Ir para conteúdo

Trilhas em Florianópolis - Perguntas e Respostas


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

fiz várias vezes a trilha da barra pra galheta em temporadas e fora, mas lá pelos idos de 2008 ou até antes.... não vejo complicação alguma e escrevo mais para sugerir que chegando à crista do morro tem como seguir pela vertente à esquerda até umas pedras onde tem um visual melhor e pesquisadores indicam que estas pedras eram utilizadas pelos povos sambaquieros como marcadores das épocas do ano. agora, "lotação" pode ocorrer sim na trilha do pântano para a lagoinha do leste

boas viagens !!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

p/ alguns lugares é até melhor fazer trilha na alta temporada.

eu nao curto lugares cheios, mas deserto d tudo tb nao é legal...

 

o Getulio já deu os conselhos básicos. Na praia é mto comum ver o pessoal fazendo trilha de chinelo ou até descalço, mas isso é só p/ andar na areia da praia. Trilha tem pedras, raízes d arvores, etc.

 

trilha legalzinha é Canto dos Araçás-Costa da Lagoa, vai pela trilha, almoça e volta d barco, rende 1 belo passeio.

 

eu gosto das trilhas c/ mirantes, onde dá aquele visual da praia lá do alto, mas aí exige um certo esforço, pois p/ alcançar o mirante tem q subir, né?!

 

tem um resumo d trilhas no meu relato, post

21-dias-em-sc-parte-1-floripa-t73814-15.html#p760293

 

no relato, tem mais infos

21-dias-em-sc-parte-1-floripa-t73814-15.html#p760301

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Obrigado pela resposta.

Talvez uma super lotação nas trilhas, alta procura no fim de ano.

E como minha namorada é novata no assunto, não esta acostumada com trilhas, queria saber se a trilha da barra da lagoa para a praia da galheta é muito complicada ou você aconselha a caminhada?

 

Forte Abraço!

 

Olá Felipe,

 

 

Não vejo problema de "lotação" em Floripa, mesmo na temporada. Pode, e geralmente ocorre, uma maior procura, mas nada absurdo.

A trilha entre a Barra da Lagoa e a Praia da Galheta/Mole é bem tranquila e intuitiva, nível fácil (minha avaliação - subjetiva, portanto), sem dificuldades de navegação/orientação. Quando fiz da última vez estava bem demarcada, com apenas dois trechos mais "fechados" pelo mato, mas nada de assustador. Creio que atualmente deve estar até mais aberta e batida.

 

Exige, principalmente no verão, certo preparo físico pois há alguns trechos de escalaminhada sobre pedras, que exigem um pouco de fôlego sob o calor. Existe água na trilha e nas praias, então não é o caso de levar grande quantidade na mochila, 1L para cada creio ser suficiente. Chapéu/boné e tênis/bota de caminhada são imprescindíveis. Nunca recomendo fazer qualquer trilha, seja onde for, descalço ou de chinelos. Pepete ainda é aceitável, desde que seja um modelo apropriado, com proteção de calcanhar e biqueira, que fique bem firme no pé.

 

O retorno pode ser feito pela própria trilha, retornando á Barra da Lagoa ou seguindo para a Praia Mole, de onde se pode pegar ônibus na rodovia próxima.

 

Se pesquisar na internet deverá encontrar informações como mapas e fotos que lhe darão uma idéia do que encontrará.

 

Se ainda não fez, recomendo também em Floripa a trilha para a Praia da Lagoinha de Leste, mais puxada sob o aspecto físico (maior distância) e com um pouco mais de dificuldade (a considero de nível intermediário). É a praia mais bonita, selvagem e misteriosa de Florianópolis... Faça a da Barra - Galheta e, se a patroa gostar, leve-a nesta outra caso o tempo de vocês lá permita. Não se arrependerão.

 

No mais, só aproveitar! Boa trip!

 

Abraço!

 

 

Muito legal as dicas e informações. Com certeza farei esta trilha.

E se a patroa gostar ainda farei a da lagoinha do leste. Uhuuuu!! Show de bola.

 

Obrigado gvogetta e os demais mochileiros que contribuíram com ótimas informações.

 

Forte Abraço e boas festas!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros de Honra

Galera,

 

Lagoinha do Leste: devo fazer essa trilha partindo do Pântano do Sul. Vou largar o carro ali pelo Bar do Arante e vou andando. Consta que a trilha parte da svd. Manoel Pedro Oliveira. Confere? Na rua é tranquilo de identificar efetivamente o começo da trilha? (pelo street view eu não identifiquei..)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Oi MCM,

 

eu fiz essa trilha. Sim, os relatos e guias q eu vi indicam essa rua. Eu nao sei se o nome é exata/te esse, eu nao conferi, mas nao é dificil. É bem perto do Bar do Arante.

Talvez exista algum caminho direto da praia, mas eu desconheço. Por essa rua é bem tranquilo. Qdo vc passar d carro, vai ver essa rua a tua esquerda, 1 ou 2 ruas antes de pegar a rua q vai dar na praia e no bar do Arante. Nao tem sinalização no inicio dessa rua, mas é só perguntar por ali q todo mundo sabe indicar. Eu fui d bus, entao pedi p/ o cobrador me deixar em frente da rua da trilha. Subindo essa rua, logo no começo tem sinalização do início da trilha. Depois ela é bem marcada e nao tem erro.

 

eu postei um relato d Floripa c/ info sobre a trilha, tá na msg

21-dias-em-sc-parte-1-floripa-t73814-15.html#p760301

fiz a trilha no dia 09/07/2012

 

qq duvida é só pergutnar!

 

boa viagem!

 

Galera,

Lagoinha do Leste: devo fazer essa trilha partindo do Pântano do Sul. Vou largar o carro ali pelo Bar do Arante e vou andando. Consta que a trilha parte da svd. Manoel Pedro Oliveira. Confere? Na rua é tranquilo de identificar efetivamente o começo da trilha? (pelo street view eu não identifiquei..)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

complementando, eu fiz a ida e volta pela mesma trilha, mas se for aconselhar alguem eu diria p/ tentar fazer a Trilha Praia do Matadeiro/Praia da Lagoinha do Leste/Pântano do Sul. Comece bem cedo p/ ter tempo d curtir. Depois vc volta d bus p/ pegar o carro ou vai e volta d bus.

 

em Lagoinha do Leste nao deixe d subir o morro da Coroa e fazer a foto clássica em cima da "prancha" d pedra. O visual lá d cima é d+

 

se quiser pode pegar dicas c/ o pessoal q faz trilhas em Floripa, eles sao mto legais e me deram varias dicas e infos:

http://www.fazendotrilhas.com.br/

http://www.loucosportrilhas.com.br/site.html

http://www.trilhasfloripa.org/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
Galera,

 

Lagoinha do Leste: devo fazer essa trilha partindo do Pântano do Sul. Vou largar o carro ali pelo Bar do Arante e vou andando. Consta que a trilha parte da svd. Manoel Pedro Oliveira. Confere? Na rua é tranquilo de identificar efetivamente o começo da trilha? (pelo street view eu não identifiquei..)

 

Salve!

 

É só perguntar ali perto, quase todo mundo ali conhece e podem te indicar. Se não souber, na primeira vez é difícil de achar o começo mesmo, depois do início é sossegado, bem marcado.

 

complementando, eu fiz a ida e volta pela mesma trilha, mas se for aconselhar alguem eu diria p/ tentar fazer a Trilha Praia do Matadeiro/Praia da Lagoinha do Leste/Pântano do Sul. Comece bem cedo p/ ter tempo d curtir. Depois vc volta d bus p/ pegar o carro ou vai e volta d bus.

 

em Lagoinha do Leste nao deixe d subir o morro da Coroa e fazer a foto clássica em cima da "prancha" d pedra. O visual lá d cima é d+

 

[...]

 

As dicas da Naomi são muito boas, em especial a subida do Morro, recomendo mesmo!

 

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Galera, valeu mesmo pelas informações. Infelizmente não vou (nem volto) pela Matadeiro -- minha parceira prefere menos tempo de trilha (1 hora X 3 horas?). :)

Vou na Naufragados tb, mas essa me parece ainda mais tranquila de acessar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
Galera, valeu mesmo pelas informações. Infelizmente não vou (nem volto) pela Matadeiro -- minha parceira prefere menos tempo de trilha (1 hora X 3 horas?). :)

Vou na Naufragados tb, mas essa me parece ainda mais tranquila de acessar.

 

 

Olá!

 

Naufragados é bem tranquilo. Menos de 1h geralmente (~3Km). Uma vez na praia, recomendo fortemente ir pro canto direito e subir pelo costão até o Farol de Naufragados e os canhões do antigo forte. De lá se tem belíssima vista para o continente, como o Morro do Cambirella, a Praia do Sonho (entre outras) e para as ruínas do forte de N. Sra. da Conceição, na ilha de Araçatuba e as outras ilhas ali próximas, como a dos Papagaios (Grande e Pequena). Na trilha principal, que sai do bairro Caieira da Barra do Sul (ponto final da estrada e do ônibus), há uma única bifurcação bem marcada à direita, que leva diretamente ao pontão onde estão os canhões e o farol.

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

eai mcm !?!

penso que não tem comparacação entre a trilha do matadeiro, que é belissima, e a do pantano que é monótona (se ñ for pelo morro da coroa, apenas irá subir, subir, subir e depois descer, descer, descer ou vice-versa hehehe)

para naufragados sugiro começar pela solidão, que tb tem uma cachoeirinha, passar pelo saquinho e seguir em diante, como demonstram aqui: http://andarilhodailha.blogspot.com.br/2008/07/trilha-da-solido-pra-naufragados.html e

http://blog.trilhasfloripa.org/2008/05/trilha-da-cachoeira-da-solido-saquinho_08.html

pra ñ ficar muito cansativo, poderia iniciar a trip pelo mataderio, dormir na lagoinha e terminar em naufragados

nota: semana passada soube que Arante faleceu. se passar por lá, mande nossos pesames

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...