Ir para conteúdo

Trilhas em Florianópolis - Perguntas e Respostas


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Salve turma!!

 

Não satisfeito em não ter conseguido sair da praia da solidão e ir até naufragados, resolvi no final de semana seguinte fazer a trilha que vai do ribeirão da ilha até naufragados para dar uma sondada em como seria a trilha partindo pelo outro lado.

 

Saí meio tarde e já sabendo que não seria este o dia para chegar na Solidão partindo de Naufragados. Queria mesmo só fazer uma trilha light como a de naufragados e ver como era o costão partindo de lá...

 

otf_pic.php?pic_cat=users_pics&pic_id=user_60085_mapa_naufragados.jpg

 

Veja o que diz no site da prefeitura sobre essa trilha:

 

Fonte: http://www.pmf.sc.gov.br/turismo/lazer_cultura/trilhas/_html/naufragados.html

 

Trilha dos Naufragados

 

A trilha, que parte da Caieira da Barra do Sul, entra na área do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro que abrange o extremo sul da Ilha de Santa Catarina, percorrendo áreas de Floresta Atlântica original e em estágio de regeneração. A trilha é utilizada por moradores da Praia dos Naufragados e é uma das mais visitadas por adeptos de caminhadas. No trecho central encontram-se ruínas de antigos casarões e engenho. No passado, a trilha percorria áreas de plantações de mandioca, feijão e milho.

 

Atrações da paisagem: vista panorâmica, córregos, praia, áreas de preservação.

 

Extensão em metros: 2.621

 

Fontes de água: 6 córregos.

 

Graduação para bicicletas: técnica - com trechos acidentados.

 

Grau de dificuldade: semi pesada - caminhada em desníveis curtos e pouco acentuados.

 

Linha de ônibus: Caieira da Barra do Sul; a trilha inicia no ponto final da linha onde termina a Rodovia Baldicero Filomeno (SC-401).

 

Orientação: fácil - acessível aos menos experientes; nenhum ou baixo risco de se perder.

 

Preparo físico: normal.

 

Tempo de percurso: 40 minutos.

 

Tipo de terreno: nos trechos próximos à Caieira e na parte central, a trilha é bem marcada, de terra batida, argilosa e com seixos, apresentando significativa erosão em alguns pontos de maior declividade. No trecho próximo à Praia dos Naufragados, o caminho é arenoso.

 

Agora veja o que diz no Guia Floripa:

 

Fonte: http://www.guiafloripa.com.br/trilhas/14_naufragados/naufragados.html

 

Tempo 50min.

Início Ponto final da linha Caieira da Barra do Sul

Final Praia dos Naufragados

Principal dificuldade Sem dificuldades

Como chegar Seguir pela trilha que começa no ponto final da linha Caieira da Barra do Sul

Ônibus Caieira da Barra do Sul

 

250 Náufragos e 77 sobreviventes

 

Naufragados tem uma aura de mistério devido aos acontecimentos históricos registrados na região. O principal e mais conhecido, que acabou dando nome à região, foi o naufrágio de duas embarcações de médio porte usadas pelos portugueses, bem em frente à praia, em 1753. Seguindo determinações da Corte Portuguesa, cerca de 250 colonos açorianos viajavam para o Rio Grande do Sul quando ocorreu o acidente, no local hoje chamado de Ponta dos Naufragados. Só 77 colonos escaparam, dos quais parte ficou na Ilha e outros seguiram para Laguna e Rio Grande do Sul.

 

O caminho até Naufragados é bem marcado, bastante utilizado pelo menos desde a inauguração do farol, no costão direito da praia, em l861. A partir desta época, famílias migraram para a região, um engenho foi construído e abriu-se os primeiros roçados na mata. Empreendimentos coloniais que prosperaram obrigaram a importação de escravos. Deste período restaram algumas ruínas que ainda podem ser observadas à margem da trilha. Também podem ser percebidas algumas melhorias no traçado do caminho, degraus e valos de drenagem. Nas construções era utilizado o óleo de baleia misturado a pedras e conchas para erguer as paredes.

 

A Praia do Extremo Sul:

 

A trilha até a Praia dos Naufragados reúne grande parte dos atrativos procurados pelos adeptos ao ecoturismo. Mata Atlântica exuberante, percurso sem grandes dificuldades, monumentos históricos e uma história marcada por tiros de canhão e naufrágios. A 40 quilômetros do centro de Florianópolis, no extremo Sul da Ilha de Santa Catarina, os três quilômetros de trilha são percorridos principalmente nos meses de verão. São cerca de 50 minutos de caminhada percorrendo os dois morros que separam a Caieira da Barra do Sul, última comunidade da Baía Sul, e a Praia dos Naufragados

 

Com cerca de 20 minutos de caminhada, o caminho passa por um verdadeiro túnel na vegetação nativa. Um pouco mais adiante pode-se parar em um dos riachos para se refrescar e tomar água. Nessa trilha é praticamente impossível algum visitante conseguir se perder. Por ser um caminho bem marcado, basta seguir a trilha principal. Contudo, dois caminhos partem da trilha principal, podendo causar dúvida. O primeiro parte de um ponto no alto da primeira montanha e leva diretamente ao Farol, localizado no costão direito da praia.

 

Outra trilha, menos conhecida, tem seu início já próximo à Praia dos Naufragados e segue à esquerda do caminho principal, levando à Ponta do Pasto, na direção da Praia do Saquinho. Na praia, que já foi deserta e encontra-se em área de preservação do Parque Estadual do Tabuleiro, encontram-se hoje várias casas de madeira, formando uma pequena comunidade, onde funcionam quatro restaurantes. Ali são servidas refeições à base de frutos do mar que não custam mais que R$ 10,00 por pessoa. Mais ao Sul, na Ponta dos Naufragados, está a Ilha de Araçatuba, onde foi erguido o Forte de Nossa Senhora da Conceição, em 1742.

 

Enfim, vou por agora o meu relato....

 

Fazia muito tempo que eu não ia até o fim do Ribeirão da ilha. Me espantei de ver como cresceu esta região, mas felizmente sem perder os ares de um lugar pacato, habitado por pessoas pacatas e com a tradição açoriana bem preservada:

 

3939608116_3e02708edc.jpg

 

Vamos torcer para que o prefeito não passe por aqui com o seu tapete preto hehe

 

Pelo percurso até o final da estrada do ribeirão da ilha você poderá apreciar belas paisagens, entre elas o mar calmo, as regiões de cultivo de ostras e mariscos, as prias do continente lá do outro lado, etc...

 

3938808361_c97d0d5251.jpg

 

3939592208_530492cc53.jpg

 

Há inumeros restaurantes pelo caminho também, a grande maioria ao estilo açoriano e especializado em advinha o que? Ostra e marisco!

 

Em um deles vi uma placa anunciando uma "sequencia de ostras". Vou voltar pra provar com toda certeza!!!

 

No final da estrada há 2 estacionamentos e entre eles parte a trilha para naufragados:

 

3938778177_f3178fcaf4.jpg

 

A trilha é bem gostosa, bem demarcada e arborizada, tão arborizada que alguem poderia chegar a dizer que a trilha "peca" por a vegetação não permitir vista para o mar ao longo do trajeto.... mas as sombras das arvores e a preservação do parque do tabuleiro compensam a falta da vista!!

 

3938846409_2372cac14a.jpg

 

Considero uma trilha de dificuldade leve, talvez média para alguns por conta de algumas subidinhas.

 

Alguns córregos no caminho e uma pequena cachoeira cujo banho foi inevitável....

 

3938554537_3463d83af4.jpg

 

3939364440_1a9d7da5d4.jpg

 

Chegando lá encontrará uma praia aconchegante que valeu uma foto panoramica:

 

3938856943_261274fff9_b.jpg

 

Ao fundo é linda a vista para a Ilha de araçatuba e o forte nela construido....

 

3938707503_3cf43ceea9.jpg

 

3939398508_70270c1eb6.jpg

 

Segui para a esquerda em direção ao costão.

 

Antes de começar o costão havia uma placa grande toda retorcida e com os dizeres um tanto apagados e fui averiguar. Era uma placa da prefeitura com uma série de recomendações para os que resolverem seguir caminhando pelo costão. Parece realmente requerer uma boa dose de aptidão e prudencia, sempre em duas pessoas ao menos. Celulares com baterias carregadas e de operadoras diferentes, calçados adequados, entre outros eram as recomendações da placa.

 

Consegui caminhar sem dificuldades por ele durante uns 10 minutos até que cheguei em uma pedra a partir da qual a trilha se fechava e então voltei.....

 

A saga ainda não se concluiu hehe, em breve voltarei para tentar atravessar todo o trecho entre naufragados e a solidão.....e será pelo costão!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Cara acho que sou louco mesmo kkkk. há uns anos atrás em 2004 se não me engano eu convidei meu pai para irmos passar uns dias na praia da Armação do Pantano e Ficamos na Pousada Santa Ana se não me engano ela é ou era do dono do mercado Sagáz, e num belo Sábado de manhã convidei meu pai a ir comigo ao Pantano do Sul a pé pela rodovia. Chegamos no Pantano depois de uns 40 minutos de caminhada e resolvi chamar o velho para ir na Lagoinha do Leste, meu pai tinha uns 46 anos e topou compramos água, bananas e maças e iniciamos, moleza umas subidas fortes uma boa trilha uns decidões animal e subidas d novo 1 hora depois se não me engano chegamos na tal da lagoinha. Fomos ver a praia, visitamos a casa de garrafões e outra bem massa que tem no local e uma linda lagoa natural; meu pai estava um pouco cans

ado e eu querendo cortar caminho disse: Pai, aqui no final da praia tem uma trilha que da lá na Armação e no Matadeiro acho que é mais perto vamos? Cara que lindo e que massa eu e meu velho ele de sapato eu de Tênis qualquer carregando umas bananas e umas maças andando naqueles paredões costeando o oceano demoro umas 2 horas ou mais. Realmente, era mais longe acho a volta pelo matadeiro.

Não sei como meu velho conseguiu, uma vez que ja haviamos ido ao pantano a pé, entrado pela trilha e voltado pela outra.

Hoje li sobre a trilha e estou rindo aqui da jornada que fiz meu velho passa kkkkkk.

 

 

Trilha do Matadeiro à Lagoinha do Leste

 

 

 

A trilha percorre pastos entre a Ponta da Lagoinha e a Ponta do Facão, no costão norte da Praia da Lagoinha do Leste, áreas de capoeirinha e capoeira nos vales dos córregos que nascem no Morro do Matadeiro, nos trechos próximos à Ponta do Quebra Remo. À partir do trecho inicial, na Praia do Matadeiro, junto à Ponta do Quebra Remo, a trilha percorre áreas de preservação permanente do Parque Municipal da Lagoinha do Leste.

 

Os caminhantes devem utilizar calçados com sola de borracha aderente para diminuir o risco de queda nos trechos sobre as rochas nas pontas de costões e no trecho coberto por seixos próximo ao Matadeiro.

 

# Atrações da paisagem: vista panorâmica, costões de praia, áreas de preservação e riachos.

# Extensão em metros: 4.304

# Fontes de água: 10 riachos.

# Graduação para bicicletas: poucos trechos para montar; emvolve muitas carregações; alto risco de queda.

# Grau de dificuldade: difícil - caminhada com desníveis acentuados; exposição à altura; longo percurso exige esforço.

# Linha de ônibus: Pântano do Sul, Armação, Costa de Cima, Costa de Dentro, na parada final na Praia da Armação, de onde caminha-se até a Praia do Matadeiro.

# Orientação: fácil – acessível aos menos experientes; nenhum risco de se perder.

# Preparo físico: apurado.

# Tempo de percurso: 2 horas.

# Tipo de terreno: a trilha é pavimentada com cimento no trecho inicial no Matadeiro, onde há várias casas. Próximo ao Matadeiro e no trecho central, é argilosa e com seixos, já no trecho próximo à Lagoinha é coberta por vegetação rasteira.

 

 

::lol4::

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Nossa quantas informações!!! Bem legal esse tópico!!

Como disse no outro tópico sou de Brasília, me formei em Turismo ( vim para o lugar certo), e estou fazendo pós em Direti e gestão Ambiental, a galera da turma é bem animada já estamos vendo a possibilidades de fazer tilhas, e opnaram essas:

1. Morro dos Ingleses

É legal por que além da trilha passar por locais de mata em regeneração avançada, a vista do topo do morro é maravilhosa, dá pra ver os ingleses, santinho, arvoredo, rio vermelho e moçambique. Mais ou menos uma hora de caminhada pra subir. Vale a pena!

 

2. Morro das Aranhas (Infelizmente, hehehehe entrando pelo Costão do Santinho)

Tirando o início da trilha , é bem linda também pela vista, a mesma do Morro dos Ingleses, mas com a diferença que na subida passa por vegetação de restinga e depois floresta de encosta. 40 min de subida.

 

3. Trilha Santinho- Moçambique

A vantagem desta é que não tem que subir morro, mas também não tem a vista superior que nem as trilhas dos morros. Porém, a vista quando se chega no moçambique é linda demais!! É interessante pra se ter idéia do que é a vegetação de restinga, tem locais onde ela alcança 3, 4 metros de altura, e tem diversos cursos d'água, bem lindo! 50 min de trilha quase reta, só com umas duas dunas fixas (não de areia mole) pra subir.

 

4. Ratones- Costa da Lagoa

Da última vez que tive nessa trilha vi até macaquinhos! A vista do topo do morro é de tirar o fôlego (Lagoa, Rio vermelho, Barra, moçambique, Mole...), só não dá pra ver a desorganização urbana como dá nos morros dos ingleses e santinho! O legal é passar o morro e almoçar na costa, o problema é voltar o morro depois de comer um camarãozinho, tomar uma capirinha hihihihih.... 1 hora pra chegar até a costa ( a trilha não é longa, mas tem a subida e a descida tanto na ida quanto na volta)

 

Parace bem legalll!!!!!

Fiz a trilha do Cantos do Araças que o Glauber postou em 1°, é lindooo a vista a caminhada tranquila, a quebra linda, e a agua geladaaaaaaa, estava até com saudades dessas aguás geladas!! segue umas fotinhas de lá!!!!!!

20091013140848.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Fiquei devendo umas fotos e um relato da trilha da Lagoinha do Leste via praia do Matadeiro então lá vai ...

 

Como chegar: ir em direção a praia da Armação no sul da ilha. Existem várias linhas de ônibus para lá que partem dos diversos terminais da cidade. Chegando no centrinho seguir a direita onde há um pontilhão pra atravessar o rio (?!) que corta as praias da Armação e Matadeiro. Chegando na praia do Matadeiro seguir até o seu final onde inicia a trilha propriamente dita.

Nível de dificuldade: fácil. Basicamente vai se costeando o mar em uma trilha bem demarcada e relativamente plana.

Tempo de caminhada: cerca 2 horas ida + 2 horas volta

Informações adicionais: levar bastante água. Pelo menos quando fui não vi nenhum curso d' água exceto já na Lagoinha do Leste.

 

Alguem corrija se estiver errado. Fiz a trilha em julho de 2007. A memória já não é tão boa assim :lol:

 

Abraço a todos

 

Seguem fotos:

 

 

20091013180240.JPG

 

Esse é um trechinho antes de chegar na praia do Matadeiro.

No fundo da foto vemos a praia da Armação. A trilha é fácil tanto é que fui de tênis all-star ::lol4::

 

 

20091013180633.JPG

 

20091013180717.JPG

 

20091013180805.JPG

 

20091013180849.JPG

 

20091013181042.JPG

 

20091013180933.JPG

 

Essa é a vista na chegada à praia da Lagoinha do Leste. Ao fundo vemos o morro do Açucar (se não me engano é esse o nome).

 

20091013181141.JPG

 

Essa é a vista da praia a partir do morro do Açucar (?!).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Oi Talita!

 

Seja bem vinda! Ótimas opções hein! Só não esquece de me chamar quando for! Você mora em qual bairro?

 

Luciano,

 

Valeu pela contribuição! Ótimas fotos! Essa ultima mesmo, sem comentários, mostra exatamente porque a lagoinha do leste é considerada a mais bela praia da ilha! Te valeu uns pontinhos na reputação hehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Oi talita!

 

Também estou nos arredores da ufsc...

 

Seguinte, pra por o avatar entre em editar perfil e dentro de cada uma das abas verifique as opções que aparecem na coluna da esquerda. Qualquer coisa pesquise a palavra "avatar" no fórum de dúvidas sobre o funcionamento que encontrará algo mais detalhado...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...