Ir para conteúdo

Cânion do Espraiado (2014 e 2015)


Posts Recomendados

  • Membros

Fala pessoas!

Vou fazer um relato duplo aqui porém todo sobre o Cânion do Espraiado. Eu fiz o trekking com um grupo de amigos no inverno de 2014 e agora em 2015 fui apenas com a minha noiva.

É possível você simplesmente subir sem pegar autorização, você corre o risco de ser tocado embora como já aconteceu com alguns grupos. Infelizmente essa parte de trilhas na região não tem incentivo e a troca de informação entre guias é muito pobre.

Em todo o caso, eu conhecia o proprietário da área onde fica o Cânion do Espraiado e ele no ano de 2014 permitiu que eu e meus amigos ficássemos em uma cabana que ele tem próximo ao cânion. A cabana é muito humilde, porém com eletricidade e fogão a lenha, coisa assim você não carrega na mochila então lá estávamos em algo 5 estrelas.

Em 2014 quando subi com meus amigos o proprietário do local foi junto para mostrar o caminho já que de subida até lá eram 9km. Ele foi com um cavalo e quando avistava um grupo de búfalos ele ia e tocava eles para longe. Infelizmente esses animais não são tão simpáticos como as vacas e deve-se ter cuidado.

121651056.jpg

Búfalos simpatizantes

 

No início da trilha você pode existem paisagens bem bonitas como a Pedra da Águia. Essa formação ainda está na base da subida.

121650120.jpg

Ao fundo Pedra da Águia

 

A subida é um tanto exaustiva e demanda um preparo físico. Em 2014 o nosso grupo não era o mais atlético, porém com bastante esforço todos subiram. Vale lembrar que ao longo da caminhada existe uns 3 ou 4 pontos onde você pode coletar água, então não compensa levar muito para não ficar carregando peso desnecessário.

121650759.jpg

Parada para descanço

 

Agora em 2015 quando subiu eu e minha noiva apenas tivemos um contratempo em relação aos búfalos. A subida normal você consegue fazer em um pouco mais que 9km, porém tivemos que desviar de 3 grupos de búfalos que estavam com filhotes bem no meio da trilha, o que nos fez andar mais um km.

Durante a trilha é possível encontrar também grupos de cavalos que são criados soltos na região, bem como plantas e paisagens muito bonitas.

121650716.jpg

Cavalos soltos na área

 

121650280.jpg

Plantas de xaxim

 

121650254.jpg

Araucárias ao fundo da subida

 

121650142.jpg

Vista do Cânion ao chegar quase ao final da subida

 

Em 2014 ao chegarmos na cabana do nosso amigo fomos direto ao que interessava pois já estava escurecendo. Então começamos a largar as tralhas levadas, descansar um pouco, procurar lenha para o fogão e aproveitar a noite bebendo um pouco (sqn). Quando subi com a minha noiva nós estávamos na cabana ao meio-dia já, então descansamos um pouco e partimos para o cânion mesmo cansados.

Quando eu subi em 2014 a caminha que fizemos foi sentido leste-oeste.

Sem dúvida o visual deste lado é excelente.

A caminhada pelo lado esquerdo, ou seja, mais pelo sentido oeste do cânion é bastante interessante, você consegue um bom visual do cânion.

121650566.jpg

 

121650483.jpg

 

121650445.jpg

 

121650992.jpg

 

121651039.jpg

 

121650826.jpg

 

121651012.jpg

 

121650955.jpg

 

121653925.jpg

 

121653901.jpg

 

121653882.jpg

 

121653856.jpg

 

121653840.jpg

 

121653819.jpg

 

121653802.jpg

 

Agora em 2015 eu e a Katiani passamos pelo lado direito do cânion e, segundo um guia que encontramos quando estávamos voltando, este é o que apresenta o melhor visual. Na minha opinião é difícil você determinar qual lado tem o melhor visual, pois a cada trecho percorrido o cenário muda. Em todo o caso, este lado é possível se ver uma torre de pedra e uma cachoeira muito linda.

 

121653157.jpg

Torre

 

121650180.jpg

Cachoeira

 

121650162.jpg

 

121650203.jpg

 

Em fim, o local é excelente, compensa conhecer muito.

A propósito, no nosso trekking tivemos um colega de quatro patas o tempo todo com a gente. Chamamos ele de lobo. Um baita cachorro e muito companheiro.

121650308.jpg

Lobo

 

121650086.jpg

 

121651097.jpg

Safadão ;)

 

É isso aí. Caso alguém queira subir tenho certeza que irá se divertir muito.

Para mais fotos podem acessar o meu perfil no Panoramio: http://www.panoramio.com/user/8275646

 

Até mais!

Segue abaixo o link da subida que fiz no strava.

https://www.strava.com/activities/339107317

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • 1 mês depois...
  • Membros

Olá Haveroth!

 

Belíssimo relato! Fotos incríveis!!!

Fiz esse trekking em junho e bateu a maior saudade quando li seu texto!

Também tive o prazer de conhecer o Lobo! Esse é trilheiro!

Caso alguém precise de mais informações tenho dicas no meu blog: http://www.mochilamundoafora.com.br

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Membros
Ola, gostei muito do seu relato, e pretendo num futuro conhecer esse lugar, que pelas fotos é muito lindo, vc diz que conheceu o proprietário do lugar e ele autorizou a permanecia de vcs, gostaria de saber como entrar em contato com ele para quando eu realizar minha visita.

Grato.

Hugo

Olá Hugo. Que bom que gostou. O lugar é muito legal mesmo. Recomendo vc ir qdo tiver oportunidade. Entre em contato pelo facebook que mando os contatos.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Olá Haveroth!

 

Belíssimo relato! Fotos incríveis!!!

Fiz esse trekking em junho e bateu a maior saudade quando li seu texto!

Também tive o prazer de conhecer o Lobo! Esse é trilheiro!

Caso alguém precise de mais informações tenho dicas no meu blog: http://www.mochilamundoafora.com.br

 

Abraço!

Oi Jully, fico feliz q vc curtiu o relato. Vou acompanhar seu blog.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

Fala Zaney!!! legal ver seu comentário aqui.

O lobo é um figura mesmo. Avisa qdo vier para o sul de novo. vamos tentar uma trilha juntos dessa vez.

 

abraço

 

eae meo ! belo relato…. lembrei de varias passagens !!! obrigado por escrever ! Pena nao ter conhecido o Lobo trilheiro !

 

Abcs !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...