Ir para conteúdo

Torres del paine, primeiro trekking, é uma boa?


Posts Recomendados

  • Respostas 54
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

Caio, como nosso amigo disse acima, Agosto não deve ser uma opção para você, aliás acredito que o parque nem esteja aberto (os refúgios não estarão).

 

Tenho pesquisado muito sobre TDP e estou com minha trilha, circuito completo "O", marcada para Novembro desse ano. Não faria antes de Novembro e nem após o início de Abril.

 

Patagônia não é brincadeira!

Link para o comentário
  • Membros
Galera quero fazer a trilha W em Agosto de 2013 será uma boa???

Na boa? Da uma pesquisada no google antes de perguntar... seja mais objetivo. ::quilpish::

Eu Acredito que Agosto é excelente, porque desejo ir lá no inverno com tudo debaixo de neve. Deve ter oportunidades fotográficas únicas!

Mas eu tenho um saco para -25C aqui em casa.... e eu sei exatamente como irei sofrer!

Em pleno inverno?!?! NÃO!!! Tem que ver se o parque estará aberto nessa época...

O parque NUNCA fecha.... quem fecha são os refúgios!

http://patagoniandreams.com/2011/11/13/patagonia-torres-del-paine-national-park-in-winter-chile/

http://www.tricuspide.com/viewtopic.php?f=36&t=32243

Leo, mesmo em novembro, que é o início da temporada, periga você pegar o passo Gartner (é assim que se escreve?) fechado devido a neve, fique esperto.

Sei de colegas que estiveram lá nessa época e não puderam fazer o "O".

Isso é fato. Vou contar minhas conclusões.

Existe um atraso entre a estação e a neve/degelo. Exemplo:

Em dezembro, que é quase verão, o lago da laguna de los 3 em Chalten está congelado. (ainda não derreteu o gelo)

Em maio, que é praticamente inverno, ainda não esta congelado(ainda não deu tempo de congelar).

 

Minha experiencia com o Paso Jonh Gardner em março/11, ele estava praticamente sem neve, tinha apenas snowdrift (é um acumulo de neve que ocorre devido a umidade carregada pelo vento, que bate em algo como uma pedra, e vai se acumulando)

 

Pelo que lí por ai, e não foi pouco, é que você pode ir e passar por lá quando quiser, está sempre aberto. Claro, tem um guarda-parque olhando pra voce, com essa cara de brazuca que nunca viu neve, dizendo o mais sensato: - meu filho... vá comer feijao e quando souber o que ta fazendo voce volta pra ca..

 

Mas..... se você tem raquetes de neve, conheçe sobre avalanches, sabe dos riscos, afinal assinou um termo de "se vira negão, ninguem vai te buscar" logo na portaria do parque... pode ir tranquilo! Se algo der errado a neve derrete em dezembro e eles acham seu corpo....

 

Patagônia não é brincadeira!

DISCORDO.

Ainda não achei playground melhor no mundo!

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Obrigado rlciq, passo Gardner!!!

Concordo que você, experiente em patagônia, com os equipos necessários e sabedor do que te espera queira ir pra lá no inverno.

Mas a pegunta é no tópico "TDP primeiro trekking", ou seja, o cara nunca andou mais que até a padoca da esquina, e já quer ir pra parte mais austral do mundo pra estrear mochila e botas... ::putz::

Como eu já disse neste mesmo tópico, para a criadora dele: tem tanto trekking bacana no Brasil, com certeza deve ter algum perto da sua casa. Aqui no fórum você vai achar este lugar e gente que queira ir pra lá. Comece com caminhadas simples, de um dia e vá aumentando a intensidade até fazer travessias de 4, 5 dias.

Assim você descobre se realmente gosta de caminhar com 15 kg nas costas, ficar 4 dias sem banheiro, dormir e comer no chão, pegar chuva/frio/sol/vento, ficar num lugar isolado que a única maneira de sair é andar por 3 dias, etc...

Já imaginou gastar numa viagem pra patagônia e descobrir que você não gosta de dormir em barraca?!?!

Em tempo, nunca fui pra patagônia, mas é um sonho de consumo. Por isso leio muito sobre ela.

Em tempo 2, seus vídeos são show rlciq!!!

Link para o comentário
  • Membros

Faço das palavras do Otávio as minhas. Na minha humilde opinião não deve existir lugar melhor no mundo, e é por isso que em Novembro vou para TPD e em Março para Navarino. Porém o tópico é: "Torres del paine, primeiro trekking, é uma boa?"

 

Acho que, como o Otavio disse acima, existem várias opções locais para que você possa se preparar e evitar situações que ponham sua vida em risco. Aqui no Parana por exemplo, eu tenho subido as montanhas "locais" constantemente, sempre carregando cargueiras com 15-20 kilos, escolhendo dias de frio e chuva para acampar, principalmente para me ambientar melhor.

 

E tambem concordo que seus vídeos são muito bons cara.

Link para o comentário
  • Colaboradores

Na minha mais que humilde opinião é uma escolha bem pessoal..

 

Eu e minha namorada, antes de passarmos duas semanas acampados em El Chaltén, nunca havíamos feito nada relacionado a camping que não fosse esses acampamentos organizados de praia, onde você só dorme na barraca e o restante faz em estrutura melhor. No entanto, o sonho era tão grande que resolvemos encarar só imaginando o que viria pela frente, lendo os relatos antigos do Trotatorres sem sequer fotos para dar noção do que viria.. Pior, acho que o equipamento mais "técnico" que levamos foi um anorak da trilhas & rumos ::lol4::

 

Não preciso dizer que passamos aperto em vários momentos, que minha bota West Coast se alimentou de meus pés durante quase duas semanas, que não conseguimos ver tudo o que queríamos por conta do clima extremamente inconstante da região, que no último dia de acampamento nossa barraca T&R caiu por cima de nós às 1:30 da madrugada por conta dos fortes ventos e que passamos o restante da noite em claro... Aí alguém vai dizer que "não valeu gastar todo esse dinheiro". Bom, eu gastaria cada centavo novamente e se tivesse que eleger os melhores dias de minha vida, certamente os que vivi na patagônia estariam nessa seleção... Não é por acaso que estamos nos preparando para voltar..

 

Fazer trekkings leves e acampar pelo Brasil pode te dar habilidade pra montar barraca e cozinhar no fogareiro, acredito que possa ser uma boa preparação sim.. Mas também acredito que lá seja um dos poucos lugares do mundo onde você vai ter a real noção do que é êxtase e medo juntos, de se sentir um nada diante de um glaciar ou de ventos de mais de 100km/h ou simplesmente sentir que a natureza pode estar querendo te expulsar de lá.. parece poesia barata mas quem já foi vai concordar comigo ::lol4::

 

O que eu recomendo é: além de todo o restante de preparação, vá bem preparado psicológicamente e não vá na onda de relatos com lindas fotos e gente sorrindo, porque naturalmente os momentos tensos são relatados por poucas pessoas.. No mais, aproveite ::hahaha::::cool:::'>

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Vocês foram, se molharam, ficaram com os pés doendo, tiveram medo.... e gostaram. Legal!!! ::otemo::

Mas e se alguém for e se molhar, ficar com os pés e costas doendo, tiver medo e fome, e não gostar?!?!

Claro, Patagônia é um dos lugares mais incríveis do mundo, não é a toa que gente do mundo inteiro vai pra lá, mas o primeiro trekking tem que ser lá? Não dá pra experimentar na Mantiqueira, ou Chapada Diamantina, ou ainda no Monte Roraima?

Eu fico pensando se isso não é "síndrome da grama do vizinho sempre é a mais bonita"... tanto lugar legal aqui pertinho pra fazer o primeiro trekking, e depois quem sabe o segundo, e por terceiro (ou quanrto, vigésimo...) finalmente a patagônia... capici?

Link para o comentário
  • Colaboradores

Claro, Otávio. Entendo o que vc quer dizer..

 

Pode ser que alguém chegue lá e não goste da experiência. Aliás, acredito que não deva ser algo incomum de acontecer.. alguém voltar dizendo "nunca mais faço trekking". Isso passa mesmo pela cabeça em alguns momentos.. todo mundo tem os momentos "o que estou fazendo aqui?", isso realmente acontece e deve ser levado em conta.

 

O que passa é que a patagônia, para alguns, é um daqueles lugares mágicos que vc olha na televisão ou nas fotos de outros viajantes e coloca na cabeça que precisa ver aquilo ao vivo.. Muitas vezes vc não tem disposição pra ir até a Chapada Diamantina que, apesar de muito bonita, nada tem a ver com a patagônia.. e com o agravante de que você provavelmente gastará quase tanto dinheiro quanto indo pra patagônia (pra mim que sou de Santa Catarina pelo menos..). Talvez seja por isso que muitos vêm aqui perguntar se é possível fazer como primeiro trekking, e consequentemente o tópico tenha sido fixado.. a minha dica pra esse pessoal está no meu post anterior.

 

Quanto a questão da "grama do vizinho" eu realmente penso que a Argentina e principalmente o Chile têm paisagens e lugares mais legais que o Brasil.. isso para o MEU gosto. Cada um gosta de um estilo de viagem, de um estilo de paisagens e etc..

Link para o comentário
  • Membros de Honra
Patagônia é um dos lugares mais incríveis do mundo, não é a toa que gente do mundo inteiro vai pra lá.

Também concordo com você!!! ::otemo::::otemo::::otemo::

Só não fui ainda porque é muito longe, capaz que meu Niva não chegue... :mrgreen:

Um dos trekkings mais longe (e o mais belo) que fiz foi em SC, Travessia do PARNA São Joaquim, e na boa, não deve em nada a patagônia.

São lugares diferentes, cada um com sua beleza. ::cool:::'>

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...