Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Mochilão Bolívia, Chile e Peru (com gastos) – maio de 2015 (22 dias)

Postado
  • Membros

Meu povo,

depois de mt planejamento, enfim fiz o mochilao mais famoso do site e retorno aqui para agradecer e auxiliar a galera que tanto me ajudou a montar essa viagem. :D

ROTEIRO

O roteiro real foi esse, mas claro que não foi o inicial. Devido a cancelamento de vôo, bloqueio na estrada e etc.. o roteiro foi se refazendo durante a viagem. Por isso fica a dica: se possível, faça um roteiro menos apertado para que, caso aconteça algo (e provavelmente irá acontecer), vc não deixe de visitar um local que planejou por meses.

06 de maio – Rio de Janeiro – Santa Cruz

07 de maio – Santa Cruz – Sucre – Potossi – Uyuni

08 de maio – Salar

09 de maio – Salar

10 de maio – Salar – San Pedro

11 de maio – San Pedro – Calama – Arica

12 de maio – Arica – Tacna – Arequipa

13 de maio – Cânion Del Colca

14 de maio – Cânion Del Colca

15 de maio – Arequipa – Cusco

16 de maio – Cusco

17 de maio – Vale Sagrado

18 de maio – Cusco – Águas Calientes (via hidroelétrica)

19 de maio – Machu Picchu – Águas Calientes – Cusco (via hidroelétrica)

20 de maio – Cusco – Puno

21 de maio – Ilha de Uros

22 de maio – Puno – Copacabana – Ilha Del Sol

23 de maio – Ilha Del sol – Copacabana – La Paz

24 de maio – Downhill na estrada da morte

25 de maio – Chacaltaya

26 de maio – Passeio pela cidade e compras

27 de maio – La Paz – Santa Cruz – Rio de Janeiro

ROUPAS, ACESSÓRIOS, COSMÉTICOS..

Se vc nunca mochilou por locais com temperaturas tão próximas de zero (e até mesmo negativas), vai gastar uma grana nesse item (foi o que aconteceu cmg :mrgreen: ). Nos meses que antecederam a viagem deixei boa parte do salário na Decatlhon (loja de artigos esportivos).

Vou colocar aqui alguns itens que acho que são importantes levar, mas que fique claro que há pessoas que vão com o que tem no armário e não ouvi nada sobre turista brasileiro que morreu congelado por lá não ::lol4::

- Mochila Cargueiro. Não há a possibilidade de se fazer uma viagem como essa de mala de rodinha. Enfim.. possibilidade há, mas será um incomodo. Eu fui com a minha velha de guerra Carmpon 68L da Trilhas & Rumos.

- Mochila de Ataque – comprei uma da Quéchua de 20L que aguentou mt bem a viagem.

- Segunda pele – comprei calças e blusas e achei ótimo. São itens que não ocupam mt espaço na mochila e que vc vai usar quase que diariamente.

- corta vento – no salar venta demais, um vento congelante, valeu mt a pena levar. Eu comprei um mais bonitinho que até usava como casaco nos lugares que não ventava.

- bota de trekking – eu comprei e achei bom ter um calçado mais quente e robusto para tantos dias. Fui com a bota nova e fui fazer um trekking de 18km e acabei tendo bolhas nos pés, então tentem amaciar o calçado antes da viagem, ou evitem terkking mt longo rs

E aconselho a levarem um outro calçado fechado, pode ate ser um tênis simples. Eu levei apenas a bota e chinelo, quando tive o problema com bolhas tive duas opção: ou congelava os pés de chinelo ou apertava os pés na bota. :shock:

- Fleece – comprei e usei bastante, pois eles esquentam bem, mas acho que um moletom pode ficar no lugar desse item.

- Calça legging – meninas levem mais de uma! Dá pra usa sozinha, dá pra usar embaixo da calça jeans.. levem!

- Saco de dormir – eu levei e usei no salar e nas viagens como travesseiro, não acho essencial, mas se vc já tem um, leve. O saco não pesa e vc pode amarrar na mochila.

- Óculos de sol – essencial! Apesar do frio, faz um sol do caramba. 8)

- Protetor solar e labial – essencial tb e use em quantidade absurdas. Cheguei no Rio e a primeira frase que ouvi foi: Nossa! Como vc ta preta!

- Hidratante – nunca tive a pele tão seca. O negócio ficou tão ruim que até bepantol nas pernas eu usei.

- Meia, touca, luva.. – itens mega importantes. comprei td por lá. Uma parte em Sucre e outra em Uyuni. Fora os itens bonitos que fui comprando nas demais cidades.. rs

GASTOS

Eu levei td em espécie:

1160 dólares (sobraram $50 que gastei no Duty Free)

600 reais (que não gastei, cambiei apenas R$20 em Puno, pois tava com Soles contados e tive que cambiar para ficar mais na cidade devido a um bloqueio na estrada).

Dá para gastar menos? Óbvio que sim! Eu gastei isso, mas fiz diversos trajetos de taxi, fiquei hospedada em rede famosinha de hostel, nao cozinhei em nenhum momento, bebi cerveja diariamente..

Saí do Rio de Janeiro com as passagens de ida e volta pra Santa Cruz compradas – R$688 (promoção da gol)

E com a passagem de Sucre – $54 (Amaszonas)

Fui cambiando e pagando passeios, hospedagem e deslocamento no caminho (além dos presentes).

ALIMENTAÇÃO

Eu sou meio avestruz, como de td. Comi desde em mercados municipais, daqueles onde as comidas ficam expostas, até restaurante de chef renomado. E tiveram os dias em que eu não aguentava mais e comi em rede de fast food. O negócio é tentar achar os locais mais “confiáveis” e ter disposição estomacal para conhecer a cultura local.

VIAJAR SOZINHA

Eu inicialmente ia fazer o roteiro sozinha, comprei as passagens e me preparei. Só que foram aparecendo pessoas, tanto aqui no mochileiros, quanto durante a viagem. A verdade é que vc só fará a viagem sozinha se quiser, em tds os locais havia mts mochileiros, mts brasileiros e mt gente fazendo o mesmo que vc.

Não deixe de ir por receio de ir sozinha ou algo do tipo. Vá!!!!

Enfim.. a viagem é incrível, vc vai passar por paisagens únicas, conhecer pessoas do mundo inteiro, culturas totalmente diferentes, se divertir, se estressar e no final td vai ter valido mt a pena e vc vai ter uma experiência incrível. ::love::::love::

Editado por Visitante

• Respostas 90
  • Visualizações 21.7k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

Featured Replies

Postado
  • Colaboradores

Marcela, fiz uma rota quase identica a sua !

to com preguica de fazer o relato completo, kkk apesar de ter mta coisa anotada....

interessante que cada um tem uma percepcao dos locais, eu curti muito andar 3 horas no meio da selva pra chegar em Aguas calientes !

cansa um pouco, mas o visual compensa !

nao fui pra Arequipa, fica pra proxima, mas esse tour do canion é osso hein ? pô, to aqui morrendo de pena das pobres mulas... :(

Postado
  • Autor
  • Membros
Marcela, fiz uma rota quase identica a sua !

to com preguica de fazer o relato completo, kkk apesar de ter mta coisa anotada....

interessante que cada um tem uma percepcao dos locais, eu curti muito andar 3 horas no meio da selva pra chegar em Aguas calientes !

cansa um pouco, mas o visual compensa !

nao fui pra Arequipa, fica pra proxima, mas esse tour do canion é osso hein ? pô, to aqui morrendo de pena das pobres mulas... :(

tb amei a trilha até aguas calientes, achei super agradavel, fui curtindo a paisagem e tal. a volta que fiz com pressa pq tinha o horário da van, aí foi menos agradavel.. rs

eu tb tive mt pena das mulas, de verdade, de dar vontade de chorar. é que realmente eu nao tinha a menor possibilidade de subir a montanha mesmo rs

e vê se escreve o relato. anima aí!

Postado
  • Membros

Marcela, tudo bem?

Voce falou que teve que sair de MP 11:30 para poder chegar a tempo em Santa Maria. O tempo em MP foi suficiente?

Daqui a 9 dias to partindo pro meu mochilão e to na dúvida ainda de que forma vou pra MP, trem, hidrelétrica ou salkantay hahaha ta difícil decidir

Postado
  • Autor
  • Membros
Marcela, tudo bem?

Voce falou que teve que sair de MP 11:30 para poder chegar a tempo em Santa Maria. O tempo em MP foi suficiente?

Daqui a 9 dias to partindo pro meu mochilão e to na dúvida ainda de que forma vou pra MP, trem, hidrelétrica ou salkantay hahaha ta difícil decidir

Matheus,

deu tempo de aproveitar bastante pq cheguei às 6h da manhã no parque, a visita guiada foi até umas 08:30. tive 03 horas para passear.

claro que MP é um lugar incrível e que dá pra ficar o dia inteiro por lá, mas o tempo foi suficiente sim.

agora, quem vai subir WP ou Montanha, acho bom pernoitar mais 01 dia em Aguas Calientes, que aí pode ficar no parque até fechar. :D

Postado
  • Membros

Parabéns Marcela pelo excelente e detalhado relato!

Cada vez que leio relatos como o seu, do "mais famoso mochilão", aumenta minha vontade de faze-lo, porém como minhas férias são sempre em janeiro e leio muitas resenhas negativas sobre este período, acabo nunca fazendo essa trip.

Postado
  • Membros

Lindas as fotos Marcela.

Vc acha que é seguro sair um pouco mais tarde MP, tipo umas 13, 14 h e conseguir transporte na Hidroelétrica?, Pretendo fazer por conta

::otemo::

Postado
  • Autor
  • Membros

Julinho,

janeiro é período de chuva no salar, algumas partes ficam inacessíveis, mas as imagens que aparecem na internet sao lindas, com o espelho d'agua e tal.. eu acho que deve valer a pena tb, hein rs

gstabelin,

nos horários em que estive em Santa Maria tinha bastante van fazendo o trecho "independente", só que nao posso te garantir que elas fazer esse trecho durante o dia inteiro, mas acredito que sim. só que para garantir, vale a pena perguntar a galera em Cusco :wink:

Postado
  • Autor
  • Membros

Esse foi um dia tranquilo. Fiquei passeando por Cusco, que é uma cidade linda. E aproveitei para fazer compras.

Me arrependi por não ter comprado td no Peru :( fiquei na expectativa de achar coisas mais baratas na Bolívia, mas achei coisas mais bonitas no Peru, além deles serem mais abertos a negociação.

O local onde achei os melhores preços foi no mercado San Jorge.

Comprei passagem para Puno, às 22:30, 35 soles, semi cama.

O taxi do WR pra rodoviária ficou em 15 soles.

598dcb5a0ac80_mochilao2015949.jpg.71501780be4fbc440a3c3879db3a7eb3.jpg

598dcb5a0fd12_mochilao2015942.jpg.d2b1cdd421a10e2810f1fe1bdca6a6b6.jpg

598dcb5a199da_mochilao2015964.jpg.0aca5499096a0332e8bc4ef1bbe55c15.jpg

598dcb5a1fd78_mochilao2015961.jpg.82317e92606aa6a12833ac583d1168c4.jpg

598dcb5a262b1_mochilao2015973.jpg.6799163b12b80b983c2ebea3f1a9f41a.jpg

598dcb5a31e3a_mochilao2015976.jpg.914453a00055715c57fad107e88430ab.jpg

598dcb5a385e4_mochilao2015985.jpg.2c3ebecef95b7d95e21bce3353608026.jpg

598dcb5b0debc_mochilao2015988.jpg.201bcaa50878d7b649c6e309bcc897e3.jpg

Postado
  • Membros

Muito legal seu relato!!!

Me dá uma ajuda? Vou em agosto para fazer basicamente o mesmo roteiro, minha dúvida é: Chego em Santa Cruz às 13:10, tem voo para Sucre pela Boliviana às 14:10, será que dá tempo? Contando que é o mesmo aeroporto, eu acredito que sim, assim eu economizaria uma estadia, como você queria fazer (kkkk)... Meu medo são os trâmites de entrada, revista, etc.

O que você acha? Não temos nenhum interesse em ficar em Santa Cruz...

Postado
  • Autor
  • Membros
Muito legal seu relato!!!

Me dá uma ajuda? Vou em agosto para fazer basicamente o mesmo roteiro, minha dúvida é: Chego em Santa Cruz às 13:10, tem voo para Sucre pela Boliviana às 14:10, será que dá tempo? Contando que é o mesmo aeroporto, eu acredito que sim, assim eu economizaria uma estadia, como você queria fazer (kkkk)... Meu medo são os trâmites de entrada, revista, etc.

O que você acha? Não temos nenhum interesse em ficar em Santa Cruz...

Vinicius,

eu tb tinha pensado nesse voo, só que nao tem como dar certo.

O primeiro motivo é que vc terá que despachar a bagagem, cargueiro nao passa como bagagem de mao, e vc nao chegaria a tempo de despachar.

O outro motivo é que é bem provével que o avião saia e vc ainda esteja na fila esperando sua vez de apertar o botaozinho pra entrada na Bolivia :lol:

Eu achei um voo às 16:30 pela Amaszonas, que acabou sendo cancelado em cima da hora, mas, quando eles nao cancelam, acho que essa é a melhor opçao.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.