Ir para conteúdo

Genebra - Perguntas e Respostas


Posts Recomendados

  • Membros

Caros mochileiros,

 

queria saber se alguém já alugou bicicleta lá em Genebra para passear pela cidade. Pelo que li a respeito, parece uma boa maneira de conhecer a cidade. Mas queria saber se é tranquilo, se tem ciclovias, bicicletários, etc. E também se vale a pena alugar a bike pra conhecer a cidade, desde o centro histórico, passando pelo jardin anglais e ao palais des nations.

 

Obrigado e abraços a todos

Link para o comentário
  • 1 mês depois...
  • Respostas 41
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Membros

Ola!!! Me chamo Tais hoje moro em Paris e neste final de semana irei conhecer Genebra, ficarei por 03 dias somente, com isso peco a gentileza que alguem me auxilie a explorar tal lugar LINDOOOO, adoro vida alternativa, lugares inesperados e surpreendentes, alem de curtir todo o roteiro turistao! Bom, se alguem puder me ajudar agredeco DEMAISSSS!!!!

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • Membros de Honra
Ola!!! Me chamo Tais hoje moro em Paris e neste final de semana irei conhecer Genebra, ficarei por 03 dias somente, com isso peco a gentileza que alguem me auxilie a explorar tal lugar LINDOOOO, adoro vida alternativa, lugares inesperados e surpreendentes, alem de curtir todo o roteiro turistao! Bom, se alguem puder me ajudar agredeco DEMAISSSS!!!!

 

Se puder, vá até Laussane e Montreoux ... é pertinho e a vista do Lac Leman com os Alpes ao fundo, é maravilhosa.

Link para o comentário
  • 6 meses depois...
  • 11 meses depois...
  • Membros

Olá, estou indo fazer mochilão na Europa agora nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro. A última cidade que escolhi visitar foi Genebra. Passarei 2 dias lá, no entanto li que a cidade é um pouco mais cara que as demais européias. Gostaria de ter uma noção dos preços de alimentação (um mc donald's por exemplo) e uma quantidade ideal de euros que teria que levar pra 2 dias. Ah, tambem gostaria de saber se tem problema eu levar euro, se aceitam normalmente nos estabelecimentos la ou se preciso comprar francos suiços. Vlww

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Sim, Genebra -- como toda a Suiça em geral -- é mais cara que a média das outras cidades europeias. Sugiro aplicar no orçamento um fator de uns 30% acima da média nas outras cidades para fazer face aos preços mais caros.

 

Dicilmente se aceitam euros nos estabelecimentos, melhor vc trocar por francos suiços.

Link para o comentário
  • 6 meses depois...
  • Membros

A Suíça, na alegria e na tristeza

 

A Suíça dói. Ninguém pode encostar sem querer em ninguém no ônibus, falar alto, atender celular no trem. Aqui o povo não pega o elevador quando outra pessoa está dentro e olhar dentro dos olhos de alguém é quase um crime. Frio e encarcerado - aqui está um país duro, avesso às nossas familiares estratégias de rebolation.

Mas não se engane: se é gelada nos tratos, por outro lado a Suíça é também uma espécie de segundo paraíso, o Éden perdido pra quem gosta de pedalar.

 

A vacina é feita do próprio veneno, e nas organizadas, sistemáticas e previsíveis ciclovias suíças construídas de asfalto perfeito, o silêncio é tão forte que parece que respirar é maior que a própria vida. Sem ruídos e sem surpresas, no alarms and no surprises, numa tarde de primavera sem ninguém você tem o privilégio de observar o tempo parando e assistir tudo como se estivesse num filme do lado avesso. Em cima da bicicleta, agora é você que se move num mundo em slow motion. Não existe nada, e a distância entre você e você mesmo, ou entre você e a montanha ou o lago desaparecem. O mundo do direito humano a ser um indivíduo sozinho no espaço ocupado pelo próprio corpo e pelas próprias manias é estranhamente um mundo em que se pode chegar facilmente até esse lugar onde o ego se dissolve.

Os extremos se tocam?

 

 

A bicicleta, esta tábua de salvação

 

Tudo isso pra dizer, simplesmente: se você tem que vir pra cá pra uma reunião num desses infinitos órgãos internacionais, se você está vindo morar destes lados, se você está chegando pra um dos estágios de três meses em OMC, ONU ou seja lá o que for em Genebra... A bicicleta pode ser sua melhor forma de meditação, ou a bicicleta pode ser mesmo sua bíblia, sua divindade, sua estratégia de salvação. Pra mim, que moro aqui há quase dois anos, ela foi e é.

 

Porque a Genebra dos infinitos tons de cinza é também o ponto de encontro de milhões de rotas de bicicleta. Hoje eu vou sugerir um passeio prático de duas horas na rota que eu mais gosto nos arredores de Genebra: a rota regional 50, que te leva pra pedalar na Suíça profunda dos sítios cheios de vacas com sininho e cidades pequenininas. Em outros dois posts desta série, vou sugerir mais umas duas rotas em torno de Genebra, assim você tem opção de escolha.

 

385759_10150637907003364_1154031634_n.jpg.ed99d8ad5745882d53ab7b5ab387cd93.jpg

Primavera na rota 50: as vaquinhas deixam o confinamento do estábulo e saem pro pasto. Juro: elas parecem sorrir. Há um ano atrás - Abril, 2012

 

***

Tudo que você precisa saber pra pegar a rota 50

 

1. O que é a Rota 50?

 

A rota 50 é uma longa, longa estrada de bicicleta com 255km de distância. Ela começa em Genebra e termina em Olten, na Suíça alemã, passando por estradinhas muito estreitas no meio de sítios. A maior parte dela é feita de asfalto, embora haja alguns poucos trechos de estrada de chão. Pra saber tudo sobre essa rota, dê uma olhada aqui: http://www.veloland.ch/en/routes/route-050.html

 

Se você gosta de cheiro de esterco, roça e vaca pastando, esta é a rota pra você.

 

photo(15).jpg.2b0dd341c98edf4109731a78779a4480.jpg

Primavera na rota 50: no meio do caminho, uma plantação de tulipas selvagem "self-service". Você colhe suas flores e paga por elas deixando as moedinhas no caixa (esse barril "Caisse", aí na foto)

 

Só que 250km em bicicleta é muito chão. Você pode fazer uma parte dela e depois voltar pra Genebra - pedalar uma hora, digamos, e depois voltar. Se você estiver aqui entre a primavera e o verão (abril-setembro), o sol se põe entre as 9:30 e 10 da noite. Isso significa que você pode sair do seu trabalho/estágio, dar uma volta linda de bike, e depois ainda voltar pra tomar uma cerveja na beira do lago em Genebra. Eu já fiz isso mil vezes, por isso garanto que é possível.

 

Se você quiser fazer um passeio longo por ela, pegue um dia do fim de semana, siga a rota até onde der e quando cansar pegue o trem de volta pra Genebra. Tem muito trem, não se preocupe! Só não esqueça que, além do seu ticket, você tem que comprar o ticket pra sua bici - pra mais informações, o site da companhia de trem suíça é este daqui: http://www.sbb.ch/en/home.html

 

2. Qual bike? Como pegar a rota? O que levar?

 

Se for um passeio light de 2 horas, ida e volta, você pode ir com qual bike quiser: bici de cidade, mountain bike, road bike... Depende do que estiver na sua mão. Para passeios mais longos, de dia inteiro, realmente não recomendo a city bike, porque a postura do corpo é desfavorável para itinerário longo, a bici é lenta, tem poucas marchas e cansa rapidinho. Vira uma saga, não uma viagem de alegria.

 

Se você está aqui na primavera ou no verão, por poucos dias e não tem bici, não se desespere: você pode pegar uma emprestada nesta associação genebrina chamada "Genève Roule" (sim, literalmente "Genebra rola"). Por até 4 horas, o aluguel é grátis. É super fácil! Aqui está o site: http://www.geneveroule.ch/drupal/en/node/9

 

Para duas horas, leve com você uma garrafinha de água e um lanchinho - uma banana, uma barra de cereal, um chocolate... Mas antes de sair, olhe pelo amor de Deus a previsão do tempo na região: http://www.meteosuisse.ch

Essa rota não tem segredo. Saindo do centro de Genebra - a estação central chamada de "gare Cornavin" -, pegue a rua principal, "rue de Lausanne". Fique atent@; logo você vai ver umas plaquinhas azuis pequeninas penduradas no poste. Siga a plaquinha da rota 50 e voilà: bom passeio!

 

photo(73).jpg.a093ef72bdc74f67fa50f39e09c35626.jpg

Exemplo de sinalização nas ciclovias suíças - essa, por exemplo, é (obviamente) a plaquinha para a Rota 8.

 

 

Por fim...

 

Na dúvida, pedale.

 

Porque quando você estiver na estrada, você vai ficar tão feliz que não vai querer estar em outro lugar.

 

E porque pedalar aqui é fácil. Tão fácil quanto ir à padaria.

 

Afinal de contas, a vida é como um passeio de bicicleta.

 

***

 

P.S. De iniciante à fanática, meu caminho pelo mundo do ciclismo foi sempre acompanhado pela Carol, companheira de bike e doutora absoluta na arte de dizer Sim. Todos os posts de ciclismo são dedicados a ela: Namastê, Caroles!

P.S.2. Se quiser saber mais ou tiver dúvidas, escreve uma mensagem pra mim aqui, viu?

Link para o comentário
  • Membros

Olá, boreiajr! Olha, eu nunca fiz esta rota em mais de um dia - em geral eu sigo nela a partir de Genebra e volto pela Rota 1, que fica na beira do lago (a rota 1 é nacional e você encontra também no site da www.veloland.ch). Não tenho certeza sobre camping selvagem, mas conhecendo a Suíça super zelosa das propriedades privadas, acho que deve ter várias restrições para acampar. Por outro lado, há milhões de campings por todas as partes na Suíça, já que acampar é parte da cultura das pessoas, mas como nunca acampei por lá eu realmente não sei te dar melhores detalhes sobre isso... Acho que uma googlada resolve. :)

Se você quiser dormir em pensões baratinhas,n o site da Veloland sobre esta rota você vai encontrar sugestões de acomodação (http://www.veloland.ch/en/routes/etappe-01472.html). Quando vou fazer cicloturismo, sempre uso esse site ótimo de bed&breakfast barato na Suíça: www.bnb.ch.

Boa sorte!

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...