Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Construindo uma Espiriteira (Fogareiro a Álcool)

Postado
  • Membros

Comprei uma Espiriteira simples da marca ROA e esta esta me saindo melhor que a encomenda. É simples e não tem erro. Coloca o Alcool, acende, e pronto. Faço feijão, Macarrão. Não tenho do que reclamar.

É compacta e quase não pesa nada.

É ótima para quem está começando...[:D]

Editado por Visitante

• Respostas 844
  • Visualizações 298.1k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Most Popular Posts

• oi Raquel blz. tambem comprei uma espiriteira ROA muito boa e o alcool de carro tem o poder calorifico muito bom.custou 9,90 é encontrada nas lojas que vendem artigos para pesca..ok abraços

• helo,   em http://www.mochileiros.com/topic.asp?TOPIC_ID=10042 o crissauro explica como fazer uma espiriteira (ele chama de fogareiro) com uma lata de leite e duas de molho de tomate. detalhe, const

• Fernando Paolini
    Fernando Paolini

Ola amigos do mochileiros.com É a primeira vez que posto por aqui Gosto de acampar de moto por ai e segue a dica de uma ótima espiriteira de álcool muito leve, durável e de graça... Feita com du

Posted Images

Featured Replies

Postado
  • Membros

... então pessoal, estou fazendo a Ciclone com a Lata de Nescau ... é ideal e da pra acertar a parte torcida (até aconselho porque fica mais fiel ao projeto original) ... o tal do Japones foi aperfeiçoando o projeto, dezenas de tentativas até chegar na ciclone ...

... de muita ajuda o template pra imprimir e colar ao redor da lata .. segue ::

TemplateSlimFastCyclone.GIF

.

.

.

um detalhe que me passou despercebido e gostaria de reforçar (mesmo ja mencionado aqui) é sobre a correta furação da lata ...

... no fim do artigo temos dois exemplos ...

na da esquerda (vermelha) temos a furação pra formação do espiral no hemisfério Sul - na da direita (aço liso) temos a furação pra formação do espiral no hemisfério Norte

11.jpg

.

.

acredito que furando do lado oposto (Hemisfério Norte) a chama vai sair do sentido natural e perder bastante eficiencia ... pra entender o que to querendo dizer, é só prestar atenção no fluxo circular de agua dessas privadas mais antigas ... ::lol4::

tenha em mente que a furação é pra entrada do ar que 'impulsiona' o ciclone

TUTORIAL

.... é isso, ninguem disse não ter entendido, mas acredito que essas podem ser as maiores dificuldade pra quem busca eficiência na ciclone ...

depois faço um video da minha, In Camping, demonstrando a eficiência !

Até mais pessoal !

• 2 semanas depois...
Postado
  • Membros

Alguém já testou algum modelo desse tipo, com um espiral de cobre? vou tentar fazer uma igual a do vídeo, o cara diz que com um seringa de 5ml ela fica acesa por uns 5 minutos...

Se eu conseguir eu coloco o resultado aqui

Postado
  • Membros

Interesante, Foster.

Algém sabe o que ele usa para vedar a ligação dos tubos de cobre? Falo do conteúdo daquele pote duplo que aparece após a cola-tudo :?:

Postado
  • Membros
Interesante, Foster.

Algém sabe o que ele usa para vedar a ligação dos tubos de cobre? Falo do conteúdo daquele pote duplo que aparece após a cola-tudo :?:

Ele utilizou adesivo epóxi em seringas Cacius.

No Brasil é fácil encontrarmos da marca Araldite.

Abraço.

Postado
  • Membros

Po, me empolguei! Quando tiver um tempinho vou ver se consigo fazer uma dessas... e aí Cacius Calcinador, te empolgaste também? ::otemo::

• 2 semanas depois...
Postado
  • Membros

Pois é, Ram... to pensando, viu?

Sandro, tentei usar araldite e derreteu legal... mó cheirão! ::putz::

Postado
  • Membros

Sandro, tentei usar araldite e derreteu legal... mó cheirão! ::putz::

Oxe, estranho! Eu usei uma araldite aqui numa espiriteira de alta pressão, e não derreteu, Cácius...

Mas me fala, espatulaste bem a araldite? deixou secar por 24 horas, usou as quantidade de prime e monômero adequadas? Isso tudo pode influenciar na qualidade final da resina...

No mais, tem colas de silicone apropriadas para temperaturas elevadas, usadas para vedação de componentes de motores. Em lojas de equipos automobilísticos costuma vender, ou ainda em lojas de ferragens/construção. O mal destas colas de silicone é que não são muito estáveis, quando comparadas com uma araldite.

E durepoxi (aquela que parece massinha de modelar) já tentaste?

Postado
  • Membros

Ram, usei araldite 10 minutos.. mas acho que não esperei os 10 minutos ::putz::::hahaha::

Cola de junta de motores, segundo meu mecânico, não aguenta, poís é fogo quase direto... vai saber.

Durepox uso para colar a porca que trava o parafuso.

Vou tentar usar araldite 24hs e esperar o tempo todo! heheheh

Postado
  • Membros

CULINARIA

Danilo, a panela de pressão não é necessária para fazer feijão, por exemplo:

Basta deixar o feijão ferver em uma panela normal por uns 10 minutos, e depois colocar tudo em uma garrafa térmica. (gaúchos de plantão). Deixe repousar por umas 8 horas.

Ja fiz isto com uma garrafa daquelas pequenas e prateadas. Bem comuns por aqui. De um litro. O segredo é fazer antes de dormir, e você terá feijão para o almoço.

----------------------------

ESPIRITEIRAS

A uns 4 anos sou um usuário feliz de uma espiriteira pressuirizada.

Neste tempo percebi algumas pequenas explosões, raras, nada de serio, apenas o aumento repentino da chama. Mas acontece que neste final de ano, a espiriteira lançou para fora UM JATO DE ALCOOL, isto mesmo, álcool!!, e aquilo molhou minha mão e pulso e ficou pegando fogo literalmente. Queimou legal, com direito a bolhas e tudo. O homem tocha hauehu…

Depois deste episódio decidi procurar uma nova solução em espiriteiras e encontrei a CAT STOVE, considerados por muitos a melhor espiriteira.

Stove-w-Snuffer_1523-600.jpg

Então comecei a caçar latinhas no supermercado, como muitos aqui.

Como sou perfeccionista e baseado em um carburador que precisa estar precisamente regulado para um bom desempenho/economia fui procurar a lata perfeita. 37 mm de altura por 66mm de diâmetro. Para isso, eu ia até a seção escolar pegava uma régua e voltava para a parte dos enlatados…sem comentários. Por favor.

Como todos, não encontrei nada nestas medidas. Entåo desisti.

Nesta semana no trabalho, fui medir uma lata de silicone em spray e encontrei exatos os 66 mm de diâmetro! Só que a lata tem quase 20 cm de altura. Então cortei e vi que iria ficar meio fraca(mentira, é só estética).

Peguei então outra lata, tirei o fundo fora, e usei este anel lateral de reforço, que vai em baixo da lata, para fazer a parte superior de outra…Deu trabalho, fiz tudo com um formaozinho…mas o resultado ficou muito bom.

Coloquei água dentro, congelei, imprimi um gabarito e usei isto para furar a lata nas medidas exatas. Na hora do teste aparece mais um problema. O fundo da minha lata é convexo, o que diminui muito a capacidade de álcool no interior da espiriteira. Como solução, usei um pedaço de madeira da espessura e tamanho de um dedo, e martelei todo o fundo da lata para baixo, para ela ficar lisa como a lata original. Resultado: Tirando as rugas, ficou perfeito.

-------------------

TESTES

Sem paravento:

5 tampinhas de álcool queimaram por 12 min e ferveram um litro de água em 7 min.

2 tampinhas de álcool foram suficientes para ferver uma caneca de água destas grandes, 500 ml

Acredito que com um bom paravento, uma tampinha de álcool é suficiente para aquecer água potável para um café ou chá, visto que esta não precisaria ferver…

-------------------

OPINIÃO

O modo como construí a Catstove foi bastante trabalhoso, mas ela pode ser construída bem mais simplesmente…isto fica a critério de cada um. O que me impressionou nela foi a economia, e a facilidade para abastecer e verificar a quantidade de álcool no reservatório, que para mim sempre foi um problema com a pressuirizada, eu nunca tinha certeza da quantidade de álcool dentro dela. Além de não precisar usar um suporte para panela, já que ela vai direto em cima.

Ainda quero construir um paravento tipo este:

caldera-cutaway.jpg

O que vai aumentar ainda mais seu desempenho, pois acho que ele aproveita melhor o calor produzido pela chama.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.