Ir para conteúdo

Atentados Bruxelas - Viagem Marcada

Posts Recomendados

• Membros
Postado

Olá pessoal,

É com muita tristeza que ficamos sabendo dos atentados à Bruxelas hoje pela manhã e, com muita dor no coração, eu estou repensando se vale a pena ou não ir para Bruxelas. Tenho viagem programada para Bruxelas no começo de Maio, mais especificamente no dia 08/Maio. Está tudo pago, passagem aérea, hotel, bilhetes de trem e etc... Ficaria três dias na cidade e mais um dia em Bruges, depois seguiria para Paris, porém agora estou sofrendo forte pressão da minha esposa (que iria comigo) e da minha família para não irmos mais para Bruxelas ou até desistirmos completamente da viagem.

Gostaria de ouvir a opinião de vocês, se algum de vocês viajou recentemente para Paris, Istambul ou qualquer local em grave risco de atentados terroristas.

Abraços

• Colaboradores
Postado

Que tristeza isso não!!!

Olha, sua pergunta é complicada e de resposta muito particular. Vou dar apenas minha opinião: eu não desmarcaria o que já está marcado! Aé pq, acabou de acontecer um ataque, todos os esforços se concentram na cidade, dificilmente teria outro na sequência.

Pra evitar problemas eu tentaria fugir de locais muito muito movimentados. Claro que do aeroporto não tem jeito, mas metrô as vezes tem. O mesmo vale pras atrações, iria em horários mais tranquilos, evitaria restaurantes badalados e locais que sabidamente são americanizados ou mesmo institucionais, como ONU, embaixadas e etc.

Se vc fosse agora começar a comprar as coisas seria diferente, talvez fosse melhor esperar mais... mas com tudo pago, acho que vale apena ir.

Se sua esposa e família estiverem muito inseguros, espere mais um tempo, uma semana ou duas, e veja como as coisas seguem. Eu fui pra Istambul num momento de crise política do pais e foi tudo tranquilo, só evitei as áreas de quebra-quebra e protestos. Tb peguei protestos em Barcelona... assim que começava a movimentação eu vazaaava de lá, rs.

Se conseguir ir, boa viagem!

• Colaboradores
Postado

Esqueci de dizer... outra coisa que dá pra fazer é, ao invés de ficar tanto tempo na capital, ir conhecer mais as cidades pequenas... até pq ouço por aí que Bruxelas não tem tanta coisa pra fazer, mas não conheço, então não sei opinar. Talvez valha a pena visitar cidades menores! :)

• Membros
Postado

3 dias em Bruxelas é um exagero. Passei 1 dia na capital belga e já achei 'bom' demais. Não tem muita coisa de interessante, além de ter achado uma cidade suja. Acho que vale seguir para outras cidades.

• Colaboradores
Postado

Nunca estive nesta situação, mas olha, tirando cidades onde existe um foco de radicalismo, como Istambul hoje ou Jerusalém, é dificilíssimo um ataque se repetir na Bélgica, pode acontecer de esta semana ainda estarem alerta máximo, mas daqui para Maio não.

Infelizmente é aguardar onde será o próximo, que ninguém tem como saber, mas dificilmente ocorre um ataque repetido, justamente porque a segurança é multiplicada muitas vezes neste locais.

• Membros
Postado

Entendo a sua posição, mas não desmarcaria a sua viagem de nenhuma maneira. Além do que o que todos acima falaram:

- você mora no BRASIL. entra num forum gringo (lonelyplanet, fodors, rickstevens, por exemplo) e verá o tanto de gente que não tem CORAGEM de pisar aqui por conta da violência, zika virus e afins. É mais provável que você seja assaltado amanhã do que sofra um atentado durante uma viagem de duas semanas.

- estive nos USA no pós 11/09. minha experiência: aeroportos com revistas reforçadas (e mais chatas, claro), lugares mais policiados e má vontade de oficiais com gringos. basicamente isso. você provavelmente passará por revistas mais chatas, maior demora nas imigrações e detectores de metal all-over.

- tem esse post bem legal sobre istambul aqui: http://www.360meridianos.com/2016/03/perigoso-viajar-para-a-turquia.html

- como o pessoal já disse, o mais interessante da Belgica, pelo que dizem, não está em Bruxelas. Cidades como Ghent e Antuerpia parecem boas opções.

• Membros
Postado

Vou a Europa em novembro e também fiquei apreensivo após esse atentado. Vou a Portugal que não corre grandes riscos, mas farei um stop-over de 4 dias na Holanda onde ficarei em Haia e Delft. Estou acompanhando de perto as noticias da segurança na Holanda e continuarei até a véspera da viagem.

• 3 semanas depois...
  • Membros
Postado

Estive uma semana antes dos atentados na Belgica e ,na realidade, na época que fui acho que o risco de um atentado era bem maior do que agora. Pra mim era até esperado quando "mexessem" com o tal terrorista que estava em fuga.

As precauções que tomei foram passar o menor tempo possível próximo as estações de trem, além de evitar metro e aeroporto a todo custo. Isso em cidade maiores, como Bruxelas e Antuérpia.

No mais , andei muito, até pelo bairro africano de Bruxelas, frequentei os restaurantes e barzinhos sem neuras e em Bruges me senti mais seguro do que qualquer outro lugar do mundo.

No fim, acho que o risco de algo acontecer sempre existe, mas não é pior do que noventa por cento dos lugares do Brasil.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...