Ir para conteúdo

Dúvida de iniciante, já que basicamente é o olho da cara...


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

(eu colocaria isso em equipamentos, mas como nao é uma duvida sobre um equipamento específico, então achei melhor colocar aqui... ::mmm: )

Fuçando informações sobre o que seriam os equipamentos básicos para que eu possa pensar em me embrenhar "mato a cima e montanha a dentro", cheguei a uma única conclusão:

* barraca que aguente vento e frio (a minha tá no osso e e nao foi feita pra frio - já comprovado kkk): R$300,00

* saco de dormir: R$ 100,00

*isolante: R$ 40,00

*Anorak/Fleece : R$ 250,00

*Calça/bermuda de trekking : R$ 160,00

* bota: R$ 200,00

* bastão de trekking : R$ 200,00

* Headlamp : R$ 120,00

* uma mochila onde caiba tudo isso: R$ 500,00

* perceber que eu não passo de uma pobre miserável : não tem preço...

Concluí tambem que não é que o pessoal realmente ame trekkings em montanhas depois que volta da primeira experiencia, é que o investimento inicial é tão caro que dá dor na consciencia financeira em não aprender a gostar kkk e eu atiro a primeira pedra em quem falar que isso é barato...

 

Claro, eu sei que eu nao preciso comprar tudo isso de uma vez, já que tenho consciencia de não ter condiçoes físicas para encarar a subida de uma montanha tão logo assim (caminhando eu vou longe, mas se for só subida acentuada ainda complica um pouco, imagina com peso ::dãã2::ãã2::'> ). Mesmo tendo seguido religiosamente a "Cartilha do Mochileiro Liso" nos ultimos 11 anos da minha vida, eu sei muito bem que pior que ser iniciante é ser um louco varrido que não tem nem condições, nem equipamentos básicos e seguros por que se propõe a fazer. Li em algum lugar do forum alguem defendendo que "se voce não tem dinheiro suficiente pra comprar os lances para uma viagem, então adie a viagem" e concordo com ele.

Então calma, porque eu nao vou perguntar como economizar nisso e sim por onde eu começo... só duas perguntas:

 

1. Eu já acampo há mais de 11 anos. Só que eram sempre campings em lugares (acima de tudo, quentes kkk) em que o carro tava do lado da barraca ou era fácil chegar de ônibus e não precisava andar nem 3km. Justamente por isso minha mochila é (era) uma daquelas boas e velhas coisas enormes de lona verde, com a qual eu me sentia A Tartaruga Ninja fácil. Só não levava a mãe dentro da mochila pois a mesma se recusava a entrar alí. Muitas traquitanas básicas de camping eu ainda tenho, muitas me desfiz quando fiquei sem companhia pra ir acampar e hoje em dia me arrependo pelo mesmo motivo: nessa depender dos outros pra ir, eu demorei muito pra perder o medo de ir sozinha e acabei não indo a lugar algum... rs O meu plano era ir fazendo bate-e-voltas, acampar em lugares onde eu consiga chegar relativamente fácil no camping e largar a tralha toda pra sair só com uma mochila de ataque até que eu reuna condições (e coragem) pra começar a levar a tralha (meu plano, se tudo der certo, é até o final do ano conseguir encarar um desafio "de verdade"). Logo, o que é melhor comprar primeiro (barraca nao entra nessa lista, porque a minha já deu quase tudo o que tinha que dar)?

 

2. Quase todo mundo que eu conheco caiu na mesma: comprou uma barraca "marromenos" na primeira vez que foi acampar, passou o maior perreio na primeira vez que choveu/ventou/descobriram que a barraca 3 lugares mal cabem 2 e as tralhas, trocaram por uma coisa que pudesse pelo menos impor respeito. Acontece a mesma coisa com esses equipamentos mais técnicos (bastão, saco de dormir, bota, mochila), há o primeiro equipamento (que nao precisa ser porcaria mas tambem nao é nenhuma brastemp) e se o bolso ou necessidade permitirem, um segundo equipamento "de verdade"? Ou será que vale a pena, já que menos tenho tempo, comprar hoje algo que eu nao precise trocar se no ano que vem eu estiver pronta pra fazer a Travessia da Serra Fina, por exemplo (tá, eu sei que é ambicioso kkk)? Ou vale mais a pena juntar a grana e comprar quando realmente for usar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 38
  • Criado
  • Última resposta
  • Membros

Me desculpe Negrabela, mas não pude deixar de rir em vários trechos (kkkkkkkk) ...

Bom eu também já mochilei em vários lugares do meu estado ... Mas em todos permaneci por pouco tempo e não tinha os equipamentos necessarios ...

Pra você ter idéia, no carnaval de Itabirito-MG de 2007, eu e amigos ficamos na rua sem nada ( saco de dormir, barraca, cobertor ) ! Enquanto estavamos na farra tudo bem ... Mas na hora de ir dormir era uma perrengue !

 

Agora que estou pretendendo mochilar para outros lugares do Brasil, estou comprando meus equipamentos de mês em mês ( vida de pobre é foda ) ...

Na minha opinião uma boa mochila, bota, parka e barraca são os principais ... Principalmente uma BOA bota já que o nosso forte é caminhar ...

Acho que com R$ 200,00 vai ser complicado de você arrumar uma bota boa ...

 

Abraços !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

negrabela...tente no lugar disso "se voce não tem dinheiro suficiente pra comprar os lances para uma viagem, então adie a viagem", tente isso "se você não tem grana suficiente para comprar os lances para uma viagem, faça uma adptação da viagem com seu bolso"...

 

Existem muitos lugares que você não precisa usar isso tudo que listou e que não precise de tanta grana para ser visitado...então continue viajando e adquirindo os equipos aos poucos(muitos possuem uma boa vida util).

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Barraca, isolante, saco de dormir e mochila, invista nisso. A bota é uma boa, mas dá pra encarar com o que você tiver

O resto com o tempo vais comprando, dá pra adptar bastante coisa.

Não acho que bastão de caminhada, fleece, calça de trekking, head lamp sejam indispensáveis. Já acampei no inverno no Pico Paraná e nunca levei essas coisas.

Dá pra fazer altas aventuras sem estes equipos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Concordo com Haole, deixar de mochilar por falta de equipamentos que não rola ... Melhor ir para locais onde não precise de tantos equipamentos, por exemplo locais onde existam albergues, dai você já elimina uma barraca.

 

Otávio, corcordo com os itens que você listou, mas não só acho como afirmo, que mochilar sem uma boa bota ... Você pode estar correndo um sério risco de voltar da trip carregado por alguém, se é que o local onde estiverem vai rolar de alguém te carregar ...

Tenis ou outros calçados NÃO são nem um pouco apropriados, já que não tem um cano que estabilize seu tornozelo, o solado não é preparado para isso ( vai escorregar facil ) e se caso você pegue uma chuvinha ou mesmo pise em uma poça d'agua ... ficar alguns dias andando com um calçado molhado nem rola ...

 

Uma bota rasoável impermeável está na faixa de R$ 350,00 ... Aqui em BH tem uma loja com promoções legais ... Invista nisso !

 

Abraços !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Obrigada pelas respostas...

mas deixa eu explicar melhor uma coisa que a história do "mochileiro liso" atrapalhou kkk: eu viajo, muito e sempre. Albergue, pousada, camping... tudo depende do quanto eu quero ir, o quanto eu posso gastar e no que eu vou querer de uma viagem. Não deixei de viajar por falta de equipamento e nem deixarei, desde que seja um lance que eu aguento fazer e desde que sejam coisas que não são fundamentais a minha segurança. Agora, alguem aqui deixaria alguem fazer uma trilha pesada em terreno acidentado com um all-star, uma barraquinha monocapa, um colchonete de algodão com um saco de lixo embaixo (que é pra não molhar) sem peso algum na consciencia, só pra pessoa não perder a trip? Acho que nao, né? Fica em casa, porque um caixão custa bem mais caro que os equipamentos kkk

 

Por exemplo: eu pretendo ir pra Ibitipoca, MG em julho, simplesmente porque há dois anos estou tentando ir a esse lugar e me apaixonei pelas fotos que vi. Se eu ficar em uma pousada posso contar aí por baixo uns R$300/400 em hospedagem. E pagaria com gosto porque eu quero ir pra lá e pronto. (Só aviso que nao é sempre que eu posso fazer isso hehehe, no mais, qualquer feriado e R$200 reais eu transformo em viagem). Porém, já que eu vou sozinha, eu tenho a escolha de tornar tudo mais radical e ir curtir o frio num dos camping da cidade ou no do parque mesmo. Posso levar a trambolhada que já tenho (barraca, colchao inflável, um saco de dormir emprestado nem sei de quem mas que tambem nao vale nada e (por isso mesmo) o velho e inseparavel cobertor) porque não precisarei andar com tudo isso nas costas quando for fazer as trilhas do parque, já que da pra ir e voltar tranquilo. E só a diferença na hospedagem dá pra investir numa barraca nova, mais leve e que seja feita pra passar frio e calor (existe? hehehe). Ou numa mochila. Ou numa bota. Ou desistir dessa palhaçada, afinal, o aconchego de uma lareira tambem é muito sedutor as vezes kkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Quando comeceia fazer trilha ia de tênis, depois arrangei um coturno militar. Depois consegui um coturno PQD, que era show, pois não era inteiro de couro, bem mais leve e macio. Naquela época não existia bota p/ montanhismo no Brasil.

O primeiro calçado p/ trilha que comprei foi uma Comander (os mais antigos devem lembrar), depois que começou a aparecer as primeiras botas. Lembro da primeira loja da Snake aqui em Ctba.

Minha bota não é impermeável, e fiz muitas trilhas com ela. É claro que uma bota impermeável/respirável é o calçado indicado p/ isso, mas eu não deixaria de fazer uma trilha que pintou por falta disso.

A não ser que seja um lugar muito frio, uma travessia de vários dias, aí realmente o equipamento é indispensável.

Mas pra passar um fds no mato, ficar num camping e trilhar com a mochilinha de assalto dá pra se virar com o que tiver.

Já fui de coturno, roupa camuflada do exército, saco de lixo de 100l no lugar de capa de chuva, cobertor, mochila do exército, casaco de trico feito pela mãe, etc... tá certo que meu pé sofria um pouco e eu tinha 20 anos, mas era divertido. Será que era porque não tínha toda essa tecnologia de hoje?

AH! Usávamos coturno por causa das cobras, pois íamos muito pro mato fechado (Véu da Noiva, ao lado do Marumbi).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Olá !

 

Eu provavelmente sou o cara que falou "simples, adie a sua viagem" ::hahaha:: ... eu penso assim que não devo dar o passo maior que a perna... se não tenho condições (de grana, físicas, experiência etc) simplesmente deixo pra quando tiver melhores condições.

 

Quanto ao equipamento básico, eu começaria pelo individual, ou seja, o vestuário. As botas e o Anorak/Parka em primeiro lugar... vc pode fazer um bate-volta com a mochila da escola, mas com o "bamba" da escola vc vai voltar com muitas bolhas nos pés... vc pode levar sua blusa de lã (aquela de Jacutinga) mas se chover e vc levou a capa de chuva de saco plástico vai estar em maus lençois... Não precisa ser uma bota asolo com goretex, pode ser uma nacional (nomade, snake) mas de trekking. A parka pode ser T&R mesmo... Calça qualquer uma de tactel (da C&A) e a camiseta uma de dry fit (uma do Curintia de camelô !)...

 

Depois com o tempo vc compra o restante...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.


×
×
  • Criar Novo...