Ir para conteúdo

7 dias no Chile em Julho com fotos e dicas! (Santiago/Cajon del Maipo/El Colorado)


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Vamos lá pessoal! kkkkkk

Estava na correria essa semana....

 

 

Dia 5

 

Na sexta-feira fomos esquiar em El Colorado. A principio iríamos no sábado, mas como a temporada de neve nesse ano atrasou muito, nós demos a sorte de ir na semana em que as estações começariam a abrir e isso significou que as mesmas estariam abarrotadas de gente no sábado e domingo. Geralmente, as estações cobram mais caro para ir no fds. Então o melhor a se fazer é ir em algum dia da semana porque vai estar mais barato e menos cheio.

 

Na quinta-feira eu encontrei com meu primo para conversar como seria o esquema na sexta. Ele disse que o carro dele estaria cheio e que deveríamos pegar uma van para o centro de ski. Nós fomos na SkiTotal em Las Condes, porém a mesma já estava fechada. Demos sorte de um funcionário estar saindo da loja e o mesmo nos informou que até El Colorado seria 15.000 CLP ida e volta, com van a partir das 8:00 até às 9:30. Na sexta-feira acordamos, tomamos café e fomos para a estação do metro Tobalaba até a estação Escuela Militar (todas da mesma linha). Foi uns 10 minutos de metro, chegamos em Las Condes e fomos a pé até a loja da Ski Total. A caminhada foi de uns 4 minutos, é bem perto. Para quem for fazer isso, coloca no google maps que vocês verão como é perto. Chegamos lá era umas 9:00 e tinha várias vans. Demos o nosso nome e pegamos os 15.000 CLP por pessoa. O cara te fala o número da van, porém, a van só sai quando estiver cheia. E para nosso azar, nós fomos os primeiros a dar o nome para aquela van. Esperamos uns 40 minutos até que a mesma enchesse. Quando entregamos o papel para o motorista ele disse que nos pegaria em El Colorado às 16:50. A van saiu cheia e foi mais ou menos uma hora e meia até chegar em El Colorado. Algumas pessoas desceram em Farellones e outras em La Parva. Eu e minha namorada fomos os únicos a descer em El Colorado.

 

Chegamos na estação e a mesma estava lotada, muita gente andando, fila para pagar os tickets. O problema era que eu tinha que encontrar o meu primo lá. Ele falou para eu ir nos cafés da estação e pegar o wi-fi e mandar uma mensagem para ele. Mas só achamos um café lá com wi-fi e o mesmo não estava funcionando. Andamos mais um pouco e consegui encontrá-lo. Ele falou para eu ir para a fila de compra que estava grande, um amigo nosso já estava na fila e eu já fui comprar com ele.

 

 

 

 

 

 

Na sexta-feira estava disponível um combo por 52.000 CLP que incluía o ski ou o snow, as botas, o ticket para acesso nas pistas e uma hora de aula coletiva. Essa aula coletiva exige um número mínimo de pessoas. Como estávamos em 6 pessoas, eles fizeram o preço para cada um por 52.000 CLP. Parece que tem que ter no mínimo 4 pessoas por esse preço. Se você for sozinho será mais caro, mas não tenho certeza! No site deles está tudo explicado direitinho.

 

Essa aqui é a pista de iniciante, as outras estão para a direita e para esquerda!

20142770555_8628d4c832_k.jpgPista Iniciante em El Colorado by Rodrigo da Silveira, no Flickr

 

Aqui vai uma dica importante: alugue seu equipamento na estação, porque se ele der pau e travar você vai ficar sem esquiar e perderá toda a grana, porque não vai conseguir descer para Santiago e depois subir. Se você aluga na estação e dá algum problema você consegue resolver rápido. Depois de pagar pelo combo, pode ser pago por cartão de crédito, fomos até a parte em que ficam disponibilizados os equipamentos e a bota. Primeiro a mulher perguntou quanto eu calçava e me deu uma bota muito apertada! Pedi outra, e serviu, mas ficou apertada. Estava foda andar com elas!! Depois você pede seu ski ou snow (as botas são diferentes) e o cara pede o número da sua bota, na verdade ele olha! Ai ele faz alguns ajustes para a bota caber e te entregar o teu equipamento. Lá eles alugam a roupa também. Eu levei um casaco que era bom para esquiar, não precisa de muita frescura. Se ele não for aqueles de algodão ou de outro tecido (lã), pode levar. Eu só não tinha a calça, meu primo me emprestou uma. Na estação a calça e a jaqueta custa 8.000 CLP (cada peça). Na SkiTotal eles alugam também, só não sei o preço. Eu tive que alugar uma luva na estação por 5.000 CLP. Eu estava com uma de lã que na neve não serve para nada. Você vai cair muito no início e se sua luva for de lã vai ficar toda encharcada.

 

Pegamos os equipamentos e fomos encontrar com o restante do pessoal. Minha namorada não esquiou, bem como a mulher do meu primo e a mulher do nosso amigo. Então as mulheres ficaram nas mesas que o pessoal fica sentado comendo, estava rolando uma banda tocando um som muito bom lá! Dei mole de não perguntar o nome da banda dos caras

 

20148785521_d227fc22f4_k.jpgEl Colorado by Rodrigo da Silveira, no Flickr

 

20134740812_6f3f63fb9c_k.jpgEl Colorado by Rodrigo da Silveira, no Flickr

 

 

 

 

Partimos para dar início a série de tombos. O ticket do ski é uma espécie de cartão magnético. O ideal é colocá-lo naqueles bolsos que ficam dentro da blusa (mas tem que ter zíper para fechar). Para entrar nas pistas, há uma catraca com uma funcionária. Você aproxima do leitor e a catraca se abre. Mas o leitor é muito bom, você nem precisa encostar nele. Eu deixava o cartão no bolso e só parava na frente da catraca e o negócio já abria. Isso é bom, porque se toda vez que você for entrar nas pistas e tiver que abrir o bolso pra pegar o cartão e aproximá-lo do leitor será uma merda!! A gente começou a esquiar era umas 11:30 e no início foi só tombo! Meu primo falou como freava mas eu não conseguia frear de jeito nenhum. Para não atropelar ninguém la em baixo eu virava pro lado e caia, era a tática! Se não, você vai certamente atropelar uma porrada de gente!! Nós fomos na pista de iniciante, e ela tem várias entradas. Eu sempre ia na mais perto. Nem me atrevi ir na parte mais alta da pista de iniciante. Ademais, existem outras pistas com maior inclinação e consequentemente mais perigosas! O ski na neve desliza igual sabão!

 

Depois de cair muito, eu já tinha pego algumas manhas e estava conseguindo me locomover bem, só não conseguia frear! Quando deu 14:00 fomos até a aula conjunta, o cara explicou algumas coisas básicas que eu já tinha dominado, ensinou tirar a bota do ski com os bastões e depois a frear! Foi uma meia hora e depois fomos para uma pista básica básica básica. Lá eu desci numa boa, estava me achando o profissional! kkkkkkk Desci umas 6 vezes sem cair, conseguindo frear e tudo mais!

 

 

Essa é a pista básica, onde ocorre o término da aula de ski. Ela tem uma inclinação muito pequena e no fundo é possível ver Santiago coberta pela neblina e pelo smog!

 

20116438886_692055eb0a_k.jpgEl Colorado by Rodrigo da Silveira, no Flickr

Então fui para a parte da pista de iniciante mesmo. Antes parei para descansar e comer algo. Meu primo levou algumas comidas, lá não tem problema de comer algo de fora e todo mundo faz isso. A alimentação nas estações de ski costumam ser bem caras, então é bom levar uma garrafa de água e alguns biscoitinhos. Eu comi e dei uma meia hora de descanso, estava com dificuldades para respirar e estava muito cansado e soando pra caralho! Lá em cima o sol castiga, protetor solar é obrigatório e você sua muito esquiando! Tirei o casaco e só fiquei com a segunda pele e uma blusa fina tipo um fleece.

 

Quando fui ver já era 16:00 horas. Uma coisa que eu esqueci de falar antes é que quando você paga pelo ticket você deve deixar 5.000 CLP de calção e depois de esquiar você devolve o cartão e eles devolvem seus 5.000 CLP. A estação fecha as 17:00 horas e nossa van sairia às 16:50 h. Eu imaginei que estaria uma fila pesada para pegar esses 5.000 CLP e já me programei para estar la ás 16:30. Então foi para a pista de iniciante e fui dar as ultimas esquiadas! Já estava me sentindo confiante e fui descer aquela pista lotada de gente, só que não consegui frear e tive que me jogar para não matar alguém la em baixo! kkkkkk Nessa meu pé virou eu me aposentei dos skis nesse dia kkkkkk. A sorte foi que a bota é muito alta, então o pé não virou com fé. Mas ficou um pouco dolorido e então só quis tirar aquela bota que estava apertada. Tirei a bota, entreguei todos os equipamentos e fui buscar meu cartão, cheguei lá umas 16:40 e não tinha quase ninguém. Peguei a grana e fui me trocar no vestiário. Meu primo depois falou que ficou quase meia hora nessa fila!!!

 

Saimos da estação e van já estava lá. Entramos e fomos pegando a galera que tinha ficado em La Parva e Farellones. Chegamos em Santiago já era umas 19:00 horas. Pegamos o metro e fomos até o Costanera Center para poder comer algo e comprar algum presente para os familiares. Comemos de novo no Dominós. Eu comi um sanduíche e um suco de framboesa. Não me lembro o preço agora, mas acho que o sanduba é o suco de uns 5.000 CLP.

Depois de comermos fomos andar para comprar alguns presentes. Entramos na Falabella (no andar dos homens) e comprei um suéter para o meu pai por 4.000 CLP!!! Algumas peças estavam em promoções! Nessa loja também existe coisas de marca (Calvin Klein, Lacoste, Tommy) Porém é uns 30 reais a menos do que no Brasil. Não achei nada muito convidativo e então seguimos para o andar de mulher. Minha namorada entrou na Ripley e eu estava morto por causa do ski, fiquei sentado em uns banquinhos que tem pelos corredores do shopping. Ela comprou algumas coisas para a mãe dela e então fomos no quinto andar onde só tem coisa para esporte. Comprei uma blusa de ciclismo para minha mãe por 13.000 CLP e então fomos embora para o hotel. Eu fui pedir um Uber, porque meu pé estava doendo muito. Ficamos no starbucks do shopping. Pedi o uber mas eu não consegui colocar que estava no starbucks. Eu coloquei que estava no Costanera Center, o carro chegou mas eu não consegui achar o carro. Sei lá por qual entrada ele parou! Fomos a pé para o hotel e depois o Uber cobrou 1.600 CLP por eu ter chamado o carro e não estar no local! Chegamos no hotel mortos. Fim de dia!

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Xará, você trouxe algum vinho para o Brasil? E sobre notebook e câmera, foi tranquilo ir e voltar?

 

Rodrigo,

 

 

Eu trouxe 4 garrafas! Queria trazer mais, só que como a mala já saiu do Brasil pesada eu nem acabei trazendo muito. Trouxe duas na minha e duas na mala da minha namorada. Enrolamos bem e deixamos no centro da mala. Quando a gente chegou em Garulhos a mala dela tava ensopada de vinho, ai já achamos que foi um dos nossos. Abrimos a mala e eles estavam inteiros. Alguém deu azar de sua garrafa quebrar

 

Foi tranquilo sim, levei os dois em uma mochila. Na ida levei o notebook e a câmera na mochila, mas nem dei para eles pesarem. É só 5 kg a bagagem de mão e certamente ia passar. Na volta eu trouxe as taças que ganhamos na vinícola. Ai eu tive que levar a máquina fora da mochila, mas ela estava na case então foi tranquilo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Dia 6

 

 

No sábado nós acordarmos bem tarde em decorrência do ski do dia anterior! Levantamos, tomamos café e fomos arrumar as malas porque nesse dia eu iria para a casa do meu primo. Mas nós estávamos com poucos pesos e então fui procurar uma casa de câmbio para trocar dinheiro. De início eu pensei em ir na Calle Agustinas, mas teria que pegar metro e seria muita correria. Eu já tinha visto a "Cambio Santiago" que fica em Providência, eles ficam ao lado do Starbucks na Av. Pedro de Valdivia. Entrei no site deles e cotação estava 1 BRL - 180 CLP. Então fui lá, foi uma caminhada de uns 10 minutos, troquei o dinheiro e aproveitei o wi-fi do Starbucks para combinar com meu primo como iríamos nos encontrar. Ficou combinado que ele nos pegaria na estação Los Dominicos (última estação da linha vermelha). Cheguei no hotel, fizemos o check-out e eu pedi um Uber, meu pé tava foda para andar e andar uns 15 minutos até a estação Tobalaba com as malas não ia ser fácil. Pegamos o UBER e fomos até a estação Los Dominicos. Meu primo chegou lá e nós combinamos que ele iria no mercado comprar as coisas para o churrasco enquanto eu e minha namorada iríamos conhecer a feira de artesanato ali presente.

 

20230662205_73442b39fc_k.jpgCentro Artesanal Los Dominicos by Rodrigo da Silveira, no Flickr

 

 

O centro artesanal de Los Dominicos é bem interessante, há vários tipos de artesanatos, desde tecidos do povo Mapuche, até joias. A passagem por lá é rápida, em uma hora você vê todas as lojinas! Lá é um bom lugar para comprar os souvernir para os parentes e amigos! Algumas lojas aceitam cartão, porém já li antes que o preço lá não é dos mais baratos! Eu comprei 3 moais pequenos por 1.000 CLP cada um e um moai de madeira médio por 5.000 CLP.

 

19609788083_f526753703_k.jpgCentro Artesanal Los Dominicos by Rodrigo da Silveira, no Flickr

 

20044252389_e685446400_k.jpgCentro Artesanal Los Dominicos by Rodrigo da Silveira, no Flickr

 

20042910810_4dac5ca598_k.jpgCentro Artesanal Los Dominicos by Rodrigo da Silveira, no Flickr

 

19608233334_c3c1ee5adb_k.jpgMapuches by Rodrigo da Silveira, no Flickr

 

 

Terminamos de dar uma volta, e fomos esperar meu primo chegar do mercado. Lá existem vários bares e cafés, paramos em um para experimentar as empadas chilenas! Nada demais, parece um salgado simples daqueles que você come no Brasil. Deu uns minutos e ele chegou, tomamos uma cerveja e combinamos de conhecer Viña del Mar e Valparaíso no domingo! Paguei a conta e fomos até a residência dele em Las Condes. Chegamos lá e fomos comer um pollo com papas, pois o churrasco ia sair só no final da tarde. Após comermos, ele foi buscar uma família de primos dele para vir pro churrasco.

O pessoal chegou e meu primo sugeriu de nós subirmos a pré-cordilheira que fica ao fundo do condomínio dele. Para subirmos essa pré-cordilheira temos que entrar dentro da Universidad Católica (eu acho que era essa) em Las Condes, entramos e fomos subindo o morro! Foi uma hora até subir no pico. De lá de cima podemos ver toda Santiago coberta pelo smog! Ficamos uns 10 minutos lá, o frio e a fome já estavam batendo! Descemos o morro acompanhando de um por do sol foda!!!!

 

20043185408_f62aa91de9_k.jpgLos Andes by Rodrigo da Silveira, no Flickr

 

20043253808_a9bfa9685f_k.jpgSantiago by Rodrigo da Silveira, no Flickr

 

20204975166_3a45615288_k.jpgSunset in los Andes by Rodrigo da Silveira, no Flickr

 

Nessa pré-cordilheira existem alguns pumas! Meu primo falou que se você estiver sozinho e topar com um a chance de ser atacado é grande, agora se você estiver caminhando com muita gente dificilmente um irá atacar alguém. Mas essa trilha eu não sei se qualquer um pode fazer, porque precisa passar pela guarita da Universidade. Não sei, se os moradores dali tem acesso livre.

 

Depois de umas horas, enfim chegamos na casa dele, colocamos fogo na churrasqueira e demos início ao churrasco chileno regado a muito vinho!

 

 

20222963732_6b6cb2766c_k.jpgLas Condes by Rodrigo da Silveira, no Flickr

 

 

Dia 7

 

O nosso domingo em Santiago tinha ficado combinado de irmos conhecer o pacífico. Na noite anterior confirmei com meu primo se iríamos mesmo e ele confirmou. No dia seguinte acordamos tarde, umas 11 horas, e Santiago tinha amanhecido com muita chuva! Meu primo chegou e deu o recado que seria melhor nós ficarmos pela cidade porque já estava tarde e que haveria muito transito para chegar e voltar. Ele deu a opção de nos deixar no metro para nós pegarmos um ônibus no terminal San Borja! O problema que no fim da viagem nós já estávamos muito cansados e fazer essa correria não me animou, ainda mais por causa daquela chuva e do frio!

Aqui é a dica que eu deu no início do relato, deixe para fazer os deslocamentos maiores no início da viagem, o seu pique é maior e qualquer contra-tempo você terá mais ânimo para fazer as coisas. Eu tinha até visto um tour com uma empresa. Por 22.000 CLP iríamos conhecer as duas cidades e a van nos buscaria e deixaria em qualquer ponto em Santiago. Como no sábado meu primo confirmou que iríamos e eu acabei dispensando esse tour privado.

Depois disso, meu primo nos chamou para ir no Mall Sports, que é um shopping só de artigos esportivos! Chegamos lá fomos conhecer as lojas. Eu comprei um óculos de natação na speedo por 8.990 CLP e uma toca de natação por 3.000 CLP. A loja da Nike e da Adidas não têm preços ótimos. Basicamente funciona assim: se você está precisando de algo para usar no Brasil e achar lá certamente irá compensar porque você vai pagar um POUCO mais barato! Agora se você quer olhar no pensamento "vamos olhar, se eu achar algo interessante eu levo" você terá algumas dificuldades, porque os preços estavam mais baratos do que no Brasil, mas nada demais no padrão Miami. Nesse dia a chuva apertou e o frio veio com força, havia a possibilidade de nevar em Santiago ::Cold:: , coisa rara de acontecer por lá. Voltamos para a casa do meu primo, almoçamos, assistimos um filme a tarde e a noite fomos comer uma pizza. Eu não lembro o nome da pizzaria, só sei que ela fica em Las Condes! A pizza estava boa, comemos ela e voltamos para a casa do meu primo! Terminamos de arrumar nossa mala e fomos dormir, nosso voo iria sair às 7:45 e nos programamos para acordar ás 5:00 horas.

 

Dia 8

 

Acordamos às 5:00 horas e fomos tomar café bem rápido. Pegamos a mala e fomos colocar no carro. Nessa hora estava menos um grau, que frio da porra! De Las Condes até chegar no aeroporto foram uns 40 minutos, chegando no aeroporto havia trânsito. Descemos do carro, despedi do meu primo e fomos fazer o check-in na gol. A mulher pesou nossas malas e perguntou se havia vinhos. Eu falei que sim, ela perguntou se estavam bem protegidos e tal. Pegamos nossos bilhetes. Eu ainda estava com uns 8.000 CLP e não queria na casa de câmbio trocar por real porque a fila da AFEX estava monstra! Comprei um chaveiro no aeroporto por 5.990 CLP e fomos para a imigração, a fila estava bem grande. Porém, existem vários guichês da polícia. Aliás, existem vários guichês com funcionários em todos eles! Diferente do nosso amado país kkkkkk. Entregamos o papel que a PDI nos entrega na chegada ao país e nos mandamos para nosso portão de embarque! Comprei um capuccino com o troco do chaveiro e voltei só com uns 600 pesos em várias moedas.

 

Chegamos no avião, o embarque foi bem rápido. De Santiago até Garulhos foram 3 horas de voo (uma a menos do que na ida). Pegamos o sol nascendo e vimos a cordilheira pela última vez! Nessa foto estávamos sobrevoando San José del Maipo

 

20043258728_51f2ce15bd_k.jpgSan José del Maipo by Rodrigo da Silveira, no Flickr

 

Chegamos em Garulhos e uma de nossas malas estava molhada de vinho! Que merda! Fui no balcão da Gol e o cara falou que bebida não é bagagem e eles não se responsabilizam? Como assim? Se não é bagagem porque eles permitem você colocá-la na sua mala? Abrimos a mala para ver o estrago, porém, nossas garrafas estavam intactas! Alguém deu azar! O segredo é enrolar a garrafa bem e deixá-la mais próxima do meio da mala. Pegamos a mala, passamos pela receita federal e fomos até o balcão da gol despachar as malas e esperar nosso voo até Brasília!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Show de bola... acho que vou alugar um carro para ir a Viña del Mare e Valparaíso. Alugar só uma diária mesmo. Compensa mais que ir de agência e fico meio inseguro de ir de ônibus como você fez.

 

 

É uma boa opção Rodrigo

Esse passeio em um dia você mata. A estrada até lá é boa e bastante sinalizada (meu primo me falou). Talvez nem precise de GPS. Chegando lá na cidade você pode contratar um tour lá mesmo. Mas eu acho que se você pesquisar bem nem precisará disso.

Eu fui de ônibus para o Cajon del Maipo. Viña e Valpo, infelizmente, não conheci!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Rodrigo como tu fez pra subir até el colorado? Transfer co a Ski total?

 

 

Fui de transfer com eles

15.000 CLP ida e volta saindo do ponto deles em Las Condes. Para chegar lá você desce na Estação "Escuela Militar" da linha vermelho do metro e anda uns 5 minutos. No google maps você consegue ver o caminho, eu não lembro agora por qual saída do metro eu sai

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...