Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Bushcraft - Combustível Sólido

Postado
  • Membros

eu acho que um fogareiro improvisado nao deve ter o mesmo desempenho que um a gas,alcool,benzina etc...

mas consertesa sai bem mais vbarato ai segue um vid ensinando a se fazer um combustivel sólido,mt bom eu ja testei ::cool:::'> ::cool:::'>

• Respostas 34
  • Visualizações 17.7k
  • Criado
  • Última resposta

Featured Replies

Postado
  • Membros

Eu fiz uma quantidade boa do combustivel solido.. e acendi um para ver qnto tempo ele durava.. acho q foi o giuliano q falou q durava uns 7 minutos.. entao pegueo celular e acionei o cronometro..

beleza ate os 2 primeiros minutois td bem.. mas ai começou a ventar.. mas ventar FORTE MESMO! e o combustivel slido tava na sargeta pegando o vento.. achei q ia ter q desligar o cronometro.. mas nao.. mesmo ventnado pra cachorro o bichinho nao apagou.. e durou 13 isso mesmo 13 minutos aceso com a chama bem forte..

abçs

BUSHCRAFT MAN!

• 7 meses depois...
  • 8 meses depois...
Postado
  • Membros
a bolinha de algodão com parafina é uma boa, mas hj testei com a pederneira e não consegui msm, o jeito foi usar o fósforo.

Agora o CHUD como ja falaram tem suas limitações, eu usava pra acender churraqueira, mas hj só uso o algodão. O chud faz mta bagunça, deixa a mão toda melecada, eu usava com diesel ou querosene.

Pra facilitar o uso da pederneira nas bolinhas de algodão com parafina , é ideal q vc deixe um pedacinho do algodão sem pegar parafina(como um paviozinho)

e depois q as bolinhas ja estiverem secas/duras vc passa vazilina em pasta nos pedacinho d algoda q vc deixou sem parafina

alem de impermeabilizar os pavis, a vazilina te ajuda e mto na hora d acender com a pederneira

• 4 meses depois...
Postado
  • Membros

*Uma boa dica: use LÁPIS e APONTADOR de lápis como um equipamento técnico de bushcraft, para fogo. Aponte o lápis para usar a palha/serragem como iniciador de fogo. A palha do lápis queima muito bem. Então acrescente os gravetos e galhos finos, folhas secas para aumentar o fogo, só depois ponha troncos (rachado ao meio ou em quatro).

Tive essa idéia quando eu apontava um lápis, obeservando a palha fina e seca que saía do apontador. Fiz o teste, e funcionou. O lápis de cor é melhor, pois tem a cera que também queima com a palha.

* Outra dica: para repelir moscas, mosquitos, pernilongos, mutuca, borrachudo e toda espécie de insetos voadores, queime PÓ de SERRA para produzir fumaça constante, por muitas horas seguidas. O pó de serra não pode ter contato com o solo, para não absorver umidade da terra. Pode-se fazer uso de lata de sardinha, de atum, etc. como recipiente para o pó de serra. A vantagem de ter um recipiente é que permite o transporte/mobilidade.

Eu uso destes combustíveis sólidos apresentados aqui não para cozinhar, mas somente para acender fogueiras. Para aquecer água, para cozinhar fica muito lento. Eu prefiro usar fogareiro a benzina ou a gás.

Tenho dois fogareiros a álcool que não uso mais. Demora para cozinhar.

Melhor são os fogareiros multifuel / dual fuel / duo fuel. Funcionam com benzina, gasolina, querosene. Dos três combustíveis a benzina é melhor, por ter alto poder calórico,

e por ser um combustível limpo: não deixa fuligem, portanto não entope o fogareiro. A gasolina fede; o querosene demora pegar fogo e é oleoso: suja o fogareiro.

• Silnei unlocked this tópico

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.