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3 Países:Portugal, Espanha e Itália- fevereiro 2017 (22 dias) – gluten free - DETALHADO

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Salve galera! ::otemo::::otemo::

Passando pra deixar meu relato de viagem bem detalhado – em termos do planejamento e da alimentação- para ajudar aos demais colegas mochileiros e celíacos. Peguei várias dicas aqui e estou retribuindo. Eu e meu noivo já fizemos viagens distantes de carro (América do Sul), mas mochilão pro velho continente (eu sempre quis falar isso) foi o primeiro.. então estávamos receosos e com várias dúvidas. ::sos:: Algumas foram respondidas com os relatos dos colegas, outras somente percorrendo o caminho. ::hãã::

Vou escrever sobre as dúvidas que tive e depois relato a viagem.

 

Planejamento: Começamos a planejar a viagem em outubro/2016. A TAP lançou algumas promoções ida e volta de Portugal.. mas pensamos em voltar por outro país. A dúvida era.. qual país? Espanha tá no lado, então é tranquilo de ir.. Lemos vários relatos de pessoas afoitas querendo conhecer a Europa em poucos dias e vários conselhos dizendo que a Europa vai continuar lá.. pra fazer tudo com calma que se aproveita mais a viagem. Tínhamos 30 dias de férias, mas optamos por usar 22 (02/02 – 23/02/2017) e fazer uma viagem mais de boas.. nada de correria mudando dum país a outro. A opção mais lógica seria voltar pela França, que tá no lado da Espanha.. mas não estávamos com vontade alguma de ir pra lá.. então decidimos voltar por Roma. 3 países estava ótimo! No decorrer da viagem, chegamos à conclusão que se tivesse terminado na Espanha já estava bom, pois fomos cansando e não aproveitando tanto a viagem pra Itália.. Aproveitar aproveitamos sim.. mas não com aquele pique todo. Então a velha dica deste fórum vale.. “A Europa vai continuar lá”... mas em termos financeiros valeu a pena fazer os 3 países. :lol:

 

Aplicativos: Usamos alguns aplicativos essenciais pra viagem. Peguei aqui no fórum a dica do My Maps. Eu ia lendo os relatos do pessoal e, o que me interessava, eu botava o ponto no mapa. Depois eu fui separando nossa rotina diária no excel com base na localização desses pontos.. Olhava no site das atrações os dias e horários de funcionamento.. poucas coisas abrem as 2ªs feiras, por exemplo. Baixamos um app de mapas, que permite navegar off-line, o Maps Me. Aqueles pontos que eu salvei foram abertos nesse outro app.. então podíamos ir pra onde quiséssemos tranquilamente.. aparecia, inclusive, os pontos de metrô, ônibus, os nomes dos pontos.. Podíamos sair caminhando sem rumo e ao final pedir pro app traçar o caminho a pé de volta pro hostel. Compartilho nosso roteiro em KML em anexo.

 

Alimentação Gluten Free: Não vou explicar sobre a doença celíaca, haja vista não ser local para isso. Mas são muitos os cuidados na cozinha para um celíaco poder comer fora de casa.. não se pode comer em qualquer lugar.. O prejuízo pro corpo é gigante e pode até estragar a viagem. Dá para imprimir os cartões perguntando sobre os cuidados na cozinha no idioma do país ao qual se está indo: http://www.celiactravel.com/cards/ .

Portugal: Em geral, o trigo não é a base da alimentação de Portugal (ou pelo menos Porto/Lisboa). A base é frutos do mar.. então é muito fácil achar opções sem glúten, mesmo que em lugares não específicos, e evitar a contaminação cruzada. Todos garçons que perguntei sabiam o que era glúten e sabiam os cuidados na cozinha. Na página https://www.facebook.com/vivasemglutenportugal/ e http://www.celiacos.org.pt/ tem várias dicas! No mercado tem muitas opções com o selo da APC (Associação Portuguesa de Celíacos).

Espanha: Página da associação de celíacos da Espanha: https://www.facebook.com/faceceliacos/. Usei o app CELICIDAD (https://www.facebook.com/celicidadsinglu/ ), que tem mais de 2.000 restaurantes para celíacos. Foi muito útil!

Itália: Ahhh... a Itália.. paraíso gluten free..onde existe até ‘bolsa celíacos’ e se compra alimentos na farmácia (afinal, o alimento é a nossa cura). O site da associação é http://www.celiachia.it, e eles tem o app. Aic Mobile, perfeito!! Tem também o site: http://www.pizzerieperceliaci.net/, basta colocar região, província e cidade que você pretende encontrar uma pizzaria que tenha pizza sem glúten. Na descrição das viagens falo um pouco sobre os apps.

 

Gastos: Estimei gasto total da viagem, por pessoa, em R$ 8.269,12. Acabou ficando em R$ 7.682,42 (não considerando os extras, roupas, presentes, ímas de geladeiras, etc). Essa diferença deu porque desistimos de alguns passeios no decorrer da viagem.. além disso a cotação do euro baixou R$0,30 durante a viagem.. algumas coisas pagamos no cartão de crédito pra compensar. Fora isso, a estimativa foi ÓTIMA! Desta viagem não vou postar o detalhamento dos gastos.. Mas separei no excel gastos com: Atrações, Transporte, Alimentação, Hostel. Com o app eu via se havia necessidade ou não de utilizarmos transporte público, com base na distância, então fui estimando. Em geral, os gastos com transporte dentro da cidade são baixos, deve-se ter atenção com as passagens para atrações mais afastadas. Com alimentação fiz a estimativa de 20€ por dia, com base em relatos anteriores. Estimei gasto total de 840€ com alimentação, mas gastamos 950€ (Erro 1: Para pessoas sem restrições alimentares tá cheio de comida na rua, para celíacos não tem a opção de lanche/almoço fácil.. Então essa de comer qualquer coisa pra mim não dava e geralmente comíamos em restaurantes, boas refeições.. Se você é ‘normal’, creio que 20 euros está ok! Erro 2: Não somos de economizar em comida.. Ainda mais na Itália (paraíso gluten free). Então devíamos ter estimado um pouco mais.. 25€ ou 30€ por pessoa/dia).

 

Quantidade de roupas: Escolhemos ir no final do inverno para não pegar o frio tão intenso, nem carregar tanta roupa. Mas paira a dúvida cruel.. para 22 dias, qual a quantidade ideal de roupa para levarmos? Encontramos algumas sugestões na internet. Em suma, levamos 2 calças cada um (uma vestindo e outra na mala), 1 casaco bem quente/pesado (pois queríamos comprar um mais leve no destino.. então se você não quer comprar casaco, sugiro levar 2.. um bem quente e um ameno). Quanto as camisas, meu noivo levou umas 15.. eu levei menos, li sobre usar a mesma camisa por 4 ou 5 dias.. Levei umas 6,7.. mas eu também queria comprar algumas.. acabei comprando 2. Roupa íntima: Levamos para todos os dias.. mas acho que dava de lavar no próprio quarto e deixar secando perto da calefação/aquecedores (nosso quarto era privativo, não compartilhado, mas minha tia ficou em compartilhado e conseguia lavar tranquilo, enquanto as colegas saíam do hostel, ela lavava e depois secava no aquecedor.. Diz ela que secava muito rápido). Sapatos: Levei uma bota impermeável para frio, uma alpargata e um chinelo.Usei a alpargata 1 dia (dispensável)..senti falta de ter levado 1 tênis. Meu noivo levou 1 bota mais fuleirinha (ele queria comprar uma bota melhor lá), 1 tênis e 1 chinelo.. Foi suficiente. Sugiro botas impermeáveis, pois o inverno é chuvoso. Em todos os países encontramos lavanderias próximas ao hostel (ou no próprio hostel), é uma opção também para levar menos roupas.

 

Hostels: A escolha dos hostels foi bem detalhada e extensa. Pesquisávamos no Booking, hostelworld e TripAdvisor.. Com os pontos de interesse criados no My maps eu ia procurando hostels próximos.. e que também ficassem próximos às estações de metrô. Isso foi perfeito, pois podíamos ir a pé às atrações ou usar estações de metrô, que estavam sempre ao lado.. isso agregou ‘qualidade de vida’ e ganho de tempo pra nossa viagem. Dou preferência pra ficar em Hostels pois, além dos preços acessíveis, podemos cozinhar.. o que é essencial para celíacos. ::otemo::

 

Passaporte: Outra dúvida que tivemos que não está tão bem esclarecida nos tópicos que pesquisei foi quanto ao passaporte vencido na hora da compra da passagem aérea. Vi várias dúvidas iguais à minha. Meu passaporte estava vencido e eu ainda não tinha número do novo. Pra não perder a promoção da TAP, comprei com o número velho.. quando saiu o novo simplesmente liguei e fiz a alteração por telefone.. foi bem tranquilo. Minha tia (que foi conosco) não tinha passaporte.. e botei tudo zero e depois fiz a alteração. ::hãã::

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DIAS 1 e 2:

E começa a viagem. Fomos eu, meu noivo e uma tia minha, que pediu pra ir nos 45s do 2º tempo.. ::putz:: Comprei as passagens pra ela em dezembro e a diferença de preço foi pequena (comprei a nossa em outubro).

Saímos de Floripa --> Guarulhos--> Lisboa --> Porto. Não tinha diferença no valor da passagem se escolhesse Porto ou Lisboa. Então, por questão de logística, escolhemos Porto. Por tudo que lemos exaustivamente aqui, o tempo ideal para conhecer Porto é de 3 dias e foi o que eu achei que tinha posto.. mas me confundi com o dia de chegada, que era um dia depois.. e perdemos 1 dia. Só percebi isso depois de terminado o planejamento da viagem.. passagens de trem, aéreas, tudo comprado.. então deixei assim mesmo.. Somente 2 dias. ::hãã::

Quando fizemos a compra (a compra, não check in), láááá em outubro 2016, tinha a opção de assinalar refeições especiais.. e assinalamos sem glúten. Há uma recomendação (de outros celíacos) de ligar uns 3 dias antes da viagem e ver se tá tudo ok com sua refeição, se está anotado.. Eu estava numa correria tão grande e não fiz nada disso.. levei lanche na mochila e torci para que desse tudo certo. Eis que veio uma janta e um café da manha deliciosos- e sem gluten.. A refeição especial não ficava junto do carrinho que contém as outras refeições, ficava isolada na ‘cozinha’.. e quando avisei ser celíaca me trouxeram prontamente, com etiqueta identificando. A minha refeição era bem diferente da do meu noivo.. me passou total confiança! Comi, não passei mal.. tudo aprovado! TAP ::love::

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Chegando em Porto pela manhã e fomos deixar as malas no hostel. Devido ao meu erro de data, só tínhamos 1 dia (e meio) pra conhecer o centro de Porto. Logo de cara, fomos conhecer a Sé do Porto (uma edificação construída no séc. XII. Em sua parte interna destacam-se a sacristia, o claustro, a capela de João Gordo – com um túmulo gótico-, a Sala do Capítulo e exposição de arte sacra).

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Saímos caminhando por Porto, sem destino.. apenas conhecendo.. É uma cidade mto charmosa, cheia de ruelas e locais interessantes. Li nos relatos sobre o 'clube dos apaixonados por Portugal'.. Certamente entramos nesse clube ::love::

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Não vou postar nenhuma dica de restaurante específico (p/ celíacos), pois em 1 dia em Porto não deu tempo para ir em algum. Para Porto só achei um local (Pasta Fresca & Pizza), está no meu arquivo KML compartilhado no início. A maioria das refeições não possuem trigo, como falei no começo, então é menos arriscado do que no Brasil.

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Saindo do almoço.. uma chuva fraca! Um grande temor nosso.. Lemos que é muito comum chover no inverno europeu.. e que é sempre indicado não deixar o roteiro tão fechado por causa disso também, pois acaba ficando sem folga pra visitar alguma atração específica que a chuva impossibilitou.

Em seguida fomos na Torre e Igreja dos Clérigos (foram classificadas como Monumento Nacional em 1910). A torre teve sua construção finalizada em 1763 enquanto a igreja- a primeira igreja em Portugal com planta em forma de elipse- foi finalizada em 1749.

Pra finalizar o dia fomos na famosa livraria Lellos (entrada 4€), que serviu de inspiração para o filme Harry Potter.. Livraria lotada, você não consegue sentir o ambiente de uma livraria, é mais um mini shopping barulhento. É bonita, mas a gente entrou e logo queria sair. Li no fórum que era proibidíssimo bater foto..não havia nenhum cartaz, nenhum indicativo avisando isso. .e estava todo mundo batendo..acho que passou a ser liberado. Você pode converter o valor da entrada como parte do pagamento em alguma compra.. Só achamos livros acima de 25€, e nenhum que nos interessava (pode ser o barulho nos tenha feito olhar tudo superficialmente). ::tchann::

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Hostel em Porto: Residencial Triunfo

Valor Diária: 56€ (quarto triplo com suíte)

Ponto positivo: Localização, conforto e Atendimento. Próximo de várias padarias, Terreiro da Sé, Torre dos Clérigos, Estação São Bento.

Ponto negativo: Não tem cozinha, não tem café da manhã

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Dia 3 – Guimarães

O planejamento do dia incluía: Museu de Alberto Sampaio, Castelo de Guimarães, paço dos duques de bragança, Convento de Santo António dos Capuchos, igreja de s.miguel do castelo.

Pegamos o comboio (trem) na Estação de São Bento, uma belíssima estação que também é ponto turístico. É revestida de azulejos de temática histórica que foram instalados entre 1905 e 1906.Além dos azulejos, outros aspectos a destacar na estação são a cobertura sobre as vias e a monumental fachada.

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OBS: Antes de embarcar não se esqueça de validar o ticket, a máquina fica em frente aos comboios. Se você for pego com o bilhete não validado tem que pagar uma multa de 100x o valor do bilhete.

Saímos de Porto já com chuva, que ficou muito mais forte em Guimarães. Cidade muito caprichada, cada esquina tem alguma interessante para ver.

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Fomos primeiro ao Museu de Alberto Sampaio, foi uma bela surpresa. Vários relicarios, pinturas, artes sacras.. histórias bíblicas contadas por pinturas antigas, é uma viagem no tempo. Pinturas do ano 1500, 1300 e por aí vai.

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Parada para almoço no restaurante Mumadona, com opções para celíacos.

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Seguindo o roteiro, fomos ao Paço dos Duques de Bragança. Foi a atração que mais gostamos na cidade. Tem uma riqueza de materiais históricos, tapeçarias, artes, vários salões para visitação..

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Continuando, fomos na igreja de São Miguel do Castelo, onde, segundo a tradição, foi batizado Dom Afonso Henriques, o Rei de Portugal. Em seu interior há poucas coisas: 1-Sistema de medidas de peso e capacidades, 2- Inscrição régia de 1654 (carta que Don João IV enviou para Guimarães determinando o cumprimento do voto do Rei e do Reino à Virgem Maria Imaculada da Conceição –padroeira de Portugal), 3- Duas esculturas (São Miguel e Virgem Maria), 4- Pia Batismal e 5- Lápides com motivos guerreiros e religiosos. Fica entre o Castelo de Guimarães e o Paço dos Duques. É uma igreja toda de pedra, medieval, bem charmosa.

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Chegando no ponto mais esperado do passeio, no Castelo de Guimarães, fundado no séc. X e monumento nacional desde 1881. A chuva apertou mais ainda, ficou mais frio ainda... ::Cold::::Cold:: foi tenso. O Castelo é vazio na parte interna, há somente uma torre, onde há exposição de itens históricos (armaduras, vídeos, roupas, poemas..). Tem uma muralha onde é possível caminhar. Vídeo do castelo com chuva em:

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O Roberto tinha ido com uma bota mais simples.. Ficou com o pé ensopado.. ::Cold:: foi um dia meio que ‘passa logo’, foi chuva demais. Cortamos o Convento de Santo António dos Capuchos do roteiro por causa disso. Apesar de perto, o vento forte fazia com que só quiséssemos ir para algum abrigo. Nessa hora lembramos das dicas sobre viajar no inverno..se preparar pra chuva.. Estávamos usando casacos impermeáveis e eu, a bota também.. foi essencial. Mas a Vânia e o Roberto estavam parecendo 2 pintos molhados. ::quilpish:: Partiu ir embora logo!

Gastos:

Ida e Volta Guimarães: 4,80€ (comboio)

Passe Museu de Alberto Sampaio + Paço dos duques de bragança+ Castelo: 8 €

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Dia 04 – Porto --> Lisboa:

Pegamos o comboio de Porto à Lisboa (24,3€). O planejamento inicial constava parar em Aveiro e ir no Castelo de Santa Maria da Feira, mas não fomos atrás pra ver se tinha locker na estação.. Estávamos meio puteados com o excesso de chuva do dia anterior. Pelo que lemos, para conhecer bem Lisboa recomenda-se no mínimo 5 dias (concordo!).

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Deixamos as malas no hostel e fomos conhecer a cidade. O castelo de São Jorge ficava tão perto do hostel que decidimos começar por lá. Olha o urinol aííí gente:

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Chegamos perto da última entrada, as 17h. As funcionárias falaram que 40 min era suficiente pra conhecer tudo.. então entramos (bilhete 8,50€). Sinceramente, achei a visita corrida.. Várias atrações internas já estavam fechadas, mas deu de aproveitar bem o castelo. Tem várias torres, tem uma vista linda do horizonte, por do sol maravilhoso.. mas aconselho a irem antes das 17h.

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Sobre o caminho até o castelo.. é uma subidinha de uns 15min. Pra mim e pro Roberto foi tranquilo. Minha tia tem algum problema de asma, pelo que entendi nem ela sabe bem o que é porque não foi atrás disso.. mas as vezes falta ar (e só descobrimos durante a viagem ::grr::::grr::::grr::::grr::::grr::::grr::::grr:: ). Aí qualquer subida que exige um pouco de preparo físico ela ficava ofegante e tínhamos que parar um pouco. Ainda bem que eu tinha feito seguro saúde pra todos nós (R$188,99).. mas não foi usado.

Hostel em Lisboa: Martim Moniz 28 Guest House

Valor Diária: 65,85€ (quarto triplo com suíte)

Ponto positivo: Localização, conforto, Atendimento, Limpeza. Próximo de restaurantes, supermercados, castelo São Jorge, estações de metrô. Tem máquina de lavar/secar roupas(8€)

Ponto negativo: Cozinha pequena e sem fogão.

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Dia 5- Lisboa

Havíamos feito as contas das atrações que queríamos visitar e vimos que valia a pena adquirir o Lisboa Card (https://www.lisboacard.org/). Compramos o de 48h (17,5€).

No 5º dia de viagem fomos no Oceanário (17€), uma das poucas atrações que abrem as 2ªs feiras em Lisboa (todo planejamento da viagem foi em função dos dias e horários de funcionamento). Eu não curto zoológicos, então dei uma pesquisada antes pra ver se o oceanário não era como um ‘zoológico marinho’. Na verdade o lugar foca bem na educação ambiental e na preservação da fauna, flora e dos oceanos. Tem tubarão, pinguim, arraia, trocentos peixes..até anfíbios, que são espécies altamente ameaçadas de extinção.

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Perto do Oceanário tinha um McDonald's‎. Sei que, em alguns países europeus, já tem McDonald's‎ sem glúten.. então fomos lá conferir. E tinha! Não que seja o sonho de todo celíaco comer esse lanche, mas a sensação em comer esse lanche, na rua, um fast food, como pessoas comuns.. é ótima! Olhinho encheu de água.

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De lá fomos para o Cais de Sodré, um bairro muito charmoso. Descemos na estação e saímos conhecendo tudo a pé. Logo em frente da estação tem um mercado cheio de restaurantes, o Time Out Market, cheio de brasileiro trabalhando.

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Viemos andando e fomos na Zarzuela, uma pastelaria gluten free. Aleluia provei os famosos pasteis de nata!

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Paramos na praça do comércio e fizemos um happy hour no Museu da Cerveja, que tem um bolinho de bacalhau que minha tia tá sonhando até hoje. Nessa praça fica o famoso arco triunfal da rua Augusta, construção concluída em 1873. As esculturas da parte superior do arco representam a Glória, coroando o Génio e o Valor. O texto inscrito no topo do arco remete para a grandiosidade do Império Português e a descoberta de novos povos e culturas. VIRTVTIBVS MAIORVM VT SIT OMNIBVS DOCVMENTO.PPD “Às Virtudes dos Maiores, para que sirva a todos de ensinamento. Dedicado a expensas públicas”. As esculturas na parte inferior representam Nuno Álvares Pereira, Viriato, Vasco da Gama e o Marquês de Pombal. Na lateral esquerda, o rio Tejo, e na direita o rio Douro, que delimitam a região onde viviam os Lusitanos. ::love::

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Á noite fizemos compra no Mercado Pingo Doce, que era próximo do hostel (Lembrete: é cobrado 0,10€ por sacola, o que desestimula seu uso. Nós levávamos nossas sacolas todos os dias.. que sonho se fosse assim no Brasil... ::love:: ).

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DIA 6- Lisboa

O planejamento do dia incluía conhecer a Praça do Império: Mosteiro dos Jerónimos + Torre de Belém + Museu Nacional de Arqueologia (incluídos no Lisboa Card), além do Padrão do Descobrimento.

A chuva nos seguiu de Guimarães.. e caiu forte lá por Belém... mas como o turismo não espera, compramos sombrinhas e continuamos. Passeio começou pelo Mosteiro dos Jerônimos, onde ficam os túmulos do Vasco da Gama e Camões, e seguiu pelo Museu, que fica praticamente junto do mosteiro. Este Museu não é muito extenso, tem tumbas romanas, múmias egípcias, cerâmica e história dos povos que habitaram a península. Como está ali ao lado.. no caminho.. vale a pena a visita também. Não bati fotos pois não é permitido.. mas tá cheio na internet.

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Seguimos ao Padrão do Descobrimento, um monumento que evoca a expansão ultramarina portuguesa, sintetiza um passado glorioso e simboliza a grandeza da obra do Infante D. Henrique, o impulsionador das descobertas. Em seu interior dava de subir até o topo, pagando um elevador.. Estávamos meio cansados.. nem quisemos subir.. a vista por fora já estava boa! ::lol4:: Subindo lá dá pra ver a rosa dos ventos, na calçada atrás do monumento (http://www.padraodosdescobrimentos.pt/pt/monumento/rosa-dos-ventos/) .

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Nesse monumento encontramos um casal de brasileiros brigando, berrando alto..a mulher tava dando piti.. vontade de me meter e falar pra ela parar de fazer vergonheira. ::prestessao:: Fomos, por fim, para a Torre de Belém, uma fortificação do séc. 16 para a defesa de Lisboa, usada posteriormente como prisão (1589), posto aduaneiro (1655), telégrafo (1810) e farol (1865). Acho que esse dia foi o mais cansativo de toda viagem.. foi um martírio andar até a Torre.. Dentro da torre tinha uma escada em forma de caracol, com uma fila gigante (isso que é baixa temporada).. como não aguentávamos mais ficar em pé.. nem quisemos subir. ::lol4:: Partiu hostel comer salmão ‘ahumado’.

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DIA 7- Sintra

Hoje era dia de ir pra Sintra, cuja passagem ficava grátis no Lisboa Card. Hoje foi o dia mais esperado por mim e pelo Roberto: Castelo dos Mouros, Palácio e Parque da Pena e Quinta da Regaleira! Saindo do comboio, em Sintra, há vários guias turísticos, agências.. oferecendo serviços. Passe reto por eles e pegue um ônibus até o topo do morro (acho que era 5,50€) ou um tuk tuk (pagamos 15€ na ida e 10€ na volta, pros 3), aqueles carrinhos antigos conversíveis. De tuk tuk é bem mais divertido! ::hahaha::

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Nós começamos pelo Castelo dos Mouros por sugestão do motorista. Basicamente é composto pela muralha e o sítio arqueológico, não tem um castelo propriamente dito. Mas é lindo, maravilhoso!! O lado bom de ir no inverno.. as atrações não tavam craudiadas de gente. Tem muitas escadas (minha tia não curtiu muito, ficou sem ar de novo). ::grr::

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Saindo dali, subimos para o Palácio e Parque da Pena. Na verdade, acho que o passeio tem que começar por ali.. justamente pra não precisar subir depois.. Desce do tuk tuk já no topo e depois desce pro Castelo dos Mouros.. me parece mais lógico, mas fizemos o oposto devido a sugestão do motorista (não entendi porque).

O palácio possui várias torres, é possível visitar a parte externa e interna. Todo colorido, com detalhes riquíssimos.. a parte interna é lindíssima, com vários quartos, sala de jantar.. vitrais. Tudo bem conservado. Além disso, tem um jardim gigante com vários outros pontos a serem visitados. Visitamos o jardim bem superficialmente pois minha tia tava esperando a gente lá no banquinho do castelo dos Mouros.. ela não quis fazer a subidinha até esta atração. Tinha muita coisa pra se visitar na parte externa.

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Descemos de tuk tuk e fomos almoçar, emendando com a Quinta da Regaleira, o local que mais queríamos conhecer! ::hahaha::

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Tinha muita coisa pra conhecer (poços, cavernas, túneis, jardins..), fomos acelerando o passo por causa do horário. Como no inverno escurece mais cedo.. a partir das 17:30h já ficava escurinho.. então fizemos a visita na Quinta da Regaleira um pouco mais rápido (começamos a visita às 15h- hora local- e terminamos as 17:10h, tava meio escuro já dentro dos poços). Iniciamos pelo poço iniciático (diz-se iniciático porque se acredita que era usado em rituais de iniciação à maçonaria). É “uma galeria subterrânea com uma escadaria em espiral, sustentada por colunas esculpidas, por onde se desce até ao fundo do poço. A escadaria é constituída por nove patamares separados por lanços de 15 degraus cada um, invocando referências à Divina Comédia de Dante e que podem representar os 9 círculos do inferno, do paraíso, ou do purgatório.”; No fundo do poço está embutida em mármore, uma rosa dos ventos sobre uma cruz templária, indicativo da Ordem Rosa-cruz. Minha tia não queria descer.. porque depois teria que subir. Na verdade tem saída subterrânea, o fundo de poço é ligado por túneis a outros poços e cavernas.

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Eu e o Roberto queríamos tanto conhecer esse poço, tinha uma expectativa tão grande.. que na hora foi "ah, legal, massa..".. Talvez porque eu tinha que ficar de olho se minha tia não tava tendo um treco, aí nem sempre prestava atenção nos detalhes.. Esse foi um dos dias.. ou porque a sensação é essa mesmo ::putz::

Durante a fase de planejamento da viagem pesquisei sobre o tempo recomendado pra cada atração, pra ver se dava tempo de fazer tudo. O que li bateu com o tempo que levamos em cada atração:

Castelo dos Mouros: 1 hora. É mais escada, escada e escada. Minha tia ficou mega ofegante

Palácio e Parque da Pena: Ficamos 1:30h, sendo que a visita na parte externa/jardim foi superficial. Tem muita coisa pra ver! Dava de ficar no mínimo 2 ou 3 hs (recomendado).

Quinta da Regaleira: Fizemos em 2 hs.. meio correndo pois já estava escurecendo (começamos a visita às 15h- hora local- e terminamos as 17:10h, já tava meio escuro dentro dos poços).

 

Gastos

Entrada Castelo dos Mouros e Palácio Sinta: 30€

Quinta Regaleira: 9,60€

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Dia 8- Fátima e Tomar

O planejamento deste dia incluía alugar um carro e conhecer Tomar, Fátima, Batalha, Alçobaça e Óbidos. Se vocês olharem no mapa forma um roteiro sequencial..aparentemente fazendo tudo correndo daria de conhecer. Durante a viagem decidimos ir somente à Tomar e Fátima, pra curtir melhor as atrações de cada um. Mesmo porque já havíamos visto mosteiros, castelos.. olhando as fotos de cada um você não sente que é novidade, muitas coisas em comum.. então sentimos que não precisávamos conhecer tudo porque estava próximo das outras atrações.. Focamos em 2.

Alugamos um carro em Lisboa, na EUROPCAR. Procuramos uma filial 24h (no site dá de ver horário de cada uma), pois não sabíamos que horas iríamos chegar. Pegamos um carro com cobrança automática de pedágio, que vem depois no cartão de crédito.. além de não parar em fila, é meio confuso pra pagar.. paga na saída ou paga no correio (dependendo da jurisdição).. não quisemos esquentar a cabeça com isso.

Íamos começar por Tomar, mas erramos a entrada e decidimos seguir pra Fátima (se fosse o oposto daria pra tentar voltar por Óbidos). Obs: Ao lado da basílica tem um grande estacionamento (gratuito).

O santuário de Fátima é composto por diversas estruturas, as quais destaco a Basílica da Santíssima Trindade, a Capela das Aparições (é o coração do santuário, das seis aparições da Virgem Maria aos pastorinhos, cinco aconteceram neste local), a basílica Nossa Senhora do Rosário (que contém os túmulos dos 3 pastorinhos).

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Alguém perguntou em outro tópico se era tranquilo levar senhoras idosas nessa basílica. Mostro a foto batida nos fundos da Basílica da Santíssima Trindade. É quase que plano, apenas essa caminhada até as demais estruturas, e algumas escadas.

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Há uma exposição bem interessante (temporária e gratuita) que ficará até 31/10/2018, no piso inferior da basílica da Santíssima Trindade. Obs: Tem outro ponto turístico que eu desconhecia, só descobri quando cheguei em casa, a casa dos pastorinhos (casa de Lúcia; casa de Francisco e Jacinta). Obs2: Tem um lugar que parece ser muito legal de visitar, que fica somente a 2km do santuário, chamado Gruta da Moeda (Por queeeee não vi isso quando eu tava láá????Por que não li nenhuma indicaçãoooo?).

Almoçamos e seguimos viagem pra Tomar. Conhecemos o Convento de Cristo - o nome pelo qual é geralmente conhecido o conjunto monumental constituído pelo Castelo Templário de Tomar, o convento da Ordem de Cristo e o aqueduto dos Pegões (fica tudo junto). O conjunto destes espaços, construídos ao longo de séculos, fez com que o Convento de Cristo fosse classificado como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

O castelo teve a sua fundação em 1160 e era sede da Ordem de Cristo. No início meio estranho, não tinha ninguém da entrada, nenhuma bilheteria. Parecia um lugar abandonado (por fora).. então fomos entrando um pouco ressabiados..tinha pouquíssimas pessoas lá dentro (ótimo, acertamos no dia!). Andamos pelas muralhas, pelos jardins, pátios e ruínas. Tudo muito lindo, uma tranquilidade (

)!

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Em 1420, o Infante D. Henrique transforma a casa militar do castelo num convento, para o ramo de religiosos contemplativos que ele introduz na Ordem de Cristo. O convento foi concluído em 1531, com o aqueduto dos Pegões, com cerca de 6 km de extensão. O convento é gigaaaante.. tem muitas coisas a visitar (demoramos 2hs).

Gastos

Aluguel carro (Punto 1.2)- 1 diária: 52,84€

Gasolina 27,43€

Pedágios: 17,25 € (veio no cartão de crédito)

Convento de Cristo (entrada 6€)

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Dia 9-

Nosso último dia em Lisboa.. o planejamento era ir até Évora, mas abortamos. É meio ruim estacionar carro no Centro histórico de Lisboa, teríamos que ficar com o carro 2 dias seguidos.. Vimos que após as 19h parece que o estacionamento é grátis ali, mas tem o medo de deixar carro alugado na rua.. Estacionamento era longe, teria que pegar metrô depois.. Também não quisemos ir de transporte público pois a noite sairia nosso trem pra Madrid, vai que dá qualquer m.. no caminho.. Não dava de perder esse trem.. enfim, acabamos botando empecilhos e não indo.

Resolvemos voltar em Belém e provar os famosos pasteis de Belém (eles, eu não!). Já tinham comido os pasteis de nata..e a dúvida que pairava era se é a mesma coisa que pastel de Belém (um pastel de nata vendido em Belém). Pesquisamos na internet e perguntamos a comerciantes, que nos disseram que é a mesma coisa.. massss.. dia tava livre mesmo, então fomos lá.

Comentário da minha tia, que comeu: Sim, é a mesma coisa. Roberto não quis nem provar, tinha achado doce demais nos outros lugares que comeu. Detalhe: o pastel de nata daquela confeitaria sem gluten, a Zarzuelo, ele gostou um monte! Disse que era menos doce. ::love::

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Voltamos no Mosteiro dos Jerônimos pra bater fotos melhores, pois no dia que fomos estava chovendo muito. Voltamos pra Praça do Comércio pra minha tia comer aquele bolinho de bacalhau de novo e fomos conhecendo as igrejas indicadas no trajeto, voltando a pé pro hostel (bem tranquilo).

À noite, pegamos o trem que vai de Lisboa até Madri (RENFE), saindo da estação Oriente. Compramos com antecedência (dezembro) ao preço de 27,20€ . Tem várias opções na hora da compra, comprar cabine casal, cabine só pra mulheres, cabine só pra homens e fechar uma cabine pra 4 pessoas. A vantagem é que vai dormindo deitadinho. Como estávamos em 3..comprei as poltronas mesmo pra não deixar ninguém sozinho. Sinceramente não me lembro da viagem, diz meu noivo que dormi bastante. :P Não é tããão confortável, mas pra uma noite tá tranquilo aguentar. O cara da nossa frente foi expulso numa estação no meio do nada, pois tava sem cartão de embarque.. Pelo que entendemos parece ser alguém que faz isso com frequência, tomou uma mijada gigante do fiscal.

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Dia 10- Madrid

Chegamos em Madrid de manhã e deixamos as malas no hostel. Dia de city tour!

Pelas opções sem gluten que botei no mapa (tem no app que indiquei também), tinha uma bem perto do hostel: AS Jamoneria, onde fomos tomar café. Provei um pão que nossa.. me dá sensação de arrepio até hoje. Quando dei a primeira mordida fiquei em dúvida se continua mastigando..era crocante, parecia um pão de trigo. Fui mastigando em câmera lenta.. na dúvida se continuava ou parava.. Era uma delícia, mas fui comendo com receio.. E chamamos a atendente.. ela disse que todo celíaco faz a mesma pergunta e afirmou que claro que é seguro, senão não ofereceria (ouvi muito isso dos portugueses..)

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Seguimos para a Plaza Mayor e Mercado San Miguel. Que dificuldade em encontrar um lugar com mesa para almoçarmos (sábado!). Estava tudo lotado e com fila de espera.. Após almoçar no primeiro que tivesse lugar pra sentar, Seguimos para a Catedral de Santa Maria Real de Almudena, que fica ao lado do Palácio Real de Madri. O objetivo era entrar no palácio também, mas ficamos satisfeitos só com a vista externa (muita fila, chuviscando = mau humor).

Finalizamos o dia no Templo de Debod, peguei a dica aqui no fórum que tinha um lindo pôr do sol.. Mas estava nublado. ::lol4::

O templo constitui um dos poucos testemunhos arquitetônicos egípcios que podem ser contemplados fora do Egito e o único destas características existente na Espanha. Foi construído no século IV a.C. para reverenciar o Deus Amun e doado à Espanha, em 1968, pelo Estado egípcio em agradecimento pela ajuda no salvamento de templos localizados no sul do Egito, em decorrência do aumento do nível do rio Nilo. Para representar o rio que teve o templo nas suas proximidades, construiu-se um tanque de pouca profundidade que se estende ao longo dos três portais de acesso ao templo.

Não dava de fazer a visita ao interior do templo, pois estava fechado para reformas. ::lol4::

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Hostel em Madrid: WAY HOSTEL

Valor Diária: 52,7€ (quarto casal com suíte).

Ponto positivo: Localização, conforto, Atendimento. Próximo de restaurantes, supermercados, estações de metrô. Tem uma ampla cozinha e fogão. Os funcionários organizam diversos eventos, como a noite da paella, jogos, saídas de free tour..Quarto casal privativo bem grande e, o meu, tinha decoração do Freddie Mercury ::love::

Ponto negativo: Barulho, mas nada muito exagerado.

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DIA 11- Madri --> Toledo

Dia de ir pra Toledo (20,8€ ida e volta) com chuva ::lol4:: . O trem Madrid Toledo parte da estação Puerta de Atocha e chega na estação Central de Toledo. OBS: Na estação Atocha, lá pertinho da área de embarque, tem 2 opções de lanches gluten free.

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Eu havia feito todo um roteiro e locais a visitarmos.. mas na hora decidirmos não seguir o roteiro..e sair andando.. Tudo era interessante, inclusive a própria estação de Toledo (“A estação foi construída no estilo neo-mudéjar, que tem influências árabes e que imita o estilo das torres das igrejas da cidade. O interior da estrutura é igualmente belo, e você poderá ver janelas com vitrais no melhor estilo árabe, e, do lado de fora, a enorme torre do relógio.”)

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Saindo da estação há táxis e agentes turismo oferecendo para levarem até o topo da cidade. Na verdade é bem perto.. e fomos a pé. Entrando na cidade chega-se à Puente de Alcantara e Puerta de Doce Cantos, dão acesso à cidade e formam uma paisagem única que causa uma bela primeira impressão de Toledo.

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Passando o portal cometemos um erro.. saímos caminhando sem perceber que havia uma placa, à direita do portal, que indicava haver uma escada rolante pro topo da cidade. Fomos subindo, subindo, subindo as escadas.. e minha tia, mais uma vez, quase teve um baque. ::grr:: Nãi lembro de ter lido em nenhum tópico sobre essa escada..

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Havia lido em outro tópico que era essencial comprar um mapa logo que chegasse na estação.. pois é fácil se perder na cidade (concordo). Subindo a enorme escadaria, antes do Palácio de Alcázar, tem um Centro de Informações Turísticas com mapas grátis! \o/ Além disso, o aplicativo Maps Me tem todos os nomes de ruas, locais (não esquecer de baixar o mapa da localidade que vc quer ir. Esqueci de baixar o de Toledo, mas meu noivo tinha baixado e usamos o cel dele).. As vezes estávamos diante de algo atrativo e abríamos o mapa para ver o que era.

Começamos o passeio pelo Palácio de Alcázar (gratuito), um dos mais importantes pontos turísticos de Toledo. Fica junto com o museu do exército. Tem diversas salas com as mais variadas exposições: armas, uniformes, quadros, tendas, armaduras, espadas.. você pode passar o dia inteiro conhecendo esta atração.

Não encontrei indicação específica para almoçar em Toledo, mas achei o restaurante La Malquerida, que fez um disco de ovo com batata pra eu comer. Eles tem uma lista (interna, na cozinha) com os alergênicos, então os atendentes sabem dizer o que você pode comer dentre as opções do menu.

Seguindo passeio, visitamos a parte externa da catedral Primada. Passamos 2x por ela, na primeira estava fechada por causa do horário (depois almoço), e na segunda tinha uma fila gigante embaixo da chuva. Então ficamos só na parte externa, que também é linda (mas é recomendadíssimo conhecer seu interior, parece que custa 10€ a entrada). Em torno dela existem inúmeras ruas estreitas e charmosas, repletas de lojas que vendem antiguidades (Comprei um brasão – cuja espadinha foi confiscada no aeroporto, não despachei (culpa do Roberto ::putz:: )- e um paliteiro em forma de espada).

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Peguei a indicação aqui de conhecer a Igreja de São Tomé. A entrada custa 2,5€ e a visita é bem rápida.. apenas uma voltinha de 10 min (ou menos) no interior da igreja. Pra mim era dispensável, mas isso é bem pessoal (devia ter entrado na Catedral Primada).

Também peguei a indicação de conhecer o Monastério de San Juan de Los Reyes (entrada 2,5€). O ministério é do século XV foi fundado pelos reis que unificaram a Espanha, Fernando de Aragão e Isabel de Castilla, para comemorar o nascimento do seu filho. Sua arquitetura impressiona.

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Antes de ir embora, paradinha no El Cafe de Las Monjas, onde tomei um chocolate quente sem gluten.

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Tinham muitos outros pontos turísticos pra se visitar, mas com chuva é um pouco mais complicado..mas aproveitamos e adoramos a cidade! E ó as escadinhas na hora de ir embora.. e laiaá.. é descida que não acaba mais.

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Dia 12- Madri

Hoje o roteiro incluía museus e atrações que abriam após as 15hs (O planejamento é bom pra você não perder tempo..). Acordamos tarde e fizemos autos rango no hostel.. Perto do hostel descobrimos uma livraria muito bacana, chamada Desnível. Tem de tudo quanto é livro de aventura.. É um local de encontro de grandes montanhistas e aventureiros. Ao fundo da livraria tem um mural de 36 metros onde normalmente são realizados lançamentos de livros.

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Se você gostou do mural, dá de baixar para celular no site: http://www.extremos.com.br/noticias/120919_livraria_desnivel/ . Segundo esse site, ela é a mais completa do mundo no quesito Aventura. Fica a dica! :mrgreen:

Continuamos o city tour, desta vez pro lado oposto da cidade. Concentrei as atrações do lado leste tudo pra esse dia (Puerta de Alcala, El retiro Park, Palácio de Cristal, Museu do Prado). O Museu do Prado é grátis das 18 as 20hs. Chegamos perto das 18:20h e ainda não tinham liberado a entrada e a fila tava gigante.. Abriram a bilheteria as 18:30h.. e a fila andou bem rapidinho.

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Mochilas grandes e guarda chuvas devem ser deixados no guarda volume.. Pensa naquela galera toda guardando casaco, mochila, guarda chuva.. e algo extremamente organizado, sem fila.. a parada funciona. Bati uma foto no museu até saber que era proibido (não tinha avisos, só no mapa do museu que é pego na entrada- o qual pegamos depois..). Minha tia fugiu da gente e ficou batendo foto escondido ::putz:: A visita ao museu foi fantástica..tem um acervo impressionante. O objetivo era ir também ao Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofia, mas estávamos com os pés bem cansados.. nem vimos todas as galerias do museu, pois é gigante.

Janta na Taberna La Concha, indicado pela Associação de Celíacos. Quase todos os pratos do menu normal podem ser feitos sem glúten. Recomendo!

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Dia 13- Segóvia

O planejamento inicial era conhecer Segóvia e Ávila. Durante e a viagem olhamos as atrações de cada um e o que mais gostaríamos de ver. Ávila tem uma muralha, uma catedral.. é linda. Mas ficamos com Segóvia (passagem 20,6€ ida e volta), pois tinha mais atrações a se visitar. Essa mudança de roteiro ocorreu pelos mesmos motivos anteriores, fazer as coisas com calma torna os passeios mais prazerosos. O trem de alta velocidade chega em pouco menos que 30min!

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A estação de trem fica afastada da cidade (5km, parece bem mais!), mas tem ônibus bem próximo ao desembarque (4€ ida+volta). O ônibus (nº 11) deixa exatamente no aqueduto (Obs: na volta tem que pegar do outro lado da rua! Quase que perdemos..). ::hãã::

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Estima-se que o aqueduto foi construído na segunda metade do século I e início do séc. II d.C. e possuem 35 mil blocos de granito! As pedras estão apenas encaixadas, sem qualquer tipo de cimento entre elas (Caraca!!!), e permanecem em pé graças ao equilíbrio de forças. O aqueduto foi declarado Patrimônio da Humanidade em 1985. O trecho do aqueduto que fica acima do solo (Ponte do Aqueduto) tem 728 m de comprimento, e depois segue soterrado até o Alcazar de Segóvia.

 

Logo ao lado do aqueduto tem um centro de informações turísticas (Pelo MapsMe aparece o símbolo),onde você pode pegar um mapa gratuitamente. Há uma escadaria ao lado do aqueduto, daonde você tem uma visão privilegiada desta maravilha. Além disso, havia um artista local (

) deixando uma musiquinha de fundo durante a (nossa) visita. Uma coisa que gostamos muito na viagem foram os artistas de rua..nos ônibus, trens e metrôs dificilmente alguém entra pedindo dinheiro e contando uma historinha (foram poucos!). Geralmente entram tocando uma música agradável e você se sente mais tentado a ajudar (ou não). Seguindo em direção ao Alcazar, paramos na Catedral de Segóvia (Ntra. Sra. De La Asunción y de San Frutos), uma catedral gótica do séc. XVI (obs: Entrada 3€). Linda tanto por fora quanto por dentro.

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E por fim o Alcázar. Tem vários tipos de visita (pacote completo e com guia, somente a torre ou visita geral). Fizemos a visita geral (6,5€), em que se pode visitar várias salas do castelo (Sala das armas, dos Reis..). A sala dos reis é o ponto alto! Até o museu do alcazar é sensacional! Vale muito a pena! Li que esse castelo, junto com outro da Alemanha, serviram de inspiração de Walt Disney para projetar o castelo da Disneylandia.. Não duvido!

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Celíacos: Entramos no El DeSvan.. acho que foi o primeiro que apareceu quando decidimos sentar e comer. Havia uma salada deliciosa com camarão.. e batata frita seguras. Acho que pelo aplicativo não tinha nada nda na cidade (não me lembro bem agora).

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Finalizamos a visita lá pelas 16:30h.. ou seja, se fosse pra ir pra Ávila ficaria muito corrido. Talvez no verão seja possível, mas no inverno creio que não.

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Dia 14- Madri --> Roma

Voamos pela ALITÁLIA (R$329,16 cada) de Madri para Roma, a passagem foi comprada com antecedência também (outubro ou novembro). No aeroporto tem ônibus (no terminal 3) que leva para o centro da cidade (5€), tem 2 empresas que vendem o bilhete. Compre a que sair primeiro.. ou talvez a que tiver menos ônibus menos cheio.. Galera não respeita fila.. meio caótico.. Desespero pra embarcar.. ::dãã2::ãã2::'> Deixamos a mala no hostel e saímos pra conhecer a cidade. Do hostel dá de ir a pé em todos os pontos turísticos que selecionamos. Até o Vaticano, por exemplo, dava 25min (Mas a estação TERMINI fica tão próxima do hostel, que mais valeu ir de metrô e voltar caminhando).

Sobre o idioma.. não falamos italiano.. mas nem precisou.. É uma mistura de povos que falam um pouco de tudo.. Eu estava com o cérebro meio embaralhado, falava metade da frase em portunhol, um pouco de inglês e, quando percebia, já tinha soltado um 'grazie también'. E entendem. Falando nisso..acho que só precisamos saber 2 palavras em italiano.. é grazie (ou grazie mille), que quer dizer obrigado(a), e prego. Prego é um dilema pra nós, a priori significa Por favor e de nada. Mas era usado em tantas situações que ficamos em dúvida.. mas ok.. Todos garçons falam inglês ou tem noções de espanhol..e os comerciantes são maioria estrangeira – da Índia, Bangladesh, África (São os primeiros a abrir as portas e os últimos a fecharem). Minha tia fala somente o português.. e ela batia autos papo com a indiana do quarto dela, que não falava português. 8) Então dá pra se virar sim, ainda mais em um local que tá lotado de estrangeiro.

OBS: A Itália é o paraíso para qualquer celíaco.. O aplicativo da associação de celíacos é muito funcional, você liga o GPS e o aplicativo mostra quais opções tem por perto.

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Saímos a pé e logo já estávamos na Fontana di Trevi. Lotada de turistas.. você é abordado o tempo todo por vendedores ambulantes, é chato demais. Você quer apenas olhar a parada, mas é abordada o tempo todo.. No começo eu tentava ser querida e simpática apenas dizendo: ‘no, gracias; não obrigada; no thanks..’.. Mas insistem que você compre um pau de selfie ou uma cambuca de madeira que abre e fecha. No começo éramos simpáticos, mas começamos a ser mais rígidos no decorrer dos dias.. Se você estabelece contato visual mesmo.. fuuu..! não desgrudam!

A janta gluten free foi no Pantha Rei, fica ao lado do Panteão.. ótimo ambiente!Voltamos outros dias também.

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Hostel em Roma: FREEDOM TRAVELLER

Valor Diária: 48,28€ (quarto casal com suíte)

Ponto positivo: Localização, conforto, Atendimento (O atendimento do funcionário de Bangladesh era perfeito!!! Pensa num cara bom!). Próximo de várias padarias, Restaurantes, pizzarias, da estação Termini (é quase ao lado!), serve café da manhã (café e croissant). Tem cozinha. Tem local para guardar a bagagem após o check out. Tem vinho gratuito após as 18h (mas a criançada pagando de ‘olha eu posso beber’ botavam na própria mesa e acabavam com tudo logo). Ótimo custo benefício.

Ponto negativo: Cozinha não era muito boa, panelas muito velhas, não era tão bem arrumada, geladeira com cheiro de comida estragada. Quarto casal privativo era em outro prédio próximo, nada de outro mundo.. mas é bom simplesmente descer quando quiser usar a cozinha.

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Dia 15- Roma (Vaticano)

Hoje é dia de conhecer o Vaticano. Compramos os bilhetes do museu + Capela Sistina pela internet (https://biglietteriamusei.vatican.va) . Custou 20€ (16€ o bilhete + 4€ de taxa). Levamos impresso e trocamos pelo bilhete na entrada. Vale muito²²² a pena comprar antes..a fila na hora é absurda! O tempo a visita varia muito, mas acredito que de 2 (superficial) a 3hs (mais detalhado).

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No museu é permitido bater fotos.. É tudo muito impressionante, tem diversas galerias. Na Capela sistina não é permitido foto, mas tinha vários espertalhões se achando o James Bond porque estavam batendo escondido. É um saco. Tava o pai com a máquina escondida sob o casaco rindo pro filho porque tinha conseguido bater foto (Alouuu? ::putz:: ).. Fora isso, os funcionários ficam o tempo todo, e em vários idiomas, pedindo silêncio.. pois as pessoas acham que tão no meio do circo. A Capela é linda, mas eu queria ter um ‘botão de delete’ pro bando de sem noção. Sério, não sejam esse tipo de turista. Ah.. tem diversas esculturas A.C., não façam igual minha tia.. dando batidinhas pra ver como o material daquela época era bom.. #morri ::prestessao::

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Parada pra almoço no Mama Frites- um local totalmente gluten Free (Tá no app, só traçar a rota a pé e ir! Além desse, tem outros na região do Vaticano). Passando esse restaurante tem uma sorveteria com opções sem gluten ao lado (não tem selo da associação, por isso perguntei à atendente.. só um sabor tinha gluten e parece que tomam todos os cuidados. Sou bem sintomática e não passei mal!). Esse foi o melhor sorvete da viagem.

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Depois do almoço ficamos matando tempo na praça da Basílica de São Pedro. Havíamos agendado com antecedência (dezembro) o passeio subterrâneo ao túmulo de São Pedro (http://www.scavi.va/content/scavi/it/prenotazione.html), ao custo de 13€, com guia em português. Acho que agendei com tanta antecedência que me deixaram escolher o dia ainda (Obs: um amigo nosso tentou agendar próximo da viagem dele e não conseguiu!). No voucher explica certinho onde você tem que entrar, no lado esquerdo da basílica, passando pelo detector de metais e mostrando o bilhete aos guardas suíços). No voucher também pede que se chegue com antecedência de 15min.. uma casal de brasileiros do grupo chegou em cima da hora e demoraram pra conseguir entrar.. O passeio dura 1:30h (pra menos) e é bem interessante. Não é permitido fotos/vídeos, mas aqui descreve bem como é a visita --> http://www.romapravoce.com/visita-ao-tumulo-de-sao-pedro/) . Há divergências sobre o túmulo ser de Pedro.. mistérios da fé. Ahh uma dica: se você fizer esse passeio sai direto dentro da Basílica de São Pedro.. não precisa encarar a fila gigante que tem na praça..

 

Finalizamos o dia indo conhecer a La Pasticciera, uma confeitaria 100% gluten free (e perto do hostel!)

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Dia 16- Roma

Dia de conhecer o Coliseu, o fórum Romano e Palatino. Nossa ideia inicial era adquirir o Roma Pass, pelas contas que eu havia feito valeria a pena.. Mas desistimos, ficaríamos muito preso ao roteiro..e ter que fazer tudo no prazo de validade do cartão (24h,48h ou 72h).. A diferença era tão pouca, que nem pegamos.. E acho que saiu mais barato não pegar mesmo, pois algumas atrações não quisemos visitar.

Para as 3 atrações você compra um bilhete único (12€). Havíamos pegado a dica de começar o passeio pelo fórum romano ou palatino, pois as filas são menores.. aí você chega no Coliseu já com o ingresso e pula a fila (ótima dica!). Íamos fazer isso, mas passando ao lado do Coliseu não tinha fila alguma!!! Viva o inverno!!!! Até deu um bug no nosso cérebro, porque estávamos programados pra começar o passeio pelas outras atrações.

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Do coliseu fomos pro Fórum Palatino, ficamos meio perdidos, pois não tínhamos mapa.. Depois descobrimos que meio que entramos pelo ‘lado errado’.. na verdade tem uma entrada principal onde fornecem o mapa..Como viemos do Coliseu, meio que entramos pelos fundos. Fomos nos guiando pelas placas físicas e pelo celular, o app Maps Me mostrava bastante coisa. Do Fórum Palatino você tem vista para o Circo Massimo, que, hoje, é que uma pista oval abandonada, que no passado era a melhor e maior pista de corrida e de jogos de Roma. Em seguida, o Forum Romano.. fica ao lado do palatino.

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Na hora de ir embora tem um monumento bem legal.. impossível você não passar por ele (eu acho). Monumento à Vítor Emanuel II da Itália

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Parada pra comer no Voglia di Pizza.. comi pizza..mas tem outras coisas também!

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Deu tempo de irmos ainda no Panteão (gratuito), em perfeito estado de conservação. “Quase dois mil anos depois de ter sido construído, esta cúpula é ainda hoje a maior cúpula de concreto não reforçado do mundo”.

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A Noite fomos fazer compras no mercado CONAD, perto do hostel, e descobri uma prateleira cheio de pão sem gluten. Taí uma grande vantagem de ficar em hostel.. meu café todo dia era pão sem glúten..os preços variavam de 3€ a 4€, bem melhores que no Brasil.

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Dia 17- Roma

Durante a visita ao túmulo de São Pedro, a guia falou que existe também a basílica de São Paulo (“Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o címbalo que retine..”) ::love::::love::::love::::love::

A Basílica San Paolo Fuori le Mura é Patrimônio da Humanidade desde 1980. Obs: Atração gratuita!

Descobrimos o endereço (Piazzale San Paolo, 1) e fomos visitar: Basílica di San Paolo Fuori Le Mura (tem esse nome porque fica fora dos muros aurelianos). Para chegar basta pegar a linha B do metrô (a mesmo que vai pro Coliseu) e descer na parada Basílica San Paolo. A basílica fica bem próxima à parada do metrô e, como todas as atrações importantes de Roma, é protegida pelo Exército e por detector de metais.

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Gostei mais dessa basílica do que a de São Pedro.. essa não é tão lotada, muvucada, craudiada.. Conserva um certo silêncio.. tem uma música de igreja ao fundo, tornando o ambiente mais aconchegante.. sem contar que a basílica é linda! Na parte superior, circundando toda a Basílica, há vários medalhões em Mosaico com o rosto dos Papas. Estes medalhões foram iniciados sob o papado de Leon Magno, no século V, e desde então cada vez que é escolhido um novo Papa, é feito um mosaico com seu rosto. Obs:No interior da igreja tem uma corrente que supostamente São Paulo usou em seu martírio.

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Na volta uma passada pela Basílica Santa Maria Maggiore. Um detalhe.. no My Maps você consegue botar comentário.. e quando exporta como KML e abre no MapsMe, os comentários são exportados juntos! Então várias histórias sobre as atrações eu olhava antes de ir ao local.. na porta de entrada geralmente.. então entrávamos nas atrações sabendo onde olhar.. o que procurar.. essa igreja foi um desses casos. “A basílica foi construída entre 432 e 440 durante o pontificado do Papa Sisto III e dedicada ao culto de Maria, Mãe de Deus, cujo dogma da Divina Maternidade acabara de ser declarado pelo Concílio de Éfeso (431). Dentro tem mosaicos medievais que contam a infância de Cristo (Annunciazione, Presentazione al Tempio, Adorazione dei Magi, Incontro con il governatore Afrodisio, Strage degli Innocenti, Re Magi presso Erode). No altar, encontra-se o maior tesouro da Basílica, composto de cinco pedaços de madeira presos por grampos de ferro e que, segundo contam, teriam sido parte do berço de Jesus. É nesta basílica que está enterrado o maior escultor de Roma da época barroca, Gian Lorenzo Bernini.

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Dia 18- Pompei

Dia de ir à Pompéia, a cidade petrificada pelo vulcão Vesúvio em 79 d.C.. Já havíamos visto alguns documentários sobre a tragédia e sempre nos despertou interesse naquele que foi um dos maiores desastres naturais da história. Para chegar lá deve-se pegar o trem até Nápoli e, de lá, pegar outro trem até Pompeia. Se eu fui em baixa temporada e esse último trem já tava lotadaço.. não quero nem pensar como é na alta temporada. Pra quem se acostumou aos trens tops de linha.. esse regional já é mais zoado..

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Uma dica de app, que só vimos lá na hora.. é: http://www.pompeiitouch.com/ . O uso do audioguia foi essencial para entendermos as estruturas. Na entrada tem vários guias oferecendo serviço a 8 euros.. Acho que vale mais a pena contratar um guia, pois eles sabem já os lugares certos pra ir..e a história bem mais profundamente.

Aqui você acha um circuito a ser seguido: pompeia-circuito-da-cidade-a-ser-seguido-t67639.html

A cidade é impressionante..pode-se ter noção do estrago feito pelo vulcão.

 

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Mas não vá achando que tá cheio de corpo petrificado.. tem bem poucos, a maioria está no Museu de Nápoli (bem como várias esculturas.. em Pompeia ficaram as réplicas). Na verdade, também não são corpos petrificados. A chuva de cinza fina que cobriu o local durante a erupção aderiu às formas dos corpos e roupas das vítimas, preservando o momento em que morreram. Com uma técnica que utiliza gesso e água foi possível mantê-los intactos como foram encontrados pelos pesquisadores. O local que mais possui ‘corpos’ petrificados é o ‘Orto dei Fuggiaschi’, localizado na área I.

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Algo beeeeem interessante (pra mim que trabalho com isso) são essas pedras grandes no meio da rua..As águas pluviais coletadas das casas caíam direto na rua, que ficava alagada.. Essas pedras eram pras pessoas atravessarem com segurança:

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Seguimos um grupo inglês, que tinha guia, até o prostíbulo mais famoso da época (sem o guia alheio jamais íamos ter encontrado o lugar), o LUPANAR. Tem vários afrescos de posição sexual pintados na parede, tipo um menu, indicando os serviços oferecidos. Na rua mais adiante tem até um falo no chão, indicando a direção do prostíbulo.

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O passeio começou pelas 10h e terminou perto das 15:30h. Daria pra ficar mais tempo ainda, mas vai ficando tudo muito repetitivo. Meu planejamento inicial constava subir o vulcão Vesúvio e ir no museu de Nápoles.. mas o pessoal não tava muito a fim.. Talvez se estivéssemos há menos tempo viajando estaríamos sempre com vontade de fazer tudo, mas as longas caminhadas diárias cansavam.. ::hãã::

OBs: Pesquisando no app sobre refeições sem gluten, tem opções fora do sítio de Pompeia.. eu levei meu sandubão da Schar e comi lá dentro. Para os 'normais', lá dentro tem um restaurante/pizzaria.

Gasto:

Passagens Roma --> Nápoles: 40€ (ida e volta)

Passagem Nápoles --> Pompeia: 6,4(ida e volta)

Entrada: 11€

Audio Guia: 8€

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Dias 19 - Roma

A partir daqui teríamos mais 3 dias de viagem.. a qual seria pra conhecer o resto das igrejas, escolhemos conforme os relatos aqui no fórum. Não vou citar todas, mas a Basílica Santa Maria Degli Angeli e del Martiri merece o seu tempo.

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Dentro da basílica tem uma linha meridiana encomendada pelo papa Clemente XI, no início do século XVIII. Funciona como uma espécie de relógio solar e calendário. Além de utilizar a linha para medir a posição do sol, há orifícios no teto para marcar a passagem de estrelas (dica: visitar perto do meio dia para ver a luz solar iluminando a linha).

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No caminho cruzamos com a sorveteria Della Palma.. tem mais de 150 sabores, cheia de gente.. Tem algumas opções para celíacos.. Não é aquilo tudo, acho que não tem lactose.. Aproveitam pra juntar várias restrições em um sabor.. então não foi meu preferido.. mas pra quem tem mais restrições.. se joga! ::hãã::

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Janta no Melarancio, outro lugar com opções para celíacos.

 

Dia 20-

Saímos cedo pra ir na Decatlon.. uma loja que os mochileiros devem conhecer, é a nossa preferida.. Tem pessoas que vão no shopping passear, a gente vai lá.. mesmo sem nda pra comprar. Roma tem umas 4 lojas, mas vimos que a maior dela ficava na Porta de Roma. Pegamos um ônibus até lá e nos realizamos, é gigante! Preço bem inferior ao do Brasil.. ::love::

O Almoço foi no ‘La Soffitta Renovatio’, perto do Vaticano, com opções gluten free. Uma coisa que não mencionei é que a pizza é pra uma pessoa (essa da foto).. pra nós dava pra 2 pessoas comerem.. a quantidade italiana é meio exagerada.. mas como a massa é fininha, até vai 1 por pessoa.. se tiver com muita fome.

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Demos uma passada pela Piazza Campo de' Fiori, em que há uma estátua em homenagem ao filósofo Giordano Bruno, queimado vivo na condição de herege, por ter afirmado que a Terra é que girava em torno do Sol (e não o contrário, como apoiado pela igreja). Passamos por ali outros dias e tinha mercadinho, feira.. acabamos nem vendo a estátua.. Aí antes de ir embora eu lembrei de pesquisar onde ficava essa estátua.. e já tínhamos passado ali.. ufa.. essa foi quase. ::putz::

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E finalizamos o dia visitando os túmulos de mais dois apóstolos: Filipe e Tiago (menor), na Basílica dei Santi XII Apostoli.

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O dia seguinte foi só passeio no Centro e início da viagem de volta. Apesar da comilança, perdi 1,5kg e o Roberto 4 kg (homens, homens..) ::mmm:

Obrigada aos leitores e demais colegas pelas dicas! Se eu puder ajudar em algo, só chamar! ::otemo::

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