Ir para conteúdo

Mochilão Insano 4 meses - Guiana Francesa, Suriname, Guyana, Venezuela, Colômbia, Equador, Peru, Chile, Bolivia e Brasil (Outubro-Fevereiro)


Posts Recomendados

  • Respostas 72
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Membros
Bora lá ver como foi essa trip ai... ::otemo::

Acompanhando...

Misturou calmaria, doideira, andar, correr, tudo que é possível kkkkkk.

 

Acompanhando... parece q vai ser um ótimo relato! ::otemo::

Qualquer coisa dica para melhora-lo.

 

Acompanhando também :)

:D

 

Bom dia! Seu post vai ser muito importante pois tb sou um viajante, já procurei alguma coisa sobre as Guianas e .... nada! Vc esta me animando a passar por lá na minha RTW. Abraços.

Que bom, espero que ajude um pouco, no final de cada país tentarei lembrar de dicas, sugestões e afins para ajudar ainda mais. Vale a pena ir, principalmente pelas "dificuldades".

 

Poxaa mto bacanaa essa trip heeein

continuaa que já animei aaki ::otemo::::lol4::

Uma viagem bacanerrima ::hahaha:: ... espero que consiga ir até o final kkkk.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

7º DIA - Kourou/Saint-Laurent-du-Maroni

 

Acordei cedo para ir a recepção e perguntar sobre a navete que teria para ir até a divisa, a nova recepcionista não entendia o inglês também, mas era brasileira ::putz:: ... Disse desconhecer e que provavelmente não existia e falou que a única forma era táxi ou tendo carro. Ela ligou para perguntar o valor ... e olha que legal: apenas 300 euros :evil: . Agradeci e fui chorar ::Ksimno:: , pensando que maneiro ... se não desse um jeito ia ter que ficar mais um dia ali e gastar uma fortuna (meu plano era ir pro Suriname já naquele dia) com hotel. Decidi que ia tentar uma carona que ouvi ser tranquila naquela área. Fui tomar café (incluído) que era bem farto (melhor café da manhã da viagem, até por que estava numa fome ...). Vi uma brasileira trabalhando lá (novidade ::lol4:: ) e perguntei se ela conhecia sobre a navete, ou alguém ... perguntou para um monte de funcionários e disse que a navete que fazia esse trajeto saia de vez em quando de madrugada, mas havia um tempo que não fazia pela falta de movimento :cry: . Então já estava me preparando para tentar carona, até que ela veio até mim e falou que poderia me dar uma carona (meu anjo de guarda ... são em torno de 2 horas de viagem) já que iria para lá amanhã, disse que não faria mal nenhum ir um dia antes ::otemo:: . Disse que sairia meio-dia do trabalho e eu prontamente aceitei e agradeci muiiiiitoooo ::kiss:: . Passei o número do meu quarto e meu nome, mas disse que esperava na recepção até por causa do check out.

Já era uma hora e nada da dita cuja aparecer, já estava quase indo tentar carona nos postos quando ela apareceu junto com uma irmã e outra amiga, e assim partimos. Lembro que acabei descobrindo que ela e Vânia lá da ilha são irmãs e os apelidos das três são "coroetes", acho que era época de uma novela da globo e afins ::lol3:: . PS: Elas não eram velhas de forma alguma, pareciam ter abaixo de 40 todas (e falaram que carro ali é indispensável, a primeira coisa que se compra por ali). Tentei dar uma ajuda de custo na gasolina, mas não aceitaram de forma alguma ...

Chegamos em Maroni por volta das 15:30. Carimbei o meu passaporte norte-americano, peguei o barco que leva para o lado do suriname ... e lá veio algo que não esperava (talvez devesse esperar): disseram que não poderia usar o passaporte brasileiro sem o carimbo de saída da guiana francesa no mesmo, não importava de nada a dupla-nacionalidade, mesmo argumentando :cry: . Voltei então pra França, cancelei a saída (tenho um X em um dos carimbos de saída no meu passaporte kkkkk :x ) tendo em vista que o consulado do Suriname na guiana já estava fechado (e eu precisaria de um tourist card, diferentemente de visto). Os policiais franceses falaram que não poderiam carimbar o brasileiro (claro), mas que me ajudariam. Um deles me levou em um caixa eletrônico para sacar (não estava preparado para gastar mais euro :( ) e levou para o hotel mais barato que conhecia. Fiquei no Hotel Juliene que não tinha NAAAADA, então me restou ver TV e tentar dormir.

 

Gastos

7 euros ida e volta de barco

40 euros hotel

 

DSC00306.JPG.58f49fda125fd81721a58d6484fda653.JPG

DSC00311.JPG.8699d341443482d686a3430a8f05c192.JPG

 

AMAPÁ/GUIANA FRANCESA - Dica, sugestões, opiniões e outros

 

-Gostei de ter dado uma passada por Macapá, tenho vontade de dar uma volta maior pela região norte, creio que vale a pena. Só a passada já valeu.

-Ida Macapá/Oiapoque só se não estiver chovendo na época ou saber que vai demorar um tempo maior (só se pavimentaram tudo por lá nesse meio tempo).

-Brasileiro para entrar na Guiana Francesa só com visto, para quem tem passaporte europeu (ou outros que não precisa) não passa por isso. Mas diria que vale apena até se dar o trabalho de tirar o visto, principalmente pelas Illes du Salut.

-Lá o transporte público é deficitário, mas as estradas MARAVILHOSAS (precisara de carona dependendo do local que você quiser ir).

-Existem poucos hoteis e nenhum hostel (prepare para desembolsar uma grana, principalmente se der sorte de pegar uma época lotada igual a minha). Tente couchsurfing.

-Como tem muitos brasileiros você falará português ou francês (se souber). Inglês pouco utilizado.

-Lugar maravilhoso, indico sim a visita, porém saiba que gastará um pouco mais (só não se viver de couchsurfing, carona e se alimentando em barracas)

-REPITO: DURMA PELO MENOS UMA NOITE EM ILLES DE SALUT, eu ficaria mais 1, 2, 3 dias tranquilamente. FOI UM DOS TOP 10 DA VIAGEM SEM DÚVIDAS.

-Com relação ao Certificado internacional de vacinação contra a febre amarela: não me pediram aqui e em NENHUM PAÍS e fui por via rodoviária, marítima e aérea. Somente Passaporte/Identidade. Mas é claro ... tomem a vacina é para a sua segurança também e pra que arriscar?

-Na Guiana Francesa é necessário o passaporte

-Kourou tem o centro espacial que dizem valer a pena, não consegui ir. Até tentei, mas deveria ter agendado com uma maior antecedência ou ter que ficar lá mais dias.

-Quando vai haver lançamento espacial ou algo do tipo no centro, a Illes de Salut FEEECHHHAA, então saibam se haverá algo, pois ninguém merece ir até lá e não poder ir pra ilha (a "administração" da ilha, pelo que entendi, é feita pelo centro espacial, possuem até carros lá ... de vez em quando eles dão até uma carona :P ).

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

8º DIA - Saint-Lauren-du-Maroni/Paramaribo (Suriname)

 

Sai de manhã e fui a pé (podem reparar como eu gosto de andar :P ) até a embaixada do Suriname na Guiana Francesa. Nesse meio tempo do Hotel até lá fui parado duas vezes por policiais para mostrar documento, mas sempre com educação e inclusive me dando informação em seguida como chegar ao meu destino (também com um mochilão e algumas sacolas, além de estar na fronteira ... não poderia querer outra coisa). Cheguei 08:00, mas só abriria as 09:00. Fui o primeiro a ser atendido e comprei o cartão de turista, carimbei a saída e finalmente entrei no Suriname (o mesmo cara do dia anterior me atendeu falando BRAZILIAN FRIENDDD, now it´s everything ok ... deu vontade de dar umas ::toma:: ... mas não podia né kkkk). Logo na saída os carros/táxis te disputam. Cobram 30 euros, mas dá para chorar. Apos 3 horas e com um trânsito tão caótico quanto o de São Paulo conseguimos chegar.

Fui junto com um casal surinamenho no carro ... como não tinha onde ficar conversei com o motorista que só sairia dali quando achássemos um disponível ::lol3:: . Porém no mesmo em que o casal ficou já consegui vaga (pelo menos para 2 noites). Albergo Alberga era o nome da Guest House, recomendo e muito o local, funcionários nota 100000, principalmente a gerente e bem limpo. Só não tinha água quente.

Resolvi dar uma volta na cidade ... fui até a cabine de informação turísticas (cidade bem mais preparada para o turismo que a guiana francesa) e peguei o mapa e indicações para quais pontos turísticos ir e aproveitar. Parei para comer no De Garden, não sei o que comi, indicação de quem me deu o mapa falando que ali era um bom local para comida típica.

Apos almoçar descobri que o passeio de um dia pela Orange (cia que me indicaram) para Brownsberg, o local que achei mais interessante para ir e o que mais me apeteceu no Suriname, só ocorre na quinta e sábado. Parei para tomar uma cerveja local muito boa (Parbo) e ganhar uns dolares surinamenhos no cassino. Daí de volta para a Guest House.

PS: Quase não tenho fotos desse dia pois estava em meu celular que foi roubado, então botarei algumas da internet para ilustrar e as duas únicas que ficaram na máquina.

 

Gastos

Café Expresso 1 euro

Tourist Card 22 euros (não aceitam dinheiro, só cartão internacional)

Travessia 4 euros

Albina x Paramaribo 20 euros

Almoço + Suco 22 dolares surinamenhos

Parbo 1L 15 dolares surinamenhos

 

DSC00324.JPG.6751a1630b52515327e5d07da358d2b4.JPG

1620834_593286420754680_1124701143_n.jpg.b4e035e34af711b4d5eee6e9438ace32.jpg

3295838.jpg.5608485288da8f179064bf3813654dcf.jpg

Parbo.jpg.2703ca794a1e04c43a9d0a56dd88fd77.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

9º DIA - Paramaribo

 

Bem cedo já estava de pé para saber se teriam vagas para mais 1 noite além das 2 (queria ir para Brownsberg e só no outro dia e chegaria tarde somente conseguindo sair da cidade no outro dia de madrugada/manhã) e conhecer melhor a cidade e seus pontos turísticos e outros nem tão turísticos assim (o mapa é uma mão na roda e a cidade tem pontos bem interessantes). Mesmo a Guest House estando lotada, e como eu sairia de madrugada, a gerente ficou de me dar uma resposta se eu poderia ficar na área comum(onde tinha uma rede e mesmo que não usaria a minha ::hãã2:: , e a noite me daria a resposta. Tomei café pela Guest House mesmo (não incluso, mas bem gostoso), Fechei com a Orange o passeio (que mais tarde mostrou valer a pena) e conheci o restante da cidade.

Passei por pontos bem legais como a sinagoga e a mesquita que convivem lado ao lado, palmentuin (um parque cheio de palmeiras e bem agradável não fosse uns pernilongos tensos kkk ::vapapu:: ) , algumas lindas mansões/casas, o forte de paramaribo, "almoçei" em um Burger King que por sinal era MUUIIIIIITO BOM, melhor do que todos os outros países em que comi, mais uma andada pela cidade e ao fim do dia volta ao hotel e fui informado pelo outro gerente que poderia ficar na rede no próximo dia ::otemo:: . Tomei umas cervas e fiquei conversando com um holandês (únicos turistas praticamente que tem pelo Suriname, mas até bastante).

PS:Todas as fotos desse dia no celular futuramente roubado :cry: , então algumas pra ilustrar ... e vale comentar sobre os ônbus no Suriname ... bem legal e diferentes, cada um com as suas pinturas.

 

Gastos

3 euros café da manha

17 euros Guest House

15 dolares surinamenhos em alguns passeios pela cidade

20 dolares surinamenhos Burger King

5 euros 3 Parbos

 

1911984_593286530754669_1991598079_n.jpg.f74d9bdef08901f2ee38d89a2e26855f.jpg

74804331.jpg.f6bb84c777ff0c6432df9844ea7f7973.jpg

fort-zeelandia06.jpg.c28b1f343891325a8c1f25c567c1e9f5.jpg

imagem66.jpg.26b22ac8edce012b5177fc36805eadc3.jpg

Suriname1.jpg.de37061cc559ced3057ee9926409bef5.jpg

parbo.jpg.7d010f23b675cae3f133dd51641518af.jpg

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

10º DIA - Brokopondo

 

De manhã o ônibus da Orange chegou no horário marcado, o ônibus estava lotado de holandeses, surinamenses e um casal bem idoso de norte-americanos. Ainda foram buscar um casal holandês em um eco hotel que não me recordo nome (muito bonito, essas fotos não perdi ::hahaha:: ), mas creio que não tenham muitos pela região a beira do Suriname River onde se pode usar o caiaque, andar de barco ou simplesmente curtir aquele lindo lugar (gostaria de ter passado 1 dia por aquele hotel, mas perguntei e vi que era caaaaro ::ahhhh:: ).

Prosseguimos e paramos para tomar café que já estava incluso (também pelo preço ...) com pão queijo e mortadela (muito bom), café, chá e refrigerante. E algumas frutas variadas. Depois disso paramos em um local que tinham algumas dunas brancas e um local meio enlameado na frente e ele foi contando algumas histórias em inglês que não entendi muito bem. Saindo dali fomos direto para Brownsberg ... chegando lá nos preparamos para conhecer algumas cachoeiras e andar por dentro da mata (vale a pena ... é bem preservado e bonito), apos andarmos um bom tanto e passarmos pela 1ª cachoeira alguns já estavam querendo parar, mas muitos queriam ir até a segunda cachoeira (inclusive para tomar um banho e curtir a natureza, inclusive eu haha). Os idosos norte-americanos e outra galera meio reclamona e com um toque de não me toques kkkkk ::hein: voltaram com o auxiliar do guia , prosseguiu um casal de surinameses bem alternativo, um casal de holandeses (professora e policial com cara de poucos amigos), 3 amigos que só falavam holandes, eu e o guia. Ele continuava dando algumas explicações e tudo mais porém passei a não entender NAAAAADA :| . Até que tive certeza que aquilo não era inglês e que ele só estava falando holandês ::dãã2::ãã2::'> . (A língua oficial deles é o holandês por terem sido colonizados por tal e falam muito uma língua meio misturada que tão pouco entendia, mas MUITTOOOOS falavam inglês). O guia disse que achava até então que eu era um holandês ... Bahhhhh, igualzinho. kkkkkk. Ai voltou a falar em inglês (só por causa de miim :oops: ) e holandês. Nesse meio tempo nos deu algumas coisas para comer (fruta, água que já tinham dado, balas, biscoite de sal) tudo já incluso.

Andamos muito, mas muito mesmo e passando por caminhos não muito fáceis (houveram algumas quedas, existiam cordas para auxiliar, muitos troncos caidos e mais algumas dificuldades) até que chegamos a segunda cachoeira ... já vi algumas mais bonitas, porém a sensação foi muito boa ... principalmente que geral entrou na água inclusive o guia e passamos uns 20 minutos por ali. Depois a volta com muita gente quase morrendo ::lol3:: , já estava meio acostumado com tanta andança que nem senti.

Apos um bom tempo chegamos ao local de onde partimos e iriamos almoçar. Os outros que já tinham voltado estavam observando o maravilhoso visual para o Lago Brokopondo com a floresta ali ao seu lado. Paramos por ali mesmo também para curtir, trouxeram o almoço que foi feito pelo cara que estava no "bar" que tem na entrada do Parque (e estava muito gostoso, apesar de quando entramos no parque vimos que parecia um local não 100% limpo e o óleo meio que parecia ter algum tempo, mas acho que isso junto com o frango, arroz frito, vagem e algumas outras coisas que não decifrei e a minha fome fizeram com que fosse uma das TOP 10 REFEIÇÕES da viagem. ::lol3:: ) e coca, também água MUIIITA água, afinal a galera tava morta. Acabamos e já partimos para voltar a Paramaribo, saímos em torno das 16:00 dali.

Chegamos já ao escurecer. As minhas coisas já tinham ficado guardadas, pois iria "dormir" ali pela área comum. Resolvi tomar um banho ... para disfarçar cai na piscina e logo depois tomei um banho na ducha próxima a piscina ::hahaha:: . O local estava bem cheio, uma galera jovem na área da piscina e tomando algumas Parbos. Me juntei a eles (5 holandeses) e acabei parando com eles no cassino (Tava tendo várias coisas for FREE, no que fomos na hora). Cheguei por volta de 01:00 e acabei nem ficando pela área comum ... afinal pedido de holandesa não se nega ... ::hahaha::

PS: Tenho algumas fotos mas, muitas perdidas pelo mesmo motivo de antes :cry: .

 

Gastos

68 euros a excursão com tudo

80 dolares surinameses Cassino/Bebidas

 

1921929_593286440754678_790281834_n.jpg.3176b40cb32e651739ac1a019a70f250.jpg

1690721_593325670750755_1233580452_n.jpg.093fc0624d3b239e7df02d726c7d23dd.jpg

1395251_544170322332957_44835861_n.jpg.63beb816e086fa66a58fec4ba118946f.jpg

1623656_593286464088009_853785241_n.jpg.1a14e368ff6197d222d14869725a5613.jpg

1888754_593286510754671_1613825436_n.jpg.b9751b8105dad94097d93d0b58463f3f.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

11º DIA - Paramaribo/Georgetown(Guyana)

 

A navete para Georgetown (que havia pedido no dia anterior a gerente da Guest House sem nenhum custo adicional, ou seja, uma facilidade enoooorme e o preço da van melhor ainda ::hãã:: ) chegou 4 da manhã e foi assim o dia inteiro de viagem, boa parte nem vi ... dormi igual a uma pedra. Na fronteira carimbei a saída no passaporte norte-americano (uma movimentação gigante, demora bastante, você paga para fazer a travessia no ferry não me recordo o valor, pois coloquei somado com a van, só lembroque foram meus últimos tostões da moeda surinamesa), peguei o ferry boat, que so se consegue passando por ali, durante o trajeto você vai preenchendo . Tinha recebido um ticket para quando atravessasse a fronteira pegasse outra van do lado de lá (fiquei meio assim ::essa:: , não sabia como funcionava, mas pelo menos todos já falavam inglês na fronteira). Para pegar o ferry é uma movimentação gigante, muita gente, mas sem empurra empurra, até por que tem "os pulicia" por ali. Não me recordo bem os horários da travessia, mas você indo com a van pode ficar tranquiloooooo, creio que sai dali por volta das 11:00, se não me engano ainda tem uma saída mais tarde. Só que eu RECOMENDO a van para chegar até lá.

A travessia Niew-Nickerie (Suriname) x Corriverton (Guyana) eu curti, a leeeentiiidão que é o ferry vale a pena para aproveitar o vento e ver o outro país se aproximando e preencher os papeis ::lol3:: . Se não me engano é a única forma legal de se entrar no país vizinho e vice-versa.

Quando pisei do outro lado, muita gente para trocar dinheiro (mais que o vizinho) e caindo em cima de você ... negocie, mas tenha cuidado com as notas... o local com uma quantidade incontáveis de van, eles querendo pegar o meu mochilão e falando: Come with me!!! Uns 3 ao mesmo tempo e brigando por ela :shock: ... Então mostrei o ticket que tinham me entregado do outro lado ... pararam de tentar me levar para van deles ::lol4:: . Vi uma pessoa que estava na mesma van que eu antes ... e a segui até que vi entregando o papel ao cara e fui logo atras. SUCESSO!!! ::cool:::'> . Troquei dinheiro com o nosso motorista pelo menor preço que tinha conseguido anteriormente (foi até mais vantagem que trocar na cidade) e seguimos viagem por um caminho muito bonito ... fui conversado com o garimpeiro John do meu lado (ou acho que ele falou que o nome dele era esse) que era do Suriname, a quantidade de garimpeiros na guyana é ENOOOOORME e uma senhora de Trinidad e Tobago, Tatiana ou algo do tipo que me deram dicas de onde parar e como voltar de Georgetown para o Brasil (é muito difícil se passar da Guyana para a Venezuela pois tem um conflito onde a Venezuela reivindica uma parte do território que atualmente pertence a Guyana ... se não impossível ou vai saber ::xiu:: ).

Chegando a cidade me deixaram no hotel que tinha ouvido falar muito bem (Slepin Guest House), tinha vaga, peguei um quarto (mesmo achando bem salgado para mim) e fui em algumas agências para ver o passeio para Kaieteur Falls (meu objetivo mor para a Guayana que é uma das quedas de água mais impressionantes do mundo e uma das maiores (creio?)) e ver se iria para Iwokorama (uma reserva natural para ver muito verde, animais selagens e afins), passei pela Wonderland Tour e a Dragon Tours, mas deixei para resolver no outro dia ... para a Kaieteur só tem mediante disponibilidade, ou seja, tem que ter voo, disponibilidade, e o tempo akidar, além de desembolsar uma graninha ... Voltei para o hotel, comi por ali mesmo algo e fiquei pelo hotel (me disseram ser perigoso demais sair a noite ... creio que não mais que Vitória ... mas como ouvi muita gente falando que foi assaltado na própria van que vim achei melhor ...) até dormir.

 

Gastos

Van 110 dolares do Suriname

Primeiro Hotel que tive com água quente, ar condicionado e TV (não que seja importante :mrgreen: ) USD 52 para 2

Lanches/Comes 2 000 dolares guianeses

 

1507940_593325650750757_2000686813_n.jpg.95a843cbe28002a5aeab616bc6dc768a.jpg

1011072_598054876944501_1112274849_n.jpg.253f97d1636ad52e0e51ca7413e8c05d.jpg

 

Suriname - Dicas, sugestões, opiniões e afins

 

-Está muito mais preparado para o turismo que as guianas, inglês a reveria e na maioria dos cantos, porém a língua oficial é a holandesa.

-Precisa que leve o seu Passaporte, não se aceita somente a identidade. Também tenha o certificado internacional contra a febre amarela, mesmo não tendo me pedido e não conhecer casos de amigos barrados pelo mesmo é para sua segurança e não custa nada. Pra que ser barrado?

-O lugar tem muitos cassinos (mais caça-niqueis, só achei um lugar com poker :cry: )

-O trânsito de lá é muito grande e meio caótico (pelo menos pela época que estive)

-Se percam no centro da cidade ::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...