Ir para conteúdo

Circuito Mantiqueira: C. do Jordão, S.Bento do Sapucaí, S. Francisco Xavier - Perguntas e Respostas


Posts Recomendados

  • Membros

Resolvemos ir a Campos do Jordão mesmo sem carro e aproveitamos bem! Claro que não deu prá subir o morro do Baú e coisas assim, mas passeamos bastante, inclusive tem alguns taxistas que fazem alguns roteiros turísticos cobrando 30 reais por pessoa num passeio de duas horas e meia. Portanto, deu prá conhecer o Museu Felícia Leirner, Baronesa, Palácio Boa Vista, subi no teleférico, pegamos um ônibus e fomos até o Horto Florestal e também tem um "bondinho" que leva as pessoas até a Vila Inglesa e também quebrou um galho! E a cidade estava ótima nesta época, sem um monte de turistas. Valeu, pessoal!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Respostas 92
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros de Honra

Pedra do Baú (1950m), de Campos do Jordão, ela é ladeada à esq pela Pedra Ana Chata (1.670m) e à dir pela Pedra Bauzinho (1.760m). Acesso, por Campos do Jordão, é feito pela estrada da Campista e está bem sinalizado. A partir do portal, siga pela avenida principal até o Bairro de Jaguaribe. Siga as placas indicativas, fica a 26Km da Vila Jaguaribe, sendo 6Km de estrada de terra, que desemboca no estacionamento (de cima).

 

Do estacionamento há uma trilha, que bifurca-se para conduzir às 3 pedras.

- Trilha do Bauzinho, caminhada de 10min a partir do estacionamento, 600m de caminhada leve e de lá é possível se impressionar com a gigante Pedra do Baú

- Pedra do Baú: a Pedra do Baú é a maior das 3. É uma trilha do estacionamento até a base + 370 degraus da escada de ferro (Face Norte) até o topo. No início da trilha, uma placa indicava um total de 3h até o topo (ida + volta), mas pode ser feita em tempo menor por quem tem preparo físico

- Trilha da Ana Chata, a trilha a partir do estacionamento conduz até a base da pedra. Chegando à base da pedra, é necessário atravessar uma gruta e subir até o topo por uma trilha bem íngreme, estreita e difícil, com abismos ao lado

 

Dicas

- Aconselho a ir cedo, pois são 26Km (por Campos do Jordão) e perde-se um tempo para percorrer a estrada. A parte asfaltada da estrada está boa, apenas alguns buracos ocasionais, mas é estreita e sinuosa. O último trecho, acho que a placa dizia 6Km, é terra, mas está razoável. Se chegar cedo, voltará a tempo de almoçar (no horário do almoço e não quase na hora do jantar, como a gente fez). Se isso não for possível leve um lanche, que você pode saborear no alto da Pedra.

- São 26Km do Bairro de Jaguaribe até o estacionamento. Depois há uma trilha do estacionamento até a base da pedra e, finalmente, o último trecho consiste na subida pelos degraus de ferro até o topo. No início da trilha, uma placa indicava um total de 3h (ida + volta) até o topo. Apesar do sedentarismo e mesmo parando a certos intervalos para tomar água e fôlego, consegui fazer em tempo um pouco menor. Assim, creio que alguém em forma faça tranquilamente o percurso em cerca de 2h

- Não recomendo a subida até o topo da Pedra do Baú para quem problemas com altura, bem como para os cardíacos e pessoas sem nenhum preparo físico, pois a subida exige algum condicionamento. Se você chegar muito cansado à escadaria, depois da trilha e as pernas estiverem meio bambas, vai ser meio arriscado, pois você precisa estar bem firme para encarar os degraus de ferro. É perigoso, exige atenção e cautela, pois é muito alto e uma escorregada e/ou vacilo pode resultar em acidente grave.

- Mesmo a trilha do estacionamento até a base da pedra pode ser cansativa para quem não tem preparo, pois consiste de subidas e descidas no meio da mata. Entretanto, quem pensa que o passeio está perdido, engana-se, pois uma trilha bem curta (a placa dizia 10min, mas nem leva tudo isso) até o Bauzinho revela uma bela vista. De lá é possível ver a Pedra do Baú e se prestar atenção no topo, verá uns pontinhos coloridos, que são as pessoas que chegaram lá em cima

- À tarde o movimento é maior e pode ocorrer certo “congestionamento” na trilha ou na escadaria, onde é necessário um revezamento para poder passar

- O lado de Campos de Jordão tem mais vegetação ao redor da escadaria

- Vá de tênis confortável, de preferência com solado anti-derrapante, pois em alguns trechos a terra/pedra pode estar úmida e escorrega um pouco quando você pisa no degrau de ferro

- Acondicione água, lanche, câmera digital e outros itens em uma mochila com 2 alças, daquelas que você põe nas costas, pois é mais confortável. Bolsas a tiracolo e sacolas não são práticas, pois é mais seguro se tiver as 2 mãos livres.

- Há uma espécie de quiosque no estacionamento, ao pé da trilha e uma lanchonete/loja maior a 1,2Km do estacionamento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros de Honra

Pessoal, postei um relato de um fim de semana muito bem aproveitado em Campos do Jordão em campos-do-jordao-num-fim-de-semana-t49742.html#p528248. Coloquei os preços dos atrativos visitados, o que dá para conhecer sem carro e sugestões de hospedagem mais em conta.

 

Abraço a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois...
  • Colaboradores

Genten,

 

Dei uma observada nesse tópico e vi que muitas pessoas tem dúvidas específicas sobre Campos do Jordão. Au acho que deveria ser aberto um tópico de perguntas somente com informações desta cidade.

 

De qualquer forma depois postarei aqui meu relato de como foi a minha visita a esta cidade.

 

Abçs,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Debizinha,

 

Campos do Jordão não é uma cidade que se enquadre como "destino mochileiro", já que o custo de TUDO na cidade é bastante alto, de hospedagem a alimentação, e sem carro, limita-se muito o que pode ser visitado. Tudo isso já é feito pra nivelar público que frequenta a cidade - por isso tem pouca informação sobre Campos por aqui, o público-alvo da cidade é outro...

 

Hoje, eu nao vejo a necessidade de um tópico especifico para Campos do Jordão - vi que nos relatos de quem visita a cidade sempre pintam algumas duvidas, mas não tantas que mereça um tópico específico - para isso teria este tópico e mesmo assim o movimento é baixo, das seis paginas, as perguntas sobre Campos do Jordao nao figuram entre a maioria - e as que tem remetem sempre aos mesmos assunto. E as dicas que aparecem são sobre opções para ficar na região de Campos sem gastar tanto.

 

Depois, linka seu relato aqui pra gente, e se puder compartilhar algumas dicas, sinta-se em casa!

Mas está anotada a sugestão.

Linka aqui depois o relato da sua viagem para a cidade, ok?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Passei dois dias (um sábado e um domingo) nesta cidade que oferece muitas opções de lazer. A minha visita foi em setembro do ano de 2006 e fiz um roteiro bem agradável e diversificado, nesta cidade cheia de características européias, conforme vou detalhar abaixo:

 

Comecei o dia de sábado com uma visita ao Palácio do Governo, e eu não me lembro de muita coisa desta visita, principalmente porque não podia fotografar, mas sei que ao entrar a gente tinha que colocar umas pantufas, pra não arranhar o chão de madeira corrida. Foi Divertido!!

 

Em seguida eu e meu grupo fomos para o Pico do Itapeva, além de ser um lugar bem alto, onde é possível admirar as lindas colinas esverdeadas de Campos do Jordão, é uma boa hora para fazer compras de produtos de lan e couro. Com uma boa pesquisa encontram-se produtos de qualidade a bons preços.

 

Seguimos então para o Morro do Elefante e esse morro tem esse nome, porque visto de longe lembra o contorno de um elefante. Ele é um morro bem alto, o que nos permite ter uma visão panorâmica da cidade. E além de servir de mirante, possui também um jardim de flores, e uma estátua de elefante para tirar fotos. A criançada se diverte!!

 

20110912145705.JPG

 

Na descida do Morro do Elefante, partirmos para o museu Felícia Leirner, que fica no jardim do Auditório Cláudio Santoro. Esse museu a céu aberto reúne um pouco mais de 100 obras da artista polonesa que dá nome ao museu, esculpidas em bronze e cimento branco.

 

Daí para a Ducha de prata, essa visita eu particularmente acho desnecessária, roubada total!! São pequenas quedas de água (artificiais) onde é possível se aproximar através de plataformas de madeira, mas a água é barrenta e não há nada para ver. ::bad::

 

Depois de toda a agitação da manhã e da tarde parada no centro para almoço reforçado e voltamos ao hotel para descansar um pouquinho.

 

A noite de Campos do Jordão oferece tanto opções para os casais, quanto para grupos de amigos. A lista de bons restaurantes é grande, mas prepare-se para os preços!!

 

Como estava com um grupo de amigos, preferimos ir a uma boate que na época se chamava PUCCI, hoje não tenho idéia se ainda existe, pois como comentei no início do post, minha visita a esta cidade foi no ano de 2006.

 

No domingo iniciamos a nossa visita fazendo um tour pela cervejaria Baden&Baden, e o legal desse passeio (pra quem gosta de cerveja, que não é o meu caso) é que no fim rola uma degustação de alguns tipos de cervejas que eles fabricam. Não tenho idéia se é pago, pois como fomos em grupo, esta tudo incluído no pacote.

 

Após a cervejaria, uma paradinha para um visita a uma fabrica de chocolate (não lembro o nome, e também não comprei nada, pois tudo era carísssimo) e em seguida seguimos para um passeio no centro e andar no "famoso" teleférico.

 

Após toda essa agitação, pé na estrada e retorno ao Rio de Janeiro....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

legal o seu relato.

eu moro na cidade vizinha, é mto perto, mas nao fui ainda em nenhum dos pontos q vc citou...

acho q é assim, a gente qdo quer viajar vai p/ longe e acaba nao conhecendo as belezas d perto.

 

realmente é tudo mto caro.

a gente aqui tem a vantagem d poder fazer passeio bate-e-volta e se possivel, almoçando num bom e honesto restaurante por Kg d Sto Antonio do Pinhal, se bem q as coisas já estao mudando por lá tb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Oi nnaomi,

 

Verdade... a gente só quer o que é longe né?? o que é perto a gente sempre deixa pra depois e nunca vai. Eu tbm passo por isso em relação a algumas cidades do Estado aqui do Rio que ainda nunca fui. :(

 

Mas, mesmo sendo caro acho que vale a visita de um dia, a cidade é bem jeitosinha, :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...