Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Europa - 28 dias - Portugal, Espanha, Londres e Paris

Postado
  • Membros

Está chegando a hora!!!

Dia 30 parto junto com minha esposa para visitar meu irmão em Porto. Aproveitando essa viagem, já programamos um bom roteiro por lá. Agora chegou a hora de somente aproveitar dos que já postarem e fazer a minha. Vou deixar aqui o roteiro que já está definido e depois vou comparar com o que realmente consegui realizar. Não sei se o certo já era criar este tópico em relatos de viagem, mas depois acredito que possa ser movido para lá.

Segui todos os passos do manual do mochileiro e pesquisei muito, mas muito mesmo, para fazer meu planejamento. Espero que eu consiga aproveitar ao máximo o que programei. De qualquer forma, estou ciente que imprevistas acontecem (e vão acontecer), como foi o caso recente do vulcão na Islândia. Mas o que vale é aproveitar a aventura e se divertir mesmo quando o programado não se concretiza da forma como esperávamos.

Vou apresentar abaixo o roteiro que fiz, já calculados o tempo de deslocamento e de visita aos monumentos e passeios, mas não vou citar aqui para não ficar muito extenso. Para fazer este planejamento utilizei o google mapas, o Via Michelin (que calcula valores de pedágio e combustível gasto), os sites de turismo ou das câmaras municipais das cidades, os sites de transporte de Portugal, Londres e de Paris, além de ler muitos depoimentos aqui no mochileiros, em blogs e guias da Folha.

Apesar de estar indo meio que mochilão para esta viagem, comprei as passagens aéreas pela CVC, pois consegui um bom valor fazendo dois trechos na Europa. O custo da passagem para duas pessoas ficou em R$ 4.035,00. Também reservamos o hotel de Paris, pois como seria o único local onde não ficaríamos em casa de parentes ou amigos, resolvemos ter um pouco mais de conforto do que em um Hostel. Reservamos o Tim Hotel Montparnasse por R$ 1.535,00 para cinco dias. Este hotel fica em frente à Torre Montparnasse e à Gare Montparnasse, de onde saem trens para Versalhes.

Segue abaixo o que farei em cada dia de MAIO/10:

01 - Chegada em Porto, após fazer conexão em Madri (nosso primeiro obstáculo na imigração) - Dia livre para passear com meu irmão.

02 - Passeio em Porto - Ver o jogo Porto x Benfica (no estádio ou em um bar).

03 - Vila Nova de Gaia e Espinho, retornando à noite.

04 - Pegarei o carro do meu irmão emprestado e seguirei até Lisboa, passando por Leiria, Batalha, Alcobaça e Óbidos. Em Batalha já comprarei o Lisboa Card para 3 dias (35 euros), que dá direito a ingressar em vários monumentos e utilizar o transporte urbano de Lisboa. Ficaremos hospedados na Pensão Santo Tirso (120 euros o casal para 3 dias).

05 - Passear pelos principais pontos turísticos de Lisboa na área Central.

[googlemap]http://maps.google.com.br/maps/ms?ie=UTF8&hl=pt-BR&msa=0&msid=101213740084229480264.0004813fd75a44387b3ba&ll=38.715184,-9.144831&spn=0.019555,0.043945&z=15[/googlemap]

06 - Pela manhã visitar os palácios de Sintra e Queluz. No período da tarde visitar a região de Belém.

[googlemap]http://maps.google.com.br/maps/ms?ie=UTF8&hl=pt-BR&msa=0&msid=101213740084229480264.0004813fd75a44387b3ba&ll=38.695391,-9.206243&spn=0.019561,0.043945&z=15[/googlemap]

07 - Retornar para Porto, passando por Tomar e Fátima. Num primeiro momento havia planejado fazer este roteiro na semana seguinte, ocasião em que o Papa estará em Lisboa e Fátima. Mas achamos que estaria uma confusão enorme e acabaríamos não aproveitando quase nada. Por isso antecipamos o roteiro para Lisboa e deixamos para ver o Papa em Porto, no dia 14.

08 - Ir de carro para Salamanca com meu irmão. Faremos a reserva do alojamento em Portugal.

09 - Passear por Salamanca, retornando à tarde para Porto.

10 - Visitar o Parque Nacional de Geres de carro com meu irmão, retornando à tarde.

11 - Passear por Porto e Póvoa do Varzim.

12 - Ir de trem para Braga e Guimarães, retornando à noite.

13 - Ir de trem para Coimbra, retornando à noite.

14 - Pela manhã, ir à missa com o Papa. À tarde e à noite, fazer os últimos passeios em Porto.

15 - Ir de carro para Santiago de Compostela com meu irmão. Faremos a reserva de alojamento em Portugal.

16 - Passear por Santiago de Compostela, retornando à tarde.

17 - Vôo para Londres. Chegada na casa de um amigo onde ficaremos alojados e descansaremos neste primeiro dia. Tanto meu irmão quanto este amigo nosso mandaram cartas convite para apresentarmos na imigração. Em Londres deixei para aproveitar os passeios gratuitos e para conhecer a cidade de uma forma mais livre, utilizando bem o metrô nos deslocamentos mais longos.

18 - British Museum, Camdem Town e um passeio noturno com nosso amigo.

19 - National Gallery, Trafalgar Square, Picadilly Circus, Covent Garden e Oxford Street. Dia de compras.

20 - Big Ben, Parlamento, Westminster, Buckingham, Museu de História Natural, Hyde Park e Kensington Palace.

21 - Percorrer a margem do Tâmisa desde a London Eye até a Tower Bridge, Depois seguir pela outra margem até a Igreja de St. Paul. À noite assistir a um musical.

22 - Kew Gardens e Richmond Park, que fica perto da casa de meu amigo. Após o almoço seguir para o Aeroporto de Heatrow para pegar o voo para Paris.

[googlemap]http://maps.google.com.br/maps/ms?ie=UTF8&hl=pt-BR&msa=0&msid=101213740084229480264.00048363108b378ed8d9b&ll=51.517396,-0.160503&spn=0.058538,0.175781&z=13[/googlemap]

23 - Caminhada do hotel até o Jardin des Plantes, passando pela Igreja de Saint Sulpice, Jardin du Louxemburg e Pantheon. Pegar um batobus (11,00 euros) até a Torre Eiffel (13,10). Em seguida pegar o metrô até a Igreja de Sacreau Coeur. Se der tempo, ir até o Moulin Rouge (só para a foto).

24 - Museu do Louvre no período da manhã (neste dia compraremos o Paris Museum Pass - 4 dias - 48,00), que inclui acesso a vários museus, monumentos e igrejas. Depois do almoço, Saint Chapelle, Notre Dame, Berthilion (esse é certeza, rs), Centro Pompideau, Place des Vogues e Bastilha.

25 - Palácio de Versalhes no período da manhã, aproveitando que às 11 horas terá o espetáculo das águas nas fontes dos jardins. Champ Elisées e Arco do Triunfo no período da tarde. Este três dias em Paris foram mais puxados pois meu irmão estará conosco e resolvi visitar os principais pontos já no começo.

26 - Saint German des Prés, Quartier Latin, Museu D'Orsay, Ópera Garnier, Igreja La Madeleine.

27 - Forum e Jardim de Les Halles, Catacumbas de Paris (mórbido mas interessante, rs). À tarde seguir para o Aeroporto de Orly. Para Paris, peguei dicas muito interessantes no blog http://www.conexaoparis.com.br

[googlemap]http://maps.google.com.br/maps/ms?ie=UTF8&hl=pt-BR&msa=0&msid=101213740084229480264.00047d19d2ecf2e4ab689&ll=48.860085,2.292023&spn=0.061889,0.175781&z=13[/googlemap]

28 - Chegada em São Paulo pela manhã. Como nosso voo para Londrina parte somente às 20 horas, farei um passeio no Zoo Safari e preencherei o resto do dia em um shopping (se o corpo ainda aguentar o ritmo).

Para planejar os gastos da viagem utilizei uma planilha de excel, onde coloquei uma estimativa de tudo que pretendo gastar diariamente. Considerando um gasto diário individual com alimentação de aproximadamente 60 euros, gastos com hotéis, passagens aéreas, passeios e compras, eu e minha esposa pretendemos gastar juntos ao final da viagem algo em torno de R$ 16.000,00 (espero que não passe disso, ::mmm: )

É isso aí. Qualquer coisa é só perguntar. Se eu não responder até o dia 30, que é quando viajamos, então vai ficar somente para o retorno, em junho, quando pretendo postar o resultado da viagem e o comparativo com o roteiro.

Abraços.

Editado por Visitante

• Respostas 114
  • Visualizações 51.9k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Featured Replies

Postado
  • Membros

Oi Mapha, td bem?

Bem, seu roteiro e o da Danielle (Paes) foram os que mais li, e ainda leio...Agora tb estou acompanhando o do Romulo.

A riqueza de detalhes que vocês postam, faz com que a gente já começe a viajar...É inacreditável!!!

Minha viagem é agora em Maio/11, começei a pesquisar e ler os relatos em Novembro/10 e comprei as passagens em janeiro/11. Paguei barato, pela Ibéria (R$ 1.500,00). Vai ser Liboa/Porto/Madri/Barcelona/Paris e Amsterdam...Com algumas viagens rapidas pelo meio do caminho...Sintra, Fatima, Bruges e etc ...

Pela Ibéria tem a conexão em Madrid...Sabe que tem o "fantasma" do medo de passar pela Espanha e ser deportado né?!? Enfim, leio aqui e acola depoimentos...a maioria, como o seu, que foi tranquilo. Então procuro ficar calma e não pensar muito. Muito, pq penso a respeito lógico! :x Estou levando todos os documentos exigidos, comprovantes, dinheiro e etc...com exceção do comprovante de pagto integral dos hostel´s, somente o pagto da reserva. Estou confiante que vai dar tudo certo ::otemo::

Parabéns pelo relato e pelas otimas fotos.

Bjo.

Postado
  • Membros

mto bom o seu relato...

mas como vc gastou so R$7mil em 28dias??ehuehuehe

to montando um roteiro de 2 semanas paris, barcelona, roma

cheguei ao orçamento de R$5mil contando mais uns R$2mil pra compras total R$8mil.

será que to fazendo alguma conta errada?? ::putz:::?::!:

Postado
  • Autor
  • Membros

Olá.

Obrigado pelo elogio.

Acredito que você não esteja fazendo as contas erradas não. Como eu falei, destes 28 dias eu fiquei 16 dias ou na casa do meu irmão ou na casa do Júnior, em Londres, o que barateia consideravelmente os custos, não só em hospedagem mas também em alimentação, pois comprar em mercado e fazer em casa é muito mais barato.

Vou ver se ainda encontro a minha planilha de custos, pois não sei se perdeu com a última pane do meu computador (felizmente as fotos estão salvas em um HD externo).

Abraços.

mto bom o seu relato...

mas como vc gastou so R$7mil em 28dias??ehuehuehe

to montando um roteiro de 2 semanas paris, barcelona, roma

cheguei ao orçamento de R$5mil contando mais uns R$2mil pra compras total R$8mil.

será que to fazendo alguma conta errada?? ::putz:::?::!:

Postado
  • Autor
  • Membros

Olá.

Fico feliz que tenha gostado do relato. Espero que, assim como eu, surpreenda-se positivamente com Portugal.

Acredito que não terá problema algum em Madri. Estando com tudo certo e de fácil apresentação na viagem não terá dor de cabeça. Conforme o que eu verifiquei tanto lá como em Londres, e de acordo com outros relatos aqui no Mochileiros, o maior problema em relação à deportação é quando a pessoa não consegue justificar os motivos de estar lá, não apresentando documentos que comprovem como irá se manter bem como os vínculos no Brasil. Estanto tudo ok, você aproveitará a viagem sem dor de cabeça.

E aproveite muito mesmo o passeio.

Bj.

Oi Mapha, td bem?

Bem, seu roteiro e o da Danielle (Paes) foram os que mais li, e ainda leio...Agora tb estou acompanhando o do Romulo.

A riqueza de detalhes que vocês postam, faz com que a gente já começe a viajar...É inacreditável!!!

Minha viagem é agora em Maio/11, começei a pesquisar e ler os relatos em Novembro/10 e comprei as passagens em janeiro/11. Paguei barato, pela Ibéria (R$ 1.500,00). Vai ser Liboa/Porto/Madri/Barcelona/Paris e Amsterdam...Com algumas viagens rapidas pelo meio do caminho...Sintra, Fatima, Bruges e etc ...

Pela Ibéria tem a conexão em Madrid...Sabe que tem o "fantasma" do medo de passar pela Espanha e ser deportado né?!? Enfim, leio aqui e acola depoimentos...a maioria, como o seu, que foi tranquilo. Então procuro ficar calma e não pensar muito. Muito, pq penso a respeito lógico! :x Estou levando todos os documentos exigidos, comprovantes, dinheiro e etc...com exceção do comprovante de pagto integral dos hostel´s, somente o pagto da reserva. Estou confiante que vai dar tudo certo ::otemo::

Parabéns pelo relato e pelas otimas fotos.

Bjo.

Postado
  • Autor
  • Membros

AlexandreT,

Conforme prometido, segue a planilha final dos meus gastos na Europa. Essa planilha eu peguei aqui mesmo no Mochileiros e adaptei para as minhas necessidades. Fiz uma planilha com as estimativas e quando voltei montei esta final para comparar os gastos. Felizmente foi menor do que eu pensava.

Viagem_europa - final.xls

Postado
  • Membros

Mapha mto legal a sua planilha...

eu fiz uma estimativa de uns 30euros por dia pra alimentação e passeio...será que é melhor aumentar um pouco esse valor...

bom é melhor pecar por mais e ficar feliz por ter sobrado dinheiro...do que por menos e passar fome ne.heuehuehee

Postado
  • Membros

Mahpa,

Parabéns pelo relato maravilhoso!!!! Na minha próxima trip passarei por alguns lugares que você visitou....assim que eu definir os detalhes da viagem, gostaria de contar com sua ajuda e experiência!!!

Um abraço.

Postado
  • Autor
  • Membros

Olá.

Isso vai depender do seu "estilo" de alimentação. Se optar por comer em locais badaladas ou requintados, com certeza terá que planejar um gasto maior (algo em torno de 50 euros).

Agora se não fizer muita questão em relação à forma de alimentação, optando por comprar comidas rápidas em mercados, fazer lanches com baguetes (recomendo) ou fast foods com preço globalizado (como McDonalds, Bobs, etc.), então dá pra economizar neste item.

Mas vá sim a restaurantes melhores, mesmo que uma ou duas vezes, pois você estará lá para conhecer as coisas boas da cidade, então pode incluir este item também. O que não dá é pra fazer isso todo dia.

Uma dica que eu dou é não pedir bebida industrializada onde for comer (água, refrigerantes, sucos, etc.), pois os preços são caríssimos. Em Paris, todo restaurante tem uma garrafa com água de torneira (de ótima qualidade) para oferecer aos clientes e sem cobrar nada por isso. Não se envergonhe em pedir, pois todos os parisienses fazem isso. Deixe para tomar vinho (ou outra bebida que quiser) na refeição mais requintada que fizer. Refrigerantes e sucos saem muito mais baratos comprados em mercados.

Nos passeios, ponha na ponta do lápis quanto vai custar cada local que pretende visitar e quanto sairá comprando o Paris Museum Pass. Dependendo do que pretendo e do tempo disponível para as visitas, o passe acaba não compensando. Eu ia comprar, mas quando repensei meu roteiro via que não valeria a pena.

Qualquer dúvida é só perguntar.

Mapha mto legal a sua planilha...

eu fiz uma estimativa de uns 30euros por dia pra alimentação e passeio...será que é melhor aumentar um pouco esse valor...

bom é melhor pecar por mais e ficar feliz por ter sobrado dinheiro...do que por menos e passar fome ne.heuehuehee

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.