Ir para conteúdo
  • Faça parte da nossa comunidade! 

    Encontre companhia para viajar, compartilhe dicas e relatos, faça perguntas e ajude outros viajantes! 

silvadeia

Fleece

Posts Recomendados

Tópico criado para discussão sobre fleece e suas variações de qualquer fabricante

Qual é um bom fleece nacional? Pensando algo que seja semelhante a um polar tec 200. Polar warm, thermo pet, microfleece, fleece... qual a diferença entre eles? E o melhor custo x beneficio?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá Batata, acho que texto vai ajudar bastante na sua dúvida sobre Fleece:

 

Denominado "fleece pile" é uma categoria de tecidos com um tipo de construção definida, largamente utilizada para criar camada de isolamento térmico para atividades em ambiente natural, esportiva ou não.

O desenvolvimento dessa categoria de produto levou a diversificação e atualmente são tantas opções disponíveis que o termo fleece acabou ficando mais vago do que algumas categorias clássicas como lã. O lado bom disso tudo é o fato de hoje existir tecidos dessa categoria especificamente desenvolvida para todo tipo de uso. Para se ter uma idéia, muitos bichinhos de pelúcia são confeccionados em fleece.

 

Existem vários fabricantes de fleece no mundo. Provavelmente o mais conhecido para esportes ao ar livre é a série Polartec da Malden Mills. No entanto existem uma infinidade de similares mesmo de fabricação nacional. Independente do fabricante ou da procedência todos os fleeces possuem alguns adjetivo em comum:

 

1- Normalmente tem como matéria prima básica fibras de poliéster.

2- São tecidos leves se considerar a espessura.

3- Não retém umidade e secam relativamente rápido.

4- Não impedem o fluxo de ar, exceto os ditos windproofs (Wind Bloc, Windstopper e afins).

5- Não requer cuidados especiais para limpeza.

6- Tendem a formar bolinhas de fibras com o uso, pelo menos em uma das faces.

Como Escolher um Fleece para Você

 

Como existem muitos produtos diferentes no mercado você deve tomar cuidado para não fazer uma compra inadequada para o seu fim. Na hora da escolha deve-se considerar alguns parâmetros.

 

1- Gramatura: Assim como qualquer outro tecido, existem fleeces de diferente gramatura. O volume e o peso do produto são diretamente proporcionais à gramatura e as roupas para atividades esportivas aeróbicas normalmente limitam este parâmetro em torno da equivalência ao Polartec 200. As roupas casuais, por vezes utilizam tecidos mais pesados.

 

2- Fluxo de ar e transpirabilidade: Esta característica depende de quão fechada ou aberta são as tramas do tecido. Existem também produtos que utilizam tecnologia que os torna virtualmente à prova de vento (Windstopper da Gore e Wind Bloc da Malden Mills). Se você for utilizar a roupa para atividades aeróbicas como corrida ou mountainbike provavelmente seria melhor ter um modelo leve, bem ventilado, que não esquenta tanto durante a atividade, seca bem o suor e serve de abrigo quando você parar. Se a sua atividade for de baixa intensidade talvez seja melhor optar por algo mais pesado ou que tenha trama do tecido mais fechado.

 

3- Compressibilidade: Independentemente do peso, muitas vezes o volume é um fator limitante na sua mochila. Um produto bem compressível é mais fácil de ajeitar na sua bagagem. O fato de ser compressível significa que o material, em termos relativos tem uma boa relação volume/capacidade de isolação térmica.

 

4- Elasticidade: O tecido mais elástico permite fabricar roupas mais justas ao corpo, o que os torna mais leves e menos volumosos. Além do mais as roupas mais justas confeccionadas com tecido elástico tende a formar menos dobras nas articulações. Isso permite criar um conjunto de roupas com corte mais técnico e que minimize o problema de fuga de ar quente por bombeamento com a movimentação.

 

5- Textura: Os tecidos mais macios são mais confortáveis. Os tecidos mais felpudos ao toque tendem a formar mais dobras nas articulações do que os mais lisos. Os tecidos mais fofos tendem a deixar passar mais ar do que os mais densos. Todas estas características podem tanto ser qualidade quanto deficiência dependendo do seu objetivo.

 

Tendo-se os parâmetros para o tecido você deve também atentar para características da roupa em questão.

 

1- Pulôver (Pullon): Os modelos tipo pulôver com zíper até o meio do peito normalmente são produtos confeccionados em tecidos de gramatura baixa a mediana. Este tipo de corte permite formatar produtos relativamente mais leves e se a trama for aberta são ótimas para atividades aeróbicas como corridas, mountainbike e mesmo caminhada pesada. O fato de não abrir toda a frente não prejudica a versatilidade desde que a trama do tecido permita uma boa ventilação e não retenha a umidade. São ideais para uso esportivo em ambientes não gelados ou como roupas complementares em frio.

 

2- Jaquetas: Abertura total na frente torna o produto um pouco mais casual, mas isso não significa que não existam alpinistas profissionais utilizando jaquetas para projetos de grande porte. Em ambientes gelados normalmente utilizam-se as jaquetas pois a gramatura necessária para esse tipo de atividade acaba neste grupo de produto.

 

3- Ventilação: A maioria dos fleeces tem uma boa capacidade de ventilação. Obviamente os produtos com trama mais aberta ventilam mais do que as fechada. Uma atenção deve ser dada para os produtos confeccionados com tecidos à prova de vento (Windbloc, WindStopper, etc) pois caso queira utilizar produtos desse grupo para atividades esportivas estes necessitam de abertura axial ou painéis de ventilação.

 

4- Corte: Existem roupas desenhadas para diferentes fins. Num extremo está o uso esportivo e profissional. Noutro está o uso puramente casual. As roupas desenhadas para alpinistas tende a ser diferentes dos que foram desenvolvidas para corredores de trilha. Também devemos considerar que nos países temperados os trabalhadores (pescadores, carpinteiros, carteiros, operários entre outros) usam este tipo de roupa. Então existem produtos para todos os fins. Defina o seu.

 

5- Composição: Uma roupa não precisa ser integralmente confeccionada com um único tecido ou tipo de fleece. Pode haver uma composição de diferentes produtos (mesmo dentro de uma mesma categoria) para otimizar os adjetivos desejáveis. Isso possibilita a confecção de roupas que apresentem áreas de características definidas como pontos de retenção térmica, ventilação, evaporação, etc. Existe também a tecnologia que possibilita formatar essas zonas de funções no mesmo tecido sem a necessidade de costurar diferentes produtos.

 

- Polartec: Série de fleeces produzida pela Malden Mills.

- Windbloc: Fleece a prova de vento da Malden Mills. Retém muito mais calor.

- WindStopper: Fleece a prova de vento da GORE.

- Polartec Wind Pro: Fleece Polartec que oferece resistência superior em cerca de 4 vezes em termos de capacidade de ventilação. A retenção de calor é inferior aos materiais a prova de vento.

- Polartec 100: Não é um produto específico e sim qualquer fleece da Malden Mills que enquadre na referida gramatura (leve). Idem para 200, 300, etc.

- Polartec Thermal Pro e Polartec Regulator: Dos mais compressíveis dos fleeces Polartec, portanto também são aqueles que têm a melhor eficiência térmica em regime de confinamento (em termos relativos com relação ao peso).

- Polartec Powerstretch: Fleece de alta elasticidade multidirecional e com superfície externa mais lisa do que o padrão normal (as fibras têxteis que compõem a parte externa do tecido é nylon) é utilizado normalmente para roupas técnicas para uso atlético.

- Aleutian Fleece (ou Pile): Define uma gama de tecidos desenvolvidos para diferentes níveis de otimização térmica resultados de trabalho conjunto entre LOWE ALPINE e Malden Mills.

 

Os meus preferidos são Mont Blanc e Solo. Não fazem bolinha e são muito macios e maleáveis.

 

Espero ter te ajudado, bjs.

  • Gostei! 2

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

cmcf, pra ficar fácil de entender, os fleeces são os casacos térmicos que usamos por baixo dos Anoraks, esses nos protegem do vento e chuva e o Fleece, também chamado de Pile, são usados para proteger do frio.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Um detalhe para complementar,a tradicional marca PATAGONIA recicla cascos PET e fabrica varios modelos de roupas ente eles os fleece SYNCHILLA que são excelentes e são similares ao POLARTEC.

No Brasil a marca Solo lançou flecces utilizando o Polartec 200 e o Windstopper.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal fiquei de boca aberta com o texto da silvadeia, mas tenho um dúvida, o Pile tem alguma relação com o Soft e o NewSoft, casacos feitos com esses materiais que sitei são de boa qualidade e como posso ver se não estou conprando um casaco de soft ao inves de pile. Desde ja agradeço a ajuda de todos.

 

"Saudades do Canyon Churriado"

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá Marcelo,

no começo também achei o pile muito parecido com o soft, até que comprei alguns casacos de pile... o isolamente térmico é muuuuiiiittooo melhor (apesar de não ser resistente a ventos também - para isso é necessário um anorak) e a durabilidade parece infinita. Por mais que lave tá sempre como novo, sem "bolinhas", etc.

Para saber a diferença é bom olhar bem de perto, os de pile se psrecem mais com a forma de uma toalha (filamentos enxertados em uma base) e o de soft parece mais uma rede. Na dúvida cheque a etiqueta... hehehe...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Oi,

 

Gostaria de saber se aquele Fleece da Conquista de microfibra é bom.Vi alguns outros fleeces mais grossos e fiquei em dúvida.Com um anorak(Alto da Montanha) e aquele fleece é preciso usar mais algum outro fleece por cima?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Oi André,

 

não conheço este Fleece da Conquista, mas de qualquer modo o que você quis dizer com "outro fleece por cima"? Só lembrando, o fleece não tem qualquer resistência ao vento, portanto usá-lo por cima de um anorak, por exemplo, não serve para nada. Agora usar dois fleece e um anorak por cima, se por um lado ficará bem quente, por outro ficará sem qualquer mobilidade...

 

O certo é escolher a densidade (grossura) do fleece de acordo com a temperatura que você vai pegar e usar o anorak quando estiver fora da barraca, com vento, chuva, etc.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Já tenho um anorak absolute da kailash, e gostaria de comprar um fleece, o que vcs recomendariam pra ser usado em temperaturas perto do 0ºC (zero grau), estou indeciso entre o ozone 200 e o apalache 300 da kailash, ou qual outras marcas vcs me recomendariam?

 

Abraços...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa!

Você pode ajudar esse viajante agora e se cadastrar depois. Se você tem uma conta,clique aqui para fazer o login.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


  • Conteúdo Similar

    • Por donita
      olá mochileiros!
      no próximo inverno, pretendo realizar uma viagem de moto pela américa do sul (salar de uyuni, atacama e machu picchu). pelo frio e ventos constantes (acredito que pegarei temperaturas negativas), estou um pouco preocupada com a qualidade do fleece que comprarei. já li e reli os tópicos do fórum relacionados a fleece e proteções contra o frio no geral, mas ainda estou muito indecisa quanto ao modelo. listarei a seguir os produtos que mais me despertaram interesse até o momento. estou aberta a novas sugestões e opiniões. deixo claro que pretendo usar esses produtos em conjunto com segunda pele, além da jaqueta de moto propriamente. 
      acham necessário um produto com uma gramatura mais alta? como esses: 
      https://www.fieroshop.com.br/fleece-termico-feminino-para-neve-frio-extremo/p - fiero 
      https://loja.solo.ind.br/jaqueta-termica-wooly-feminina-solo-mescla-navy - solo 
       ou um intermediário já dá conta? como esses: 
      https://loja.solo.ind.br/jaqueta-de-isolamento-termico-microfleece-ii-feminina-solo-PRETA - solo
      https://loja.solo.ind.br/blusa-ziper-de-isolamento-termico-microfleece-ii-solo-preta - solo 
      https://www.decathlon.com.br/blusa-fleece-feminina-de-trilha-mh520/p - quechua
      https://www.decathlon.com.br/blusa-fleece-de-trilha-mh120-integral-feminina-quechua/p - quechua
      grata! 


×
×
  • Criar Novo...