Ir para conteúdo

Itália + Suiça 14 dias set/16 - (edit ROTEIRO QUASE PRONTO, parte suiça ainda enrolada)


Posts Recomendados

  • Membros

Obrigada de novo pela ajuda! Como disse, não quero fazer nada muito corrido, mas esta parte realmente ta um quebra cabeça...

Você teria alguma solução para o meu caso rs?

 

Não quero mexer na parte do meu roteiro até a saída de Veneza, mas tenho só 4 noites a partir de lá...

Consigo pensar em 2 soluções

 

veneza

Veneza

Veneza - como (3h40 de trem)

Como

Como - Lugano (1h trem, stoppover), Lugano - lucern (2h30 de trem)

Lucern

Lucern - Zurique - 22h aeroporto

Veneza

Veneza

Veneza

Veneza/Zurique (avião), trem pra lucern

Lucern

Lucern Zurique

Essa opção me incomoda pq eu não cruzo a suíça de trem, mas eu posso tirar uma noite de Veneza e jogar para outro lugar do roteiro (Florença ou Bologna)

Link para o comentário
  • Respostas 53
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

Mario, aproveitando: aprendi com viagens anteriores que em um certo momento a gente desencana de fazer tudo o que se propõe porque já estamos cansados mesmo é tudo fica mais arrastado...

Inicialmente eu queria sim fazer trocentas coisas na Suíça, mas vou ter que limitar essas trocentas para um mínimo e deixar o resto do tempo para o ócio.

Veja, pretendo voltar para a Suíça em coisa de 2 ou 3 anos e dai sim fazer zermatt, interlaken e outras coisas incríveis. Elegi lucerna para passar esse pouco tempo e comprei esse voo que sai 23h pq achei que conseguiria um aproveitamento maior...

Eu até quero ir nas montanhas perto de lucern, por exemplo, mas não vou me propor a isso agora...

Link para o comentário
  • Colaboradores

Não tenho nenhuma dica, só vim aqui sapear e esperar pelo seu relato!!! Meu roteiro Itália tá pronto, o dia que der na telha é só ir. Tb quero ir pra Suiça, deve ser fantástico! kkkkk... e eu tb troco mil vezes de ideia no caminho, minhas viagens mudam até de continente, haha!!!

 

Boa viagem! :)

Link para o comentário
  • Membros

Assim como a JuliaD, estou na "sofrência"de montar esse roteiro!!! Eu tenho 3 dias a mais que ela, mas tenho passagem comprada da "forma errada" (ida e volta por Milão). Eu sempre uso e recomendo o esquema múltiplos destinos, mas na sexta-feira passada, recebi de surpresa uma daquelas notificações do Melhores Destinos, de passagem com preços incríveis, num dia de dólar "baixo", e assim, no meio do trabalho, entre um processo e um café, acabei comprando a passagem de uma vez, sem ter o roteiro totalmente fechado, com medo do dólar subir no dia seguinte ou da promoção se esgotar....kkkk

 

Enfim, passagem comprada, agora me resta acertar o roteiro para que não fique muito problemático. A idéia inicial era somente norte da Itália mesmo, que eu não conheço muito, o que não daria problemas maiores com a passagem ida e volta por Milão. Mas aí sempre surge aquela ideia de dar um pulo na Suíça, nem que seja apenas em Lucerna e com a possibilidade de viajar num trem panorâmico, uma coisa que eu sempre quis fazer, mas já desisti por umas três vezes.

 

Já dei uma nova ajeitada no roteiro e gostaria de saber se é possível incluir Verona e Bologna apenas como "pit stop" ou "stopover" entre Milão e Veneza e entre Veneza e Florença, respectivamente? Ou essas cidades precisam de um dia inteiro sem preocupações com deslocamentos?

 

Em relação às "day trips" que incluí no roteiro, eu não tenho muita preocupação, pois são passeios que dispensam compra de passagens antecipadas e asism dá para decidir na hora entre fazer ou não ou entre fazer no dia "x" ou no dia "y", por exemplo. Deixa assim uma margem maior para escolha entre se aventurar fora da base ou simplesmente aproveitar mais a cidade em que se está hospedado.

 

Tenham em mente também que minha viagem é para a primeira quinzena de novembro, e portanto, já meio fora de estação, e que a princípio, eu estarei viajando sozinha. Então eu fico mais receosa de incluir pernoites nessas cidades menores (incluindo Bologna e Verona), pois dá a impressão que à noite a coisa pode ser meio sem graça nenhuma.

 

Se bem que na Italia, me parece que qualquer período do ano é época turística. Já estive tanto no outono (outubro e novembro) quanto no inverno (fevereiro) em Roma e lá sempre está apinhado de gente. Em época de inverno, fui quase pisoteada por uma horda de orientais numa parada de ônibus para ir ao Vaticano. E ano passado em novembro, eu tive a "sorte" de estar em Roma justamente no primeiro final de semana após a reinauguração da Fontana de Trevi, e ao passar pelo Centro Histórico, eu tive quase uma crise de agorafobia, de tanta gente que tinha ali (era um mar de gente, meu deus!!).

 

O que tem me atrapalhado nessa tentatva de incluir a Suíça no roteiro é que, além do $$$, eu não gosto de fazer muitos deslocamentos que envolvam troca de hotel, pois prefiro ficar mais dias numa mesma cidade e explorar o entorno do que ficar no pinga-pinga, que eu acho muito cansativo.

 

Enfim, aí vai mais uma tentativa de acertar o roteiro. Agradeceria se indicassem uma forma mais racional de fazer isso ou de apontar inconsistências nesse planejamento.

 

01.11.2016: Munique – Milão

02.11.2016: Milão

03.11.2016: Milão **

04.11.2016: Milão – Lucerna (Wilhelm Tell Express ou trem normal, mais rápido e com logística melhor)

05.11.2016: Lucerna

06.11.2016: Lucerna – Milão (trem panorâmico Bernina Express de Chur até Tirano) ****

07.11.2016: Milão – Verona (pit stop) - Veneza

08.11.2016: Veneza

09.11.2016: Veneza

10.11.2016: Veneza (day trip a Pádua)

11.11.2016: Veneza – Bolonha (pit stop) – Florença

12.11.2016: Florença

13.11.2016: Florença

14.11.2016: Florença (day trip a Pisa + Lucca ou a Pisa + San Gimignano)

15.11.2016: Florença (day trip a Siena)

16.11.2016: Florença

17.11.2016: Florença – Milão – Munique (Voo sai de Milao às 16h45min, então acho traquilo pegar um Freccia Rossa pela manhã em Florença).

 

OBS:

** Para muita gente, dois dias inteiros em Milão pode parecer muito, mas eu prefiro dar uma descansadinha da viagem intercontinental antes de sair "loqueando" na viagem...rs. Mas será que Milão tem potencial turístico para dois dias? Eu gosto muito de museus e galerias de arte, por exemplo...

 

**** Uma segunda opção para esse dia, eu poderia estender esse trecho direto até Verona, pernoitar lá e aproveitar a cidade no dia seguinte até umas 17h, quando poderia pegar um trem Freccia Bianca até Veneza. Mas acho que ir de Lucerna até Verona num mesmo dia, deve ser muito cansativo, ainda mais com toda a logística do trem panorâmico. A opção por pernoite em Milão também é porque eu poderia deixar a mala nos lockers da estação central e fazer o pequeno tour pela Suiça apenas com a bagagem de mão, por exemplo, pegando a mala no locker apenas no dia de ir até Veneza com pit stop em Verona.

 

Abs,

 

Cris K.

Link para o comentário
  • Membros

JuliaD,

 

Se fosse minha viagem eu descomplicaria, ficaria hospedado em Milão mesmo, escolheria um bate e volta dentre inumeras opções Lago Como , Lugano , Bergamo, até mesmo 5 terre daria pra ir, e em todas elas tem coisa suficiente para sair de manhã e voltar de noite. No ultimo dia, sairia bem cedo a Lucerna e ganharia um dia livre para fazer um bate e volta aos alpes.

 

Mas no seu caso, você pretende realmente voltar em breve para a Suíca e se limitar agora ao mínimo , correto? Então aumente seu tempo na Itália, se hospede em Como e pegue o trem direto para Zurique um dia antes de embarcar. Deixa o resto da Suíca para a próxima...

Editado por Visitante
Link para o comentário
  • Membros
Assim como a JuliaD, estou na "sofrência"de montar esse roteiro!!! Eu tenho 3 dias a mais que ela, mas tenho passagem comprada da "forma errada" (ida e volta por Milão). Eu sempre uso e recomendo o esquema múltiplos destinos, mas na sexta-feira passada, recebi de surpresa uma daquelas notificações do Melhores Destinos, de passagem com preços incríveis, num dia de dólar "baixo", e assim, no meio do trabalho, entre um processo e um café, acabei comprando a passagem de uma vez, sem ter o roteiro totalmente fechado, com medo do dólar subir no dia seguinte ou da promoção se esgotar....kkkk

 

Enfim, passagem comprada, agora me resta acertar o roteiro para que não fique muito problemático. A idéia inicial era somente norte da Itália mesmo, que eu não conheço muito, o que não daria problemas maiores com a passagem ida e volta por Milão. Mas aí sempre surge aquela ideia de dar um pulo na Suíça, nem que seja apenas em Lucerna e com a possibilidade de viajar num trem panorâmico, uma coisa que eu sempre quis fazer, mas já desisti por umas três vezes.

 

Cris, só uma sugestão, o ideal seria você abrir seu próprio tópico para não confundir as ideias com a da OP aqui, ok ?

 

Em relação ao seu roteiro , nunca acho ideal esse pulinho na Suíca, como já mencionei anteriormente há muito o que se fazer por lá, então acabará pagando caro e não aproveitando todo o potencial do lugar, fatalmente vai ficar com um gostinho de quero mais. Nas minhas contas, o swiss pass torna-se interessante para quem tem 3 dias ou mais, porém entendo que o preço pode ser um impeditivo.

 

Já dei uma nova ajeitada no roteiro e gostaria de saber se é possível incluir Verona e Bologna apenas como "pit stop" ou "stopover" entre Milão e Veneza e entre Veneza e Florença, respectivamente? Ou essas cidades precisam de um dia inteiro sem preocupações com deslocamentos?

 

Não conheço nenhuma das duas cidades, mas pelo que já li a respeito, Bologna é bem maior, enquanto Verona muitas pessoas costumam fazer um stop over, apesar de tambem não ser uma cidade pequena.

 

Em relação às "day trips" que incluí no roteiro, eu não tenho muita preocupação, pois são passeios que dispensam compra de passagens antecipadas e asism dá para decidir na hora entre fazer ou não ou entre fazer no dia "x" ou no dia "y", por exemplo. Deixa assim uma margem maior para escolha entre se aventurar fora da base ou simplesmente aproveitar mais a cidade em que se está hospedado.

Tenham em mente também que minha viagem é para a primeira quinzena de novembro, e portanto, já meio fora de estação, e que a princípio, eu estarei viajando sozinha. Então eu fico mais receosa de incluir pernoites nessas cidades menores (incluindo Bologna e Verona), pois dá a impressão que à noite a coisa pode ser meio sem graça nenhuma.

 

Pelo que li de Bologna, o cenario gastronômico é um dos pontos fortes da cidade, então acho que não deve morrer a noite.

 

Se bem que na Italia, me parece que qualquer período do ano é época turística. Já estive tanto no outono (outubro e novembro) quanto no inverno (fevereiro) em Roma e lá sempre está apinhado de gente. Em época de inverno, fui quase pisoteada por uma horda de orientais numa parada de ônibus para ir ao Vaticano. E ano passado em novembro, eu tive a "sorte" de estar em Roma justamente no primeiro final de semana após a reinauguração da Fontana de Trevi, e ao passar pelo Centro Histórico, eu tive quase uma crise de agorafobia, de tanta gente que tinha ali (era um mar de gente, meu deus!!).

 

O que tem me atrapalhado nessa tentatva de incluir a Suíça no roteiro é que, além do $$$, eu não gosto de fazer muitos deslocamentos que envolvam troca de hotel, pois prefiro ficar mais dias numa mesma cidade e explorar o entorno do que ficar no pinga-pinga, que eu acho muito cansativo.

 

 

Enfim, aí vai mais uma tentativa de acertar o roteiro. Agradeceria se indicassem uma forma mais racional de fazer isso ou de apontar inconsistências nesse planejamento.

 

01.11.2016: Munique – Milão

02.11.2016: Milão

03.11.2016: Milão **

04.11.2016: Milão – Lucerna (Wilhelm Tell Express ou trem normal, mais rápido e com logística melhor)

05.11.2016: Lucerna

06.11.2016: Lucerna – Milão (trem panorâmico Bernina Express de Chur até Tirano) ****

07.11.2016: Milão – Verona (pit stop) - Veneza

08.11.2016: Veneza

09.11.2016: Veneza

10.11.2016: Veneza (day trip a Pádua)

11.11.2016: Veneza – Bolonha (pit stop) – Florença

12.11.2016: Florença

13.11.2016: Florença

14.11.2016: Florença (day trip a Pisa + Lucca ou a Pisa + San Gimignano)

15.11.2016: Florença (day trip a Siena)

16.11.2016: Florença

17.11.2016: Florença – Milão – Munique (Voo sai de Milao às 16h45min, então acho traquilo pegar um Freccia Rossa pela manhã em Florença).

 

Eu mudaria essa logística em Milão, ao desembarcar iria direto para Lugano. Não sei se você sabe, mas tem transfer de ônibus direto do aeroporto para lá, eu me surpreendi quando descobri quão perto é Lugano do Malpensa. Depois pegava o trem direto para Lucerna (tem opção de trem panorâmico tambem), depois um trem direto para Milão (ou panorâmico, você que escolhe) e a partir daí Veneza e Florença.

 

 

OBS:

** Para muita gente, dois dias inteiros em Milão pode parecer muito, mas eu prefiro dar uma descansadinha da viagem intercontinental antes de sair "loqueando" na viagem...rs. Mas será que Milão tem potencial turístico para dois dias? Eu gosto muito de museus e galerias de arte, por exemplo...

 

Tem sim, dois dias tá de bom tamanho para ver tudo sem pressa nenhuma, mas eu usaria um dia em Lugano para não precisar ficar indo e voltando pro mesmo canto.

 

 

**** Uma segunda opção para esse dia, eu poderia estender esse trecho direto até Verona, pernoitar lá e aproveitar a cidade no dia seguinte até umas 17h, quando poderia pegar um trem Freccia Bianca até Veneza. Mas acho que ir de Lucerna até Verona num mesmo dia, deve ser muito cansativo, ainda mais com toda a logística do trem panorâmico. A opção por pernoite em Milão também é porque eu poderia deixar a mala nos lockers da estação central e fazer o pequeno tour pela Suiça apenas com a bagagem de mão, por exemplo, pegando a mala no locker apenas no dia de ir até Veneza com pit stop em Verona.

 

Abs,

 

Cris K.

Link para o comentário
  • Membros

Mário, obrigada pela resposta.

 

Não sabia do trem que sai de Malpensa a Lugano. Pode ser uma opção, sim.

 

Todavia, fui fazer umas pesquisas e percebi que no dia 02/11/16 tem uma apresentação no Teatro all Scalla que me interessa muitíssimo, então estou tentada a ficar em Milão nos primeiros dias mesmo. Depois, essa mesma apresentação se repete nos dias 05/11, 10/11 e 16/11, ou seja, quando ainda estarei por lá. Para iniciar com Lugano, precisaria sincronizar o roteiro para estar em Milão num desses outros dias.

 

Quanto à minha ideia de fazer um tour rápido pela Suíça, é a mesma ideia da JuliaD. Na verdade, tenho plano a médio prazo de fazer um roteiro exclusivo pelo país dos Alpes, com direito âs três regiões (italiana, francesa e alemã), junto com montanha como Zermatt, por exemplo. O fato de um "pulinho" na Suíça deixar gosto de "quero mais", em si não me incomoda. O ruim seria mesmo fazer malabarismos no itinerário.

 

Emfim, é provável que eu desista novamente de fazer esse desvio à Suíça, mas mais pelo transtorno logístico mesmo, do que por ser apenas "um pulinho".

 

Por fim, apenas para me desculpar, eu inseri meu roteiro (e um pouco de dúvidas) nesse tópico porque a própria JuliaD sugeriu que eu compartilhasse o meu roteiro, até porque os interesses parecem ser comuns. Mas não tenho a intenção de misturar as coisas e como também as manhãs dúvidas não são assim tão urgentes e nem tão grandes assim, pois só envolvem algumas retificações de roteiro, não vou mais "tumultuar", hehe! :otemo::

 

Abs,

 

Cris K.

Link para o comentário
  • Membros

Já dei uma nova ajeitada no roteiro e gostaria de saber se é possível incluir Verona e Bologna apenas como "pit stop" ou "stopover" entre Milão e Veneza e entre Veneza e Florença, respectivamente? Ou essas cidades precisam de um dia inteiro sem preocupações com deslocamentos?

Eu deixei 3 noites para Bologna exatamente por ser um pólo gastronômico e uma cidade universitária. Minha ideia lá é fazer uma base para visita sàs fábricas de queijo parmesão e presunto parma...daí que isso parece tomar u

 

Em relação às "day trips" que incluí no roteiro, eu não tenho muita preocupação, pois são passeios que dispensam

 

 

Se bem que na Italia, me parece que qualquer período do ano é época turística. Já estive tanto no outono (outubro e novembro) quanto no inverno (fevereiro) em Roma e lá sempre está apinhado de gente. Em época de inverno, fui quase pisoteada por uma horda de orientais numa parada de ônibus para ir ao Vaticano. E ano passado em novembro, eu tive a "sorte" de estar em Roma justamente no primeiro final de semana após a reinauguração da Fontana de Trevi, e ao passar pelo Centro Histórico, eu tive quase uma crise de agorafobia, de tanta gente que tinha ali (era um mar de gente, meu deus!!).

toda vez que leio isso eu começo a suar frio. tenho pavor de multidões e confesso estar morrendo de medo de veneza!

 

O que tem me atrapalhado nessa tentatva de incluir a Suíça no roteiro é que, além do $$$, eu não gosto de fazer muitos deslocamentos que envolvam troca de hotel, pois prefiro ficar mais dias numa mesma cidade e explorar o entorno do que ficar no pinga-pinga, que eu acho muito cansativo.

Também não sou fã de pinga pinga e, por isso, o meu roteiro tá enrolado. O deslocamento até Tirano é meio chato, mas se você tem uma cerca quantidade de dias, acho que é possível - a cidade fica próxima à Varenna, no lago Como, por exemplo.

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...