Caros mochileiros vou contar a minha viagem que fiz para a Guatemala em Outubro. Este não é um destino muito conhecido dos brasileiros, tanto é que durante toda a minha viagem somente vi uma brasileira e não vi nenhum português por aquelas bandas.
Inicialmente era para ser Guatemala-Honduras e El Salvador, acabei desistindo de El Salvador por causa do tempo. Aí ficou Guatemala e Honduras, mas depois conto o que aconteceu, porque acabou sendo somente Guatemala.
Alguns me perguntavam porque a Guatemala e para mim seriam seis sonhos a realizar:
1- Conhecer as ruínas Maias de Tikal
2- Avistar o Quetzal a ave símbolo da Guatemala
3- Conhecer a beleza natural de Semuc Champey
4- Navegar num dos lagos mais belos do mundo " o lago Atitlán"
5- Conhecer a cidade de Antigua patrimônio da Unesco.
6- Subir até o cume do vulcão Acatenango.
1o dia_ Viagem de Porto Alegre com escala em Lima, de Lima para San Salvador e finalmente San Salvador-Guatemala.
Em Lima mesmo sendo conexão agente tem que passar novamente pelo raio X
Esta foi a minha opção porque peguei uma promoção e tive que encarar, mas foi tudo tranqüilo, voo pela empresa TACA que é do grupo AVIANCA em um avião Airbus A320 de POA até Lima, de Lima até San Salvador foi num A380 e de San Salvador até a Guatemala foi num Embraer ERJ 175.
Foram 4 horas de POA até Lima, mais 4 horas de Lima até San Salvador e mais 1 hora de San Salvador até a cidade da Guatemala.
Custo total da viagem:
Passagens: U$369,00 ida e volta
Demais Gastos: Levei U$ 850,00, porém acabei perdendo U$ 150,00 e acabei tendo que me arranjar com U$700,00
o agente da imigração começou a me fazer um monte de perguntas e me pediu até o voucher do hotel, mostrei e depois de muitas perguntas carimbou o meu passaporte. Foi bem mais difícil que entrar na Espanha cambie alguns dólares por quetzal no aeroporto. Dica: não faça o câmbio na primeira casa de câmbio que vai encontrar, tem mais uma logo após e a cotação é um pouco melhor. Com relação ao câmbio me dei mal quase todas as vezes porque no aeroporto a taxa é ruim aí você chega nos locais já de noite, sai sempre de madrugada e muitos locais não encontra banco acabei marchando na maioria das vezes na taxa de 7 quetzal por um Dólar. Acho que uma boa opção seria levar um cartão de crédito, débito ou travel money, no meu caso levei somente em Cash e quando precisei o meu cartão do Itaú não funcionou. O Itaú fora do Brasil é uma "merda" e o meu travel money deu problema e com a greve dos bancos não consegui resolver, enfim levei somente Dólares, por pouco não fiquei pela Guatemala trabalhando até conseguir a grana para voltar. ãã2::'> ãã2::'>
Sempre na chegada em aeroportos não gosto de dar muita chance para o azar, peguei um táxi do aeroporto ali mesmo, paguei 80 Quetzal até o meu hotel que ficava na praça central da cidade. Existe táxis mais baratos logo na rampa de saída do aeroporto mas sempre é um risco e também tem busão que custa 1 quetzal porém tem que se informar se o mesmo passa perto do local aonde vai ir.
Eu optei por visitar a cidade da Guatemala, mas a grande maioria dos turistas, principalmente os gringos vão direto para Antigua por questões de segurança. Vi poucos turistas, uns quatro americanos e uns 30 mexicanos, o resto eram todos locais. A opção mais barata é ir para Antigua porque lá tem hotéis bem mais baratos que na capital, até deve ter hotéis mais baratos mas o problema é se achar por lá porque é uma cidade muito grande, bom mas como eu cheguei no sábado e queria passar o Domingo na capital então reservei o Hotel Centenário que fica na praça principal da cidade na Zona 1. Como todo centro histórico é uma região não muito recomendada para andar a noite, já de dia não vi problema nenhum. O Hotel é antigo, os quartos são bem simples e o preço saiu por 185 Quetzal, era dos mais baratos da capital, porém foi dos mais caros que fiquei. O bom do hotel é que na diária estava incluído o café que era servido num restaurante ao lado.
A cidade da Guatemala é a capital da Guatemala e é a maior cidade da América Central com cerca de 2.150.000 de habitantes. Ela é classificada como a 25a. cidade mais perigosa do mundo, lá é muito comum ver as lojas, principalmente farmácias, mercados, lojas de eletrônicos e bancos com guardas armados com escopetas na frente.
Lá eles mostram as armas para intimidar mesmo, diferente do Brasil onde os policiais ficam escondendo as armas e só os bandidos é que tem direito de mostrar as armas. Agora nada para se assustar porque cidades do Brasil como Fortaleza, Natal, Salvador, João Pessoa, São Luís, Cuiabá e Manaus estão classificadas como mais perigosas que a Cidade da Guatemala.
Nos dias que visitei a praça principal, a mesma estava muito bem policiada, inclusive no Domingo tinha mais policial que pessoas andando na praça, tinha algumas cerimônias na igreja onde participavam vários policiais do exército.
O Biotopo del Quetzal é uma reserva de proteção criada por Mário Dary Rivera com cerca de 1175 hectares para a preservação do "Quetzal" a ave símbolo da Guatemala.
O parque possui duas trilhas abertas para a visitação: a Musgos Largo e a Helechos corto, a visitação pode ser feita sem guias.
Entrada no parque custa 50 Quetzal para estrangeiros e 5 Quetzal para Guatemaltecos.
Resolvi fazer a trilha longa que dura cerca de 2 horas, mas acredito que levei umas 3 horas.
Infelizmente não consegui avistar o Quetzal neste dia.
4o DIA: Visita a Reserva Gucumatz e viagem para Semuc Champey:
Ranchitos del Quetzal:
Me hospedei neste hotel que localiza-se bem ao lado do Biotopo del Quetzal e é o melhor lugar para se avistar o Quetzal, minha segunda chance de avistar o Quetzal.
Esta é a ave símbolo da Guatemala, muito rara e em extinção, o seu nome significa "pena de cauda grande e brilhante". Também chamado de serpente emplumada ou Quetzalcoatl era venerada pelos Astecas e Maias. Possui cerca de 30 cm e um longa cauda de 60cm.
Me acordei cedo 6 horas da manhã para tentar avistar o Quetzal, procurando e nada do mesmo aparecer até que lá pelas 7:30 o mesmo apareceu e foi a maior alegria, esta é uma das aves mais raras do mundo e conseguir avistá-la era um grande sonho.
Bom ataquei uma van que sinalizou e me fui para Cobán, o cara da Van me pediu 15 quetzal e na mesma hora já baixou para 10 Quetzal, claro eles sabem que somos turistas, aí paguei os 10 quetzal e acredito que era no máximo 5 Quetzal, mas tudo bem. No meio do caminho ele me pediu para mudar de Van e só vi que ele deu uns 2 Quetzal para o outro motorista e lá fui eu de novo rumo a Cobán. Bom se você não gosta de viagem com emoção, não pegue estas vans que são utilizadas pelos nativos. Ultrapassar em faixa dupla e em curva é de menos, os caras chegam em outro veículo e já metem para ultrapassar, não querem nem saber.
Bom depois de algumas emoções cheguei a Cobán e a parada é bem na entrada da cidade é claro, aí já tem monte de taxista e de tuk tuk esperando. Não dei muita conversa para eles e me fui a pé mesmo, me indicaram logo adiante que tinha um lugar que havia bus para Lanquin. Caminhei cerca de 500 metros e achei um local lotado de vans e buses que iam para todo que é lugar da Guatemala, menos para Lanquim.
Como era por volta de meio dia aproveitei para fazer uma boquinha por ali mesmo. Um calor dos diabos e ainda tive a infeliz ideia de pedir um caldo do galinha ou seja uma sopa quente pelo menos saiu barato 20 quetzal com um refri junto.
Ai aproveitei para me informar e o dono do restaurante me explicou aonde eu deveria pegar o tal bus e me toca voltar tudo de novo o tal lugar era adiante de onde eu tinha sido deixado só que para o outro lado. Pergunta para um e para outro e consegui achar a tal rodoviária, se é que dá para chamar de rodoviária aquilo. Paguei 75 Quetzal e embarquei no busão, uma verdadeira lata velha, só eu de extrangeiro, mas foi uma experiência legal. Com relação aos transportes na Guatemala o tempo que você vai levar para chegar tanto faz ir de busão velho, Shuttle cheio de gringos ou Chicken bus vai levar mais ou menos o mesmo tempo, tudo demora. Para terem uma ideia de Cobán até Lanquim são cerca de 62 Km e leva no mínimo 2 horas.
De Lanquin para Semuc Champey a viagem é de caminhonete, na ida dei sorte porque era época de baixa temporada e só tinha eu indo para lá, aí fui sozinho.
O custo da viagem é 20 Quetzal e me deixou na frente do Hostel El Portal.
O ruim é que não possuia banheiro privativo e o meu quarto ficava no segundo piso, ou seja de madrugada tinha que me levantar, descer a escada para ir até o banheiro.
O hotel por ser bem afastado, a energia é fornecida por um gerador ou seja ela funciona até as 23:00 horas e depois disso eles desligam o gerador e fica tudo no escuro. Agora o lugar é muito bonito e fica ao lado do rio e logo abaixo das piscinas naturais de Semuc Champey. Ficando hospedado neste hotel não precisa fazer tour a menos que queira fazer algumas atividades, tais como entrar em uma caverna muito popular por lá ou descer o rio em bóias.
Eu optei por visitar somente Semuc Champey, atividade com bóia eu já fiz uma vez e não gostei, já a caverna acho que é legal mas acabei não fazendo.
Tomei uma Brahva que é o nome da Brahma lá na Guatemala e é a cerveja mais barata. No hotel as cevas são caras a Brahva custa 20 quetzal e a melhor de todas a Gallo "Gaio" custava 25 Quetzal, normalmente eu pagava 10 Quetzal por ela.
Caros mochileiros vou contar a minha viagem que fiz para a Guatemala em Outubro. Este não é um destino muito conhecido dos brasileiros, tanto é que durante toda a minha viagem somente vi uma brasileira e não vi nenhum português por aquelas bandas.
Inicialmente era para ser Guatemala-Honduras e El Salvador, acabei desistindo de El Salvador por causa do tempo. Aí ficou Guatemala e Honduras, mas depois conto o que aconteceu, porque acabou sendo somente Guatemala.
Alguns me perguntavam porque a Guatemala e para mim seriam seis sonhos a realizar:
1- Conhecer as ruínas Maias de Tikal
2- Avistar o Quetzal a ave símbolo da Guatemala
3- Conhecer a beleza natural de Semuc Champey
4- Navegar num dos lagos mais belos do mundo " o lago Atitlán"
5- Conhecer a cidade de Antigua patrimônio da Unesco.
6- Subir até o cume do vulcão Acatenango.
1o dia_ Viagem de Porto Alegre com escala em Lima, de Lima para San Salvador e finalmente San Salvador-Guatemala.
Em Lima mesmo sendo conexão agente tem que passar novamente pelo raio X
Esta foi a minha opção porque peguei uma promoção e tive que encarar, mas foi tudo tranqüilo, voo pela empresa TACA que é do grupo AVIANCA em um avião Airbus A320 de POA até Lima, de Lima até San Salvador foi num A380 e de San Salvador até a Guatemala foi num Embraer ERJ 175.
Foram 4 horas de POA até Lima, mais 4 horas de Lima até San Salvador e mais 1 hora de San Salvador até a cidade da Guatemala.
Custo total da viagem:
Passagens: U$369,00 ida e volta
Demais Gastos: Levei U$ 850,00, porém acabei perdendo U$ 150,00
e acabei tendo que me arranjar com U$700,00
Ou seja consegui sobreviver com U$ 43,75 por dia.
No vôo para Lima tomando uma Inka Cola para relembrar o Peru:
Deu para ver vários vulcões na ida para Lima:
Chegando no aeroporto fui direto para a emigração pois viajei somente com uma mochila de 30 litros, nada de malas nesta viagem,
o agente da imigração começou a me fazer um monte de perguntas e me pediu até o voucher do hotel, mostrei e depois de muitas perguntas carimbou o meu passaporte. Foi bem mais difícil que entrar na Espanha
cambie alguns dólares por quetzal no aeroporto. Dica: não faça o câmbio na primeira casa de câmbio que vai encontrar, tem mais uma logo após e a cotação é um pouco melhor. Com relação ao câmbio me dei mal quase todas as vezes porque no aeroporto a taxa é ruim aí você chega nos locais já de noite, sai sempre de madrugada e muitos locais não encontra banco acabei marchando na maioria das vezes na taxa de 7 quetzal por um Dólar. Acho que uma boa opção seria levar um cartão de crédito, débito ou travel money, no meu caso levei somente em Cash e quando precisei o meu cartão do Itaú não funcionou. O Itaú fora do Brasil é uma "merda" e o meu travel money deu problema e com a greve dos bancos não consegui resolver, enfim levei somente Dólares, por pouco não fiquei pela Guatemala trabalhando até conseguir a grana para voltar.
ãã2::'>
ãã2::'>
Sempre na chegada em aeroportos não gosto de dar muita chance para o azar, peguei um táxi do aeroporto ali mesmo, paguei 80 Quetzal até o meu hotel que ficava na praça central da cidade. Existe táxis mais baratos logo na rampa de saída do aeroporto mas sempre é um risco e também tem busão que custa 1 quetzal porém tem que se informar se o mesmo passa perto do local aonde vai ir.
Eu optei por visitar a cidade da Guatemala, mas a grande maioria dos turistas, principalmente os gringos vão direto para Antigua por questões de segurança. Vi poucos turistas, uns quatro americanos e uns 30 mexicanos, o resto eram todos locais. A opção mais barata é ir para Antigua porque lá tem hotéis bem mais baratos que na capital, até deve ter hotéis mais baratos mas o problema é se achar por lá porque é uma cidade muito grande, bom mas como eu cheguei no sábado e queria passar o Domingo na capital então reservei o Hotel Centenário que fica na praça principal da cidade na Zona 1. Como todo centro histórico é uma região não muito recomendada para andar a noite, já de dia não vi problema nenhum. O Hotel é antigo, os quartos são bem simples e o preço saiu por 185 Quetzal, era dos mais baratos da capital, porém foi dos mais caros que fiquei. O bom do hotel é que na diária estava incluído o café que era servido num restaurante ao lado.
Segue a foto do 5
O café você ganha um ticket e apresenta no restaurante, o brabo é conseguir entender o pedido:
2º DIA- Visita a Cidade da Guatemala:
A cidade da Guatemala é a capital da Guatemala e é a maior cidade da América Central com cerca de 2.150.000 de habitantes. Ela é classificada como a 25a. cidade mais perigosa do mundo, lá é muito comum ver as lojas, principalmente farmácias, mercados, lojas de eletrônicos e bancos com guardas armados com escopetas na frente.
Lá eles mostram as armas para intimidar mesmo, diferente do Brasil onde os policiais ficam escondendo as armas e só os bandidos é que tem direito de mostrar as armas. Agora nada para se assustar porque cidades do Brasil como Fortaleza, Natal, Salvador, João Pessoa, São Luís, Cuiabá e Manaus estão classificadas como mais perigosas que a Cidade da Guatemala.
Nos dias que visitei a praça principal, a mesma estava muito bem policiada, inclusive no Domingo tinha mais policial que pessoas andando na praça, tinha algumas cerimônias na igreja onde participavam vários policiais do exército.
Catedral Metropolitana:
Palácio Nacional:
Desfile:
Janta num buteco ao lado do hotel por 60 Quetzal com duas cerveja Gallo.
A Cerveja na Guatemala é carinha, a mesma varia de 10 a 20 Quetzal tipo long neck ou lata.
Refri sai de 3 a 10 Quetzal dependendo de onde compra.
Moeda Quetzal:
Sexta Avenida: uma das principais ruas para pedestres e é considerado um local seguro.
Arco:
Transmetro:
Sistema de busão igual ao de Curitiba, custa 1 Quetzal.
Avenida La Reforma:
Avenida das Américas:
Monumento a Cristóvão Colombo:
Almoço do dia:
Janta do dia:
3o dia - Viagem e visita ao Biotopo del Quetzal:
Parada do transmetro que fica próximo da estação de ônibus Monja Blanca:
Estação Rodoviária da empresa Monja Blanca:
8a. Avenida 15-16 - Zona 1
Passagem Guatemala - Biotopo del Quetzal: 75 Quetzal
Bus Monja blanca:
Paisagens pelo caminho:
Entrada do Biotopo del Quetzal:
O Biotopo del Quetzal é uma reserva de proteção criada por Mário Dary Rivera com cerca de 1175 hectares para a preservação do "Quetzal" a ave símbolo da Guatemala.
O parque possui duas trilhas abertas para a visitação: a Musgos Largo e a Helechos corto, a visitação pode ser feita sem guias.
Entrada no parque custa 50 Quetzal para estrangeiros e 5 Quetzal para Guatemaltecos.
Resolvi fazer a trilha longa que dura cerca de 2 horas, mas acredito que levei umas 3 horas.
Infelizmente não consegui avistar o Quetzal neste dia.
4o DIA: Visita a Reserva Gucumatz e viagem para Semuc Champey:
Ranchitos del Quetzal:
Me hospedei neste hotel que localiza-se bem ao lado do Biotopo del Quetzal e é o melhor lugar para se avistar o Quetzal, minha segunda chance de avistar o Quetzal.
O famoso Quetzal:
Esta é a ave símbolo da Guatemala, muito rara e em extinção, o seu nome significa "pena de cauda grande e brilhante". Também chamado de serpente emplumada ou Quetzalcoatl era venerada pelos Astecas e Maias. Possui cerca de 30 cm e um longa cauda de 60cm.
Me acordei cedo 6 horas da manhã para tentar avistar o Quetzal, procurando e nada do mesmo aparecer até que lá pelas 7:30 o mesmo apareceu e foi a maior alegria, esta é uma das aves mais raras do mundo e conseguir avistá-la era um grande sonho.
Segue um vídeo que fiz do Quetzal, como não estava com tripé fica um pouco difícil de estabilizar a imagem com o zoom.
Quarto do Hotel:
Diária para uma pessoa por 150 Quetzal:
Café:
Janta:
Meu registro do Quetzal:
Aguardando para pegar uma Van para Coban:
Bom ataquei uma van que sinalizou e me fui para Cobán, o cara da Van me pediu 15 quetzal e na mesma hora já baixou para 10 Quetzal, claro eles sabem que somos turistas, aí paguei os 10 quetzal e acredito que era no máximo 5 Quetzal, mas tudo bem. No meio do caminho ele me pediu para mudar de Van e só vi que ele deu uns 2 Quetzal para o outro motorista e lá fui eu de novo rumo a Cobán. Bom se você não gosta de viagem com emoção, não pegue estas vans que são utilizadas pelos nativos.
Ultrapassar em faixa dupla e em curva é de menos, os caras chegam em outro veículo e já metem para ultrapassar, não querem nem saber.
Bom depois de algumas emoções cheguei a Cobán e a parada é bem na entrada da cidade é claro, aí já tem monte de taxista e de tuk tuk esperando. Não dei muita conversa para eles e me fui a pé mesmo, me indicaram logo adiante que tinha um lugar que havia bus para Lanquin. Caminhei cerca de 500 metros e achei um local lotado de vans e buses que iam para todo que é lugar da Guatemala, menos para Lanquim.

Como era por volta de meio dia aproveitei para fazer uma boquinha por ali mesmo. Um calor dos diabos e ainda tive a infeliz ideia de pedir um caldo do galinha ou seja uma sopa quente
pelo menos saiu barato 20 quetzal com um refri junto.
Ai aproveitei para me informar e o dono do restaurante me explicou aonde eu deveria pegar o tal bus e me toca voltar tudo de novo o tal lugar era adiante de onde eu tinha sido deixado só que para o outro lado.
Pergunta para um e para outro e consegui achar a tal rodoviária, se é que dá para chamar de rodoviária aquilo. Paguei 75 Quetzal e embarquei no busão, uma verdadeira lata velha, só eu de extrangeiro, mas foi uma experiência legal. Com relação aos transportes na Guatemala o tempo que você vai levar para chegar tanto faz ir de busão velho, Shuttle cheio de gringos ou Chicken bus vai levar mais ou menos o mesmo tempo, tudo demora. Para terem uma ideia de Cobán até Lanquim são cerca de 62 Km e leva no mínimo 2 horas.
Segue video da viagem de Cobán para Lanquin:
Lanquin:
De Lanquin para Semuc Champey a viagem é de caminhonete, na ida dei sorte porque era época de baixa temporada e só tinha eu indo para lá, aí fui sozinho.
O custo da viagem é 20 Quetzal e me deixou na frente do Hostel El Portal.
Meu quarto:
O ruim é que não possuia banheiro privativo e o meu quarto ficava no segundo piso, ou seja de madrugada tinha que me levantar, descer a escada para ir até o banheiro.
O hotel por ser bem afastado, a energia é fornecida por um gerador ou seja ela funciona até as 23:00 horas e depois disso eles desligam o gerador e fica tudo no escuro. Agora o lugar é muito bonito e fica ao lado do rio e logo abaixo das piscinas naturais de Semuc Champey. Ficando hospedado neste hotel não precisa fazer tour a menos que queira fazer algumas atividades, tais como entrar em uma caverna muito popular por lá ou descer o rio em bóias.
Eu optei por visitar somente Semuc Champey, atividade com bóia eu já fiz uma vez e não gostei, já a caverna acho que é legal mas acabei não fazendo.
Vistas do Hostel:
Meu quarto era aquele da escada a direita:
Tomei uma Brahva que é o nome da Brahma lá na Guatemala e é a cerveja mais barata. No hotel as cevas são caras a Brahva custa 20 quetzal e a melhor de todas a Gallo "Gaio" custava 25 Quetzal, normalmente eu pagava 10 Quetzal por ela.
Jantar e dormir para no próximo dia aproveitar Semuc Champey:
Editado por Visitante