Ir para conteúdo

Circuitos de trekking - você participa?


Rex

Posts Recomendados

  • Membros

Ai galera pra quem gosta ou possa interessar, existe o Circuito Brasileiro de Corridas de Montanha, em 2005 foram realizadas 4 etapas que aconteceram em Mairiporã(SP), Extrema(MG), São Sebastião(SP) e Paranapiacaba(SP)

 

São corridas de aproximadamente 21KM (meia maratona) em montanhas.

http://www.corridasdemontanha.com.br

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 59
  • Criado
  • Última resposta
  • Membros

Blz Rex

Concordo mas se a pessoa iniciar um treinamento em mais ou menos 3 meses consegue disputar uma corrida dessas, lógico que pra ganhar vai ser muito dificil, mas consegue terminar tranquilo e ganhar a sua medalha.

No meu caso sou corredor a 6 anos e já participei de 15 maratonas (42Km 195m, além de várias corridas de 10Km, 15Km e meia maratona, no total já participei em mais de 150 corridas e tive vários pódios.

Agora o que vale é a força de vontade e determinação nos treinos, comecei a correr para emagrecer, e após perder 25Kg (de 88 para 63)participei primeiramente de uma São Silvestre e depois nunca mais parei, já corri na maioria dos estados do Brasil. Quem quizer começar e precisar de dicas to aqui!!! além disso melhora muito sua auto estima e faz muito bem para a saúde.

 

Abraço Schemes

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

é... acredito q 3 meses seja um tempo mínimo bom pra se preparar né? e se o cara já tiver uma alimentação boa e sono legal ai ajuda!

e claro.. tem q ser disciplinado né! (mas nao deixa de ser ninja hahaha) o trajeto de Extrema por exemplo foi cruel num foi não?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Rex

Voce tocou num ponto fundamental alimentação e descanso (sono)são muito importantes mesmo. A corrida de Extrema foi extrema mente difícil não tanto pela kilometragem mas pelo horário da corrida pois foi a noite aí já viu né correndo a noite no meio do mato e ainda em montanha torna-se mais difícil, e correndo com aquelas lanternas na cabeça pra quem não está acostumado a usá-las incomoda muito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Aí galera dicas para quem for participar de uma Prova de Aventura (Enduro a Pé ou Corrida de Montanha)

 

Dicas para uma melhor navegação

O Enduro a Pé de Regularidade não exige grande preparo físico. Na verdade, os integrantes da equipe devem ter um bom condicionamento físico a fim de suportar subidas mais acentuadas, sol, chuva, calor etc.

Academias de ginástica dão bom preparo porém sem o contato com a natureza o atleta de academia fica a dever na trilha. Caminhadas em trilhas ou mesmo a corrida em bosques, pista de Cooper de terra e em terreno irregular dão ao praticante o condicionamento necessário para encarar qualquer prova de Enduro a Pé.

 

Equipe

A equipe deve ter necessariamente 01 navegador, 01 contador de passos e 01 calculista. Sugiro que caso haja maior número de integrantes é aconselhável adicionar nesta ordem: contador de passos, navegador, calculista.

 

Navegador: lê a planilha e conduz a equipe, administra o tempo pedindo informações ao calculista e contador de passos tendo a sensibilidade de verificar se a equipe está atrasada ou adiantada no percurso. É imprescindível que o mesmo tenha uma bússola e pode eventualmente, levar um pedômetro para ajudar na medida de algumas distâncias.

 

Contador de passos: é o responsável pela estimativa de distâncias, pode ser através da utilização de um pedômetro ou de um simples contador manual. Deve ter a sensibilidade de conhecer sua passada para variadas situações como subidas, descidas, rios ou terreno plano, dando a distância ao navegador ou calculista para que a equipe passe pelos PCs em distância próxima da real. O contador de passos só deve ter esta função, não deve levar bússola ou calculadora.

 

Calculista: através de uma máquina programável deve calcular os tempos da equipe para todas as quadrículas e trechos da planilha. Deve sempre questionar a distância ao contador de passos para aferir o tempo da equipe no trecho. Caso haja na equipe mais um contador de passos a equipe pode optar em passar ao calculista a média de distância obtida pelos mesmos Deve ter uma bússola para eventualmente, com a planilha já calculada, auxiliar o navegador.

 

Na prova

 

O segredo de tudo é manter a calma e ter a certeza do caminho a seguir. Se ocorrer alguma dúvida, mantenha a calma, verifique a distância, se necessário volte à referência anterior e recomece. É melhor perder alguns pontos no próximo PC do que sair na correria e não perceber a -pequena trilha ao lado da trilha principal- por exemplo e ter de voltar todo o trecho.

 

Caminhando dentro de rios o contador de passos deve ter em mente qual o tamanho de sua passada no trecho. Em trecho de mata fechada, é melhor a ginga de corpo do que encarar o mato de frente. Quando navegar com bússola, verifique o azimute de uma referência ao longe e desenvolva a caminhada em sintonia, checando o azimute enquanto caminha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Fabinhuw

 

Vou esclarecer suas dúvidas, primeiramente aconselho vc a procurar um médico e ver com ele como anda a sua saúde, se ele falar que vc pode fazer qualquer atividade física aí vai depender do seu condicionamento físico, como vc falou que nunca correu antes, te aconselho a começar com caminhadas 3 a 4 vezes por semana no mínimo 40min, em mais ou menos um mês vc já poderá começar a correr nesse mesmo esquema de 3 a 4 vezes por semana e a Km varia de acordo com o seu condicionamento começa com uns 6Km e se vc sentir que não fica mais cansado nessses 6Km aumenta a Km e aumenta também a intensidade. Dica: após começar a correr se vc tiver interesse em participar de competições sugiro que vc procure uma equipe de atletismo há várias, pois aí o seu treinador vai te dar uma planilha individual do que vc terá que fazer todos os dias, ou se preferir também pela net você consegue planilhas de treinos porém sem o acompanhamento de um treinador.

Aconselho vc também a comprar um bom tênis com bom amortecimento (nas lojas especializadas é feito o teste pra ver se o tênis é pro seu pé)e aconselho vc a correr nos parques e não na rua pois na rua tem o pblma de poluição, veículos etc e o principal o piso do asfalto é muito duro o que com o tempo pode ocorrer algum tipo de lesão, portanto prefira os parques pois o piso é de terra ou grama ou seja bem mais macio.

Boa sorte amigão e qq dúvida é só perguntar.

Um abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.


×
×
  • Criar Novo...