Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

La Paz, Copacabana, Arequipa, Cusco (MP) - 19 dias (abril 2010)

Postado
  • Membros

Oi pessoal!

Acabei de voltar de uma viagem incrível, que fiz com meu namorado (Emiliano) em abril de 2010.

Essa é uma forma de ajudar a muitos viajantes que ainda irão fazer essa viagem, e uma forma de agradecer às inúmeras dicas e ajudas que recebi aqui no site dos Mochileiros!

Os valores são referentes a duas pessoas, e para facilitar usamos as seguintes cotações:

1USD = Bs.7,00

1USD = s/3,00

1º dia (29/03/10): São Paulo a La Paz

Partimos do Aeroporto Internacional de Guarulhos as 16h em direção ao Aeroporto de Viru-Viru em Santa Cruz, onde fizemos uma conexão. Chegamos em La Paz as 23h do horário local, sem hospedagem reservada.

Tomamos um taxi do aeroporto diretamente ao Hostal Torino. Havia vagas, porém não achei o lugar bacana (apesar de ser muito indicado aqui no site). Estava um pouco sujo e o quarto que olhei, o colchão já estava fazendo hora extra a cama.... Decidimos procurar algo mais confortável. O taxista rodou por boa parte dos hostals do centro e todos estavam lotados!!

Conseguimos vaga no Hostal Astorias por Bs.180,00 o casal. Hostal bacana, limpinho, estava ok.

Gastos:

- lan house (aeroporto em Santa Cruz): Bs.11,00

- água + balas (aeroporto em Santa Cruz): Bs.12,00

- hostal: Bs.180,00

- taxi Aeroporto de La Paz ao hostal: Bs.60,00

TOTAL: Bs.263,00 = 37,60USD

2º dia (30/03/10): La Paz

Tiramos o dia para conhecer a cidade. E valeu muito a pena! A cidade é muito interessante! O trânsito é um caos! Levamos uns 20min para atravessar uma rua a primeira ves.... depois descobrimos que teríamos que nos atirar entre os carros, como as cholas fazem! eles não respeitam qualquer tipo de lei de trânsito (se é que isso existe por lá), não há preferencial, pedestre, semáforo, ou qualquer coisa.... vão enfiando o carro e só param qndo quase batem, quando não batem!

Em La Paz é possível comer por muito pouco, e muito bem também.... Lembro de ter comido os famosos menus por Bs.12,00.

Os menus são a maior barbada para quem viaja no Peru e Bolívia.... são super populares, baratos e em geral bem completos (entrada, na maioria das vezes uma sopa, o segundo prato, uma carne ou frango, sobremesa e até refrigerante muitas vezes). Vale a pena provar!

O fato é que no começo da viagem vc até acha engraçado que eles pões coentro em tudo!! em td mesmo! sopa, carne, frango e etc.... mas depois, esse tempero passa a ser insuportável!!! E ai vc terá um grande problema: achar comida por bom preço que não tenha coentro!!!! O Emiliano que o diga!

Batemos bastante perna por La Paz, visitamos o comércio, com seus preços muuuuuito atraentes.... Aliás, fazer compras em La Paz é uma barbada!!! Você acha muuuita coisa com preços muito mais baratos que no Brasil. A começar pelas roupas e mochilas. Artigos técnicos como mochilas, sacos de dormir, jaquetas, calças e botas por excelentes preços, de marca (The North Face, Deuter, Doite, Niko, Columbia) ou de fabricação nacional (muitos produtos excelentes). Algumas dessas lojas estão na Calle Llampu. Outros bons artigos são os de couro: botas, sapatos, bolsas e jaquetas por preços impensáveis aqui no Brasil (~60-80 reais). Sem falar no artesanato é claro!!! Abusamos um pouquinho disso, mas levamos lembrancinhas para todos!

Neste dia, procuramos a agência do hostal Copacabana (Calle Llampu) e acertamos os passeios a Tiwanako (Bs.60,00 cada um) para o dia seguinte e o bus turístico a Copacabana (Bs.35,00 cada um) para dali a dois dias.

20100421000004.jpg

Plaza Murillo

Gastos:

- almoço: Bs.29,00

- taxi até museu (fechado): Bs.10,00

- café da tarde: Bs.40,00

- saltenhas para o jantar: Bs.11,00

- hostal: Bs.180,00

- internet: Bs.2,00

- filmes para maquina fotográfica (5): Bs.110,00

- artesanatos: Bs.480,00

- tours para Tiwanako: 2 x Bs.60,00

- bus turístico para Copacabana: 2 x Bs.35,00

TOTAL: Bs.1079 = 154USD

Editado por Visitante

• Respostas 296
  • Visualizações 63.7k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Featured Replies

Postado
  • Membros

Gabriela,

Nossa, bem legal o seu relato hein.. parabéns... eu gostei bastante e fico "viajando" nele... rsss... estou querendo fazer um roteiro pela Bolivia até Machu Pichu e gostei bastante desse seu, e acho que tem tudo a ver, pois irei com minha esposa...

O problema maior está sendo a quantidade de dias de viagem, pois para conciliar minhas férias com a dela em mais ou menos 20 dias está complicado... o mais certo mesmo vai ser apenas em janeiro de 2012... nossa... esperar até lá que vai ser difícil... mas também não quero fazer uma viagem corrida sem aproveitar tudo que tem pra aproveitar...

Abs,

Gustavo

Postado
  • Membros

Ola Pessoal, faltam 18 dias para iniciar meu mmochilão e queria que vcs dessem uma olhada no meu roteiro final, opinem se puderem ok????

Tenho 20 dias para o trajeto precisando iniciar por La Paz e voltar por La Paz.

1º Dia

Brasil – Santa Cruz ( Avião TAM)

Santa Cruz – La Paz ( Voo da Aerosur saída as 12:30 e chegada as 14:15)

2º Dia – La Paz

- Tiwanako (Bs60,00) (Muralhas)

3º Dia – La Paz

- Chacaltaya (Bs40,00) (neve)

Ir na zona sul (lojas de roupa – so comprar na volta)

Mercado de Feiticaria (cuidado com as fotos)

4º Dia – Copacabana

- Bus turístico (Bs35,00) que sai de La Paz para Copacabana as 7:30

- Fechar passeio do Isla Del Sol (não precisa fechar antes)

- Lago Titicaca

- Cerro Calvário

5º Dia – Isla Del Sol

- Isla Del Sol (Bs20,00) montanhas quentes

- Pedágios Isla Del Sol (B15,00)

- Dorme em Copacabana

6º Dia - Puno

- Ir de ônibus para Puno

Fazer o passeio da Ilhas Urus (flutuantes)

A noite ir para Cuzco de ônibus

7º Dia - Cuzco

City Tour em Cuzco

8º Dia – Cuzco

- Sair cedo para o Valle Sagrado

- Tour pelo Valle Sagrado e descer em Ollantaytambo

- Pegar o trem e dormir em Aguas Calientes (Fechar trem no pacote de Machu Picchu)

- Compramos passagem de Ollanta para Machu as 19:00hrs no dia 08.01

9º Dia – Machu Picchu

- Machu Picchu

- Sair o mais cedo possível para pegar a van

- Trem de retorno a Piscacucho

- Voltar a noite para Cusco

- Compramos passagem de Machu para Ollanta as 21:30hrs no dia 09.01

10º Dia – CUZCO / AREQUIPA

- Sai de ônibus pela empresa Taurus s/60 - +- 14 horas de onibus

- Logo na chegada ir na agencia ECO TOURS e fechar passagen de 2 dias e 1 noite para Cañion del Colca

- Sai as 10:40 de Cuzco e chega as 11:35 em Arequipa. (Trecho de avião ida e volta pela starperu sai por $128,00)

11º Dia - AREQUIPA

- Passeio Canion Del Colca (Chan Chani, El Misti e Pichu Pichu) (s/160,00)

12º Dia - AREQUIPA

- Passeio Canion Del Colca (Chan Chani, El Misti e Pichu Pichu)

13º Dia AREQUIPA / ARICA /SPA

De arequipa para Arica pegando ônibus Expresso Arequipa – s/20 +- 4 horas de viagem

De Arica para SPA pedando o onnibus fronteira Del Sur U$17 +-10 horas de viagem

(Ir de Arequipa para Cuzco – sai as 11:55 e chega as 12:50 (STARPERU)

14º Dia SPA

Ficar o dia em SPS e fechar passeio

15º Dia – SPA/SALAR UYUNI

16º Dia – SPA/SALAR UYUNI

17º Dia – SPA/SALAR UYUNI

De Uyni voltar para La Paz

18º Dia La Paz

- Compras

19º Dia La Paz

- Compras

20º Dia La Paz

-Pegar o vôo de La Paz as 8:45 para Santa Cruz

- De Santa Cruz para São Paulo as 14:50

Postado
  • Membros
Gabriela;;;; vc teria os contatos da agência em que fez o passeio no canyon em arequipa? mandei e-mail praeles e nada de responderem;;;; teria contato de outras agências?... devo sair de cuzco e chegar em arequipa a noite... e queria começar o passeio já no dia seguinte;.;;;

Oi Rapha, td bem??

Infelizmente eu não tenho o contato da Eco Tours. Eu cheguei em Arequipa as 18h e fui direto a agência, fechando o passeio para o dia seguinte...

Se vc tiver tempo, sugiro que chegue em Arequipa, passe o dia passeando pela cidade (qu é maravilhosa) e só faça o passeio no dia seguinte... assim seria menos corrido!

Vc pode tentar entrar em contato com a Solange Alves (tem um relato dela aqui no mochileiros), ela conseguiu falar com o Ludwig (da Eco Tours), se não me engano, pelo msn.

Quanto aos voos, não sei lhe dizer, pois fui de SP para La Paz, com conexão em Santa Cruz, pela Aerosur e não tive atrasos.... mas isso depende muito das condições do tempo.... eu não deixaria nada marcado no dia da viagem... sempre pode haver imprevistos!!! Beijos, e precisando, é só falar!

OIIII GABI OLHA EU AQUIIIII RSRRS QUE BOM QUE NAO ESQUECE DE MIM RSRRS

ACHO QUE ISSO PODE AJUDAR O PESSOAL.....AH E SEMPRE TEM GENTE NO MSN VIU? VOU MANDAR NO EMAIL DELES TB.

ECOTOURS Travel & Adventure

SINCE 1993

16 Years Responsible Travel

Jerusalén 409 , Arequipa

(054) - 202562 - 496387

959256870 - 959998767

RPC : 01 - 989286183

ecotours@terra.com.pe

ecotoursmr@hotmail.com

BJSSS SOLANGE* ::kiss::

Postado
  • Membros

Ola Pessoal, faltam 18 dias para iniciar meu mmochilão e queria que vcs dessem uma olhada no meu roteiro final, opinem se puderem ok????

1º Dia

2º Dia – La Paz

3º Dia – La Paz

4º Dia – Copacabana

- Lago Titicaca

- Cerro Calvário

5º Dia – Isla Del Sol

- Dorme em Copacabana

6º Dia - Puno

- Ir de ônibus para Puno

7º Dia - Cuzco

City Tour em Cuzco

8º Dia – Cuzco

- Pegar o trem e dormir em Aguas Calientes (Fechar trem no pacote de Machu Picchu)

- Compramos passagem de Ollanta para Machu as 19:00hrs no dia 08.01

9º Dia – Machu Picchu

- Machu Picchu

- Compramos passagem de Machu para Ollanta as 21:30hrs no dia 09.01

- Logo na chegada ir na agencia ECO TOURS e fechar passagen de 2 dias e 1 noite para Cañion del Colca

- Sai as 10:40 de Cuzco e chega as 11:35 em Arequipa. (Trecho de avião ida e volta pela starperu sai por $128,00)

11º Dia - AREQUIPA

12º Dia - AREQUIPA

De arequipa para Arica pegando ônibus Expresso Arequipa – s/20 +- 4 horas de viagem

De Arica para SPA pedando o onnibus fronteira Del Sur U$17 +-10 horas de viagem

(Ir de Arequipa para Cuzco – sai as 11:55 e chega as 12:50 (STARPERU)

14º Dia SPA

18º Dia La Paz

- Compras

19º Dia La Paz

- Compras

20º Dia La Paz

Postado
  • Membros

Oi Gabi!! adorei o seu relato, se eu não me engano ele tb está no brasil de mochila certo ? fui um dos primeiros q li!!!

dúvidas é o q não falta, mas as dicas q vc e o pessoal daq deram estão me ajudando mto!!!!

tô quase fechando meu roteiro, só não sei se incluo PUNO ou ARICA!!

vejam só: SAMPA - LA PAZ - COPACABANA (ilha do sol) - CUSCO (trilha Inca) - AREQUIPA - TACNA+ARICA/ PUNO+ILHA UROS - LA PAZ - SALAR DE UYUNI - LA PAZ - SAMPA

o q vcs acham ?

irei fazer esse roteiro em 24 dias, embarco dia 8 de janeiro, ahei um voo bem em conta (paguei 500 reais!!!!!!) de ida e volta de LA PAZ!!!

agora Amorim pelo q eu ando lendo, a viagem de cusco-arequipa levam 8horas certo ? e não 14h!!!??? e q datas vcs vão passar por Arequipa ???

Gabi o pior trecho de onibus q vc fez foi PUNO a AREQUIPA certo ? e nos dois dias do canion del coca não está incluído a subida do vulcão el misti certo ? acha q vale a pena ficar 3 dias em Arequipa para fazer esse passeio ?? ah e vc é de Santooooooosssss...eu tb!!!!!!!

ah uma pergunta básica, alguém levou celular/rádio para Bolívia ???? funciona ??? :)

um abço

Dennise

meu msn é isepclaro@hotmail.com

quem for para lá essa época me add....

Postado
  • Membros

Oi Gabi!!!

Estou pegando todas as suas dicas e vc ja me ajudou muito com msgs e emails! Estou terminando de fazer as anotaçoes e fechar meu roteiro! Viajo dia 05 de janeiro e vou fazer tdo q vc fez...espero nao passar mal como seu namorado e q tdo de certo como sua viagem! A Eco Tours tera a minha presença com certeza e vou falar de vc! So o meu Espanhol q eh bem basico, sera q vou passar um pouco de aperto? rs

No mais espero voltar aqui e falar com foi!

Bjos Thais ::otemo::

Postado
  • Membros

Ah....como nao terei muito tempo por la, vou pra La Paz e minha passagem de volta p/ Sao Paulo sai de Cuzco, assim acho q ganho uns dias sem precisar voltar tdo!

Postado
  • Membros

Oi Gabi!

Uma perguntinha: Quando vc chegou em La Paz, o seu primeiro cambio foi no aeroporto?

Quanto ao passeio p/ Tiwanako, vc olhou em outras agencias ou foi direto ao Hostel Copacabana?

bjosss..aguardo resposta!!! Obrigada!

Postado
  • Autor
  • Membros

Oi Amorim, desculpe a demora para responder!

Acho que seu roteiro está bem redondinho, só fiquei com algumas dúvidas (marcadas em vermelho no seu post).

Outra coisa, é um pecado vc ir até SPA e não fazer nenhum passeio por lá!!! Por ex, os Geysers El Tatio e Salar do Atacama são paradas obrigatórias!!!

Eu não encararia tantas horas de viagem de Arequipa a SPA se não fosse para aproveitar lá! Fora q a cidadela é uma gracinha, e tem uma ótima vida noturna. É verdade que é um lugar bem mais caro do que todos os outros q vc passará....

Bom, mas isso é a minha opnião!

Veja as observações ao seu roteiro:

1º Dia

2º Dia – La Paz

3º Dia – La Paz

4º Dia – Copacabana

- Lago Titicaca só olhar né? pq nã dá para fazer o passeio a Isla del Sol e subir o Cerro Calvário no mesmo dia

- Cerro Calvário

5º Dia – Isla Del Sol

- Dorme em Copacabana

6º Dia - Puno

- Ir de ônibus para Puno

7º Dia - Cuzco

City Tour em Cuzco

8º Dia – Cuzco

- Compramos passagem de Ollanta para Machu as 19:00hrs no dia 08.01 melhor vc já deixar isso comprado aqui do Brasil (pelo site da peru rail) ou assim que chegar em Cusco. Como vc vai emm alta temporada, pode ser q se não comprar antecipadamente, não haja bilhetes para o dia q vc quer, dai fura toda sua programação.

9º Dia – Machu Picchu

- Machu Picchu

- Compramos passagem de Machu para Ollanta as 21:30hrs no dia 09.01 idem

- Sai as 10:40 de Cuzco e chega as 11:35 em Arequipa. (Trecho de avião ida e volta pela starperu sai por $128,00) vc vai de ônibus ou de avião??

11º Dia - AREQUIPA

12º Dia - AREQUIPA

De Arica para SPA pedando o onnibus fronteira Del Sur U$17 +-10 horas de viagem Acho que vc demora mais para chegar em SPA. Talvez não dê para tomar um ônibus depois do outro. Dai vc terá que dormir em Arica ou Tacna. E perderá mais um dia na viagem.

(Ir de Arequipa para Cuzco – sai as 11:55 e chega as 12:50 (STARPERU) não entendi!!

14º Dia SPA

18º Dia La Paz

- Compras

19º Dia La Paz

- Compras

20º Dia La Paz

Postado
  • Autor
  • Membros
Oi Gabi!! adorei o seu relato, se eu não me engano ele tb está no brasil de mochila certo ? fui um dos primeiros q li!!!

dúvidas é o q não falta, mas as dicas q vc e o pessoal daq deram estão me ajudando mto!!!!

tô quase fechando meu roteiro, só não sei se incluo PUNO ou ARICA!!

vejam só: SAMPA - LA PAZ - COPACABANA (ilha do sol) - CUSCO (trilha Inca) - AREQUIPA - TACNA+ARICA/ PUNO+ILHA UROS - LA PAZ - SALAR DE UYUNI - LA PAZ - SAMPA

o q vcs acham ?

irei fazer esse roteiro em 24 dias, embarco dia 8 de janeiro, ahei um voo bem em conta (paguei 500 reais!!!!!!) de ida e volta de LA PAZ!!!

agora Amorim pelo q eu ando lendo, a viagem de cusco-arequipa levam 8horas certo ? e não 14h!!!??? e q datas vcs vão passar por Arequipa ???

Gabi o pior trecho de onibus q vc fez foi PUNO a AREQUIPA certo ? e nos dois dias do canion del coca não está incluído a subida do vulcão el misti certo ? acha q vale a pena ficar 3 dias em Arequipa para fazer esse passeio ?? ah e vc é de Santooooooosssss...eu tb!!!!!!!

ah uma pergunta básica, alguém levou celular/rádio para Bolívia ???? funciona ??? :)

um abço

Dennise

meu msn é isepclaro@hotmail.com

quem for para lá essa época me add....

Oi Dennise, tudo bem??

Bom, eu recomendo muito, a todos, que conheçam Arequipa! A cidade é maravilhosa, muito legal, linda, cheia de coisas para fazer. Além, é claro, do Canion del Colca! é um passeio fantástico e acho que todos deveriam fazer! Vale a pena reservar 2 dias para isso. Ah, a subida ao vulcão el Misti não está inclusa não, é outro passeio de tbm 2 dias.

Agora, qnto conhecer Puno ou Arica é dificl eu te falar. Na verdade não conheço nenhuma das duas... Puno, só de passagem, e sinceramente eu não perderia tempo por lá, se vc já tiver visitado Copacabana, que é bem mais legal!

Agora, Arica eu não sei nadinha! rsrsrs

O trecho Puno a Arequipa é super sossegado!!! 6h tranquilas.... o trecho ruim q eu fiz foi de Cusco a La Paz! Esse eu não recomendo mesmo!!

Agora, eu não faço a mínima idéia se rádio funciona na Bolívia!!! hahahaha, acho que vc pode perguntar no tópico referente a Bolívia, talvez outros mochileiros saibam te responder!!

Esse é o mesmo relato que foi publicado no Brasil de Mochila sim!!

Beijos espero ter ajudado! e precisando, é só perguntar

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.