Ir para conteúdo

Ilha da Madeira - Perguntas e Respostas


n_andreia

Posts Recomendados

  • Membros

[align=center]Tradições e Costumes Madeirenses[/align]

 

Um dos costumes antigos das gentes da Madeira é a matança do porco que servirá para comer no Natal e salgar para o resto do ano. A matança do animal é levada a cabo por um grupo de homens com barrete de vilão, seguindo um ritual tradicional. O dia da matança é um dia de festa em que todos comem, bebem, tocam e cantam ao desafio.

 

carros_cesto.jpg

Tradicional carro de cesto do Monte

 

Associado ao turismo aparece o tradicional carro de cesto ou carrinho do monte, conduzido por dois homens, vestidos de fato branco, chapéu de palha e bota chã. Estes controlam através de cordas a descida do carro. Outro meio de transporte típico é o carro de bois que desliza como um trenó, guiado por um boieiro actualmente em desuso. Da tradição faz também parte a lapinha, uma espécie de presépio em honra do Menino Jesus, cuja visita é usual na época natalícia. Os visitantes cantam modinhas e no fim são recompensados segundo a tradição com licor de tangerina, biscoitos e bolo de mel. No entanto, a rochinha tem vindo a substituí-la, reproduzindo aspectos da vida da ilha. Montam-se encostas onde se colocam pastores com os seus rebanhos e outras figuras típicas como o leiteiro, grupos a dançar o bailinho, procissões e outros elementos característicos. Numa furna, coloca-se o Menino Jesus, a Nossa Senhora, o São José, os animais do presépio e os Reis Magos. Estes elementos encontram-se iluminados por uma lamparina de azeite.

 

MADEIRA183.jpg

Mercado dos Lavradores

 

Uma curiosidade reside no nome que os madeirenses dão às batatas, designando este tubérculo como semilhas. Nos mercados vendem-se frutos variados, desde as conhecidas bananas da Madeira aos abacates, anonas e mangas, entre muitos outros frutos. As flores encontram-se também presentes com grande diversidade, incluindo espécies endémicas e outras que foram introduzidas.

 

Um dos trajes típicos da Madeira, usado em tempos pelos trabalhadores rurais, consistia em homens vestidos de calças de linho brancas, franzidas no joelho, bota chã, deixando parte da perna a descoberto, camisa de estopa, jaqueta ou colete de lã sem mangas e na cabeça uma carapuça com uma ponta esguia espetada. O traje feminino é composto por saias rodadas e franjas na cintura, feitas em tecido de lã listrada, onde predomina o vermelho. Calçam uma bota chã, de barra vermelha em volta do cano. Os homens usavam as mesmas botas, podendo também vestir indumentária branca de linho, com lenço garrido ao pescoço e carapuça idêntica à feminina.

 

A casa típica da Madeira tem forma triangular, com portas e janelas coloridas e cobertas de colmo.

 

brinquinho.gif

Brinquinho

 

O artesanato da Madeira inclui a produção do brinquinho, artefacto que tem como função marcar o compasso no bailinho regional, sendo constituído por bonecos trajados segundo os costumes da ilha. Engloba também trabalhos em vime, nomeadamente móveis e cestos, bordados da Madeira, uma das suas produções mais características, sendo feitos pelas bordadeiras em suas casas, com base no linho, algodão , seda natural, organdi e fibras sintéticas, produzindo-se desde toalhas de mesa a lenços de mão. Grande parte desta produção é para exportação. Outros produtos tradicionais são as botas de vilão ou bota chã, carros de bois, arados e lagares de madeira.

 

Diciopédia / Porto Editora

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • 2 meses depois...
  • Membros

Ola Amigos!

 

Esse clima maravilhoso que o inverno proporciona na Europa e otimo... ::Cold::

 

Mas optei por mudar meus planos e curtir um Reveillon um pouco mais quente!

 

Portugal foi minha escolha, uma por ser a origem de uma parte da minha familia e outra por ser uma terra maravilhosa.

 

Porem resta uma duvida tremenda! ::sos::

 

PORTO, LISBOA ou MADEIRA ( minha favorita )

 

Li coisas maravilhosas sobre todas e com certeza vou visitar cuidadosamente uma por uma. No momento eu quero o melhor Reveillon!

 

Os amigos podem me da uma forca com os pros e contras?! ::otemo::

 

Preco dos voos, transportes, hostels, alimentacao... esta tudo OK! O que resta mesmo sao duvidas quanto as opcoes para curtir a vida noturna, a festa de Reveillon e o clima da cidade nessa epoca!

 

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Membros

Boas amigos. Para qualquer duvida sobre a Ilha da Madeira, estejam a vontade de se expor, pois eu vivo na Ilha.

Posso desde já adiantar que as duas melhores epocas para se vir a Madeira, é na epoca Natalicia, e revellion, e no verão.

O Verão cá, é genial, é um clima muito alegre, muitas festas ao longo de toda a noite pelas longas ruas da Ilha..

Desde já deixo-vos isto do nosso dia 31:

 

Os mais honestos cumprimentos :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...
  • Membros

Galera, estou indo para Ilha em janeiro de 2012, pretendo ficar 25 dias, queria dicas pra diversão, já visitei diversos sites, já conheço bastante coisas, mas queria mesmo informação sobre transporte publico o conhecido autocarros.

Primeira viagem sozinha pra outro lado do oceano, estou fazendo toda uma programaçao, mas queria dicas de quem mora na ilha ou de quem ja visitou.

 

bjao

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Oi Tali

Passei 15 dias na Ilha e deu pra conhecer tudo com calma , até passar um dia( é o suficiente) em Porto Santo.

No primeiro dia , fomos de ônibus coletivo(auto carro) do hotel para o centro, pra nunca mais ::lol4::::lol4:: traumatizados alugamos um carro no centro de Funchal e rodamos toda a ilha. apesar do transporte público ter bastante horarios, os motoristas são verdadeiros malucos, correm pelas ruas estreitas ladeira abaixo, ladeira acima.Fiquei apavorada ::ahhhh::::mmm:::mmm:

 

Nao sei hoje se eles estão mais calmos , mas se fosse você faria a experiência logo que chegar.Quem sabe vc dá sorte?

 

Eu tive mais medo de andar de ônibus do que aterissar naquele aeroporto com a pista dentro dágua. Que é espetacular! ::otemo::

 

Aliás a ilha toda é linda linda, vale cada minuto de estadia.

 

Alugando um carro vc tem mais liberdade , acaba conhecendo coisas extras, como almoçar numa casa particular, achando que era um restaurante. ::lol3::::lol3::::lol3::

Povo muito hospitaleiro o madeirense! ::love::::love::::love::

 

Ai que eu ainda volto lá! ::love::::love::::love::::love::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Oi Tali

Passei 15 dias na Ilha e deu pra conhecer tudo com calma , até passar um dia( é o suficiente) em Porto Santo.

No primeiro dia , fomos de ônibus coletivo(auto carro) do hotel para o centro, pra nunca mais ::lol4::::lol4:: traumatizados alugamos um carro no centro de Funchal e rodamos toda a ilha. apesar do transporte público ter bastante horarios, os motoristas são verdadeiros malucos, correm pelas ruas estreitas ladeira abaixo, ladeira acima.Fiquei apavorada ::ahhhh::::mmm:::mmm:

 

Nao sei hoje se eles estão mais calmos , mas se fosse você faria a experiência logo que chegar.Quem sabe vc dá sorte?

 

Eu tive mais medo de andar de ônibus do que aterissar naquele aeroporto com a pista dentro dágua. Que é espetacular! ::otemo::

 

Aliás a ilha toda é linda linda, vale cada minuto de estadia.

 

Alugando um carro vc tem mais liberdade , acaba conhecendo coisas extras, como almoçar numa casa particular, achando que era um restaurante. ::lol3::::lol3::::lol3::

Povo muito hospitaleiro o madeirense! ::love::::love::::love::

 

Ai que eu ainda volto lá! ::love::::love::::love::::love::

 

 

Vc me animou mais ainda, rir tanto quando falou dos motoristas de ônibus!

Há muitos anos vem pensando em ir na ilha, mas só tomei coragem esse ano.

Vou ficar uns 25 dias, incluindo PORTO SANTO!

Vi as fotos do aeroporto, o fim dele eh dentro do mar! Incrível.

Será minha primeira viagem internacional.

Escolhi a ilha porque tem um amigo lá, e porque o nível de segurança lá é ótimo, quase não existe violência.

Obrigdo!

bjs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros

A Ilha da Madeira é mesmo uma Pérola no Atlântico , um pequeno paraíso com um clima espetacular o ano inteiro .

Quem a visita nunca mais a esqueçe .

 

Há zonas de visita obrigatória , O Curral das Freiras , Porto Moniz, Encumeada ( a estalagem da Encumeada é um sonho !), S. Vicente , Machico , e claro o Funchal.

O Jardim Botânico e o Jardim Tropical Monte Palace são maravilhosos , e para chegar a este basta apanhar o teleférico no Funchal . A Volta para a cidade pode ser nos famosos cestos de verga .( para os corajosos ! ::ahhhh:: ) .

 

O povo é super simpático e bem disposto e adora receber os turistas , nacionais e internacionais !

 

Mais algumas dicas : http://www.madeira-web.com/PagesP/monte-palace.php ::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Pessoal,

 

Onde vocês compraram as passagens para a Ilha da Madeira? Estou com dificuldade em encontrar...achei na TAP e na Easyjet, mas as demais companhias eu não consigo encontrar...alguém poderia fazer a gentileza de postar os sites?

 

E agências de turismo? O site Madeira turismo tem uma lista, mas não consigo visualizar...se alguém tiver qualquer informação, agradeço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

Oi pessoal, tudo bem?

 

Estou planejando uma viagem para Portugal em abril de 2012, e quero conhecer a Ilha da Madeira para realizar o sonho de conhecer a terra da minha mãe!!! Tenho no máximo de 10 a 15 dias para conhecer Portugal e a Ilha, por isso pensei em reservar 3 ou 4 dias inteiros para conhecer a Ilha da Madeira. Será que é pouco?

 

Gostaria de saber também sobre hoteis e pousadas para ficar lá, por um preço em conta e também aluguel de carro.

 

Estou fazendo uma cotação pra saber se realmente vou poder viajar pra lá no ano que vem, por isso, qualquer informação é muito bem vinda!!!

 

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...