Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Macapá, Guiana Francesa, Suriname, Guiana, Boa Vista e Manaus, com fotos!

Postado
  • Membros

Saudações amigos Mochileiros.com.

Já faz algum tempo que me destino à América do Sul, viagens que vêm me trazendo grandes felicidades e que me fez incluir em um roteiro, também, a Guiana Francesa, o Suriname a Guiana. Sempre questionado sobre o motivo de visitar essas localidades respondia que apenas por serem capitais da porção sul do continente americano já era motivo mais que suficiente para conhecê-las. Ideia pronta, fomos a compra dos bilhetes, dois voos, o primeiro, de São Paulo a Macapá e o segundo de Manaus a São Paulo.

ROTEIRO:

São Paulo, Macapá, Oiapoque, Guiana Francesa (Cayenne e Kourou), Suriname (Paramaribo), Guiana (Georgetown), Boa Vista e Manaus. Éramos quatro pessoas e as informações que tínhamos mais atualizadas eram apenas as datas de ida (12/6/2014) e volta (6/7/2014), em um enorme roteiro que tinha tudo para dar certo. E deu!

COMPRA DAS PASSAGENS:

As passagens foram emitidas a preços muito baixos, dada a antecipação, pois foram adquiridas em dezembro para voarmos apenas em junho do ano seguinte. O trecho de São Paulo a Macapá nos custou R$ 380,55 por pessoa e o trecho de Manaus a São Paulo teve um custo de R$ 320,00 por pessoa.

ANTES DA VIAGEM: (Aquisição de Visto)

Um mês antes da viagem iniciamos o processo de aquisição de visto para ingresso na Guiana Francesa, que foi realizado em São Paulo, localidade mais próxima, já que sou do interior do estado. Juntados os documentos, valor a ser desabonado (R$ 181,82, informação de junho/2014) e o passaporte; Após agendamento via site do Consulado, fomos a São Paulo para a solicitação do visto. Tudo com hora marcada, fomos atendidos e questionados sobre a localidade em que viajaríamos e os motivos. Percebi que o que mais pesa é a comprovação financeira, já que muitos brasileiros se destinam a Guiana Francesa a trabalho, dado o uso do Euro como moeda corrente, mas nada tão preocupante, já que as moças que atendem no Consulado são agradáveis e falam português. Para a aquisição do visto, basta entrar no site http://saopaulo.ambafrance-br.org/Bem-vindo-ao-setor-de-vistos (Isso se o procedimento ocorrer no Consulado de São Paulo. O site da Embaixada, em Brasília, é http://brasilia.ambafrance-br.org/Vistos). O procedimento é simples, chato é ter que ir duas vezes no local, a primeira para a entrega dos documentos e a segunda para a retirada do passaporte.

MACAPÁ.

Já em Macapá nos hospedamos no Hotel JK (Rua Tiradentes, 1273 - Centro, Macapá - AP, 68900-098, (96) 3251-7905), com um custo de R$ 105,00 para duas pessoas. O hotel tem uma boa infraestrutura. O calor de Macapá em julho é infernal, isso porque estávamos em um período de tempo agradável, diziam todos. Em Macapá conhecemos: Fortaleza de São José de Macapá, Centro de Pesquisas Museológicas Museu Sacaca, Trapiche Eliezer Levy, Marco Zero, Linha do Equador, Mercado Central, Teatro Bacabeiras, Casa do Artesão, Estádio Zerão e Igreja de São José de Macapá. O turismo na cidade é bem organizado e a emoção de estar em contato com as águas do Rio Amazonas é enorme. Uma coisa que me impressionou demais foi a influência da maré no rio, que subia e descia suas águas em um ciclo de seis em seis horas, algo muito impressionante, principalmente porque o recuo era enorme. Andei no leito do rio na maré baixa só para sentir o prazer de estar dentro do Amazonas. Interessante é ver a molecada jogando bola na lama formada na maré baixa, uma atração turística a parte.

Três ou quatro noites é mais que suficiente para conhecer a cidade, seus pontos turísticos e suas belezas. O povo é bem receptivo e as localidades podem todas ser conhecidas a pé ou de ônibus. Nenhuma das atrações cobram taxa de visitação e a maioria delas conta com guias gratuitos. Aproveitei meu retorno para o Norte do país para me deliciar com as comidas típicas, não podendo faltar um delicioso sorvete de cupuaçu e taberebá.

Logo na chegada em Macapá compramos um bilhete de ônibus para o Oiapoque, uma viagem que dura em média 15 horas e é realizada parte em estrada asfaltada e parte em estrada de terra. O trajeto é emocionante, uma vez que o sobe e desce do ônibus é constante, o que evita que ele atole em vários dos atoleiros do caminho. É realmente uma vergonha um país como o nosso ainda contar com estradas deste tipo mas, infelizmente é uma realidade. A passagem nos custou R$ 92,00.

Como não poderia faltar aí vão algumas fotos:

DSCF6266.JPG

Foto 1: Fortaleza de São José de Macapá

DSCF6307.JPG

Foto 2: Trapiche Eliezer Levy

DSCF6320.JPG

Foto 3: Trapiche Eliezer Levy

DSCF6372.JPG

Foto 4: Fortaleza de São José de Macapá

DSCF6379.JPG

Foto 5: Trapiche Eliezer Levy

DSCF6400.JPG

Foto 6: Fortaleza de São José de Macapá

DSCF6414.JPG

Foto 7: Fortaleza de São José de Macapá

DSCF6511.JPG

Foto 8: Fortaleza de São José de Macapá

DSCF6519.JPG

Foto 9: Fortaleza de São José de Macapá

DSCF6566.JPG

Foto 10: Fortaleza de São José de Macapá

DSCF6570.JPG

Foto 11: Trapiche Eliezer Levy

DSCF6643.JPG

Foto 12: Trapiche Eliezer Levy

DSCF6838.JPG

Foto 13: Monumento do Marco Zero

DSCF6852.JPG

Foto 14: Monumento do Marco Zero

Volto logo mais com a continuação do relato e mais fotos. Abraços!

Editado por Visitante

• Respostas 81
  • Visualizações 86.5k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Most Popular Posts

• E aí, Maurício, tudo beleza?   Nestes 25 dias rodando por aí tive os seguintes gastos: 300 Euros, 800 Dólares e aproximadamente R$ 1.400,00. Esses valores incluem tudo o que foi gasto em todo o perí

• Continuação de GEORGETOWN (GUIANA)     Em Georgetown nos hospedamos no Kanhai’s Center (Endereço: 210 Charlotte St, Lacytown, Charlotte St, Georgetown, Guiana, Telefone: +592 223.2393. Website: htt

• Mapa 1: de Macapá a Oiapoque.     OIAPOQUE   Depois de uma viagem de 15 horas, das quais grande parte do tempo é gasto em um trecho em terra, chegamos ao Oiapoque, Amapá. Logo pensei ‘que emoção,

Featured Replies

Postado
  • Membros
Pretendo fazer este trajeto, na verdade com início em Belém, em setembro.

Se alguém tiver interesse...

Do q carro ou moto?

Se moto qual?

• 3 semanas depois...
  • 2 semanas depois...
Postado
  • Membros
Pretendo fazer este trajeto, na verdade com início em Belém, em setembro.

Se alguém tiver interesse...

Do q carro ou moto?

Se moto qual?

Cara, busão, barco, etc.

Postado
  • Membros
Lésius e Cia...

também tenho interesse nessa trip e pra mim, setembro até que tá legal..

vamos conversando!!

abçs

::otemo::

Então, Luka... Estou mais ou menos encaminhado.

Pretendo chegar em Belém dia 3/9.

• 1 mês depois...
Postado
  • Membros

f.teruel,

Parabens pela aventura. Realmente é muito dificil encontrar informações para essa região, ainda mais de forma detalhada como fez.

Estou curioso como foi o trajeto de retorno a SP.

No aguardo da continuação do relato !

Abs,

• 5 meses depois...
  • 1 mês depois...
Postado
  • Membros

Muito Bom o seu relato! Estou planejando essa viagem com saída de Boa Vista até Cayenne e seus detalhes foram maravilhosos! Obrigada por compartilhar!

• 4 semanas depois...
Postado
  • Membros

Estou indo pro Suriname e Guiana no final de junho com minha namorada. Deixei a G. Francesa de lado porque nao quero gastar com visto e burocracia, pois realmente nao tenho paciencia.

f.teruel,

1.Minha duvida, qual pais e mais caro, Guiana(Inglesa) ou Suriname?

2. Qual destes paises vc gostou mais e porque?

abs, realmente o melhor relato que achei na net!!

Postado
  • Membros

Nossa que bacana, passou aqui pelo Amapá!

Que bom que gostou, será sempre bem vindo. Quando vier entre em contato, vamos tomar uma na beira do rio. Abraços. ;*

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.