Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Mochilão Bolívia / Peru - Custos, horários, perrengues e uma viagem incrível (Setembro 2015)

Postado
  • Membros

MochilaoUyuni.JPG.2395c0808691405edcb80f5298b880a2.JPG

Eae pessoal

Depois de 4 meses de muita pesquisa, estou finalizando o meu mochilão, resolvi compartilhar por aqui para poder ajudar de alguma forma quem pretende fazer o mesmo percurso.

Moro atualmente em Goiânia e vivo viajando por esse brasew, faz algum tempo que queria ir na Bolívia e quando comecei a planejar a viagem fui pensar melhor e talvez eu encaixe Machu Picchu, e pq não Atacama? O roteiro foi crescendo até que decidi que iria ser 40 days on the road. Inclusive, se alguém quiser acompanhar as fotos dos lugares que passei, tô postando no instagram só pesquisar a hashtag, #40_days_on_the_road ::otemo::

Comecei a viagem por Uberlãndia-MG no dia 22/08, passei por algumas cidades de Goiás e segui pra Campo Grande-MS, lá seria o ponto de partida. O plano inicial seria de 20 a 25 dias cruzando Bolívia, Chile, Peru e retornando a Bonito-MS, onde finalizava os 40 dias, maaaas, como nem tudo sai conforme o planejado kk, várias mudanças.

Estrada.JPG.7256678f9cce39dfd08b2712bcf2a3a5.JPG

Vou pular alguns dias e ir direto ao 03/09, quando cheguei em Campo Grande. Resolvi passar por lá e não ir direto a Santa Cruz de la Sierra pq tenho uma amiga na cidade e faz tempo que estava devendo uma visita, além de querer conhecer a capital do MS, seguiria pra Corumbá no dia 04/09 e por lá cruzava a fronteira da Bolívia em Puerto Suarez.

O roteiro inicial seria o seguinte:

04/09 Campo Grande - Corumbá

05/09 Corumbá - Porto Quijarro

Porto Quijarro - Santa Cruz de La Sierra

06/09 Santa Cruz de La Sierra - Sucre

08/09 Sucre - Uyuni

09/09 Uyuni - Salar

Salar

Salar

11/09/2015 San Pedro de Atacama

12/09/2015 San Pedro de Atacama - Arica

Arica - Tacna

13/09/2015 Tacna - Nazca

Nazca - Ica

15/09 Ica - Cusco

16/09 Cusco

17/09 Cusco - Aguas Callientes (Hidroelétrica)

18/09 Machu Picchu

19/09 Aguas Calientes - Cusco

20/09 Cusco - Puno

21/09 Puno - Copacabana

22/09 Copacabana - La Paz

24/09 La Paz - Santa Cruz de La Sierra

25/09 Cruz de La Sierra - Porto Quijarro

26/09 Porto Quijarro - Corumbá - Campo Grande

Devido ao primeiro perrengue já no comecinho do mochilão, tive que excluir um parte do roteiro Chile.

Eu tinha disponível pra essa viagem quase 5 mil reais, mas ainda precisava comprar muita coisa e conforme o dólar ia subindo meu dinheiro ia sumindo, e ainda naquela onda de levar tudo em real ou trocar alguns dólares, no final levei real e não tive muitos problemas com lugares pra trocar, mas, nunca mais faço uma viagem dessa com real, o dólar pode tá alto pra caralho que vou preferir ele, a nossa moeda não tava valendo nada e peguei cotações de até 1,50.

Algumas coisas que comprei que foram bem úteis:

Jaqueta impermeável ( comprei na Decatlhon, CASACO RAIN-CUT WARM ) super recomendo essa, teve dias no Salar com temperaturas negativas e não sofri muito com o frio graças a ela.

Forclaz segunda pele que usei em muitos dias.

Toalha seca rápido também na Decatlhon

Bota - não era impermeável. essencial para andar na Ilha de Cactus do Salar e em algumas lagunas, o resto do passeio era tranquilo, ótima também pra Machu Picchu e a trilha pela hidro.

Lanterna

Remédios - Comprei vários dorflex, dipirona, e não sei mais quantos comprimidos, não usei nada pq não sofri com a altitude. Agora algo que recomendo levar é Aspirina, sempre tomava um comprimido a cada cidade q ia chegando, alguém me disse que era melhor que a soroche pills e realmente me ajudou. Outro também bom é o Bromoprida, ganhei da minha amiga e segundo ela era bom pra quando tivesse ânsia de vômito, e não é que deu certo. Neosoro também indico comprar pq o nariz resseca muito. Protetor solar não precisa lembrar e labial também, leve pelo menos 3 e fique com ele 24hs pra sua boca não sofrer rs.

Mochila - comprei uma da Nautika de 45L bem barata no site da CasaFaz e levei mais uma de ataque.

A mochila foi assim:

8 camisetas + 1 segunda pele

3 calças

2 bermudas ( 1 jeans + 1 de banho) - não usei

1 jaqueta comum

1 moletom (não usei)

1 casaco impermeável (3ª camada)

1 colete

2 gorros

1 cachecol

6 pares de meias

1 par de luvas (perdi na volta em Puno =((

1 toalha (seca rápido)

1 chapéu + 1 boné

1 travesseiro de ar (ñ usei) e outro de pescoço

1 cobertor (usei poucas vezes)

1 sapatênis

1 havaiana

1 money belt (doleira)

Objetos de higiene pessoal (sabonetes, desodorante, escova dental, etc)

2 cadeados (ñ usei)

1 cortador de unhas (acho importante citar pq suas mãos ficam extremamente sujas kkk)

1 canivete suíço (não usei)

1 pacote de lenços umedecidos (sobrou alguns)

3 carregadores portátil (não usei nenhum)

máquina fotográfica, cartões de memória, agenda pra anotações

pasta com roteiro e fui guardando documentos e passagens.

Extensão e 1 benjamim (mais conhecido como T) - bem úteis

Pen Driver

Sacos pra lixo, clipes, ligas

Certificado Internacional de Vacina contra Febre Amarela - é obrigatório pra entrar na Bolívia e tem 10 anos de validade, se você tomou é só ir na Anvisa e solicitar o certificado, se ainda não, tem postos de saúde que aplica, só ir lá e depois seguir pra Anvisa. Não me solicitaram em momento algum, mas é melhor levar né.

Se vc puder comprar essas coisas mais úteis tudo antes da viagem é melhor, vai comprando aos poucos, principalmente bota que é mais caro.

Tomando forma...

Conheci uma galera através do Mochileiros e entrei no grupo, alguns com saídas no dia 6, outros no dia 12 e por aí, mas basicamente o mesmo roteiro, fui me animando com o grupo e a cada dia que passava só ansiedade.

Sábado, 05/09...

Entrei na Bolívia por volta das 16:40 por aí.

Fronteira.jpg.fa65a8bc0e629824b2e31d4c77912426.jpg

Logo que atravessei a fronteira vi um mercadinho que fazia câmbio, a cotação estava a 1R$ = 1,85. Troquei 100 reais somente para pagar a passagem pra Santa Cruz , comer alguma coisa e um táxi até o terminal de Quijarro, naquele momento eu já tava perdido na primeira cidade da Bolívia e só queria seguir pra Sta Cruz rs. Esse foi o valor mais alto que achei no câmbio do real na viagem inteira, que arrependimento de não ter trocado logo muita grana alí, me disseram que o câmbio em Sta Cruz estava a 1,92, resolvi deixar pra trocar um valor mais alto por lá.

Cheguei no terminal de Puerto Quijarro e tive que esperar até às 20h pra poder ir pra Sta Cruz, o primeiro ônibus seria às 19:00 mas não era tão confortável, chá de cadeira de quase 3hs.

A passagem de Puerto Quijarro a Santa Cruz custou 80B$ (com a cotação que troquei, mais ou menos 44R$), tem ônibus às 19:00 de duas empresas e outro às 20h.

Água de 600ML no terminal = 5B$

Dica pra quem vai fazer o clássico mochilão Bolívia/Chile e Peru: se tem uma coisa que você vai comprar bastante nessa viagem é água, então sugiro que vc reserve uma grana só pra isso rs.

Próximo post.: Sem grana em Santa Cruz. pq mochilão sem perrengue não é mochilão ::ahhhh::

Editado por Visitante

• Respostas 49
  • Visualizações 15.5k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

Featured Replies

Postado
  • Membros

Está mandando muito bem nos relatos. De todos que eu já vi, está sendo o mais esclarecedor, pretendo fazer La paz/ uyuni/ La paz/ copacabana/ cusco/ La paz, em 15 dias vai ser meio corrido mas acha que dá para aproveitar? Com 3 mil reais(sem contar as passagem do Brasil para a Bolívia) e muita adrenalina será que rola?

Postado
  • Autor
  • Membros
Está mandando muito bem nos relatos. De todos que eu já vi, está sendo o mais esclarecedor, pretendo fazer La paz/ uyuni/ La paz/ copacabana/ cusco/ La paz, em 15 dias vai ser meio corrido mas acha que dá para aproveitar? Com 3 mil reais(sem contar as passagem do Brasil para a Bolívia) e muita adrenalina será que rola?

Valeu, Jefferson.

Vai ficar meio corrido mesmo mas dá pra curtir, se vc for direto pra La Paz. Acho que rola de fazer o Salar, voltar e aproveitar dois dias em La Paz, pode fazer o Chacaltaya e a Estrada da Morte, um dia e noite em Copacabana e dois ou três dias em Cusco, se vc não for pra Machu Picchu, ou 1 dia em Cusco e reservar dois pra M.P. A grana é suficiente, se economizar bem e na época não for alta temporada.

Postado
  • Autor
  • Membros

Apaixonado por Cusco

Cusco.JPG.089ac494c35ea4863dfa3c78a8414978.JPG

Cheguei em Cusco e fui procurar um táxi pra ir pro hostel, vi o preço com um antes e ele cobrou 15 soles, saindo do terminal apareceu alguém pra ir em outro lugar mais longe e ele pediu pra eu ir com um outro cara. Entrando no carro perguntei quanto era e ele cobrou 20 soles, perguntei quanto seria até a pça de armas, 10 soles. O hostel que eu ia ficar era duas quadras acima da pça de armas, mas como eu não tinha olhado no mapa, nem sabia. O cara me roubou, fdp kkk, cobrou mais 10 soles pra andar três ruas, eu poderia ter descido lá e ido a pé kk. A maioria dos taxistas cobram 10 soles da Pça de Armas até o terminal de buses, na volta eu paguei S/7.

Chegando.JPG.06dd34c62d3380c7cf6ff64497a7e073.JPG

No InkaClub Hostel a diária estava 45 soles em um quarto pra 12 pessoas, a atendente disse que caso eu quisesse poderia fazer um desconto no quarto com 6 pessoas, por 35 soles, e que estava vazio então se não chegasse ninguém eu ficaria só. Na hora topei. E foi o que aconteceu, não chegou mais ninguém e fiquei em um quarto ~com banheiro dentro~ haha, só pra mim.

Deixei as coisas e fui rodar pela cidade.

PalacioDelGobierno.JPG.a722e85e60aa15e8fc86a42b4c4e4a95.JPG

Primeira parada: Museu do Chocolate *-*

Houvi boatos de que alí servia o melhor chocolate quente de Cusco, fui logo experimentar.

O museu é incrível, bem organizado, tem os funcionários que te guiam, explicando sobre a origem do chocolate, fazendo degustações e conhecendo tudo. Eu gastei o que não devia por lá kkk, tem licor de chocolate, bottons, cerveza artesanal, pasta, e tudo mais de chocolate, não resisti rs

LicoresChocoMuseo.JPG.6da3532f1754c1ba94f1b32e034171f2.JPG

Depois que saí do Museu fui andando pelas ruas e conhecendo alguma coisa, até que parei num mercado de artesanato. Nunca vi tanta coisa linda -_- Comprei uma camiseta foda do calendário inca nesse mercado.

598dd02834b16_Construes.JPG.fadf8428715e9bb5057f1837c1b39561.JPG

Achei Cusco legal pq os pontos geralmente são todos próximos e vc pode conhecer tudo a pé, se não tiver preguiça kk. Desci pra Praça de Armas e assim que sentei em frente a Catedral umas pessoas vieram falar comigo, queriam me entrevistar hahahahaha. Cara, nem cheguei e tô dando entrevista assim kkk, mas foi legal, apesar de até agora eu não ter achado o vídeo pra ver minha cara de c* rs.

ArtArmas.JPG.a553e4f9fab652e89d764bed20c8a29c.JPG

Depois de contar um pouco da minha experiência de viagem e dizer que estava amando aquele país, fui conhecer o Mercado de San Pedro. Não achei tão legal, pensei que as coisas lá fossem mais baratas mas o preço não varia muito. Parei pra almoçar e adorei aquele clima, o contato com as pessoas, foi o melhor mercadão da viagem.

Saí de lá e fui procurar a Catedral de São Francisco, que era bem próximo. Sentei lá em frente esperando tempo passar e tentando achar no mapa o Museu Inka, rodei tanto procurando e devo ter passado do lado dele mas não encontrei =((( Parece que fica perto ou na Pça de Armas, olhei a rua, achei o local mas não encontrei o museu tsc tsc.

Fiquei a tarde inteira curtindo a cidade. Fui no Santa Catalina Museum, Qoricancha, me perdi naquelas ruas, dei muitas voltas, subi a pé pra Saqsayhuaman, tive a melhor visão da cidade lá de cima e fiquei em frente a Igreja de San Cristobal observando aquela cidade linda, ótimo lugar pra ver o pôr-do-sol tbm.

SanPedroMarket.JPG.fd93f4d5cfe9196093e53f8d06b9a997.JPG

aereo.JPG.c1d317e478b7d026f31356be5f37bac0.JPG

Vou ver se consigo anexar um mapa com alguns locais e coisas pra fazer em Cusco no final desse post.

Voltei pro hostel e era quase 19hs, tomei um banho e precisava voltar pra curtir a noite de Cusco haha. Era sábado, então já imaginava como aquilo ia tá agitado, era tudo que eu queria kk

Saí e fui logo pro Indigo, um bar foda pra caralho, onde tomei a cerveja mais gelada dessa viagem. Pedi um Pisco Sour, tava doido pra experimentar essa bebida por lá. Depois era vez de experimentar a Cusqueña, gelaaaaada! Que cerveja gostosa, depois desse dia minha grana ficou todas nos botecos da vida comprando a Cusqueña kkkk.

Indigo.jpg.a3826562bac3169fb5d4b47bf9dcb5ff.jpg

Tinha esquecido alguma coisa no hostel e voltei pra pegar, aproveitei pra comer alguma coisa lá do lado e não ficar bêbado de cerveza kkkkkkkk, jantei e fui pra pça de armas.

Como quase todo mochileiro diz que ama aquela o Mama Africa, passei logo por lá pra ver como estava. Não gostei muito, acho que esse devia tá rolando alguma festa foda ~que eu não descobri kk~ pq lá estava bem vazio.

CuscoNight.jpg.a15ff60c252ca1b0f72aa8be35cf6737.jpg

Fui procurar alguma outra balada e achei um lugar bem cheio, não lembro o nome, mas era duas ruas abaixo da praça. A rua estava cheia, a galera na porta querendo entrar, aí pensei: esse é o lugar hahaha.

Depois que saí de lá fui pro Mc Donalds comer alguma coisa, minha salvação.

Era altas madrugadas kk e a praça de armas lotada, botecos cheios, galera animada, GENTE é nessa cidade que preciso morar. Quem é Rua Augusta na noite de Cusco? Ninguém! HAHAHAHA

Fui voltando pro hostel e ainda parei perto do Indigo, na rua lateral rolando altos rock em algum andar de cima e não consegui achar a entrada pra’quele boteco =SSSSS parei lá um pouco e tem umas três casas de festa perto da outra, uma galera bem interessante e tals kkk

Fui dormir pq no outro dia precisava acordar cedo pra seguir pra Águas Calientes, como não ia de trem, a viagem ia ser punk e era melhor não estar morto hahaha.

Cusco merece pelo menos uns 3 dias, pra curtir tudo mesmo. Eu não quis fazer o Vale Sagrado, fica pra outra vez. Gostei muito mesmo de Cusco e pretendo morar lá algum dia kkkk.

Esse mapa facilitou muito...

maps.JPG.d0fb128036aeac943a5dbbb5186714b6.JPG

Vou deixar alguns valores caso alguém se interesse...

O City Tour em uma agência que vi (Inti Paradise) custava 20 soles, mas isso só o transporte. Qoricancha, Sacsayhuaman, Q’engo, Puca Pucara e Tambomachay. O transporte pra Pisaq, Ollantaytambo, Chinchero e outras custava 30 soles. Esse mesmo valor tbm p Maras e Moray.

O boleto turístico varia, dependendo do que vc vai fazer, qts dias, de 70 a 130 soles.

Machu Picchu by Car

A quem interessar tbm, nessa mesma agência o by car custa 110 dólares, 2 dias e 1 noite. Inclui transporte até a Hidroelétrica, hostel em Águas Calientes, entrada e guia para Machu Picchu.

Gastos:

Táxi : 20 soles

Hostel: 35 soles

Chocolate quente no Choco Museu: 13 soles

Cena: 8 soles

Almuerzo: 7 soles

Mc Donalds: 11 soles

Noite: ?

Saqsayhuaman: Eu não lembro o valor mas acho que foi 50 ou 60 soles a meia-entrada.

ArcoCusco.JPG.faa369691dbdffcde86062c44e159cb8.JPG

Artesanias.JPG.6dad977e2fc631a24b2186c7a3ab0970.JPG

ArtSanPedro.JPG.1ef46241314fc91238955cd034347cc2.JPG

CatedralArmas.JPG.8836fa198e3d8ea726b01cc6bc2ca72b.JPG

CatedralCuscoArmas.JPG.adc866a9fc470101079785d1403b1b2e.JPG

598dd02738753_CatedralPaArmas.JPG.3be4e8cfeac69a774c2e8a7338b57e71.JPG

Choco.JPG.be9ac16a342a102f4699c2a1a6a23346.JPG

ChocoMuseo.JPG.857d38af40c1dd66be45f823ea5a9fb6.JPG

ChocoMuseoChoco.JPG.2b3e04d2bfaee15dcfb0927196975d27.JPG

CristoSaqsayhuaman.JPG.6d5bb3d1b2df4248eba70147d4012a51.JPG

Market.JPG.4a860a7b88a60ec023b975376bc1e2f9.JPG

598dd02a0b68c_PaArmas.JPG.3097e573f17d0fb2dcff741e403f7856.JPG

Qri.JPG.f0718bce35275c62a5124960bee6e89e.JPG

TemploDeSanFrancisco.JPG.68fcada55acd3c8f6f43b6427144c6c6.JPG

TemploDeSantoDomingo.JPG.b082d32499525fd633334eb49311cdf9.JPG

Vista.JPG.a6483fb08e553b071a9822dc485cd76e.JPG

VistaCusco.JPG.195c05755ddbe852ec29944179e357e2.JPG

VistaCuscoII.JPG.c011e936245c7b5b1f096ba9a8dcdf6a.JPG

Postado
  • Membros

Muito massa seu relato!!! queria perguntar uma coisa.. vou fazer esse mochilão em julho de 2016. Daí queria fazer esse Machu Picchu by car, e como é alta temporada, quero comprar a entrada pra MP antes de ir. Daí vc sabe se tem como contratar a agência na hora que chegar lá e pegar o pacote sem o ingresso?

Aguardando os próximos capítulos rsrs

Postado
  • Membros

uma duvida

como ficou seu roteiro, muito repetitivo? voce foi e voltou pelos mesmos lugares?

Postado
  • Autor
  • Membros
Muito massa seu relato!!! queria perguntar uma coisa.. vou fazer esse mochilão em julho de 2016. Daí queria fazer esse Machu Picchu by car, e como é alta temporada, quero comprar a entrada pra MP antes de ir. Daí vc sabe se tem como contratar a agência na hora que chegar lá e pegar o pacote sem o ingresso?

Aguardando os próximos capítulos rsrs

Oi Leticia, tem como sim, não são todas que inclui o ingresso tbm. São várias opções, vi muitas agências numa rua paralela ao Mercado San Pedro lá em Cusco, só não sei como deve funcionar em alta temporada, mas se vc for ficar pelo menos 1 dia em Cusco certeza que consegue tranquilo

Postado
  • Autor
  • Membros
uma duvida

como ficou seu roteiro, muito repetitivo? voce foi e voltou pelos mesmos lugares?

Não ficou repetitivo, só tive q voltar por Copacabana e La Paz, que tinha passado antes, mas dá pra fazer outra rota, se for pelo Chile e seguir pro Peru voltando pela Bolívia, tem muita cidade que dá pra curtir

Postado
  • Autor
  • Membros

Como chegar em Machu Picchu pela Hidroelétrica

PonteHidro.JPG.afbd839512fcaf948a486a4413ab72dc.JPG

Esse foi um dos tópicos que mais pesquisei quando estava planejando o meu mochilão, e foi o que mais sofri por falta de informações bem detalhadas sobre como chegar em Águas Calientes pela hidro. Peguei algumas dicas em vários sites e fui juntando tudo pra tentar entender bem como é, nenhum falava tão detalhado.

Bom, vou tentar explicar aqui e espero que quem vier em busca de informações consiga entender rs.

Pra fazer esse percurso ~de ônibus~ vc vai ter que sair beeeeeem cedo de Cusco e só vai conseguir chegar em Águas Calientes no fim da tarde. É um dia inteiro viajando por montanhas e mais montanhas, abismos e mais abismos, hahaha, mas no final compensa cada segundo.

598dd0655d722_nibusBenHur.jpg.f1f7dfccca52d3c1f2a1140bf8ae67ed.jpg

Estrada.JPG.be4b96804a0bb37467758cc8ad7991ce.JPG

abismo.JPG.31e2e7c4c5b422a7652dacde2a011890.JPG

Pra quem quiser evitar o ônibus, tem van que sai de Cusco e vai direto pra Hidro, mas como eu não sabia dessa opção nem cheguei a pesquisar, quando estava indo pro Terminal que vi um pessoal oferecendo, achei que fosse ser muito caro pq eu tava sozinho e não me interessei. Mantive contato com algumas pessoas que foram esse mês e pagaram 70 soles nessa van.

A estrada de Cusco a Santa Maria é asfaltada e bem tranquila, a única coisa chata são as curvas, muitas curvas subindo montanha acima. Gasta mais ou menos 5hs de Cusco até Santa Maria. De Santa Maria para a Hidroeletrica são mais ou menos 1:30 numa estrada bem punk, sem asfalto, na beira do abismo e com mais curvas hahaha.

Saindo de Cusco...

Acordei 6hs, chamei um táxi e fui pro Terminal, lá só possui duas empresas que faz essa linha de Cusco a Santa Maria, Ampay e a Ben Hur, um sai às 7:45 e o outro às 8h, depois disso só vai ter ônibus 13h e outros mais no fim da tarde, caso vc queira chegar a noite na Hidro pra fazer a trilha pode pegar esses mais tarde, não recomendado kkk.

O ônibus sai do Terminal Quilabamba, caso o taxista não souber, diz que é o terminal Santiago, de onde saem ônibus para Santa Maria e Quillabamba, o meu ficou meio perdido mas me deixou no lugar certo rs.

Chegando no Terminal, que é bem pequeno, compre logo a passagem para Santa Maria. Cheguei lá cedão e tive que aguardar mais de 1h, comprei na Ben Hur com saída 8hs, peguei a poltrona 45, devia ser a última pq ninguém merece aquela poltrona bem no meio do corredor, quase não vi nada durante a viagem, perdi a adrenalina dos abismos kkkk.

A viagem demora umas 5h, o ônibus é apertado mas tranquilo, se tiver um fone é só ligar o som e curtir , depois de Ollantaytambo é que vai ficando punk com a estrada cheia de curvas huahuahua.

Fique bem atento depois que tiver completando umas 4:30h de viagem, pq quando chega em Santa Maria o ônibus não para em terminal nenhum, ele para no meio da pista, as pessoas descem e ele segue seu destino. Cheguei lá por volta de 15hs mais ou menos. Não vai ter ninguém avisando que vc chegou em Sta Maria. Pra não passar do ponto, tenta falar com alguém que conheça pra te avisar quando chegar.

O ônibus parou em Santa Maria e eu tinha cochilado, umas meninas entraram vendendo pão e eu acordei, quase que passo do lugar e sei lá onde ia parar kkkk.

Depois que descer em Sta Maria, se tiver sorte de ter muitos mochileiros fazendo o mesmo caminho e indo pra hidro, é só achar os motoristas da van e seguir, foi o que aconteceu comigo, não fiquei nem 5 minutos e apareceu um cara oferecendo. Alguns vão pra Santa Tereza e outros até a Hidro, não arriscaria ir pra Sta Tereza e tentar pegar de lá, é melhor ir direto dalí.

Eu já estava enjoado de ver montanha de Cusco até Santa Maria, não aguentava mais subir/descer, curvas, sobe, AAAAAH. Acho que a gente chega a uns 5 mil metros de altitude pq quando o ônibus parou em algum boteco lá por cima, tava um frio congelante, muita neblina, ventos, quase chovendo, depois quando vai descendo e chega em alguma cidade tá aquele calor de novo.

Tava reclamando de boca cheia, depois de Santa Maria é que a estrada punk vira estrada SUPER punk, são mais 1h30 de estradas na beira do abismo, e pra piorar, sem asfalto e só passa um carro por vez.

Eu pensei que fosse morrer antes de conhecer Machu Picchu, sério mesmo ::hein: . O fdm do motorista estava a 60km/h naquela estrada, parava na beira do abismo fazendo graça, meu coração quase saiu pela bunda kkkkk. É muito louco pq se vem um carro e a pessoa não buzina dando um sinal de vida, vai bater alí e algum dos dois ou os dois vão dançar caindo buraco abaixo ::hahaha:: . Mas enfim, não morri hahahaha.

Nessa segunda foto aí embaixo dá pra ver bem como é a estrada depois de Santa Maria, pelo menos parte dela kkkk.

598d9e058a53b_lavaanoite.jpg.4533eff3ae833e77004bf75d58828c63.jpg

wp.jpg.5f72713bc70d97319ea6998e29d05509.jpg

Depois de enfrentar tudo isso e quase morrer ~do coração~, finalmente cheguei na hidroelétrica.

Depois dalí é tranquilo, só seguir os trilhos do trem e fazer uma caminhada de mais ou menos 1:30/2hs, eu gastei 3hs, tava com muito peso, parava demais, cansei e fui chegar depois das 18h em Águas Calientes.

ChegandoNaHidro.jpg.a643cf04e0f21d6dc7a408f19274521b.jpg

Quando o carro parar na Hidro vc vai ver os trilhos, como nessa foto aí em cima, mas tente pegar informação com alguém pra não seguir errado. Claro que vai ter muita gente indo, provavelmente, mas muita gente segue o trilho por baixo e depois volta, o certo é seguir até um restaurante que tem lá e já subir pra parte de cima dos trilhos, é bem sinalizado.

Rio.JPG.adc4bdc029c6c7d6b14e5f137630114b.JPG

Minha dica pra quem for é tentar caminhar por esse lado aí onde tem pouca brita com o caminho mais livre, cansa menos. Também preste muita atenção quando tiver andando,

melhor não ir ouvindo música pra escutar o trem chegando e sair dos trilhos. O rio te acompanha praticamente a viagem inteira, se tiver muito forte vai atrapalhar ouvir o trem.

hidro.JPG.611713796f88bf4b58c512a9bcb6f692.JPG

Quando tiver chegando nesse lugar dessa foto aí embaixo, preste bastante atenção. Essa é a estação Puente Ruinas, tem uma galpão verde dos dois lados, bem aí do lado tem uma escada que vc desce e sai na ponte que vai pra Machu Picchu, e tbm na estrada pra chegar em Águas Calientes.

Eu não sabia, aliás, sabia disso, mas não prestei muita atenção nesse detalhe, esqueci na hora e passei direto. Vai sair em Águas Calientes? Vai, mas não é recomendado seguir por cima, tem até uma placa depois informando que é proibido, pq vai ter que passar por por dentro de 2 túneis.

PuenteRuinasStation.jpg.6385d99acddbb422ff7a51bfa86658bb.jpg

MachuPicchuVistoDaHidro.JPG.663a11d9583f24a47a5c260b97089b28.JPG

COMO NÃO CURTIR ESSA TRILHA DA HIDRO COM ESSA PAISAGEM TE ACOMPANHANDO???

598dd06a0360b_.jpg.8a9191a086d14bfcc61431f5bf19dedf.jpg

CHEGOU!

Chegando em Águas Calientes um cara me entregou um cartão do hostel, guardei e fui procurar algum lugar pra trocar dinheiro e morrendo de medo da Casa de Cultura não tá aberta, não tinha comprado o bilhete pra Machu Picchu ainda e se não conseguisse ia me ferrar, ter que ficar mais dias por lá, o que não seria ruim rs.

Achei câmbio por 0.60, AAAAAAi meu bolso :((((, troquei suficiente pro hostel e pra volta.

Eu pensei que na Casa de Cultura dava pra comprar o ingresso pra Machu Picchu no cartão, me ferrei, só aceita à vista. CAAAARA, tava pobre de novo pq era a única coisa que eu queria passar no cartão, mesmo sabendo que seria beeem caro depois kkk.

Águas Calientes é bem pequena, no cartão que o cara me deu tinha um pequeno mapa indicando onde ficava o hostel, só por ele eu consegui andar pela cidade e achei, bem próxima da praça de armas, três ruas acima. Valeu super a pena. Bom, barato, com água caliente e wifi.

Tomei um banho e fui procurar algum lugar pra comer, andei, andei e saí no melhor lugar da cidade, bem próximo do Campo de Futebol, vários restaurantes com comidas locais e bem mais em conta que na rua principal.

Não fiz muita coisa na cidade, dormi cedo, quase meia noite kkkk, pra acordar 4:30h, ia subir até Machu Picchu à pé e precisava acordar cedo pra tentar chegar lá até 7hs. Morto de ansiedade pra realização de mais um sonho.

Gastos:

Táxi - 7soles

Bus de Cusco a Santa Maria - 15 a 20 soles

Van de Sta Maria para a Hidro - 15 soles

Hostel Dalila - 20 soles

Cena - 10 soles

trilhos.JPG.59346ec297a063689887f96a4945f498.JPG

TrilhosHidro.JPG.1b0b0e1796329a357db89aeab6238946.JPG

PonteTrilhaHidro.jpg.49c8cae37d925951bdfcd0f63f28fc9f.jpg

trem.jpg.b5a26493362f83257152582238073f79.jpg

road.JPG.29567ff696bdb393ac470f87b78a1371.JPG

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.