Ir para conteúdo

Qual é a maneira certa de comprar passagem quando não se sabe quanto tempo ficar em um país?


Posts Recomendados

  • Membros

Bom dia!

 

Estou planejando uma viagem no final deste ano para vários países do mundo, bom, não planejando ao certo porque é exatamente este ponto que quero evitar, planejar.

 

Queria começar meu trajeto por exemplo na Argentina, continuando para outros países, porém não sei ao certo quanto tempo vou gastar em cada país (nem mesmo quais países vou ir)

 

Pois sei que não tem como entrar em alguns países (ou na maioria) sem passagem de saída já comprada (até mesmo hotel, mas ai não é um problema).

 

Como é feito geralmente neste caso? Definir um prazo dentro do país inicial e comprar uma passagem de saída ao mesmo tempo? E se eu estender/encurtar o prazo? teria que trocar a passagem ou tem outra alternativa?

 

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Você deve definir de onde pretende voltar e adquirir uma passagem que permita alteração caso seja necessário e ver se vale a pena o preço final depois das taxas e diferenças tarifarias que terá que pagar.

Aqui na América do Sul é tranquilo quanto ao retorno, mas na Europa por exemplo se não tiver a passagem de volta com uma data dentro do tempo permitido a sua estadia e visita terá problemas.

Até mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Não existe uma solução barata para este problema.

 

Pois ou você compra uma passagem Flexível que permite alteração das datas sem custo adicional mas custa 3x ou 4x mais caro, ou compra uma passagem mais barata e depois paga as taxas para remarcar as passagens para uma nova data.

 

Se você quer viajar sem rumo e destino fixo e sem planejamento, você tem que já contar este custo adicional no seu orçamento.

 

ou então fazer um mínimo, não precisa planejar o ano todo, basta planejar os próximos 2 países e assim ao comprar a passagem de entrada para um determinado país já saber qual será o próximo país e em qual data você vai para lá e já comprar as passagens de saída, e vai repetindo isto a cada país novo.

 

Mas se nem isto você quer planejar, não tem outro jeito a não ser se conformar que você vai gastar bem mais dinheiro pagando as taxas de alteração das passagens.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Aqui na America do Sul e Latina, o tempo máximo de permanência sem visto também é de no máximo 90 dias, para estadia maiores que isto, você já teria que dar entrada no registro de estrangeiros, que é menos burocrático do que um visto.

 

Mas aqui na América do Sul eles não costumam cobrar que você tenha passagem de volta comprada e marcada, até por que a maioria dos turistas brasileiros que visita os nossos países vizinhos aqui na América do Sul o faz viajando de carro, ou seja, a grande maioria não tem passagem de volta para mostrar por que estão de carro.

 

Mas em países mais rígidos, como por exemplo, EUA, Canada, Japão, Austrália, Nova Zelândia, China, Europa, os países ricos do Oriente Médio, Ásia e Oceania, se você chegar no aeroporto sem uma passagem comprada e marcada indo embora de lá, geralmente você nem sai do aeroporto, você é mandado de volta para casa no próximo voo disponível.

 

Nos países mais pobres por exemplo da America latina, Africa, ou da Ásia, apesar de legalmente também existir esta exigência de provar quando vai embora, a maioria simplesmente faz vista grossa e deixa passar, não cobra nada, mas se você ficar irregular por algum motivo qualquer, é quase certeza que em algum momento vão tentar cobrar alguma propina de você para lhe liberar.

 

Então resumindo, aqui na America Latina ou nos países pobres e desorganizados, geralmente ninguém implica com o fato de você não ter passagens indo embora, no máximo você tem que saber explicar o que vai fazer lá se algum policial na imigração resolver perguntar, trabalhar não costuma ser uma explicação aceita, pois estes países normalmente já tem problemas demais com desemprego para ainda permitir que estrangeiros venham tirar emprego dos nativos.

 

Ou seja, se perguntarem o que vai fazer em determinado, país, fale qualquer coisa menos que pretende trabalhar lá. Só fale que você pretende trabalhar se tiver o visto adequado, ou se estiver indo fazer algum trabalho voluntário em algum organização de cunho social.

 

Já nos países mais ricos e rígidos não tem jeito, no dia que você passar na imigração entrando no país, você já tem que saber quando vai embora de lá, não interessa para onde, desde que seja indo embora, também é muito recomendável já ter as passagem compradas e marcadas, e eles não costumam aceitar trabalho voluntário sem visto, por que não precisam disto.

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Em relação ao que o Adriano colocou...

 

Imagino que a imigração nos EUA ou Reino Unido seja bem mais rigorosa do que nos nossos vizinhos. Porém, pode acontecer de em algum país latinoamericano também serem rigorosos.

 

Um exemplo é o México. O site do MRE está com alguns alertas (http://cgmexico.itamaraty.gov.br/pt-br/visitantes_brasileiros_-_recomendacoes.xml) e aqui vai uma notícia relativamente recente (http://g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/noticia/2016/08/turistas-brasileiros-sao-barrados-e-deportados-de-aeroporto-no-mexico.html). Lembrando que até não muitos anos atrás os brasileiros precisavam de visto para lá.

 

Outro país em que o viajante necessita dar respostas precisas é a Colômbia. Estive lá duas vezes e nas duas os policiais me perguntaram objetivo de viagem, profissão, tempo de permanência... na primeira vez, perguntaram o nome do hotel e alimentaram a resposta num sistema.

Aqui um viajante que quase não conseguiu entrar (a partir de 28:05):

 

Então... quem quiser viajar aqui por perto, não custa estar preparado também!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...