Olá viajante!
Bora viajar?
Europa - 28 dias - Portugal, Espanha, Londres e Paris
- Respostas 114
- Visualizações 51.9k
- Criado
- Última resposta
Usuários Mais Ativos no Tópico
-
Mahpa 72 posts
-
AlexandreT 4 posts
-
MuriloO 3 posts
-
Marseilly Rocha 3 posts
Está chegando a hora!!!
Dia 30 parto junto com minha esposa para visitar meu irmão em Porto. Aproveitando essa viagem, já programamos um bom roteiro por lá. Agora chegou a hora de somente aproveitar dos que já postarem e fazer a minha. Vou deixar aqui o roteiro que já está definido e depois vou comparar com o que realmente consegui realizar. Não sei se o certo já era criar este tópico em relatos de viagem, mas depois acredito que possa ser movido para lá.
Segui todos os passos do manual do mochileiro e pesquisei muito, mas muito mesmo, para fazer meu planejamento. Espero que eu consiga aproveitar ao máximo o que programei. De qualquer forma, estou ciente que imprevistas acontecem (e vão acontecer), como foi o caso recente do vulcão na Islândia. Mas o que vale é aproveitar a aventura e se divertir mesmo quando o programado não se concretiza da forma como esperávamos.
Vou apresentar abaixo o roteiro que fiz, já calculados o tempo de deslocamento e de visita aos monumentos e passeios, mas não vou citar aqui para não ficar muito extenso. Para fazer este planejamento utilizei o google mapas, o Via Michelin (que calcula valores de pedágio e combustível gasto), os sites de turismo ou das câmaras municipais das cidades, os sites de transporte de Portugal, Londres e de Paris, além de ler muitos depoimentos aqui no mochileiros, em blogs e guias da Folha.
Apesar de estar indo meio que mochilão para esta viagem, comprei as passagens aéreas pela CVC, pois consegui um bom valor fazendo dois trechos na Europa. O custo da passagem para duas pessoas ficou em R$ 4.035,00. Também reservamos o hotel de Paris, pois como seria o único local onde não ficaríamos em casa de parentes ou amigos, resolvemos ter um pouco mais de conforto do que em um Hostel. Reservamos o Tim Hotel Montparnasse por R$ 1.535,00 para cinco dias. Este hotel fica em frente à Torre Montparnasse e à Gare Montparnasse, de onde saem trens para Versalhes.
Segue abaixo o que farei em cada dia de MAIO/10:
01 - Chegada em Porto, após fazer conexão em Madri (nosso primeiro obstáculo na imigração) - Dia livre para passear com meu irmão.
02 - Passeio em Porto - Ver o jogo Porto x Benfica (no estádio ou em um bar).
03 - Vila Nova de Gaia e Espinho, retornando à noite.
04 - Pegarei o carro do meu irmão emprestado e seguirei até Lisboa, passando por Leiria, Batalha, Alcobaça e Óbidos. Em Batalha já comprarei o Lisboa Card para 3 dias (35 euros), que dá direito a ingressar em vários monumentos e utilizar o transporte urbano de Lisboa. Ficaremos hospedados na Pensão Santo Tirso (120 euros o casal para 3 dias).
05 - Passear pelos principais pontos turísticos de Lisboa na área Central.
[googlemap]http://maps.google.com.br/maps/ms?ie=UTF8&hl=pt-BR&msa=0&msid=101213740084229480264.0004813fd75a44387b3ba&ll=38.715184,-9.144831&spn=0.019555,0.043945&z=15[/googlemap]
06 - Pela manhã visitar os palácios de Sintra e Queluz. No período da tarde visitar a região de Belém.
[googlemap]http://maps.google.com.br/maps/ms?ie=UTF8&hl=pt-BR&msa=0&msid=101213740084229480264.0004813fd75a44387b3ba&ll=38.695391,-9.206243&spn=0.019561,0.043945&z=15[/googlemap]
07 - Retornar para Porto, passando por Tomar e Fátima. Num primeiro momento havia planejado fazer este roteiro na semana seguinte, ocasião em que o Papa estará em Lisboa e Fátima. Mas achamos que estaria uma confusão enorme e acabaríamos não aproveitando quase nada. Por isso antecipamos o roteiro para Lisboa e deixamos para ver o Papa em Porto, no dia 14.
08 - Ir de carro para Salamanca com meu irmão. Faremos a reserva do alojamento em Portugal.
09 - Passear por Salamanca, retornando à tarde para Porto.
10 - Visitar o Parque Nacional de Geres de carro com meu irmão, retornando à tarde.
11 - Passear por Porto e Póvoa do Varzim.
12 - Ir de trem para Braga e Guimarães, retornando à noite.
13 - Ir de trem para Coimbra, retornando à noite.
14 - Pela manhã, ir à missa com o Papa. À tarde e à noite, fazer os últimos passeios em Porto.
15 - Ir de carro para Santiago de Compostela com meu irmão. Faremos a reserva de alojamento em Portugal.
16 - Passear por Santiago de Compostela, retornando à tarde.
17 - Vôo para Londres. Chegada na casa de um amigo onde ficaremos alojados e descansaremos neste primeiro dia. Tanto meu irmão quanto este amigo nosso mandaram cartas convite para apresentarmos na imigração. Em Londres deixei para aproveitar os passeios gratuitos e para conhecer a cidade de uma forma mais livre, utilizando bem o metrô nos deslocamentos mais longos.
18 - British Museum, Camdem Town e um passeio noturno com nosso amigo.
19 - National Gallery, Trafalgar Square, Picadilly Circus, Covent Garden e Oxford Street. Dia de compras.
20 - Big Ben, Parlamento, Westminster, Buckingham, Museu de História Natural, Hyde Park e Kensington Palace.
21 - Percorrer a margem do Tâmisa desde a London Eye até a Tower Bridge, Depois seguir pela outra margem até a Igreja de St. Paul. À noite assistir a um musical.
22 - Kew Gardens e Richmond Park, que fica perto da casa de meu amigo. Após o almoço seguir para o Aeroporto de Heatrow para pegar o voo para Paris.
[googlemap]http://maps.google.com.br/maps/ms?ie=UTF8&hl=pt-BR&msa=0&msid=101213740084229480264.00048363108b378ed8d9b&ll=51.517396,-0.160503&spn=0.058538,0.175781&z=13[/googlemap]
23 - Caminhada do hotel até o Jardin des Plantes, passando pela Igreja de Saint Sulpice, Jardin du Louxemburg e Pantheon. Pegar um batobus (11,00 euros) até a Torre Eiffel (13,10). Em seguida pegar o metrô até a Igreja de Sacreau Coeur. Se der tempo, ir até o Moulin Rouge (só para a foto).
24 - Museu do Louvre no período da manhã (neste dia compraremos o Paris Museum Pass - 4 dias - 48,00), que inclui acesso a vários museus, monumentos e igrejas. Depois do almoço, Saint Chapelle, Notre Dame, Berthilion (esse é certeza, rs), Centro Pompideau, Place des Vogues e Bastilha.
25 - Palácio de Versalhes no período da manhã, aproveitando que às 11 horas terá o espetáculo das águas nas fontes dos jardins. Champ Elisées e Arco do Triunfo no período da tarde. Este três dias em Paris foram mais puxados pois meu irmão estará conosco e resolvi visitar os principais pontos já no começo.
26 - Saint German des Prés, Quartier Latin, Museu D'Orsay, Ópera Garnier, Igreja La Madeleine.
27 - Forum e Jardim de Les Halles, Catacumbas de Paris (mórbido mas interessante, rs). À tarde seguir para o Aeroporto de Orly. Para Paris, peguei dicas muito interessantes no blog http://www.conexaoparis.com.br
[googlemap]http://maps.google.com.br/maps/ms?ie=UTF8&hl=pt-BR&msa=0&msid=101213740084229480264.00047d19d2ecf2e4ab689&ll=48.860085,2.292023&spn=0.061889,0.175781&z=13[/googlemap]
28 - Chegada em São Paulo pela manhã. Como nosso voo para Londrina parte somente às 20 horas, farei um passeio no Zoo Safari e preencherei o resto do dia em um shopping (se o corpo ainda aguentar o ritmo).
Para planejar os gastos da viagem utilizei uma planilha de excel, onde coloquei uma estimativa de tudo que pretendo gastar diariamente. Considerando um gasto diário individual com alimentação de aproximadamente 60 euros, gastos com hotéis, passagens aéreas, passeios e compras, eu e minha esposa pretendemos gastar juntos ao final da viagem algo em torno de R$ 16.000,00 (espero que não passe disso,
)
É isso aí. Qualquer coisa é só perguntar. Se eu não responder até o dia 30, que é quando viajamos, então vai ficar somente para o retorno, em junho, quando pretendo postar o resultado da viagem e o comparativo com o roteiro.
Abraços.
Editado por Visitante