Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Trilhas em Florianópolis - Perguntas e Respostas

Postado
  • Membros

Olá pessoal!!

Para quem curte um contato mais próximo com a natureza é importante saber que Florianópolis oferece uma grande variedade de trilhas, quase sempre rodeadas de belas paisagens....

Estou criando este tópico para o pessoal poder trocar experiências sobre as trilhas da Ilha da Magia.... Vou colocar aqui a minha contribuição para deixar a galera com água na boca!!!

Fonte: Prefeitura municipal (http://www.pmf.sc.gov.br)

A Ilha de Santa Catarina tem uma grande diversidade de caminhos e trilhas, dos quais 31 foram mapeados, apresentando as mais diversas características: de curto a longo percurso; de caminhada simples em terrenos planos à caminhada radical com exposição à altura e uso de apoio; de orientação fácil, acessíveis aos menos experientes, aos de difícil orientação que exigem experiência e conhecimento prévio da área; alguns requerem um preparo físico normal, já outros exigem um preparo físico apurado. Isto deve-se ao fato de existirem caminhos e trilhas que reúnem, ao longo de seus percursos, ecossistemas e paisagens diversificadas, com morros, costões, planícies costeiras arenosas, dunas, restingas, manguezais, baías, enseadas, lagoas, córregos e mata típica da Floresta Atlântica, às vezes compondo áreas de preservação que abrigam inúmeras espécies vegetais e animais.

Muitos percursos cruzam ou estão localizados em diferentes áreas de preservação, como parques e reservas ecológicas; todos os caminhos e trilhas do sul da Ilha têm essa característica.

Aproximadamente dois terços dos caminhos e trilhas envolvem trechos de caminhada semi-pesada, pesada, difícil e radical, geralmente em aclives acentuados que exigem esforço. O tipo de terreno mais característico é o de terra batida, inclusive argilosa, em que afloram seixos da base granítica que forma os morros.

Alguns caminhos e trilhas têm uso regular, servindo de acesso a praias, mantidas para passeios em áreas de preservação e como acesso a algumas comunidades isoladas, como as da Costa da Lagoa, dos Naufragados e do Saquinho.

Parte dos caminhos e trilhas sofre um processo de desaparecimento e esquecimento. Naqueles em que o uso se tornou pouco frequente, mesmo que tenha sido importante na história do passado da Ilha, é comum a construção de cercas, muros e construções em propriedades que impedem a passagem e camuflam os pontos de acesso, aos poucos tomados pela regeneração da vegetação ou perdidos pelo desmatamento.

Nem todos os caminhos e trilhas são acessíveis para a maioria das pessoas - muitos oferecem dificuldades físicas e alguns encontram-se interrompidos por cercas, podendo ocorrer o impedimento da passagem por parte dos “proprietários”. Em alguns percursos podem aparecer cães ameaçadores.

No link abaixo há a relação das trilhas catalogadas pela prefeitura. Cliacando sobre cada trilha encontrará um descritivo:

http://www.pmf.sc.gov.br/guia/novo/trilhas/_html/refrap.html

Tem também o http://www.guiafloripa.com.br/trilhas/index.html com 14 trilhas e seus respectivos mapas

Editado por Visitante

• Respostas 122
  • Visualizações 78.6k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Most Popular Posts

• Guerreiro da Luz
    Guerreiro da Luz

Cara acho que sou louco mesmo kkkk. há uns anos atrás em 2004 se não me engano eu convidei meu pai para irmos passar uns dias na praia da Armação do Pantano e Ficamos na Pousada Santa Ana se não me en

Featured Replies

Postado
  • Membros
Alguém pra fazer as trilhas do sul da ilha no feriado de Corpus Christi?? Chego dia 02/06, fiko na armação...

Oi Luli !

Dê uma olhada em:

http://www.trilhasfloripa.com.br

http://www.fazendotrilhas.com.br (site do Joel, participante do Mochileiros).

Esse pessoal organiza trilhas periodicamente.

Abraço

• 1 mês depois...
  • 1 mês depois...
Postado
  • Membros

Parabéns Glauber e Luciano!

Ótimos relatos, excelentes roteiros!

Faz tempo que não vou para a lindíssima Floripa. E quando ia era para mergulhar. Tenho que usufruir também do lado "montanha" da ilha.

Gostaria de fazer trekking com camping selvagem. Pelo que li isto é possível. Isto se eu conseguir levantar da cadeira de algum bar de ostras no Sul da Ilha (uma vez comi 3 dúzias!!)

Este tópico será de consulta obrigatória quando for.

Abs, peter

Postado
  • Membros

Olá pessoal, tudo jóia ????

Estou indo no dia 30 de Agosto para Florianópolis sozinho e fico até dia 10 de Setembro. Procuro companhia para fazer trilhas, sair, curtir as praias, ou sei lá, aproveitar o lugar...

Quem estiver por lá, ou vá passar o feriado de 7 de Setembro, dá um toque pra gente combinar alguma coisa...

Meu e-mail e MSN: montagnana_antunes@hotmail.com

saudações,

Felipe Montagnana Antunes

Postado
  • Autor
  • Membros

Salve Montantu!

Estamos na área e se derrubar é penalti!

Domingo passado fizemos uma trilha maravilhosa com a galera do www.trilhasfloripa.org

Foram 14 Km, passando pela praia de Naufragados e terminando na praia da solidão com direito ao show de 2 baleias exibicionistas que descansavam por ali e até sairam no estudio SC depois do fantástico!

A trilha começou em 60 pessoas. 20 ficaram em Naufragados e 40 seguiram até a solidão... muito boa! Em breve ponho as fotos!

Outra turma que sempre tá fazendo trilha é a do www.loucosportrilha.com.br

O Joel também tá sempre dando uns toques no site dele www.fazendotrilhas.com.br

No mais vamos trocando idéia por aqui. Avise o que vai aprontar nos finais de semana pra gente ver se combina!

Seja bem vindo!

• 2 meses depois...
Postado
  • Membros

Pessoal

Esta semana tive oportunidade de fazer novamente a trilha da Lagoinha do Leste via praia do Pântano do Sul. Estou colocando algumas fotos pra quem não conhece ainda. Algumas informações adicionais:

Nível: médio (em função da subida e descida). A trilha é bem aberta.

Duração: média de 2 horas ida + 2 horas volta

Início: ir até a praia do Pântano do Sul. Defronte um condomínio residencial há uma rua calçada. Subir a rua até as indicações da trilha.

Abraços !

20101112214851.JPG

Acesso a trilha

20101112215111.JPG

Indicação do início da trilha

20101112215306.JPG

Vista da praia do Pântano do Sul

20101112215800.JPG

Vista da Lagoinha do Leste

• 1 mês depois...
Postado
  • Membros

20110111162825.JPG

Vamos aproveitar o bom tempo neste verão! Uma trilha simples, fácil, curta, com visuais panorâmicos deslumbrantes e o melhor de tudo, termina à beira da Lagoa, pertinho da maior cachoeira da ilha e rodeada de vários restaurantes para degustar um delicioso peixe ou camarão, nos restaurantes locais. :wink:

Trilha de Ratones à Costa da Lagoa

Local: no coração da Ilha, Florianopolis, SC

Data: Sábado 15/01/2011

Nível: fácil a médio. Trilha com subida e descida acentuada.

Início da trilha: 10:00 - Canto do Moreira (Ratones)

Fim da trilha: 15:00 - Costa da Lagoa (Regiao da Cachoeira)

Fim do passeio: 17:00 - Centrinho da Lagoa (Volta de barquinho, passagem 3,20)

Custo: Gratuito mas você pode contribuir com 1kg alimento não-perecível para doação a entidade(s) filantrópica(s).

No. Participantes: sem limite de vagas.

INFORMAÇÕES DETALHADAS EM:

http://www.fazendotrilhas.com.br/2011/01/convite-trilha-ratones-costa-da-lagoa.html

20110111162919.JPG

Postado
  • Membros

Luciano:

É possível acampar na praia da Lagoinha do Leste? E claro, levando o lixo de volta e sem fogueira. Pergunto isto porque na placa fotografada por vc não há esta proibição.

Estive lá, num bate-volta, há 10 anos atrás. É um lugar muito bonito!

Abs, peter

Postado
  • Membros
Luciano:

É possível acampar na praia da Lagoinha do Leste? E claro, levando o lixo de volta e sem fogueira. Pergunto isto porque na placa fotografada por vc não há esta proibição.

Estive lá, num bate-volta, há 10 anos atrás. É um lugar muito bonito!

Abs, peter

Oi Peter !

Pelo que sei é possível sim. Aliás, acho que bastante gente faz isso. Certamente um belo lugar pra fazer um luau. E como você falou: consciência é o mínimo que se espera de qualquer um que frequente o local.

Abraços !

Editando o post: se você observar melhor na placa (coisa que só fiz agora rsrsrs) está escrito: "tempo máximo de acampamento 7 dias".

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.