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Mochilão Bolívia / Peru - Custos, horários, perrengues e uma viagem incrível (Setembro 2015)


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Como chegar em Machu Picchu pela Hidroelétrica

 

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Esse foi um dos tópicos que mais pesquisei quando estava planejando o meu mochilão, e foi o que mais sofri por falta de informações bem detalhadas sobre como chegar em Águas Calientes pela hidro. Peguei algumas dicas em vários sites e fui juntando tudo pra tentar entender bem como é, nenhum falava tão detalhado.

Bom, vou tentar explicar aqui e espero que quem vier em busca de informações consiga entender rs.

 

Pra fazer esse percurso ~de ônibus~ vc vai ter que sair beeeeeem cedo de Cusco e só vai conseguir chegar em Águas Calientes no fim da tarde. É um dia inteiro viajando por montanhas e mais montanhas, abismos e mais abismos, hahaha, mas no final compensa cada segundo.

 

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Pra quem quiser evitar o ônibus, tem van que sai de Cusco e vai direto pra Hidro, mas como eu não sabia dessa opção nem cheguei a pesquisar, quando estava indo pro Terminal que vi um pessoal oferecendo, achei que fosse ser muito caro pq eu tava sozinho e não me interessei. Mantive contato com algumas pessoas que foram esse mês e pagaram 70 soles nessa van.

 

A estrada de Cusco a Santa Maria é asfaltada e bem tranquila, a única coisa chata são as curvas, muitas curvas subindo montanha acima. Gasta mais ou menos 5hs de Cusco até Santa Maria. De Santa Maria para a Hidroeletrica são mais ou menos 1:30 numa estrada bem punk, sem asfalto, na beira do abismo e com mais curvas hahaha.

 

Saindo de Cusco...

 

Acordei 6hs, chamei um táxi e fui pro Terminal, lá só possui duas empresas que faz essa linha de Cusco a Santa Maria, Ampay e a Ben Hur, um sai às 7:45 e o outro às 8h, depois disso só vai ter ônibus 13h e outros mais no fim da tarde, caso vc queira chegar a noite na Hidro pra fazer a trilha pode pegar esses mais tarde, não recomendado kkk.

 

O ônibus sai do Terminal Quilabamba, caso o taxista não souber, diz que é o terminal Santiago, de onde saem ônibus para Santa Maria e Quillabamba, o meu ficou meio perdido mas me deixou no lugar certo rs.

 

Chegando no Terminal, que é bem pequeno, compre logo a passagem para Santa Maria. Cheguei lá cedão e tive que aguardar mais de 1h, comprei na Ben Hur com saída 8hs, peguei a poltrona 45, devia ser a última pq ninguém merece aquela poltrona bem no meio do corredor, quase não vi nada durante a viagem, perdi a adrenalina dos abismos kkkk.

A viagem demora umas 5h, o ônibus é apertado mas tranquilo, se tiver um fone é só ligar o som e curtir , depois de Ollantaytambo é que vai ficando punk com a estrada cheia de curvas huahuahua.

Fique bem atento depois que tiver completando umas 4:30h de viagem, pq quando chega em Santa Maria o ônibus não para em terminal nenhum, ele para no meio da pista, as pessoas descem e ele segue seu destino. Cheguei lá por volta de 15hs mais ou menos. Não vai ter ninguém avisando que vc chegou em Sta Maria. Pra não passar do ponto, tenta falar com alguém que conheça pra te avisar quando chegar.

O ônibus parou em Santa Maria e eu tinha cochilado, umas meninas entraram vendendo pão e eu acordei, quase que passo do lugar e sei lá onde ia parar kkkk.

 

Depois que descer em Sta Maria, se tiver sorte de ter muitos mochileiros fazendo o mesmo caminho e indo pra hidro, é só achar os motoristas da van e seguir, foi o que aconteceu comigo, não fiquei nem 5 minutos e apareceu um cara oferecendo. Alguns vão pra Santa Tereza e outros até a Hidro, não arriscaria ir pra Sta Tereza e tentar pegar de lá, é melhor ir direto dalí.

 

Eu já estava enjoado de ver montanha de Cusco até Santa Maria, não aguentava mais subir/descer, curvas, sobe, AAAAAH. Acho que a gente chega a uns 5 mil metros de altitude pq quando o ônibus parou em algum boteco lá por cima, tava um frio congelante, muita neblina, ventos, quase chovendo, depois quando vai descendo e chega em alguma cidade tá aquele calor de novo.

Tava reclamando de boca cheia, depois de Santa Maria é que a estrada punk vira estrada SUPER punk, são mais 1h30 de estradas na beira do abismo, e pra piorar, sem asfalto e só passa um carro por vez.

Eu pensei que fosse morrer antes de conhecer Machu Picchu, sério mesmo ::hein: . O fdm do motorista estava a 60km/h naquela estrada, parava na beira do abismo fazendo graça, meu coração quase saiu pela bunda kkkkk. É muito louco pq se vem um carro e a pessoa não buzina dando um sinal de vida, vai bater alí e algum dos dois ou os dois vão dançar caindo buraco abaixo ::hahaha:: . Mas enfim, não morri hahahaha.

 

Nessa segunda foto aí embaixo dá pra ver bem como é a estrada depois de Santa Maria, pelo menos parte dela kkkk.

 

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Depois de enfrentar tudo isso e quase morrer ~do coração~, finalmente cheguei na hidroelétrica.

Depois dalí é tranquilo, só seguir os trilhos do trem e fazer uma caminhada de mais ou menos 1:30/2hs, eu gastei 3hs, tava com muito peso, parava demais, cansei e fui chegar depois das 18h em Águas Calientes.

 

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Quando o carro parar na Hidro vc vai ver os trilhos, como nessa foto aí em cima, mas tente pegar informação com alguém pra não seguir errado. Claro que vai ter muita gente indo, provavelmente, mas muita gente segue o trilho por baixo e depois volta, o certo é seguir até um restaurante que tem lá e já subir pra parte de cima dos trilhos, é bem sinalizado.

 

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Minha dica pra quem for é tentar caminhar por esse lado aí onde tem pouca brita com o caminho mais livre, cansa menos. Também preste muita atenção quando tiver andando,

melhor não ir ouvindo música pra escutar o trem chegando e sair dos trilhos. O rio te acompanha praticamente a viagem inteira, se tiver muito forte vai atrapalhar ouvir o trem.

 

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Quando tiver chegando nesse lugar dessa foto aí embaixo, preste bastante atenção. Essa é a estação Puente Ruinas, tem uma galpão verde dos dois lados, bem aí do lado tem uma escada que vc desce e sai na ponte que vai pra Machu Picchu, e tbm na estrada pra chegar em Águas Calientes.

Eu não sabia, aliás, sabia disso, mas não prestei muita atenção nesse detalhe, esqueci na hora e passei direto. Vai sair em Águas Calientes? Vai, mas não é recomendado seguir por cima, tem até uma placa depois informando que é proibido, pq vai ter que passar por por dentro de 2 túneis.

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COMO NÃO CURTIR ESSA TRILHA DA HIDRO COM ESSA PAISAGEM TE ACOMPANHANDO???

 

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CHEGOU!

 

Chegando em Águas Calientes um cara me entregou um cartão do hostel, guardei e fui procurar algum lugar pra trocar dinheiro e morrendo de medo da Casa de Cultura não tá aberta, não tinha comprado o bilhete pra Machu Picchu ainda e se não conseguisse ia me ferrar, ter que ficar mais dias por lá, o que não seria ruim rs.

Achei câmbio por 0.60, AAAAAAi meu bolso :((((, troquei suficiente pro hostel e pra volta.

Eu pensei que na Casa de Cultura dava pra comprar o ingresso pra Machu Picchu no cartão, me ferrei, só aceita à vista. CAAAARA, tava pobre de novo pq era a única coisa que eu queria passar no cartão, mesmo sabendo que seria beeem caro depois kkk.

 

Águas Calientes é bem pequena, no cartão que o cara me deu tinha um pequeno mapa indicando onde ficava o hostel, só por ele eu consegui andar pela cidade e achei, bem próxima da praça de armas, três ruas acima. Valeu super a pena. Bom, barato, com água caliente e wifi.

 

Tomei um banho e fui procurar algum lugar pra comer, andei, andei e saí no melhor lugar da cidade, bem próximo do Campo de Futebol, vários restaurantes com comidas locais e bem mais em conta que na rua principal.

Não fiz muita coisa na cidade, dormi cedo, quase meia noite kkkk, pra acordar 4:30h, ia subir até Machu Picchu à pé e precisava acordar cedo pra tentar chegar lá até 7hs. Morto de ansiedade pra realização de mais um sonho.

 

 

Gastos:

Táxi - 7soles

Bus de Cusco a Santa Maria - 15 a 20 soles

Van de Sta Maria para a Hidro - 15 soles

Hostel Dalila - 20 soles

Cena - 10 soles

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  • 1 mês depois...
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Parabéns pelo seu relato! Estou indo agora pro Chile dia 17, vou fazer Atacama, Arica, Tacna, Arequipa, Cusco e finalizo em Lima.

 

Vi que no seu planejamento inicial, que faria Arica / Tacna. Como iria fazer? De táxi? Pesquisei muito e vi que é uma das melhores alternativas. O que acha?

 

Também sou Goiana!! :)

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  • 3 meses depois...
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Quero me desculpar por não ter finalizado totalmente o post aqui, mas estava viajando, meu notebook queimou, só agora que parei uma semana em casa e consegui recuperar todos os arquivos que tinha armazenado. Desculpa tbm quem pediu informações e não consegui responder a tempo =/

Depois que esse relato apareceu nos melhores de 2015 do site, muita gente entrou em contato pedindo pra terminar, vou ver se consigo resumir bem dessa parte pós Machu Picchu, que na verdade só fui fazendo o caminho inverso e aproveitando algumas coisas nas cidades. Como faz algum tempo que parei =/ espero não deixar repetitivo daqui. Vou postando as fotos aos poucos.

 

Sonhando em Machu Picchu

 

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Acordei no outro dia às 4:30h pra sair 5hs, ia subir pra Machu Picchu pelas escadas, queria chegar lá em cima 7hs pra poder curtir mais tempo sem aquela imensidão de gente. Assim que saí do hostel já tinha algumas pessoas indo pra trilha, tudo escuro e pouco movimento.

Assim que você começa a subir os primeiros degraus já percebe que vai ser cansativo, mas eu não estava com muita pressa pra subir correndo e ia parando, descansava e continuava a subida. Vale levar água, pelo menos uns 2litros, pra beber na subida e lá dentro da cidade, alguns lanchinhos também.

Assim que entra em Machu Picchu, tem direito de sair mais três vezes, os banheiros, restaurante e lanchonete são todos lá fora.

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Cheguei por volta das 7:30 na entrada da cidade, fiz algumas fotos, descansei e passei pela catraca, ENFIM, na cidade de pedra.

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Impossível descrever a emoção de estar alí, desde a chegada em Águas Calientes até o acesso e a primeira vista de Machu Picchu, é algo único.

Assim que vai entrando, não dá tempo de muita coisa e bah, Machu Picchu já aparece alí inteira pra você.

 

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Conheci todos os setores, só faltou subir na Montanha e ir na Ponte Inka, subi até perto da entrada mas desisti. Fiquei até 15:30h em Machu Picchu, rodando, observando os detalhes e recebendo aquela energia que só o lugar consegue oferecer, é surreal.

Em um momento que fui pra sair, não consegui, sentei numa pedra no meio da cidade e fiquei lá observando tudo e pensando como teria sido construído, custo a acreditar no trabalho escravo, prefiro achar que foi com a ajuda do ET’s,hahahaha. Por mais fotos que a gente veja, vídeos, filmes, etc. quando chega lá é outra coisa totalmente surreal. Só conhecendo...

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Pra voltar foi tranquilo, desci a escada correndo em uns 30 minutos. Agora fica a dica, é melhor subir de van, mesmo sendo caro. Queria economizar, subir a pé seria mais emocionante, só que cansa e muito. É melhor pagar a ída na van e voltar a pé.

 

Voltando para Copacabana

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No outro dia cedo fui fazer o percurso de volta a Hidroelétrica, saí meio com medo de chegar lá e não ter ninguém pra levar até Santa Maria, tinha visto em algum site que era melhor ir a tarde, pq é a hora que o pessoal prefere voltar, mas arrisquei.

Saí de Aguas Calientes umas 8:30 e fui andando pra Hidro, durante a trilha quase toda não tinha muitas pessoas, só alguns locais. Deu pra fazer algumas fotos e curtir mais haha.

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Cheguei na Hidro umas 11:20h, já tinha uma van e outro carro esperando aparecer alguém pra ir até Santa Maria. Quando chegueinão tinha mais ninguém, mas logo apareceu um casal, depois de alguns minutos outro casal, em menos de 1h já deu pra lotar o carro e ir, 6 pessoas dentro do carro, eu sentei na frente e fui tranquilo, quem tava atrás que sofreu. Pra completar, no caminho o motorista pegou mais 3 locais e colocou no porta malas kkkkkkkkkkkk, eu já sabia que o pessoal lá fazia isso, só não tinha visto ainda, daqueles carros bem lata velha mesmo com 9 pessoas hahaahaha.

Tive sorte de chegar em Santa Maria cedo, como já tinha guardado os horário dos ônibus de volta pra Cusco, peguei um em menos de 1h também. Lá vamos nó de novo naquele mesmo percurso de subir e descer montanhas, dessa vez com chuva.

Cheguei em Cusco a noite, no terminal de Santiago. Fui a pé pro centro e procurar algum lugar pra comprar uns soles, achei câmbio a 1,75. Peguei um táxi e fui pro terminal de buses pra seguir a Puno. Achei um bus às 22hs pela empresa Transporte Internacional Litoral (NÃO RECOMENDO).

Eu ia pegar o primeiro que fosse sair, então fui nessa e já comprei, mas a cruz delsur tinha um outro bem próximo desse horário. Essa empresa fdp, não para dentro do terminal de Puno, ela vai pra um terminal de vans, daquele pessoal que faz lotação e tals, eu tinha perguntando se entrava no terminal pra atendente e ela disse que sim. Resumindo, cheguei em Puno quase 5hs da madrugada, o motorista não foi nesse terminal de vans, parou duas quadras abaixo e só me disse pra subir a rua que o terminal já estava alí. Aí vc pensa, de madrugada, sem conhecer quase nada, naquele frio congelante que faz em Puno, quem já passou por lá sabe.

Mas o chato veio depois que eu cheguei no Terminal e vi que não era o terminal de buses de Puno, e sim de lotação, caaaaaaaara que raiva. Pedia informação e ninguém sabia, eu perguntando como fazia pra chegar no terminal e o pessoal dizendo que não tinha terminal, era só aquele. Eu tava com tanta raiva que nem tava sentindo mais frio, e esse terminal nem era coberto.

Eu sei que saí do terminal, e não lembro se fui andando e pedi informação depois, mas segui uns 20 minutos a pé até encontreio terminal de buses, nunca fui tão feliz quando entrei naquele lugar quentinho hahaha.

Quem for, grava essa empresa aí pra evitar, e sempre pergunta se o bus vai pro Terminal de Puno mesmo ou pra esse com vans que nem lembro o nome.

 

Gastos até aqui:

Hidro a Santa Maria: 15 soles

Santa Maria a Cusco: 15 soles

Cusco a Puno: 25 soles

Puno a Copacabana: 15 soles

Taxa: 2 soles

 

Copacabana - Lago Titicaca - Isla del Sol

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Consegui um bus na Tour Peru (Empresa maravilhosa) às 7hs, cheguei em Copacabana 12:30 e já comprei as passagens no barco pra Isladel Sol, são várias empresas, o preço é o mesmo e vão sair quase tudo no mesmo horário.

Depois da fronteira tem que voltar pro horário da Bolívia (?), não sei o que fiz que acho que atrasei o relógio em 2hs, só sei que quase perdi o barco pra Isla del Sol.

 

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Fui rodar e ia almoçar achando que ainda faltava mais de 1h pro barco sair, quando vi um relógio em uma agência e em menos de 30 minutos já tava partindo, corri pro local e ainda atrasou, ufa!

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É lindo ir navegando pelo Lago, maaaas, chega a cansar, 1:30h no barco.

Chegando na Isla paga 5 bolivianos pra entrar.

Algumas fotos:

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Se for seguir pro outro lado é meio cansativo, muitas subidas. Vale a pena passar pelo menos uma noite por lá. É único o momento e muito boa a sensação.

 

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Quando fui retornar peguei o barco a tarde e cheguei em Copas quase 18hs, ia seguir pra La Paz e a maioria das empresas só tinha horário pra La Paz às 18:30, esse é o último horário em todas as agências, pq pra atravessar no lago Titicaca parece que fecha e o ônibus não passa mais.

Cheguei em La Paz 22hs e como não tinha reservado nada, saí da rodoviária e olhei alguns ao redor, mas todos caros. Fui olhar na minha lista algum hostel e achei o PirwaHostel, pesquisei no mapa e vi que fica bem próximo da rodoviária, na avenida principal, só era descer a rua. Saí procurando e dei sorte de conseguir vaga. Esse hostel não tem quarto privado, todos são compartilhados. Fica num casarão, bem perto do centro de La Paz tbm, atendimento ótimo, nada a reclamar.

Gastos:

 

Barco para a Isla: 30BS (Ida e Volta)

Copacabana a La Paz : 25BS

Hostel: 55BS

 

 

Tour por La Paz – Mercado de las Brujas, Teleférico e Tiwanaku

 

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Achei La Paz uma cidade bem legal, apesar do trânsito infernal, é uma cidade bonita, com construções antigas, limpa e várias opções de lazer e turismo.

A minha programação na cidade era: Vale de laluna + Chalcaltaya, Mercado de LasBrujas, Tiwanaku e teleférico, esses eram meu foco do que fazer por lá, queria conhecer o Museu de Arte, a Plaza Murillo e o Convento de San Francisco, acabei cortando muita coisa por preguiça.

 

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Tem muita agência no Terminal de Buses de La Paz que faz o passeio para o Vale de La Luna e o Chalcaltaya, tinha pesquisado em uma e custava 90 bolivianos.

Quando cheguei no hostel achei um mapa com algumas atrações e vi que dava pra ir pro teleférico a pé, a estação fica uns 15min do hostel, perto do terminal de buses tbm. Olhando isso, resolvi ir pra lá, pegar o teleférico e ir pra Tiwanaku primeiro de depois fazer o Chalcaltaya.

Peguei o teleférico e desci no cemitério da entre rios, é alí que sai a van pra Tiwanaku. Assim que desce é só ir contornando a rua que fica atrás da entrada principal, já saí na praça onde tem uma agência que leva pra Tiwanaku, pelo que pesquisei essa era a única.

 

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Tinha pesquisado em alguns relatos por aqui e vi que a entrada em Tiwanaku era 30BS, como eu já tava voltando pro Brasil e La Paz seria minha última parada assim pra curtir mais, fui gastando os bolivianos. Peguei a van e fui, chegando lá o ingresso custava 80 bolivianos, AAAAAAAAH. Nem meia estudantil existe, estrangeiro paga 80bs enquanto local pagava acho que 10bs, um roubo.

 

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O ingresso dá acesso a Pirâmide de Akapana, Templo de Putuni,Templo de Kalasasaya, aquela área subterrânea onde tem os crânios, Puertadel sol, Templo e kantatallita, e os dois museus, cerâmico e lítico. Tem uma outra área, Pumapunku, que fica uns 5km de lá, algo assim. Mas, pra ir nessa área só se o guia levar.

 

Assim que vai entrando, tem essa pedra que achei bem interessante. Funcionava como um espécie de megafone, você vai na parte de trás dela e fala baixo, o som do outro lado sai extremamente alto hahaaha, tem outra dessa próximo da Puerta del Sol que era servida para anunciar os ''sacrificios''.

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Como a gente foi num grupo de 9 pessoas na van, resolvemos contratar um guia, saiu 15 bolivianos pra cada, hô guia caro se fosse pagar individual. Mas esse preço era só na área 1, pra ir em Pumapunku ele cobrava mais 20bs de cada. Ele ficava insistindo tanto lá dentro, toda hora citando, “Despues, Pumapunku”, que me deu um enjoo, resolvi não ir, achei caro tbm, queria ganhar em cima dos gringos haha.

 

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Com o guia faz toda diferença, ele explicou tudo lá dentro, então indico contratar, pra conhecer melhor e aprender mais, eu ia fazer sozinho, mas compensou bastante.

Segundo ele, aquele espaço lá atrás nessa foto aí embaixo, era o aeroporto que os extraterrestres usavam para ajudar por lá e pra fazer uma escala e seguir pra construção de Machu Picchu, kkkk.

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Acho que a gente ficou 1:30h andando por Tiwanaku, assim que saímos de lá fomos pro Museu, são dois lá, Litico e Cerâmico. Tem um monolito enorme dentro do museu que não pode ser fotografado, é o maior de todos e vale a pena conferir, vou postar aí entre as fotos. Depois do museu, todo mundo seguiu pra Pumapunku, enquanto isso fiquei por lá.

 

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Resolvi almoçar e pensei que o pessoal fosse demorar mais, meia hora depois que saí do restaurante, encontrei o guia e cadê o pessoal da van??? Sumiram! Os fdp foram embora e me deixaram lá. Dizendo ele que eles ficaram buzinando e procurando, mas cara, eu estava num restaurante ao lado do Museu e não vi nada de buzina e de ninguém passando, estava olhando toda hora, aposto que chegaram e subiram e foram pra La Paz.

Por sorte, ele me informou onde passava van pra La Paz e fiquei lá esperando pra ir com os locais. A van não vai pro centro, passa perto de El Alto, dava pra descer , andar um pouco a pé, pegar o teleférico e voltar pro hostel, quase que me perco em La Paz kkk. O lado bom é que paguei 5bs a menos na volta e ainda tive sorte de pegar a feira de El Alto, deu pra comprar umas bolachas kkk.

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Depois que paguei esse valor por Tiwanaku, desisti de ir pro Chalcaltaya, se eu soubesse que era esse preço não teria ído pra lá. Valeu? Sim, pelo conhecimento, maaas, não era aquilo que eu esperava, as construções tão bem sem gracinha, muita coisa ainda em escavação, a única parte legal é a dos crânios e a Puerta del Sol, só.

Assim que cheguei fui andar pelo centro de La Paz, conhecer o famoso Mercado de las Brujas e passar pelo Convento. Pra completar o meu azar do dia, fui no Hard Rock Café e estava fechado.

Fiquei dois dias em La Paz, tô aqui agora doido pra voltar lá só pra ir no Chalcaltaya e curtir um pouco mais da noite na cidade, que saudade!

 

Gastos:

Teleférico:3BS

Van a Tiwanaku: 15BS

Ingresso Tiwanaku: 80BS

Guia: 140BS, divido 15BS/cada.

Almuerzo em Tiwanaku: 25BS

Van Tiwanaku a La Paz: 10BS

 

O retorno – La Paz, Cochabamba, Santa Cruz, Brasil

 

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Depois de despedir de La Paz, pesquisado os preços das passagens vi que não compensava ir de La Paz a Santa Cruz direto, 240BS a passagem . Resolvi seguir pra Cochabamba e de lá pra Santa Cruz, economia de mais de 100BS e ainda ia conhecer mais uma cidade da Bolívia,mesmo que por pouco tempo.

De La Paz a Cochabamba são umas 6hs de viagem, comprei a passagem na empresa San Francisco, 40BS, era pra sair 9hs mas atrasou, mais de 1hora de atraso, mas a empresa era boa, compensou. Cheguei em Cochabamba às 5hs da madrugada, só ia ter bus pra Santa Cruz meio-dia, como não tinha pesquisado nada pra fazer em Cochabamba, resolvi sair e andar pelas ruas da cidade, ainda deu pra conhecer a praça principal que é bem bonitinha.

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A parte ruim de não ir direto é ter que ficar essas horas esperando, mas acho que vale uma parada em Cochabamba, depois que cheguei no Brasil, vi que lá perto de muita coisa pra curtir.

Cheguei em Santa Cruz ainda no comecinho da madrugada, o jeito era esperar até 7hs quando o terminal abre pra poder ver os horários para Puerto Quijarro. Depois de alguns minutos no terminal, apareceu um cara que faz transporte pra lá, oferecendo pra Quijarro por 130BS, como eu sabia que de bus lá do terminal era em torno de 80BS, disse que tava muito caro, 90bs eu pagava. Me que ia dar uma volta pra procurar mais gente e depois voltava pra me falar.

Nisso foi quase 1h de espera até que ele encontrou mais gente pra poder ir, fechou esses 90bs.

Tudo tranquilo na viagem, até que chega em Roboré e eles iam trocar de van, quem fosse seguir pra Quijarro ia em outra pq aquela era só até alí. Quando eu fui descer, o motorista vem me dizer que precisava pagar o restante, HAAHAHA. Eu: “Cara, como assim? Eu paguei pro seu amiguinho que ficou em Sta cruz a passagem até Quijarro, não paguei até aqui”, ele ficou lá sussurrando e não sei oq, puto de raiva, eu só falei, ‘’não vou descer aqui e não vou pagar mais nada’’, kkkkk.

Segui e cheguei emQuijarro vivo. Fui trocar os últimos bolivianos por reais e despedir da aventura na Bolívia.

Gastos:

La Paz a Cochabamba: 40Bs

Cochabamba a Sta Cruz: 60BS

Santa Cruz a Quijarro: 90Bs

 

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Apesar dos perrengues, a viagem foi uma das melhores da vida, o Salar é até hoje o lugar mais incrível que conheci. A Bolívia é linda, as pessoas de lá são mais lindas ainda. Da mesma forma com o Peru, fantástico.

Muito conhecimento adquirido nesse mochilão, nunca me senti tão bem e tão livre como nessa trip, valeu todo o sacrifício e investimento.

Que venham novas aventuras!

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  • 1 mês depois...
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Fala pessoal!!

Fizemos um rolê desse ano passado!! Muito bom mesmo!!

 

Relatamos os custos nesse link (inclusive tem uma planilha com valores em dólar):

http://trailsandtravels.com.br/planejar-viagem-custos/

 

Também tem outras informações interessantes como:

Horários de ônibus: http://trailsandtravels.com.br/horarios-onibus-america-do-sul/

Certificado de vacinação: http://trailsandtravels.com.br/certificado-internacional-vacinacao/

Nosso canal no youtube com vídeos da trilha Salkantay, Montanha nevada Chacaltaya, entre outros... https://www.youtube.com/channel/UCyq6ynfiS0Pdw52HqG9O1kg

 

Se o planejamento for bem feito, a diversão é garantida... nossa viagem foi inesquecível!! ::otemo::

 

Boa sorte!

André.

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  • 4 semanas depois...

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