Ir para conteúdo

Tem que ser Rico pra Praticar Escalada?


Igor Jesus

Posts Recomendados

  • Membros
Eu vou precisar de uma companhia só no começo, né!? Gosto muito de companhia, mas também gosto muito de carreira solo.

Você vai precisar sempre de alguém para escalar. Escalada é um esporte praticado em equipe, um guia e o outro faz a segurança, segurando a corda.

Escalada solo é quando o escalador faz a via sem corda, aí sim pode ser feita sem outra pessoa. Mas é um estilo usado por poucos escaladores e apenas depois de muito treinamento, pois qualquer descuido, adeus.

Tem vários videos na internet, inclusive de algumas quedas de escaladores solando, mas eu não gosto de ver essas coisas...

O começo é: curso de escalada em rocha, pra aprender a técnica, equipamentos, etc...

 

Tenho uma duvida em relação a escalada solitária.

Estou iniciando em escalada e gostaria de saber se não há como praticar sozinho. Todos a quem pergunto me falam que precisa ser a dois ou mais... Mas me parece que seria possível praticar sozinho (não estou falando de solo), desenvolvendo uma técnica para recolher a corda depois. Já pensei bastante no assunto, mas ainda não coloquei em pratica pela falta de experiência. Vocês até podem chamar quem praticar sozinho de irresponsável, maluco, desprezível, mau exemplo ou qualquer outro adjetivo que sustente a tese de escalada em dupla. É obvio que há grandes riscos, mas se for feita por uma pessoa muito qualificada, me parece que é possível.

Ou será que ninguém no mundo faz escalada sozinho (novamente, não falo de solo) ? É bem verdade que o livo Freedom of the Hill não trata deste assunto, o que nos faz pensar um pouco...

Alguem sabe se há praticantes?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Já tinha lido o artigo. Muito bom. Mas gostaria de ter algum livro ou entidade que pudesse orientar sobre as técnicas. Talvez a experiência de alguns escaladores solitários... Mas acho que este assunto foge do tópico.

Talvez em outro momento seria interessante abrir um um tópico que abordasse o assunto de forma pratica, mostrando técnicas, o grau de experiencia que alguém deve ter para iniciar, relatos de quem pratica, formas de auto resgate e locais que seriam interessante para iniciar. Enfim, acho que é um assunto muito interessante. Se alguém já leu o livro Na Natureza Selvagem ou Sobre Homens e Montanhas, do escalador e jornalista Jon Krakauer, tem um episódio em que ele conta sua escalada solitária ao Devil´s Thomb, no Alaska... É de dar medo, mas inspira muita adrenalina e vontade de tentar... Mas tem que ter muita técnica (ou falta de bom senso)...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Colaboradores

Isso é muito relativo, todo esporte tem um gasto inicial. A escalada requer equipamentos não apenas para alta performance mas principalmente para sua segurança, então acredito que vale a pena o investimento.

 

Uma modalidade mais em conta para se praticar é o boulder. Basicamente você precisa de uma sapatilha (+ -R$ 300) e magnésio, além de um colchão. Se gostar pode partir pra outros tipos de escalada.

 

Só ressaltando, a corda é um dos equips mais caros, varia em torno dos R$ 600,00.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Aqui não vou falar de escalada, mas sim, subir ALTA MONTANHA.

Não custa caro ir para a Bolívia, o transporte lá é barato, tudo mais em conta que no Brasil. por exemplo. Em La Paz há várias agencias de turismo que te oferece todo equipamento e a escalada no Huayna Potosi - 6088 m sai por volta de 350 a 500 reais, vai de acordo com a agencia escolhida. Huaina Potosi é muito bom para iniciantes.

Fui para a Bolívia em janeiro. Veja o relato. http://adrianoeclaudiaraquelviagensefotos.blogspot.com.br/

Vou novamente em julho. Já comprei passagens pela TAN de São Paulo para Campo Grande e paguei 156 reais com taxa ( hoje ainda está esse preço). Comprei outra passagem de Campo Grande para Corumbá 64 reais com taxa (hoje está 93 reais).

Em Puerto Quijarro, fronteira com Corumbá, vou pegar um ônibus até santa Cruz e pretendo pagar + ou - 40 reais (80 a 100 bolivianos). E ai por diante.

Quantos diárias em pousadas ou hoteis, pago cerca de 100 reais (+ ou - 220 bolivianos).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Na verdade custa caro é viver neste país...viver leia-se: praticar esporte,saúde, estudar,alimentação, vestuário, e etc .Inclusive poder usar nas ruas o que se têm condições de comprar, pelos valores aplicados por aqui muita coisa simples de se ver lá fora aqui vira ostentação...muito complicado. :cry::cry:

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...
  • Membros

Caro Igor,

Escalada é um pouco mais caro do que fazer trilha, pois a corda, o mais caro unitariamente, você sempre divide com alguém, tal como a barraca das mochiladas, e ela deve ser trocada, aproximadamente, a cada cinco anos. Contudo, existem vários jogos de escalada. Escalada em gelo é a mais cara, até por ser muito longe do Brasil e exigir muitos equipamentos específicos. Já o Big Wall, citado anteriormente, exige grande número de equipamentos e muita prática. No mais, tendo apenas uma sapatilha e aprendendo as técnicas básicas de progressão, ética e segurança já dá para se divertir muito.

O ponto central é que escalada pode matar ou causar lesões gravíssimas, mesmo em baixas alturas. Daí, o início mais adequado não é comprar equipamentos, mas sim procurar se enturmar num grupo que já o faça para aprender as técnicas e procedimentos. O melhor modo é procurar as grupos e associações consagrados: CBME (Confederação Brasileira de Montanhismo e Escalada), as Federações Estaduais (Femesp, de São Paulo, Femerj, do Rio, etc), entre outras. Leia a Carta do Tirol e o código de ética da UIAA (União Internacional das Associações de Alpinismo), pois ao escalar você certamente estará colocando sua vida em uma situação de alto risco e, provavelmente, a vida de outros participantes, também. Na escala, seja em rocha ou gelo, o código de ética dos montanhistas é levado muito a sério e se você o desrespeitar você certamente estará desrespeitando os outros praticantes e a comunidade local onde as vias estão implantadas. E isso poderá lhe trazer uma série de problemas, não apenas à sua segurança e à dos outros participantes, mas também à sua convivência na comunidade de esportistas e, claro, à legislação.

Se ainda assim o quiser praticar, seja bem vindo, mas saiba que o primeiro item do código de ética é: reconhecer e assumir que a escalada é um esporte perigoso que pode vir a ser fatal e, deste modo, a responsabilidade irá recair sobre você.

Reconheça o seguinte: técnica é conhecimento e o conhecimento é um bem coletivo. Deste modo, quanto mais técnico é o esporte mais você precisa conviver com as pessoas para aprender com elas. E parte deste conhecimento da escalada está no aprendizado dos procedimentos de segurança e respeito com o esporte. Ler os livros do Sérgio Beck, os textos do Eliseu Frechou e outros tantos bons praticantes não é suficiente para praticar a escalada de modo seguro, tem que conviver, estudar e praticar.

Pense no assunto e faça as boas pesquisas: procurar grupos de praticantes bem treinados e experientes. Deixe os equipamentos para um segundo momento.

Boa sorte!

S.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Membros
Na verdade custa caro é viver neste país...viver leia-se: praticar esporte,saúde, estudar,alimentação, vestuário, e etc .Inclusive poder usar nas ruas o que se têm condições de comprar, pelos valores aplicados por aqui muita coisa simples de se ver lá fora aqui vira ostentação...muito complicado. :cry::cry:

 

Abraço

 

Ótimo comentário

Para saber o que se espera, vale saber antecipadamente sobre essa vergonha que são os preços no Brasil, independente da qualidade atrelada ao preço, pagamos sempre o triplo, devido aos impostos que, se fossem num país bem administrado, não reclamaríamos em pagar.

O lucro do logista também não costuma ser significativo, visto que sem a sobrecarga de impostos, poderíamos pagar muito menos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Silnei unlocked this tópico

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

×
×
  • Criar Novo...