Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Indo ao Mundo, a segunda volta. 7 anos na estrada.

Postado
  • Membros
  • Este é um post popular.

Fala Pessoal!

Decidi postar por aqui também os relatos do http://www.facebook.com/indoaomundo

Para quem não me conhece:

Mike Weiss, 30 anos, tive uma infância tranquila no interior de Santa Catarina, ia para a mesma praia todos os anos e esperava ansiosamente pelas férias. Com 12 anos juntei várias mesadas e comprei um velocímetro para minha bicicleta… apostava com os amigos quem conseguiria descer a ladeira a mais de 80 Km/h. É… meu anjo é forte.

Numa noite de 1995 acordei com água de enchente entrando no meu quarto, perdi meus cadernos e outras coisas, mas aprendi o sentido e a importância da solidariedade e da força da natureza.

Segui a cartilha da educação acadêmica numa boa Universidade, fiz MBA de uma instituição renomada e Mestrado no exterior (obrigado UE pelo apoio financeiro), entretanto não nego que a estrada tenha me ensinado muito mais do que aprendi na sala de aula. Aprendizado é um ciclo infinito… sou adepto do Stay hungry, stay foolish, como disse Steve Jobs em seu discurso para a turma de formandos de Standford.

Trabalhei muito… de digitador até gerente de área na maior empresa privada do Brasil. O melhor de trabalhar em ambientes corporativos são as pessoas (ok, nem todas). Fiz amigos para a vida... e isso é o que vale.

Já dormi em caixa de papelão na rua, em hotel seis estrelas e no alto de uma duna, mas prefiro a minha cama, a minha geladeira e o meu banheiro.

Quase morri afogado num refluxo hidráulico de uma cachoeira e quase morri de sede com o carro encalhado no deserto do Sahara, isso me ensinou que existe uma linha muito tênue entre a vida e a morte, e assim aprendi que a vida é mesmo um sopro. Se é curta que seja intensa!

A morte já levou pessoas que eu amava muito. Sofri demais, mas aprendi que quem é amado nunca morre. Acabei reaprendendo o sentido de saudades e de eternidade.

Enfim… acho que sou um sonhador aprendiz que tem paixão pela vida.

Eu sou só mais um cara que acredita que vale a pena viver a vida que a gente sonha, sendo feliz e fazendo bem aos que fazem parte dela.

E se sonhar é uma das minhas filosofias, um dos meus sonhos sempre foi viajar… e é por isso que eu viajo.

Viajo porque gosto de gente, do desconhecido, do desconforto, dos desafios, do desapego, do simplismo, do complexo e principalmente da liberdade. É um ciclo vicioso… porque quanto mais tempo passo na estrada, mais questiono os paradigmas da nossa sociedade ocidental, nossos conhecimentos, valores e necessidades… e mais quero viajar.

Por isso decidi que precisava começar uma nova viagem... precisava de uma nova volta, e assim surgiu o Indo ao Mundo

• Respostas 67
  • Visualizações 24.7k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Most Popular Posts

• Eis que todo mundo faz várias perguntas, dá voltas mas quer mesmo saber como se faz para pagar uma viagem de volta ao mundo. E eis que muitos sites e blogs enrolam, enrolam mais um pouco e acabam dize

• BILHETE RTW ONEWORLD 16 VOOS EM 5 CONTINENTES: R$ 12.000,00   PASSAPORTE, FOTOS, VACINAS E VISTOS TIRADOS NO BRASIL: R$ 1000,00   SEGURO DE VIAGEM DE UM ANO: R$ 2400,00 (não deixe de fazer o segur

• É claro que a viagem começa muito antes do primeiro passo...   A preparação foi longa... e culminou no dia 28 de Fevereiro de 2014 em Blantyre no Malaui (onde eu estava trabalhando para uma empresa

Posted Images

Featured Replies

Postado
  • Autor
  • Membros

Por onde andei ultimamente? Aí está o mapa atualizado... e a rota para onde vou, vocês é que podem me ajudar com sugestões... Abraaaaços, Mike Weiss

MapaCentralAmerica.jpg.7b57168bcf523ff7b103e53f759405df.jpg

Postado
  • Membros

Que rota fantástica, Mike?

Mas por que se tem concentrado mais do lado do Pacífico? Será que não está perdendo as maravilhas do Caribe??

Abraços

João

Postado
  • Autor
  • Membros

Com certeza Jaumz! A idéia não é concentrar no Pacífico não, visitei o Mar do Caribe na Colômbia, Panamá (San Blas e Bocas) e na Costa Rica (região de Puerto Viejo é fenomenal), na Nicarágua tive que abrir mão das ilhas Corn devido a época de furacões e de mal tempo por lá que estava cancelando todos os vôos e bloqueando a estrada... Mas depois de EL Salvador (onde estou agora) já parto direto para o Caribe de Honduras... Tem muito Caribe pela frente ainda :)

Postado
  • Membros
Com certeza Jaumz! A idéia não é concentrar no Pacífico não, visitei o Mar do Caribe na Colômbia, Panamá (San Blas e Bocas) e na Costa Rica (região de Puerto Viejo é fenomenal), na Nicarágua tive que abrir mão das ilhas Corn devido a época de furacões e de mal tempo por lá que estava cancelando todos os vôos e bloqueando a estrada... Mas depois de EL Salvador (onde estou agora) já parto direto para o Caribe de Honduras... Tem muito Caribe pela frente ainda :)

Massa!! Vou aproveitar bastante seu roteiro para o meu de 2016 - último trecho de minha volta ao mundo!

Boas trips

• 2 semanas depois...
Postado
  • Membros

Não precisa, mas vou falar... Sou sua fã de carteirinha! Seguindo tua sugestão de enxugar o RTW (que deve deixar de ser rtw! Rs!)... Por hora, vamos pra China (Pequim e Xangai) e Tailândia em Dez/14-Jan/15. Abraços, Va.

• 4 semanas depois...
Postado
  • Membros

Realmente o Mike tem uma visao que poucos tem sobre viagens, acho interessante fazer trabalhos como artesanato, malabarismos etc na estrada, mas tenho uma visao da vida que devemos trata-la como unica. Meus ideal é profissionalismo e depois viagem. Estou agora montando um hostel no Brasil. Tenho o dinheiro para viajar por um rtw de dois anos? Sim, mas prefiro esperar, viajar por no maximo 2 meses por ano por enquanto e depois sim fazer um rtw tranquilo. Abç

Postado
  • Membros

Bela viagem! América central, próximo destino!. Parabéns pelo estilo de viagem e pelas dicas postadas, são muito úteis.

Postado
  • Autor
  • Membros

Opa, Obrigado Va, Arthur e Lu!

Espero nos próximos dias fazer um update da trip... vocês sabem como é complicado tirar um tempo na estrada para colocar tudo no "papel"!

Arthur, depois coloca aqui o link para o seu hostel. É em Floripa?

Abração de Quetzaltenango, Guatemala

Mike

• 2 semanas depois...
Postado
  • Membros

Opa Mike! É sim, dps procura lá "Manacá Home Hostel“. Ainda estamos montando o site e batendo fotos, maa ja esta funcionando hehe. Abç.

Postado
  • Autor
  • Membros

Quem disse que viajar é moleza?

Mochila nas costas, pula no moto-taxi e coloca o capacete fedido na cabeça... partiu Lago Kivu na fronteira com o Congo!

Continuando o relato, logo depois de visitar os gorilas de montanha (experiência indescritível), eu segui para uns dias numa das regiões mais conturbadas do mundo - a fronteira do Congo com Ruanda. Carros da ONU e de diversas ONGs passam em alta velocidade e com os vidros fechados por entre a multidão... sinal de que a região ainda está longe de ser pacífica. Aliás, recomendo fortemente que assistam ao documentário Virunga - http://virungamovie.com a fotografia e a sensibilidade do filme é de cair o queixo – assista!

Foram alguns dias descansando a beira do bonito e interessante lago Kivo, que emite gás metano que acabou ceifando (na época, misteriosamente) a vida de vários banhistas locais. Hoje Rwanda já aproveita o gás para produção de energia.

Após quatro anos de trabalho na África, eu estava prestes a me despedir do continente que me conquistou por ser o pedaço de terra mais inexplorado, selvagem e propício a aventuras de verdade!

Embarquei para Blantyre com conexão em Adis Abeba, juntei os meus trapos e segui para o vôo SA222 que me levou de Johanesburgo para o Brasil... e emocionado escrevi a minha despedida:

Hoje não terei um pôr do sol africano.

E apesar de eu mesmo ter escolhido por isso, a verdade é que o coração fica apertado. Apertado porque a dimensão do tempo aqui é diferente... não foram só quatro anos e dois meses, foi uma vida inteira.

Lembro como se fosse hoje o dia da minha chegada em Moçambique... eu era um menino assustado. Sim, assustado como todos chegam aqui... reaprendendo o sentido da palavra paciência, reaprendendo o que é pobreza (afinal pobreza de verdade é um estado de espírito mais comum fora da África do que por aqui), reaprendendo a me expressar, reaprendendo a dirigir (atire a primeira pedra quem nunca confundiu a mão de direção), reaprendendo a amizade...

A África nos ensina e nos amadurece muito, e ao mesmo tempo nos faz criança novamente... porque todas as certezas previamente adquiridas não passam de suposições... assim como na vida, aqui tudo é incerto, e essas incertezas nos ensinam a humildade.

E a definição da palavra humildade não poderia ser mais apropriada: “O termo humildade vem de húmus, palavra de origem latina que quer dizer terra fértil, rica em nutrientes e preparada para receber a semente. É a qualidade das pessoas que procuram se manter ao nível dos outros. A Humildade é considerada pela maioria das pessoas como a a virtude que dá o sentimento exato do nosso bom senso ao nos avaliarmos em relação às outras pessoas”.

Por isso Mãe África, obrigado pela lição de humildade. Deixo teu solo fértil certo de que aprendi muito mais do que ensinei. Vou embora com uma felicidade agridoce, vou já com nostalgia do teu por do sol que não terei hoje.

Kanimambo, Zikomo Kwambiri África.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.