a pena pq me deu possibilidade de curtir mais onde queria, paguei o preço...

 

Esperto ter ajudado com esse testamentooooooooo...qq coisa diz aí, bjs !

Link para o comentário
  • Membros

Em relação a comprar antecipadamente devem pensar em tudo incluindo sciopero ou alguma manifestação que possa ocorrer.

 

Vejam o meu caso, comprei tudo antecipadamente e gastei uns 40% a menos do que se fosse comprar na máquina e fora a chateação de ficar driblando os picaretas que ficam nas estações só de olho para dar o bote, falo por que vi isso em várias estações e sempre pensava ainda bem que já comprei esta bagaça.

 

Agora vejam o melhor dia 11/05 estava em firenze tinha feito um longo passeio o dia todo estive em siena, san gimignano e chianti andei demais estava quebrado minha passagem de trem de volta para bologna era para às 22:00.

 

Cheguei do passeio às 19:00 na estação S.M.Novella em firenze e como estava quebrado queria voltar antes, agora perguntem se tinha passagem fui em todos os lugares possíveis e consultei até o italo treno nenhuma passagem disponível para o dia 11/05 agora sabem o porquê:

 

Santificação do João Paulo II, nem os próprios funcionários da estação sabiam antecipadamente disso falaram que foram pegos de surpresa neste domingo.

 

A estação estava um furdunço e tive que me conformar e aguardar pelo trem que já havia comprado a passagem e fiquei feliz, pois de outra forma teria que me hospedar em firenze e ficar a dura sorte de conseguir arrumar um quarto tudo na hora. Trem não tinha e ônibus era pior ainda. E o pior dia 12/05 já tinha passagem comprada para Roma e tinha que estar em bologna de qualquer jeito para pegar o trem, era dia chave de mudança de cidade e minha última cidade já que 4 dias depois já pegaria o vôo de volta ao Brasil, sintam a complexidade de todo o processo.

 

Então no meu caso fora o desconto que tive acho que vale muito a pena comprar tudo com antecedência.

 

Lembrem-se sempre disso planejamento é tudo numa viagem estamos longe de casa pensem nisso. Eu fui a torino também a fila para entrar no museo di cinema mole antonelliana dava voltas no quarteirão, fila de 2 horas pelo menos eu já havia comprado ingresso entrei direto, e o pessoal da fila ficava com cara de bobo olhando eu passar. O legal é que abrem uma fita vermelha para você passar lembra a festa do oscar, e o pessoal moscando na fila vendo tudo isso. rs

 

Fiz a maior parte do trajeto di freccia priorizava o tempo de Roma a napoli deu 1 hora, de trem comum é o dobro do tempo ou até mais já acho bem ruim e mata a day trip. No final serão mais de 4 horas de viagem de trem e não 2 horas como no freccia. Fora a facada paguei 19 euros pelo freccia roma napoli classe premium, no dia da viagem consultei por curiosidade na máquina custava apenas 76 euros cada bilhete comprei 2 por 38 euros.

 

Perdi até alguns bilhetes do trenitalia que havia comprado como paguei barato tipo o do lago di garda 2 euros não me afetou o bolso afinal quando voltava mais cedo, se tinha passagem disponível comprava outra. Mas, nem sempre isso é possível aí vale o planejamento.

 

Abcs.

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...