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Mochilão Insano 4 meses - Guiana Francesa, Suriname, Guyana, Venezuela, Colômbia, Equador, Peru, Chile, Bolivia e Brasil (Outubro-Fevereiro)


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  • 1 mês depois...
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34º DIA - Ônibus/Santa Marta(Colômbia)

 

Aqui já vale salientar uma coisa: antes de sairmos rumo a Colômbia o motorista passou pegando uma "colaboração" para podermos passar mais facilmente pelos postos venezuelanos, eu como não tinha praticamente nada, não entreguei (não sem antes receber uma encarada de muitos segundos de um dos motoristas. Dois realizavam a viagem). Esse foi o mais perto de extorsão que passei na Venezuela, mas como disse anteriormente: conheci muita gente que passou por esse tipo de situações e até nesse dia aconteceu com outra pessoa que contarei mais para frente.

A viagem de praticamente 24 horas estava sendo tranquila, sem problemas com a guarda nacional e nem nada. Algumas pessoas saíram em algumas paradas, mas eu nem chamado fui ::otemo:: (acho que é por isso que amei tanto a Venezuela ... só conheci a parte maravilhosa e sem ter problemas com a guarda, que dizem ser o problema). Eu estava um pouco preocupado em ser parado e verem meu passaporte norte-americano (vai saber né ...), e o meu receio mostrou algum fundamento, já de manhã próximo a fronteira o ônibus parou e todos tiveram os seus passaportes checados e uma colombiana/venezuelana teve problemas e foi retirada do ônibus, apos cerca de uma hora parados voltou um dos motoristas e ela pedindo dinheiro, pois a guarda alegava que a situação dela era irregular por ser colombiana/venezuelana, todos comovidos a ajudaram e arrecadam os 5000 bolivar venezuelanos para ela poder prosseguir (ajudei com uns 30 bolivares, era quase tudo que tinha da moeda venezuelana ha). Antes de nos retirarmos pagamos uma taxa para sair da Venezuela (era uma taxa cobrada por uns índios ou algo do tipo), apos mais um tempo chegamos na fronteira e demoramos um bocado para sermos "atendidos", entregavamos o passaporte e o comprovante de pagamento, mas a demora foi grande, apenas um guiche aberto e ainda com fila prioritária ::lol4:: e ela era maior que a normal ::ahhhh:: . Preparem-se por algumas horas na fila, como o pessoal do ônibus estava todos juntos fizemos um "bolo" lá no meio e conseguimos ser atendidos apos algumas horas, a má vontade incrível ... paravam para conversar, almoçar e afins, as vezes não tendo nem guiche por mais de 15 minutos ::toma:: .

Já no lado colombiano... uma maravilha. Mais rápido impossível, menos de 8 minutos em uma fila razoavelmente grande. Prosseguimos viagem parando para almoçar em frente a entrada do Parque Tayrona (em alguns dias voltaria para esse lugar maravilhoso), como estava sem peso colombiano fiquei na vontade. Conversei com uma colombiana que falou tão bem de Santa Marta e quão melhor que era de Cartagena que já descobri ali que passaria mais dos 2 dias que pretendia ::lol3:: (e gostei que acharam que eu era um espanhol pelo meu espanhol diferente, mas maravilhoso ::lol4:: , acho que eles estavam loucos, mas vai saber ... começava a me fazer enteder kkk).

Eu não fazia ideia de onde o ônibus pararia e nem de onde eu dormiria. A galera que desceria em Santa Marta foi deixada em um local onde tinham taxis (como estava sem dinheiro, a não ser notas grandes de dolar comecei a me preocupar) logo na entrada. Vi uma pousadinha bem ferrada e decidi que ficaria por ali (precisava ainda sacar), pedi para o dono ou "recepcionista" olhar a minha mochila que iria fazer um saque, me indicou que teria uma atm no centro comercial (shopping). Enquanto ia correndo até lá e pensando que eu era babaca de deixar minha mochila assim e que quando voltasse não teria nada, depois de uns 8 minutos de corrida cheguei e já fui direto para o atm, cartão do BB nada de funcionar, nem retirada do AMEX, apenas o meu cartão pré-pago da Confidence, que era para o caso de emergências e foi a minha salvação. Passei na praça de alimentação para comer aquele McDonald´s de lei, pedi o meu combo e descobri que estava na promoção que ganhava outro grátis ::hahaha:: . Comi um e levei outro de volta, esperando que nada tivesse acontecido com meu mochilão. Quando cheguei ninguem na entrada e a porta fechada, já até comecei a me chamar de anta ... mas quem cargas ia querer um mochilão com a alça toda ferrada, sujo e com roupas mais ainda? :lol: . Depois de uns 15 minutos o dono chega falando que já colocou até a mochila no quarto ::mmm: . Paguei, entrei, comi o segundo lanche da noite e a única coisa do dia e já fui dormir para decidir para onde iria no outro dia ...

 

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Venezuela - Dicas, opiniões e afins

 

- A Venezuela foi um dos melhores (se não o melhor) país no custo-beneficio que já conheci, sei que alguns podem dizer que foi sorte por não ter acontecido nada do que mutos já relataram. Valeu a pena "arriscar", ainda mais que nada aconteceu haha. E é como outros também dizem o Brasil também não tá tão distante ... kk

-As belezas naturais de lá sem palavras, as pessoas que gostam/amam Chavez/Maduros uma atração a parte, os locais em Canaima show de bola. Não percam Salto Angel e Monte Roraima.

-Gostaria de ter ido em Mochima que infelizmente não fui e ouvi muitas coisas boas do local. O mesmo com Los Roques.

-Nada de cartão aqui

-Evitem andar com objetos e muito dinheiro para não atraírem olhares da guarda nacional, além de dar sorte. Não sei se mudou durante um ano, mas pelo que vi e leio dificil ter mudado.

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James, acabei de voltar de Buenos Aires e conheci 2 venezuelanos lá, ficamos no mesmo quarto de hostel, eles me disseram que estão todos querendo sair da Venezuela e que não se pode mais comprar passagens de avião dentro da Venezuela com bolivares, mas que até o meio do ano se podia e que compensava muito comprar passagens internacionais já que a cotação estava mais ou menos 1 dolar pra 100 bolivares. Acho que pela época que vc fez a viagem compensaria muito mais vc viajar de avião, mas me disseram também, que ainda vale muito a pena viajar dentro da Venezuela de avião, as passagens estão entre 1000 e 2000 bolivares com uma cotação de 1 dolar pra 160 bolivares, sai de graça! Estou com muito receio de ir pra Venezuela, quando estava lá um dos venezuelanos me disse que estão acontecendo assassinatos de estrangeiros por taxistas, mesmo assim eu vou, mas não posso negar que eles me assustaram ainda mais, mas o prazer por viajar é maior que o meu medo.

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James, acabei de voltar de Buenos Aires e conheci 2 venezuelanos lá, ficamos no mesmo quarto de hostel, eles me disseram que estão todos querendo sair da Venezuela e que não se pode mais comprar passagens de avião dentro da Venezuela com bolivares, mas que até o meio do ano se podia e que compensava muito comprar passagens internacionais já que a cotação estava mais ou menos 1 dolar pra 100 bolivares. Acho que pela época que vc fez a viagem compensaria muito mais vc viajar de avião, mas me disseram também, que ainda vale muito a pena viajar dentro da Venezuela de avião, as passagens estão entre 1000 e 2000 bolivares com uma cotação de 1 dolar pra 160 bolivares, sai de graça! Estou com muito receio de ir pra Venezuela, quando estava lá um dos venezuelanos me disse que estão acontecendo assassinatos de estrangeiros por taxistas, mesmo assim eu vou, mas não posso negar que eles me assustaram ainda mais, mas o prazer por viajar é maior que o meu medo.

 

É em Santa Elena não tinha opção de voos pelo menos na época que fui, Canaima fui de avião mesmo (mt barato msm), não fui até Isla Margarita de avião por não ter procurado saber, sai de Isla Margarita para Caracas de avião (paguei algo entorno de 30 reais com taxas), já de Caracas para Santa Marta dei uma olhada e parecia não valer a pena, até por que começou a complicar para mim trocar os bolivares venezuelanos.

Eu fui um pouco antes da situação ficar tensa (ou mais tensa do que já era), mas sei que mts falaram para mim coisas parecidas e vi algumas situações, mas não vivi nada "tenso" (que para mim foi até muito massa no final das contas haha) como na Colômbia, Equador, Guiana Francesa, Peru.

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  • 2 semanas depois...
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Acompanhando... ótimo relato! ::otemo::

Não sei como está agora, mas há alguns meses a Venezuela fechou a fronteira com a Colômbia: http://www.eltiempo.com/colombia/otras-ciudades/cierre-en-la-frontera-entre-colombia-y-venezuela/14588060

Para complicar mais a situação, a região de La Guajira entrou em crise humanitária por causa das secas deste ano. E a Venezuela já está com problemas de abastecimento... aí já viu.

 

Aguardando a continuação... ::cool:::'>

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  • 4 semanas depois...
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35º DIA - Santa Marta

 

Acordei cedo para encontrar um hostel para ficar pela proximidade, já tinha visto uma placa por perto e tinha visto no hostelworld que o mesmo parecia ser excelente (aqui a viagem começa a ser mais "turistica" e com mais hostels): The dreamer hostel. Felizmente tinha ainda umas 2 camas disponíveis e muita informação sem ter que procurar muito. Voltei para pegar a minha mochila, entreguei a chave, andei mais um bocado (era uns 10 minutos andando rápido), deixei as coisas finalmente ::quilpish:: ,fui para o shopping (ou centro comercial) comer algo e finalmente conseguir sacar dinheiro na minha conta do BB (dizem eles que era um filtro específico que precisava ser liberado para Colômbia e para o Peru ::toma:: ).

Dali já fui para a Quinta de San Pedro Alejandrino, local em que Simón Bolívar morreu, fiquei boa parte da tarde por ali, o local é interessante e bonito, valeu a pena a passada e o tempo por ali. O monumento em homenagem ao "libertador" é bem interessante, mudando de forma dependendo de que posição está, se não quiser um "estudante guia" insista várias vezes, eles te seguem de qualquer forma dizendo que não cobram nada, mas no final tem aquele migué contra os "turistas" ::lol3:: . Aqui é separado pela parte construída depois da morte de Bolívar e a manutenção do que tinha naquela época, ótimo depois de praias, cachoeiras, ônibus e muita correria.

O feliz roubo do meu celular em Quito fez eu perder muitas fotos e videos (olhando agora na Colômbia principalmente ::putz:: )... Voltando para o hostel o clima estava legal. A noite teve um quizz com alguns mochileiros para ajudar um projeto social e chamaram para uma festa em outro hostel no outro dia em que o lucro do jantar seria revertido para o projeto, marquei com uns australianos para rachar taxi para ir, se não haja dinheiro :lol: . Dali para a cama. Ah e a cama boa e o quarto bem melhor do que o "hotel" de antes.

 

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36º DIA - Santa Marta

 

De manhã fui dar uma volta no centro (me perder um pouco pela cidade), a quantidade de ônibus é muito boa além do preço, uma ótima opção. Existem hostels no centro que podem ser também uma ótima opção pela maior quantidade de atrações nas proximidades, a vantagem do The Dreamer é um centro comercial bem próximo e San Pedro, além de em si ser um ótimo hostel comum incrível clima. A parte da marina é bonita e vale a passada, tem várias opções de restaurantes, alguns cafés e um bom movimento, várias praças pela região, parei em uma franquia da Juan Valdez no centro que além de muito bem localizada tem o seu charme e um bom produto (pelo menos o que tomei ::otemo:: ).

Apos passar a manhã inteira por lá decidi ir até a praia de Rodadero e Playa Blanca, a quantidade de ônibus que ia até lá também era muito boa. Foi um caminho mais longo porém passando por vários lugares e dando para conhecer um pouco mais a região, passando ao lado de resorts e hoteis de luxo com direito a cantoria de um bom músico colombiano e um "teatro" com uma mulher respondendo a música (algo que até já vi no Brasil), porém um senhor colombiano levou a sério e começou a defender o cantor, ou seja, uma confusão ::lol3:: .

Comi um bom pescado com banana e arroz próximo a praia e fui dar uma volta, como já eram quase 15 horas não estava valendo a pena pagar para ir a Playa Blanca e acabei desistindo e ficando um pouco pela praia que não tinha nada de especial. Foi dito para mim que Playa Blanca era mais bonita ::prestessao:: ... deixa para uma próxima.

A volta foi mais demorada devido a um protesto que estava tendo pelo caminho, acabei chegando tarde e os australianos já estavam prontos para ir, em 5 minutos fiquei pronto e partimos para o La Brisa Loca. O jantar já estava acabando e ficamos pelo bar do hostel que estava bem movimentado e com um clima massa, ficamos até tarde, encontrei um bocado de outros brasileiros(as), alem de muitas colombianas ::lol4:: . O bom do hostel (ainda) é que estava com bebida dobrada até 01:00. Não lembro de muito até acordar no outro dia :lol: .

 

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37º DIA - Santa Marta

 

Apesar dos pesares consegui acordar cedo para ir ao Parque Tayrona, tomei um bom café no hostel (não é incluso, mas não é muito caro, bem bom e com uma grande quantidade) e parti para pegar o ônibus que percorre um não tão curto caminho ::bad:: até o parque que fica em outro estado (cerca de 35 km de Santa Marta). Um arrependimento meu é ter só ido para passar o dia e não ter dormido uma ou duas noites no parque (e mais se não tivesse marcado de encontrar com amigos em La Paz no final do ano para a continuação do mochilão), pois o lugar eu achei sensacional: o clima e a beleza se complementam ::otemo:: . Uma boa opção (se tiver uma próxima oportunidade espero fazer os dois) também é ficar nas proximidades do parque como no The Dreamer Hostel Palomino, essas redondezas realmente tem muitas incríveis. Chegando lá estavam acabando de abrir o parque para entrada, era proibida a entrada de sacolas plásticas e semelhantes, uma boa levar uma mochila menor (coisa que eu não tinha) ou uma sacola daquelas retornáveis que não é muito pratica. Paga-se a entrada e te dão informações sobre o parque (tem direito a meia entrada estudantes mesmo estrangeiros, então levem se forem) e uma pulseira, duas opções a partir daí se quiser ir até onde começa a trilha a pé ou pegar uma van que sai de tempos em tempos, como era barato e já estava saindo peguei. Realmente era uma distância consideravel, porém a trilha era muito mais ::dãã2::ãã2::'> . Adorei a trilha, passando por vários locais belos e dando uma parada de vez em quando para apreciar a vista (vendedor de água e de picolé passaram pelo caminho, apenas esses dois também, além é claro de muitos turistas).

Ao chegar em Cabo San Juan aquela vista para mim foi o que mais valeu da trilha (se não tivesse também teria valido a pena), o local é bem bonito e tem alguns comércios, apos uma boa apreciada e o almoço que por ali tinha continuei, minha intenção era chegar até o Pueblito. As placas para chegar até lá não estavam bem sinalizadas, muitas vezes pouco movimento e quem encontrava no caminho também não sabia onde era, apos muito perguntar e uma grande distância percorrida (saliento para ir ao banheiro se precisar antes de sair de Cabo ::lol4:: , a situação foi complicada, com muitos cavalos passando que pode pagar para andar por partes da trilha) consegui chegar ao começo da trilha que subia para o Pueblito ::otemo:: . Uma placa dizia que a subida só deveria ser realizada até as 13 ou 14 não me lembro bem, porém já tinha passado desse horário ::putz:: . Decidi ir assim mesmo ... subi a mil e até por isso comecei a sentir minha perna de novo doendo :shock: (eita Monte Roraima), mas deu para suportar e quanto mais eu via gente descendo e ninguém subindo mais eu acelerava, apos um bom tempo de subida acelerada cheguei e ... não tinha nada de muito especial: poucas cabanas, um riacho e três argentinos ::lol3:: . Disseram que também vieram rápido e já tinham dado uma volta e era só aquilo (para mim particularmente a trilha foi legal e deu para dar uma cansada).

Apos conversar um pouco e uma volta começamos a descer. Na metade do caminho de volta apareceu um bando (?) de macacos, uns 15 ou 20 em volta, no começo foi bem legal eles chegando bem perto até que começaram a jogar creio que frutas em cima da gente :lol: . De repente ao invés de observarmos tudo e achar massa, saímos correndo a mil e com os macacos seguindo :o .

Já de volta ao começo da trilha e depois de dar uma descansada voltei o caminho todo até o Cabo que para mim foi o local mais bonito do Parque que visitei (existem outras entradas e lugares para ir dentro do parque, não de onde eu estava) e permaneci pela praia. Voltei já ao final do dia e peguei um ônibus que fica no começo do começo das trilhas ::essa:: que ficam por ali (preço justo e é só esperar encher), melhor do que ir até a rodovia.

Já no hostel reservei minha estadia 2 dias a frente para Cartagena no El Viajero (que tinham me recomendado bastante) e o transporte de van (que vale a pena) até lá, jantei no The Dreamer (uma das melhores comidas pelos hostels em que fiquei, se não a melhor) e fiquei no bar que estava com pouquíssimo movimento e fui dormir.

 

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  • 3 meses depois...
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Oi, uma amiga e eu passaremos em set ou out 10 dias no peru pra trilha inca, depois teremos uma semana livre e em seguida iremos para o Monte Roraima. Nessa semana livre pensamos em descansar em slgum oonto do mar do Caribe (Colombia - Cartagena e San Andreas - ou Venezuela - Isla Margarita. Problema: nao tem voos da Colombia ou Vezuela diretos e a preços acessíveis pra Boa Vista). Você teria alguma ideia de como fazer? A Eucatur que oferecia Boa Vista a Puerto la Cruz não opera mais esse trecho... :(

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