Ir para conteúdo

30 dias - Inglaterra, Holanda, República Tcheca, Polônia, Lituânia, Letônia, Estônia, Finlândia e Rússia - SET/OUT 2015


Posts Recomendados

  • Membros
Já adiantando, pretendo fazer 3 viagens noturnas com o Lux Express na minha viagem

 

De Varsóvia pra Vilnius, de Tallin pra St.Petesburgo e de St.Petesburgo pra Helsinki

 

O que você me diz?

Fez alguma viagem noturna?

A empresa vale a pena? A viagem é muito ruim de conforto?

 

Valeu

 

Vale a pena sim, Luiz. Os ônibus eram bem confortáveis e pontuais. Quando eu pesquisei as passagens, em alguns trechos o site disponibilizava tarifas diferentes, a "Simple Express" e a "Lux Express". A segunda geralmente era uns 3 a 5 euros mais cara. Acabei pegando as duas em trechos diferentes e não tem muita diferença. A Lux tinha TV individual nas poltronas com filmes, algumas músicas, e acesso a internet. E também uma máquina de café grátis no meio do ônibus. Tirando isso o serviço é igual.

 

Dos seus trechos o mais chatinho vai ser Tallin - St. Petersburgo, que você sai da União Européia. O ônibus para na imigração da Estônia e depois logo a frente para na imigração russa, aí todo mundo tem que descer e mostrar o passaporte pros 'simpáticos' policiais russos. Aí se o ônibus tiver lotado (como estava o meu), a demora é grande.

Link para o comentário
  • Respostas 41
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Membros

Muito obrigado pela resposta. Animei de pegar esses ônibus.

 

É que fico com pé atrás pq, apesar de barato e economizar com hospedagem, tive uma experiência bem foda de dormir em busão em uma viagem que fiz na Turquia.

 

Os locais que os ônibus saem costumam ser tranquilos? Pq irei no inverno, imagina, meia noite na rua no inverno russo esperando busão, deve ser tenso hahaha

Link para o comentário
  • Membros
Muito obrigado pela resposta. Animei de pegar esses ônibus.

 

É que fico com pé atrás pq, apesar de barato e economizar com hospedagem, tive uma experiência bem foda de dormir em busão em uma viagem que fiz na Turquia.

 

Os locais que os ônibus saem costumam ser tranquilos? Pq irei no inverno, imagina, meia noite na rua no inverno russo esperando busão, deve ser tenso hahaha

 

Eu peguei todos os ônibus durante o dia. Geralmente saía umas 8h da manhã e chegava no destino lá pro meio-dia. Foi bem tranquilo. Claro que a noite é outra coisa, mas acredito que não tenha perigo não.

 

As rodoviárias de Varsóvia e Tallin são boas, tem lugar coberto e fechado, lanchonete, aquelas cadeiras de aeroporto pra sentar ou (tentar) cochilar. A de Vilnius já é pior, é toda aberta e a noite fica bem escuro, o ideal é vc ir só na hora que for pegar o ônibus mesmo, uns 15 minutos antes dele sair já tá bom. A de Helsinque não cheguei a conhecer, mas acredito que também tenha uma estrutura legal pelo pouco que conheci da Finlândia. A de St. Petersburgo é bem confusa e os russos não são um exemplo de simpatia na hora de dar informação. Quando eu desembarquei lá vindo de Tallin fui pedir informação pra um soldado do exército na entrada da rodoviária e ele mandou eu colocar a mochila no chão pro cão farejador fuçar. Depois só virou as costas e foi embora, sem responder nada do que eu perguntei. ::essa::

Link para o comentário
  • 7 meses depois...
  • Membros

Dia #15 | 27/09/2015 | Praga - Cracóvia

 

Acordei 6h, tomei banho e corri pra estação de trem central. Às 8h peguei o trem pra Bohumin e de lá o ônibus até a Cracóvia. Esse pacote trem+ônibus é vendido pela Leo Express. Até onde eu sei não tem trem direto entre Praga e Cracóvia, por isso a maneira mais fácil e barata é essa daí que eu falei.

 

Cheguei na rodoviária da Cracóvia e pelas minhas anotações o hostel era bem próximo, mas como tinha anotado umas ruas erradas acabei demorando um pouco pra chegar. Por fim encontrei o Greg & Tom Party Hostel. Lugar bem pequeno mas de uma atmosfera incrível, parecia que todo mundo se conhecia há tempos. Por ter poucos quartos e consequentemente poucos hóspedes, o pessoal da recepção acaba ficando amigo de todo mundo, chama pelo nome, acorda no quarto, etc. Pra quem curte festa é o local ideal. Tem um subsolo com a cozinha e uma sala com videogame.

 

IMG_0522.JPG.697aa46250bc655f4a32bad610cf685a.JPG

 

Deixei as tralhas no quarto e fui dar uma volta pelas redondezas. A parte central da cidade é bem pequena, então dá pra fazer tudo a pé numa boa. Voltei pro hostel e descobri que às 21h rolava uma janta que tava incluída na diária. Chegando perto do horário a galera vai passando nos quartos chamando o povo pra comer. Eu já achando que por ser grátis ia ser um rango bem safado. Mas felizmente eu tava errado! Tinha pizza, batata, salada, arroz, e mais um monte de coisa, muito boa a comida! Melhor do que muito lugar que eu comi durante a viagem. Depois de encher a pança, lá pelas 22h começam os "drink games". Pagando 40 zlots você ganha uma pulseira e aí pode encher a cara nos joguinhos alcoólicos e ainda participar do Pub Crawl. Foi bem divertido, na hora em que a galera vai pro pub crawl já tá todo mundo alegre. Passamos por três boates mas acho que por ser domingo tava tudo bem vazio.

 

Voltei a pé pro hostel lá pelas 3 da manhã, sendo abordado a cada 10 metros do caminho por "seguranças" de "casas noturnas adultas" oferecendo "diversão, ousadia e alegria". Deixei pra próxima.

Editado por Visitante
Link para o comentário
  • Membros

Dia #16 | 28/09/2015 | Cracóvia

 

Acordei e fui lá pro subsolo tomar o café da manhã. Por ser um hostel de admiradores da noite, quase ninguém acorda cedo pra aproveitar o café grátis. Só tinha eu e um indiano na cozinha, o Palash. Eu pretendia ir pra Auschwitz só no dia seguinte, mas o Palash acabou me convencendo a ir com ele nesse dia. Fui na recepção do hostel pra comprar meu ticket mas não tinham mais vagas. Comprei pro dia seguinte mesmo e fui dar uma volta na praça central pra fazer hora. Encontrei o Palash no caminho de volta e ele, que tava indo pro local de partida do ônibus pra Auschwitz, sugeriu que eu fosse junto pra tentar trocar meu ticket (que era pro dia seguinte). Acabou dando certo e embarquei!

 

Uns quarenta minutos depois chegamos em Auschwitz. Não tem muito o que descrever de lá, a não ser: perturbador, pesado, tenso, e outros adjetivos do tipo. Passamos pelos campos de concentração de Auschwitz I e Auschwitz II-Birkenau. Já escurecendo voltamos pra Cracóvia. Já tava ficando cansado depois de duas noites bem mal dormidas e acabei capotando depois da janta. Sem pub crawl dessa vez.

 

GOPR0823.JPG.7c0cecd23558592d5945dbcc4163129e.JPG

 

Portfolio-018.jpg.e0a68e1fb12afabb54b1a7dd91b3b6b4.jpg

Editado por Visitante
Link para o comentário
  • Membros

Dia #17 | 29/09/2015 | Cracóvia

 

Acordei 10h30 e perdi o café da manhã (que ia até às 10h). Saí pra andar, passei num mini Carrefour pra comprar umas besteiras pra comer e fui até o Castelo de Wavel. Não me animei pra entrar e fiquei só observando a vida passar sentado na beira do rio. Voltando pra praça tava rolando uma feirinha, não sei se tinha todo dia ou só às vezes. Tomei umas cervejas num quiosque, comprei bugigangas (imã de geladeira, cartão postal, etc) e voltei pro hostel.

 

Fiquei batendo papo com o Leonardo, um brasileiro que tinha acabado de chegar. Depois fiquei enrolando lá na sala de videogame com uns holandeses que eu nunca conseguia guardar os nomes. Depois da janta o pessoal já tava se animando pra começar os drinking games, mas infelizmente eu tinha que arrumar as malas pra ir pra rodoviária pegar o trem pra Varsóvia.

 

Me arrependi de tão pouco tempo na Cracóvia, se pudesse teria adicionado mais um dia pelo menos. :cry:

Editado por Visitante
Link para o comentário
  • Membros

Dia #18 | 30/09/2015 | Cracóvia - Varsóvia - Vilnius

 

Peguei o trem na rodoviária da Cracóvia com destino a Varsóvia às 00h50. Trem muito antigo, sinistro, escuro, daqueles de filme de terror. Não entendi direito qual era minha cabine, então acabei entrando em uma que tava mais vazia. Tinha um senhor que roncou o trajeto todo e um casal bem mal-humorado. Tentei dormir um pouco mas o banco era desconfortável e eu não tava muito seguro de abandonar minha mochila embaixo do banco com meus colegas de cabine pouco amigáveis. Chegamos na estação central de Varsóvia umas 4h30 da manhã.

 

Eu tinha que pegar o ônibus pra Vilnius mas a rodoviária é do outro lado da cidade. Segundo minhas anotações era fácil, era só pegar o metrô na estação central e ir até a estação Mlociny, onde fica a rodoviária. E como eu já tava na estação central imaginei que o metrô da estação central era ali mesmo, certo? Errado! A estação do trem (onde eu tava) e a do metrô (onde eu tinha que ir) são distantes uns 800 metros. Agora imagina entender isso às 4h30 da manhã, num frio de uns 5 graus, sem uma alma viva na rua pra dar informação.

 

Deu tempo certinho de chegar na rodoviária. O ônibus partiu de Varsóvia às 06h e longas 9 horas depois cheguei em Vilnius. Fui andando pro hostel, o Jimmy Jumps. Ele fica numa viela que é trancada por portão e pra entrar você sempre tem que digitar um código, que te dão no check-in. Também é preciso deixar os tênis (sapatos, botas, chinelos) em um armário coletivo logo na entrada. Com o grande número de tênis que tem no armário eu sempre achava que eles iam desaparecer, mas sempre estavam lá do mesmo jeito que eu havia deixado.

 

IMG_0591.JPG.ea5264bf644e09bd0d343cd23d65f8fc.JPG

 

IMG_0722.JPG.8ce21d0c70c73d5ca866a8e79dc8cd78.JPG

 

Depois de guardar as malas fui conhecer as redondezas. Comi numa lanchonete chamada Hesburger e depois passei num mercado pra comprar umas coisas pra comer a noite. Perguntei na recepção se tinha algum pub crawl programado mas não tinha :/ A moça me deu um panfleto de um que teria, mas lá mais pro centro. Fiquei com preguiça de ir e o tempo friorento também não tava ajudando. Fiquei de bobeira no hostel e dormi cedo.

Editado por Visitante
Link para o comentário
  • Membros

Dia #19 | 01/10/2015 | Vilnius - Trakai - Vilnius

 

Acordei bem cedo e decidir ir pra Trakai. Chegando na rodoviária já tava saindo um mini-ônibus, sai um atrás do outro e não precisa comprar com antecedência. A passagem custa a imensa quantia de 1,70 euro. ::otemo::

 

Em uns 40 minutos desembarque em Trakai, uma cidadezinha extremamente tranquila e bonita. Cenário de filme. Andei um bocado parando pra tirar fotos, até chegar no famoso castelo de Trakai. Pagando 6 euros você pode entrar e perambular pela área do castelo. Na saída parei num restaurante em frente ao castelo, do outro lado do lago. Perguntei quanto custava o copo de cerveja e a atendente respondeu que não vendia o copo, só a cerveja. ::putz::

 

Portfolio-028.jpg.f7c0ac314c20be5382aef6fd3d0f6b69.jpg

 

Comi umas empanadas e voltei pra rodoviária. De novo dei sorte e já tinha um ônibus saindo pra Vilnius. Chegando em Vilnius subi até a Gediminas Tower, de onde dá pra se ter uma bela vista da cidade. Quem não quer subir andando pode pegar um teleférico. Como não peguei não sei quanto custa, mas a caminhada não é nada demais, dá pra subir numa boa. Tirei umas fotos lá de cima e passei num pub antes de voltar pro hostel, mas tava bem vazio e parado. A noite acabou sendo mais uma vez no hostel mesmo.

 

IMG_0741.JPG.e571e984351679d641fe21e82a0ec239.JPG

Editado por Visitante
Link para o comentário
  • Membros

Dia #20 | 02/10/2015 | Vilnius

 

As duas baterias da Gopro que levei acabaram e eu não tinha carregador. Perguntei na recepção do Jimmy Jumps se conheciam algum lugar pra comprar um carregador e me indicaram o shopping Panorama. A moça foi bem simpática e explicou o ônibus que eu podia pegar, já que a caminhada seria longa. Como não tinha nada de mais importante pra fazer fui andando mesmo. E realmente era longa... ::mmm: Mas foi bom pra conhecer um pedaço da cidade menos turístico. Andei um bom pedaço na margem do rio Vilnia e depois de mais de uma hora andando cheguei no tal shopping e consegui comprar o carregador. No caminho deu pra constatar que mesmo no leste europeu os motoristas respeitam os pedestres. No caminho todo, mesmo em avenidas movimentadas, qualquer carro parava pra eu atravessar a rua.

 

Na volta da intensa caminhada parei de novo na Gediminas Tower e descobri que dava pra subir no alto da torre pagando 2 euros. A vista não é tããão melhor que lá de baixo, mas valeu a experiência.

 

Voltando pro hostel parei num mercadinho pra comprar água e comprei água com gás por engano. Fui em outro e cometi a mesma burrada pela segunda vez. Na terceira finalmente consegui comprar água normal. No caixa do mercadinho tinha uma senhora passando as compras na minha frente. Coloquei a água no cantinho do balcão pra pegar o dinheiro no bolso e ela 'gentilmente' jogou minha garrafa no chão e saiu resmungando palavras indecifráveis. Parece que a gentileza dos lituanos é só no trânsito mesmo...

 

Cheguei no hostel e tinham dois espanhóis conversando com o panfleto do pub crawl na mão. Perguntei se eles iam e animei de ir com eles. Chegando no endereço que tava no panfleto não encontramos nada e voltamos pro hostel. Fim de noite. ::essa::

Editado por Visitante
Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...