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Viagem para Atacama/Machu Picchu


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Oi Mário,

A viagem de carro até Machu Picchu/Peru é maravilhosa e existem várias opções de roteiro de acordo com o tipo de veículo e de turismo que pretenda fazer. Assim sendo, sugiro que você vá questionando e nós iremos, com todo prazer, respondendo suas dúvidas. Vale adiantar que você precisa se precaver com todos os documentos necessários para essa viagem de carro (carta verde, extensão do seguro para país fora do Mercosul, carteira internacional de motorista e seguro de saúde) e alguns equipamentos obrigatórios, tais como: dois triângulos; maleta de primeiros socorros; um lençol branco; cabo de reboque; em época de neve precisa levar correntes para os pneus – compra-se na Argentina; não pode usar farol de milha branco, deve ser laranja; não pode ter mata burro; nem reboque; no Peru exige que sejam colocados na traseira da caminhonete, aquelas faixas luminosas que se usa em nossos caminhões) e para terminar uma boa dose de paciência! Hehehehehe

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Mário

 

Fizemos essa viagem, em abril de 2006, com uma S10 4X2 à Diesel, nada de off-road, tendo em vista que éramos uma expedição de um único carro e não entendemos muito de mecânica.

Fizemos diversas pesquisas em sites da internet, principalmente no “Mochileiros”, montamos nosso roteiro, anexamos vários mapas e partimos para aventura.

Dependendo do veículo que você vai viajar, não haverá problemas, visto que,

a maior parte da aventura será por estradas asfaltadas, com exceção do Sul da Bolívia entre Calama/Uyuni/Oruro onde alternam trechos de rípio, areia, sal e terra batida e também alguns rios, nada que qualquer carro não possa vencer.

De Calama a Uyuni a estrada é de terra batida, muito boa e as paisagens são magníficas.

De Uyuni a Oruro a estrada é também de terra, porém é um pouco ruim, tem bastante costela de vaca e alguns rios para atravessar, só que os leitos são rasos e firmes, não há riscos de ficar atolado, daí por diante é só asfalto.

Em San Pedro do Atacama visitamos com nossa S10 4X2, as Lagoas Chaxa, Reserva Nacional de Los Flamengos, Vale da Lua e Vulcão Licancabur. Pagamos US$ 20,00 por pessoa e fomos de Topic conhecer os Gêiseres de El Tátio. Não aconselhamos você fazer El Tátio no seu carro, a estrada é péssima e judia muito veículo, vale ressaltar que você precisará muito dele para o resto de sua viagem.

Partindo de San Pedro existem basicamente três rotas a serem seguidas: 1) Pela base do Vulcão Licancabur/Lagoa Verde/Lagoa Dourada/Uyuni/Oruro/La Paz... e assim por diante, sendo este o caminho mais apropriado para quem gosta de aventuras radicais e está com pick-up 4X4 com guia; 2) Calama/Ollague/Uyuni/Oruro/La Paz... e assim segue, este é um caminho excelente e foi o que nós seguimos; e 3) Calama/Arica/Putre/Sajama/La Paz (Todo asfaltado) seguindo até seu destino Machu Picchu, porém, neste roteiro você deixa de visitar o Salar de Uyuni que é fantástico e vale a pena conhecer. Aconselhamos você deixar o carro no hotel em Uyuni e contratar uma excussão de um dia para conhecer o Salar (US$ 20,00 por pessoa incluindo almoço) é maravilhoso!

 

Nosso roteiro foi o seguinte:

 

Ida: Anápolis-GO/Foz do Iguaçu/Corrientes/Jujuy/Susques-Paso Jama/San Pedro do Atacama/Calama/Ollague/Alota/Uyuni/Oruro/La Paz/Puno/Cuzco.

 

Volta: Cuzco/ Puno/ La Paz/Patacamaya/Parque Nacional Sajama/Arica/Iquique/Tocopilla/Calama/S.P. Atacama/Susques/Jujuy/Corriente/Foz do Iguaçu/Anápolis-GO. Todo em estrada asfaltada.

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Olá Cristina,

 

Tenho planos, para o inicio de 2007, ir até Atacama e, dependendo da verba que conseguir acumular até lá, estender a viagem até M.Pichu. Nessa viagem irei com minha esposa + filho de 11 anos em um Fiat Stilo. Já andei estudando o trajeto e vi que dá prá fazer todo sobre asfalto seguindo pelo norte do Chile (via Arica entrando no Peru por Tacna). Mas tenho alguma dúvidas e gostaria, se possível, sua ajuda:

 

- Com relação a segurança como é no Peru?

- Foi necessário algum documento especial para ingressar com o veículo no Peru?

- É exigido algum tipo de vacina?

- Esse custo que vc mencionou foi por pessoa ou o total da viagem? Achei bastante barato.

- Com relação a alimentação/altitude, tiveram algum problema?

- Vcs foram para M.Pichu via Bolivia? E as estradas como são?

 

 

Já tenho alguma experiência em longas viagens pois já realizei duas sendo uma para região dos lagos no Chile e outro para Ushuaia mas pelo que andei lendo a região norte do Chile e Argentina as coisas são um pouco mais complicadas.

 

Desde já agradeço a ajuda.

 

Ah! As fotos da sua viagem estão em algum fotolog? Se estiver manda o endereço prá galera mochileira curtir também.

 

Abraço

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Oi Enio, tudo bem?

 

A viagem para Machu Picchu é simplesmente maravilhosa! É uma aventura e tanto, vocês vão amar. A seguir estarei respondendo uma a uma suas dúvidas:

 

1) Com relação a segurança como é no Peru?

 

Com relação a segurança nós não tivemos nenhum problema, mas lemos alguns relatos de roubos (isto vale para Peru e Bolívia), tipo batedores de carteira, ou seja, oportunistas, sendo assim, todo o cuidado é pouco, procure não expor objetos de valor, dividir o dinheiro em várias partes, (nós fizemos bolsos internos em nossas calças jeans e dividimos entre eu e meu esposo o dinheiro), ou seja, o mesmo cuidado que você teria em viajar aqui no Brasil.

Quanto ao Chile, não vimos nada que ameaçasse a segurança, mas tenha precaução. Podemos dizer que o Chile é quase um país de primeiro mundo!

 

 

2) Foi necessário algum documento especial para ingressar com o veículo no Peru?

 

Tiramos:

 Carteira Internacional de Motorista – Touring Club (R$ 150,00);

 Seguro Carta Verde (R$ 124,00);

 Extensão do seguro do veículo para países fora do Mercosul (R$ 54,00);

 Seguro de saúde. (R$ 150,00 por pessoa por 30 dias)

 

Porém, durante a viagem só foi solicitado para nós, uma única vez, o seguro carta verde, isto na entrada da Argentina.

No Chile eles apenas perguntaram se estávamos com toda a documentação e não pediu nada. A polícia chilena é muito educada e prestativa, não criam nenhum tipo de problema, facilitam ao máximo a sua viagem. Vale ressaltar que lá no Chile eles cumprem rigorosamente as leis de trânsito e as penalidades são severas. Um exemplo: Quando você for passar por uma linha de trem, mesmo no meio do deserto, tem de parar e olhar para os lados, depois seguir, do contrário se você for visto sem dá a paradinha poderá ter complicações, eles observam de longe.

Quanto a Bolívia, o trânsito é simplesmente um caos, imagine algo muito louco...imaginou? Pois bem, é muito pior! Lá não se respeitam às leis de trânsito, nem faixa de pedestre, às vezes respeitam os semáforos, etc., o trânsito é obedecido pela lei de quem buzinou e entrou primeiro, ou seja, vale o braço do lado de fora, os gritos e a buzina. É caótico! Porém, fique pasmo, não vimos nenhum acidente de trânsito lá, tudo funciona muito bem demoradamente.

Quanto a polícia boliviana, normalmente solicitam auxílio de 10,00 bolivianos para custear as despesas de manutenção de seu posto policial (a famosa propina), mas como o dinheiro boliviano é muito desvalorizado, (U$ 1,00 é aproximadamente 10,00 bolivianos) não custa nada ajuda-los, evitando que eles atrasem sua viagem, pois são na maioria das vezes enrolados.

Quanto ao Peru, não tivemos nenhum tipo de problema ou aborrecimento, mas li relatos de pedidos de propinas. O trecho entre Puno até Cuzco é muito fiscalizado, procure obedecer às placas de sinalizações, principalmente, próximas às áreas urbanas. Lembre-se que sempre na saída dos povoados, vilarejos, etc., há uma polícia fiscalizando. Outro cuidado a ser tomado no Peru é quanto aos criadores de animais, que fazem o transporte de seus rebanhos pela pista.

 

 

3) É exigido algum tipo de vacina?

 

Sim, é exigida a vacina contra Febre Amarela, no mínimo 15 dias antes da viagem.

 

4) Esse custo que você mencionou foi por pessoa ou o total da viagem? Achei bastante barato.

 

Gastamos US$ 1.800 no total, eu e meu esposo. É barato mesmo, principalmente na Bolívia. Talvez você gaste mais, porque está acompanhado de uma criança, assim os custos de alimentação e hospedagens aumentam. Não nos hospedamos em camping e nem em albergues, apenas em bons hotéis.

 

5) Com relação a alimentação/altitude, tiveram algum problema?

 

Quanto à alimentação:

Você precisa tomar muito cuidado com relação a alimentação, principalmente na Bolívia. Não devem comer saladas cruas, existe risco de contaminação; água somente mineral, não receba em nenhuma hipótese a garrafa com lacre aberto; evite comer frituras na estrada; procure se alimentar em restaurantes ou preparar os próprios sanduíches. Em La Paz a alimentação é ótima nos restaurantes, lanchonetes e bares, mas procure estabelecimentos orientados pelo pessoal do hotel que vocês se instalarem. Ficamos no Copacabana Palace, US$ 38,00 o casal. Levamos do Brasil, água mineral, chocolates e coca-cola para toda a viagem, visto que estes itens são caros lá fora e os chocolates nem se comparam aos daqui. Outro detalhe é que você pode, para agradar, distribuir alguns chocolates, eles amam.

 

Quanto à altitude: No primeiro dia, que subimos a Cordilheira dos Andes (aproximadamente 5.000 m.s.n.m, povoado de Susques – Paso Jama, onde pernoitamos) sentimos um pouco de tontura durante a subida nas curvas da estrada e à noite eu senti muita dor de cabeça. Tomei com comprimido de Tilex e pronto fiquei ótima! Depois disso não tivemos mais nada, porém é um problema que varia de pessoa para pessoa, procure ler relatos sobre o “Mal da Altitude - Soroche”.

 

 

 

6) Vocês foram para M.Picchu via Bolívia? E as estradas como são?

 

Sim, as estradas são boas de maneira geral, muito semelhantes a da Península Valdez - Argentina. A nossa rota foi a seguinte:

 

Ida: Anápolis-GO/Foz do Iguaçu/Corrientes/Jujuy/Susques-Paso Jama/San Pedro do Atacama/Calama/Ollague/Alota/Uyuni/Oruro/La Paz/Puno/Cuzco – M. Picchu.

 

Volta: M. Picchu - Cuzco/Puno/La Paz/Patacamaya/Parque Nacional Sajama/Arica/Iquique/ Tocopilla/ Calama/San Pedro do Atacama /Susques /Jujuy /Corriente /Foz do Iguaçu/Anápolis-GO. Todo em estrada asfaltada.

 

De Calama/Ollague/Uyuni a estrada é de terra batida, muito boa e as paisagens são magníficas.

 

De Uyuni a Oruro a estrada é também de terra, porém é um pouco ruim, tem bastante costela de vaca e alguns rios para atravessar, só que os leitos são rasos e firmes, não há riscos de ficar atolado, daí por diante é só asfalto.

 

Você pretende seguir por Arica/Tacna, sugiro que você faça o seguinte: Arica/Putre/Parque Nacional do Lauca- Sajama/ Patacamaya/La Paz/Puno ou Copacabana/Cuzco, visto que, por esse caminho você terá a oportunidade de visitar o Parque Nacional do Lauca, Vulcão Sajama (parecido com o monte Fuji no Japão) e vislumbrar paisagens maravilhosas. Em La Paz não deixe de visitar Chalcataya (5.300 mts) uma linda estação de esqui, vá de táxi é super barato e seguro. Alias em La Paz ande só de tele táxi. Existem em La Paz diversos tipos de táxis, uns que só transitam em determinadas ruas, outros que param para qualquer pessoas, tipo lotação (Fuja desses) e os tele táxis, que são iguais aos nossos táxis comuns.

Editado por Visitante
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Ola Cristina

fantastica a viagem de voces! Parabéns!

 

Pretendemos fazer uma viagem assim (mas de bus e aviao) e gostaria de saber se é facil pegar bus de Arica/Putre e visitar o Parque Nac. Lauca e dormir pelo menos uma noite la (se é que tem algum hotel) e voltar no dia seguinte? Ou um dia ja é o suficiente para conhece-lo?

fiquei encantada ao ver fotos desse parque.

 

Voce acha que da pra fazer esta viagem em carro de passeio comum, ou tem que ser com tracao?

Obrigada. agradeco qquer info.

Sueli

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Oi Cristina e Wilson!

 

Muito legal encontrar o relato de vcs...

 

Tô partindo pra M Picchu em 13/OUT/2006, também vou em uma super-expedição de um único carro e duas pessoas, Ranger 4x4 + eu + namorada. Já que vcs se colocaram a disposição, vou incomodar com algumas perguntas:

1) nos US$1800 que vcs gastaram o combustível da viatura tá incluído??

2) vcs usaram GPS? Tem os tracklogs/waypoints?

3) qual a km total percorrida?

 

Por enquanto é isso, mas preparem-se, vou castigá-los com mais perguntas... :D

 

[]'s contando os dias....

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Oi Sueli

Sim, é possivel fazer está viagem de carro comum seguindo a seguinte rota: Foz do Iguaçu/Corrientes/Resistência/Jujuy/Susques/San Pedro do Atacama/Calama/Arica/Putre/Tambo Quemado (Parque Nac. Lauca)/Patacamaya/La Paz/Puno ou Copacabana/Cuzco. Tudo em asfalto, escolha os pontos turísticos que você gostaria de conhecer e contrate um tour local. Nós mesmo fizemos El Tátio (Us$ 21,00 casal, meio período com saída às 4:00 AM, -8°C), Salar de Uyuni (Us$ 18,00 casal, 01 dia, com almoço incluído, pela Coque tur) e Chalcataya em La Paz (de taxi, Us$ 20,00 casal, meio período). Não deixe de ir, são pontos turísticos magníficos!

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Oi Bridi

Muito bom saber que estamos sendo útil! Acredito que o seu tempo está curto. Pesquise bastante mapas na Internet e tenha em mãos um bom guia para sua aventura. (Guia Criativo para o Viajante Independente da América do Sul - Autor Zizo Asnis, traz muitas informações de hotel, alimentação e locais turísticos, é um guia voltado para mochileiro, porém é muito útil!).

Respondendo aos seus questionamentos:

 

1) Nos Us$ 1.800 só não estão inclusas as lembrancinhas. O combustível é muito barato, exemplo Brasil Diesel R$ 1,75 - Argentina R$ 1,59 - Chile (San Pedro do Atacama) R$ 2,40 muito caro! - Bolívia R$ 1,10 - Peru R$ 1,50, porém não efetuamos nenhum abastecimento. Abastecemos em Tiahuanaco (Bolívia), atravessamos a fronteira em Puno e retornamos pelo mesmo caminho, mas você pode retornar por Copacabana. Com o tanque cheio dá para ir até Cusco e voltar à Bolívia. Não há necessidade de levar combustível. Controle a autonomia do seu carro e abasteça com uma margem de 150 Km antes de chegar a reserva. Os locais que tem menos postos de abastecimento ficam na Argentina, entre Resistência e Jujuy. Quanto aos gastos, o local que necessita de mais dinheiro é em Cusco, gastamos cerca de Us$ 600,00 em quatro dias (3 pernoites, alimentação e os passeios). Vale ressaltar que os preços são referentes ao câmbio de ABRIL/2006, porém não é muito diferente do atual.

 

2) Quanto ao GPS, não utilizamos e não houve necessidade. O muito que usamos foi o PPI (Paramos e Pedimos Informações). GPS é mais útil para aventuras no deserto a dentro e este não foi o nosso caso. Acredito que também não será o seu, visto que você estará sozinho e nessas regiões remotas o socorro difícil.

 

3) Percorremos aproximadamente 12.840 Km, isto porque voltamos pela Costa chilena, conforme relato anterior.

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