Olá viajante!
Bora viajar?
- Respostas 49
- Visualizações 15.1k
- Criado
- Última resposta
Usuários Mais Ativos no Tópico
-
maicon.amarante 21 posts
-
lu_alcantara 5 posts
-
deeborah1 2 posts
-
thiago.monico 2 posts
Eae pessoal
Depois de 4 meses de muita pesquisa, estou finalizando o meu mochilão, resolvi compartilhar por aqui para poder ajudar de alguma forma quem pretende fazer o mesmo percurso.
Moro atualmente em Goiânia e vivo viajando por esse brasew, faz algum tempo que queria ir na Bolívia e quando comecei a planejar a viagem fui pensar melhor e talvez eu encaixe Machu Picchu, e pq não Atacama? O roteiro foi crescendo até que decidi que iria ser 40 days on the road. Inclusive, se alguém quiser acompanhar as fotos dos lugares que passei, tô postando no instagram só pesquisar a hashtag, #40_days_on_the_road
Comecei a viagem por Uberlãndia-MG no dia 22/08, passei por algumas cidades de Goiás e segui pra Campo Grande-MS, lá seria o ponto de partida. O plano inicial seria de 20 a 25 dias cruzando Bolívia, Chile, Peru e retornando a Bonito-MS, onde finalizava os 40 dias, maaaas, como nem tudo sai conforme o planejado kk, várias mudanças.
Vou pular alguns dias e ir direto ao 03/09, quando cheguei em Campo Grande. Resolvi passar por lá e não ir direto a Santa Cruz de la Sierra pq tenho uma amiga na cidade e faz tempo que estava devendo uma visita, além de querer conhecer a capital do MS, seguiria pra Corumbá no dia 04/09 e por lá cruzava a fronteira da Bolívia em Puerto Suarez.
O roteiro inicial seria o seguinte:
04/09 Campo Grande - Corumbá
05/09 Corumbá - Porto Quijarro
Porto Quijarro - Santa Cruz de La Sierra
06/09 Santa Cruz de La Sierra - Sucre
08/09 Sucre - Uyuni
09/09 Uyuni - Salar
Salar
Salar
11/09/2015 San Pedro de Atacama
12/09/2015 San Pedro de Atacama - Arica
Arica - Tacna
13/09/2015 Tacna - Nazca
Nazca - Ica
15/09 Ica - Cusco
16/09 Cusco
17/09 Cusco - Aguas Callientes (Hidroelétrica)
18/09 Machu Picchu
19/09 Aguas Calientes - Cusco
20/09 Cusco - Puno
21/09 Puno - Copacabana
22/09 Copacabana - La Paz
24/09 La Paz - Santa Cruz de La Sierra
25/09 Cruz de La Sierra - Porto Quijarro
26/09 Porto Quijarro - Corumbá - Campo Grande
Devido ao primeiro perrengue já no comecinho do mochilão, tive que excluir um parte do roteiro Chile.
Eu tinha disponível pra essa viagem quase 5 mil reais, mas ainda precisava comprar muita coisa e conforme o dólar ia subindo meu dinheiro ia sumindo, e ainda naquela onda de levar tudo em real ou trocar alguns dólares, no final levei real e não tive muitos problemas com lugares pra trocar, mas, nunca mais faço uma viagem dessa com real, o dólar pode tá alto pra caralho que vou preferir ele, a nossa moeda não tava valendo nada e peguei cotações de até 1,50.
Algumas coisas que comprei que foram bem úteis:
Jaqueta impermeável ( comprei na Decatlhon, CASACO RAIN-CUT WARM ) super recomendo essa, teve dias no Salar com temperaturas negativas e não sofri muito com o frio graças a ela.
Forclaz segunda pele que usei em muitos dias.
Toalha seca rápido também na Decatlhon
Bota - não era impermeável. essencial para andar na Ilha de Cactus do Salar e em algumas lagunas, o resto do passeio era tranquilo, ótima também pra Machu Picchu e a trilha pela hidro.
Lanterna
Remédios - Comprei vários dorflex, dipirona, e não sei mais quantos comprimidos, não usei nada pq não sofri com a altitude. Agora algo que recomendo levar é Aspirina, sempre tomava um comprimido a cada cidade q ia chegando, alguém me disse que era melhor que a soroche pills e realmente me ajudou. Outro também bom é o Bromoprida, ganhei da minha amiga e segundo ela era bom pra quando tivesse ânsia de vômito, e não é que deu certo. Neosoro também indico comprar pq o nariz resseca muito. Protetor solar não precisa lembrar e labial também, leve pelo menos 3 e fique com ele 24hs pra sua boca não sofrer rs.
Mochila - comprei uma da Nautika de 45L bem barata no site da CasaFaz e levei mais uma de ataque.
A mochila foi assim:
8 camisetas + 1 segunda pele
3 calças
2 bermudas ( 1 jeans + 1 de banho) - não usei
1 jaqueta comum
1 moletom (não usei)
1 casaco impermeável (3ª camada)
1 colete
2 gorros
1 cachecol
6 pares de meias
1 par de luvas (perdi na volta em Puno =((
1 toalha (seca rápido)
1 chapéu + 1 boné
1 travesseiro de ar (ñ usei) e outro de pescoço
1 cobertor (usei poucas vezes)
1 sapatênis
1 havaiana
1 money belt (doleira)
Objetos de higiene pessoal (sabonetes, desodorante, escova dental, etc)
2 cadeados (ñ usei)
1 cortador de unhas (acho importante citar pq suas mãos ficam extremamente sujas kkk)
1 canivete suíço (não usei)
1 pacote de lenços umedecidos (sobrou alguns)
3 carregadores portátil (não usei nenhum)
máquina fotográfica, cartões de memória, agenda pra anotações
pasta com roteiro e fui guardando documentos e passagens.
Extensão e 1 benjamim (mais conhecido como T) - bem úteis
Pen Driver
Sacos pra lixo, clipes, ligas
Certificado Internacional de Vacina contra Febre Amarela - é obrigatório pra entrar na Bolívia e tem 10 anos de validade, se você tomou é só ir na Anvisa e solicitar o certificado, se ainda não, tem postos de saúde que aplica, só ir lá e depois seguir pra Anvisa. Não me solicitaram em momento algum, mas é melhor levar né.
Se vc puder comprar essas coisas mais úteis tudo antes da viagem é melhor, vai comprando aos poucos, principalmente bota que é mais caro.
Tomando forma...
Conheci uma galera através do Mochileiros e entrei no grupo, alguns com saídas no dia 6, outros no dia 12 e por aí, mas basicamente o mesmo roteiro, fui me animando com o grupo e a cada dia que passava só ansiedade.
Sábado, 05/09...
Entrei na Bolívia por volta das 16:40 por aí.
Logo que atravessei a fronteira vi um mercadinho que fazia câmbio, a cotação estava a 1R$ = 1,85. Troquei 100 reais somente para pagar a passagem pra Santa Cruz , comer alguma coisa e um táxi até o terminal de Quijarro, naquele momento eu já tava perdido na primeira cidade da Bolívia e só queria seguir pra Sta Cruz rs. Esse foi o valor mais alto que achei no câmbio do real na viagem inteira, que arrependimento de não ter trocado logo muita grana alí, me disseram que o câmbio em Sta Cruz estava a 1,92, resolvi deixar pra trocar um valor mais alto por lá.
Cheguei no terminal de Puerto Quijarro e tive que esperar até às 20h pra poder ir pra Sta Cruz, o primeiro ônibus seria às 19:00 mas não era tão confortável, chá de cadeira de quase 3hs.
A passagem de Puerto Quijarro a Santa Cruz custou 80B$ (com a cotação que troquei, mais ou menos 44R$), tem ônibus às 19:00 de duas empresas e outro às 20h.
Água de 600ML no terminal = 5B$
Dica pra quem vai fazer o clássico mochilão Bolívia/Chile e Peru: se tem uma coisa que você vai comprar bastante nessa viagem é água, então sugiro que vc reserve uma grana só pra isso rs.
Próximo post.: Sem grana em Santa Cruz. pq mochilão sem perrengue não é mochilão
Editado por Visitante