Ir para conteúdo

Visto - Canadá


Lucca

Posts Recomendados

  • Membros

Oi mochileiros! Eu fiz a inscrição para o visto no início de agosto. Na última sexta-feira (30/08/2013) minha esposa enviou um e-mail às 8:30am solicitando informações, já que havia se passado mais do que o tempo estipulado para o processo. Ao meio dia recebemos um retorno com a negativa do visto. Foi apresentado o argumento de que não ficaram convencidos de que nós dois iríamos retornar ao Brasil. Fiquei muito contrariado com a negativa do visto por que não nos foi solicitada nenhuma informação adicional. Simplesmente rejeitaram o pedido de visto e encerraram o processo. Ao falar com despachantes locais eles me falaram que eu fui o primeiro que eles ficaram sabendo que conseguiu algum retorno pela requisição online de vistos.

Enviei um e-mail ao consulado questionando por que não foram solicitadas informações para esclarecer as dúvidas que eles poderiam ter. Ainda não tive retorno. Estou prestes a desistir de ir para o Canadá e terei que alterar minha passagem (já comprada) para ficar somente nos EUA.

Um dos argumentos foi que meu histórico de viagens (9 países diferentes nos últimos 4 anos) não foi suficiente para convencê-los de que eu retornaria. Outro foi que o meu vínculo empregatício (hoje de 8,5anos na mesma empresa) não sugere que irei retornar. O terceiro foi de declaração de renda a qual apresentei comprovantes que eram suficientes para ir e voltar mais de uma vez ao Canadá.

Pessoalmente estou profundamente decepcionado com o processo e com os representantes do Canadá no Brasil. Indiferente de ter sido aprovado ou não, eu não tive impressão alguma de confiança sobre os argumentos para a decisão tomada.

 

A dica que compartilho é: tentem informar o máximo de dados possíveis que comprovem sua intenção ou obrigação de retornar ao Brasil. Mesmo assim, pelo que soube tudo o que incluí deveria ser suficiente e não há coerência com os motivos da rejeição do nosso visto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 392
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

Tive o visto rejeitado pela aplicação online. Maiores detalhes já postados no outro forum:

Oi mochileiros! Eu fiz a inscrição para o visto no início de agosto. Na última sexta-feira (30/08/2013) minha esposa enviou um e-mail às 8:30am solicitando informações, já que havia se passado mais do que o tempo estipulado para o processo. Ao meio dia recebemos um retorno com a negativa do visto. Foi apresentado o argumento de que não ficaram convencidos de que nós dois iríamos retornar ao Brasil. Fiquei muito contrariado com a negativa do visto por que não nos foi solicitada nenhuma informação adicional. Simplesmente rejeitaram o pedido de visto e encerraram o processo. Ao falar com despachantes locais eles me falaram que eu fui o primeiro que eles ficaram sabendo que conseguiu algum retorno pela requisição online de vistos.

Enviei um e-mail ao consulado questionando por que não foram solicitadas informações para esclarecer as dúvidas que eles poderiam ter. Ainda não tive retorno. Estou prestes a desistir de ir para o Canadá e terei que alterar minha passagem (já comprada) para ficar somente nos EUA.

Um dos argumentos foi que meu histórico de viagens (9 países diferentes nos últimos 4 anos) não foi suficiente para convencê-los de que eu retornaria. Outro foi que o meu vínculo empregatício (hoje de 8,5anos na mesma empresa) não sugere que irei retornar. O terceiro foi de declaração de renda a qual apresentei comprovantes que eram suficientes para ir e voltar mais de uma vez ao Canadá.

Pessoalmente estou profundamente decepcionado com o processo e com os representantes do Canadá no Brasil. Indiferente de ter sido aprovado ou não, eu não tive impressão alguma de confiança sobre os argumentos para a decisão tomada.

 

A dica que compartilho é: tentem informar o máximo de dados possíveis que comprovem sua intenção ou obrigação de retornar ao Brasil. Mesmo assim, pelo que soube tudo o que incluí deveria ser suficiente e não há coerência com os motivos da rejeição do nosso visto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Oi gente, mais uma atualização dessa história.

Na última sexta-feira consegui (finalmente) falar por telefone com o pessoal do consulado do departamento de vistos e imigração. Depois de muitas voltas descobri que eles atendem o telefone em alguns dias, no horário entre 11 e 12:30. A primeira resposta foi robotizada: não dá pra revisar o processo. Expliquei para a atendente que eu não estava questionando a decisão de negar o visto, mas sim querendo entender o que teria tão convincentemente definido a negativa a ponto de não nos perguntarem sobre informações adicionais.

Pessoalmente isso foi o que mais me frustrou neste processo, ou seja, terem cancelado o processo (USD150,00 do processo jogados ao vento) sem a menor chance de argumentação. Isso me transmitiu um sentimento muito ruim sobre o cuidado com os vistos e sobre o descaso.

Após isso senti que a atendente entendeu que não era somente mais um turista "reclamão" e ela me deu um endereço de e-mail diferente para fazer contato. Eu expus a ela 10 argumentos que indicavam claramente que a justificativa apresentada para negarem o visto não condiz com o perfil que eu apresentei. Ela pediu que eu incluísse tudo isso no e-mail, o que fiz prontamente. A atendente indicou que eu incluísse um campo dizendo "urgente" no assunto do e-mail para que eu tivesse prioridade de resposta e disse que na segunda-feira eu deveria ter um retorno.

De fato na segunda-feira perto das 8:30 recebi um novo e-mail informando que não tinham como rastrear os motivos da decisão de negar meu visto e que cabe ao interessado arcar com os custos de uma nova solicitação se for de sua vontade. Disseram novamente que as decisões de negativa de vistos normalmente se baseiam nos mesmos motivos que antes me foram informados, os quais não se aplicam para o perfil que eu apresentei. :(

Resumo: não irei para o Canadá e pensarei seriamente antes de tentar novamente. Admiro o Canadá e sempre quis ir para lá mas fiquei decepcionado demais em ver este tipo de atitude generalista de filtragem e de resposta desinteressada. Não estou reclamando do fato de terem negado meu visto, mas sim do fato de não terem dado um motivo justo para isso mesmo após eu ter conseguido um canal especial para contra argumentar. Acredito que ao menos uma resposta mais concreta e condizente com o que expus poderia ter sido definida nesta situação. Ao final, essa inclusão e remoção do Canadá no meu roteiro de viagem custou aproximadamente R$1800,00 (erro que não cometerei novamente). Já fiz viagens internacionais que no total custaram isso.

Desculpem o desabafo, mas acho importante compartilhar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Salve gente! Segue atualização que incluí em outro forum. Muito triste com o resultado.

 

Oi gente, mais uma atualização dessa história.

Na última sexta-feira consegui (finalmente) falar por telefone com o pessoal do consulado do departamento de vistos e imigração. Depois de muitas voltas descobri que eles atendem o telefone em alguns dias, no horário entre 11 e 12:30. A primeira resposta foi robotizada: não dá pra revisar o processo. Expliquei para a atendente que eu não estava questionando a decisão de negar o visto, mas sim querendo entender o que teria tão convincentemente definido a negativa a ponto de não nos perguntarem sobre informações adicionais.

Pessoalmente isso foi o que mais me frustrou neste processo, ou seja, terem cancelado o processo (USD150,00 do processo jogados ao vento) sem a menor chance de argumentação. Isso me transmitiu um sentimento muito ruim sobre o cuidado com os vistos e sobre o descaso.

Após isso senti que a atendente entendeu que não era somente mais um turista "reclamão" e ela me deu um endereço de e-mail diferente para fazer contato. Eu expus a ela 10 argumentos que indicavam claramente que a justificativa apresentada para negarem o visto não condiz com o perfil que eu apresentei. Ela pediu que eu incluísse tudo isso no e-mail, o que fiz prontamente. A atendente indicou que eu incluísse um campo dizendo "urgente" no assunto do e-mail para que eu tivesse prioridade de resposta e disse que na segunda-feira eu deveria ter um retorno.

De fato na segunda-feira perto das 8:30 recebi um novo e-mail informando que não tinham como rastrear os motivos da decisão de negar meu visto e que cabe ao interessado arcar com os custos de uma nova solicitação se for de sua vontade. Disseram novamente que as decisões de negativa de vistos normalmente se baseiam nos mesmos motivos que antes me foram informados, os quais não se aplicam para o perfil que eu apresentei. :(

Resumo: não irei para o Canadá e pensarei seriamente antes de tentar novamente. Admiro o Canadá e sempre quis ir para lá mas fiquei decepcionado demais em ver este tipo de atitude generalista de filtragem e de resposta desinteressada. Não estou reclamando do fato de terem negado meu visto, mas sim do fato de não terem dado um motivo justo para isso mesmo após eu ter conseguido um canal especial para contra argumentar. Acredito que ao menos uma resposta mais concreta e condizente com o que expus poderia ter sido definida nesta situação. Ao final, essa inclusão e remoção do Canadá no meu roteiro de viagem custou aproximadamente R$1800,00 (erro que não cometerei novamente). Já fiz viagens internacionais que no total custaram isso.

Desculpem o desabafo, mas acho importante compartilhar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

André_Franca, agora que vi tua pergunta final.

1) Não temos filhos.

2) Sim, os formulários online pediam que enviássemos um roteiro da viagem. Enviamos o roteiro previsto da viagem informando onde estaríamos e o que faríamos em cada dia.

 

Outra informação que me disseram ser perigosa de incluir foi o fato de que visitaríamos amigos lá. Os amigos haviam enviado uma carta convite nos mesmos moldes que já haviam enviado anteriormente para outros amigos/parentes que os visitaram sem problemas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

André, boa noite!

 

Você sabe com quanto tempo de antecedência eu posso tentar pegar o visto canadense?

Digo, se eu for em Maio do próximo ano, eu já posso solicitar?

 

Questiono isso, porque se meu visto for aprovado, eu quero comprar as passagens.

Consequentemente comprando as passagens até o próximo mês, eu acho que consigo uma tarifa bacana nas passagens.

 

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oi hughcorrea, eu também estou planejando ir pro Canadá.

Entrei com um VAC aqui no Brasil pra perguntar exatamente isto. Coloquei na minha pergunta que a intenção era viajar em Março e que gostaria de saber a partir de quando poderia aplicar para o visto. A resposta foi que poderia aplicar a partir de Setembro.

Daí depende do tipo de visto, o meu como é entrada única, tem validade máxima de 6 meses, por isso poderia aplicar somente a partir de Setembro. :wink:

 

Abraço,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...