Ir para conteúdo

Bushcraft - Combustível Sólido


mateus santos

Posts Recomendados

  • Membros

Valeu Calavera, foi bom saber que um chud a álcool teria a mesma eficiência que o álcool em barra, o que parece deixar um pouco a desejar em situações onde o negócio precisa ser rápido, como esquentar 800 ml de feijoada ou cozinhar um miojo. (Claro, leia-se, aqueles miojos tão incrementados que levam até miojo! hehe...)

 

Luciando, o rendimento não é necessariamente o mesmo. Só disse que o princípio é o mesmo. O CHUD tem poder calorífico bem maior. Mas o CHUD que eu conheço é com gasolina, como comentei antes, não sei se com álcool funcionaria bem.

Entretanto, por ter gasolina, pode deixar cheiro na comida e é fácil deixar cheiro nas suas coisas.

 

O combustível de parafina me parece ser uma boa, mas é possível que haja algumas parafinas mais vagabundas. É bom ficar de olho!

 

Olha só, pessoal, esse princípio de retardar a queima do combustível pode ser feito de várias formas. Na minha região, embebe-se um pão velho com álcool para acender o carvão na churrasqueira. Na trilha podemos usar uma infinidade de coisas, contanto que sejam absorventes e que não soltem cheiro forte quando queimadas. Pode-se usar algodão (em fibra ou em tecido mesmo), farinha, terra (tenho dúvidas sobre terras com muito substrato, use as mais arenosas)... Enfim, é só levar um fundo de lata de refrigerante (ou uma lata de atum, como faz o Toniolo) e um frasquinho pequeno com álcool. Usando esses materiais, não há perigo de o álcool entornar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Respostas 34
  • Criado
  • Última resposta
  • Membros

Eu fiz uma quantidade boa do combustivel solido.. e acendi um para ver qnto tempo ele durava.. acho q foi o giuliano q falou q durava uns 7 minutos.. entao pegueo celular e acionei o cronometro..

beleza ate os 2 primeiros minutois td bem.. mas ai começou a ventar.. mas ventar FORTE MESMO! e o combustivel slido tava na sargeta pegando o vento.. achei q ia ter q desligar o cronometro.. mas nao.. mesmo ventnado pra cachorro o bichinho nao apagou.. e durou 13 isso mesmo 13 minutos aceso com a chama bem forte..

 

abçs

 

BUSHCRAFT MAN!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...
  • 8 meses depois...
  • Membros
a bolinha de algodão com parafina é uma boa, mas hj testei com a pederneira e não consegui msm, o jeito foi usar o fósforo.

 

Agora o CHUD como ja falaram tem suas limitações, eu usava pra acender churraqueira, mas hj só uso o algodão. O chud faz mta bagunça, deixa a mão toda melecada, eu usava com diesel ou querosene.

 

 

Pra facilitar o uso da pederneira nas bolinhas de algodão com parafina , é ideal q vc deixe um pedacinho do algodão sem pegar parafina(como um paviozinho)

e depois q as bolinhas ja estiverem secas/duras vc passa vazilina em pasta nos pedacinho d algoda q vc deixou sem parafina

alem de impermeabilizar os pavis, a vazilina te ajuda e mto na hora d acender com a pederneira

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
  • Membros

*Uma boa dica: use LÁPIS e APONTADOR de lápis como um equipamento técnico de bushcraft, para fogo. Aponte o lápis para usar a palha/serragem como iniciador de fogo. A palha do lápis queima muito bem. Então acrescente os gravetos e galhos finos, folhas secas para aumentar o fogo, só depois ponha troncos (rachado ao meio ou em quatro).

Tive essa idéia quando eu apontava um lápis, obeservando a palha fina e seca que saía do apontador. Fiz o teste, e funcionou. O lápis de cor é melhor, pois tem a cera que também queima com a palha.

* Outra dica: para repelir moscas, mosquitos, pernilongos, mutuca, borrachudo e toda espécie de insetos voadores, queime PÓ de SERRA para produzir fumaça constante, por muitas horas seguidas. O pó de serra não pode ter contato com o solo, para não absorver umidade da terra. Pode-se fazer uso de lata de sardinha, de atum, etc. como recipiente para o pó de serra. A vantagem de ter um recipiente é que permite o transporte/mobilidade.

 

Eu uso destes combustíveis sólidos apresentados aqui não para cozinhar, mas somente para acender fogueiras. Para aquecer água, para cozinhar fica muito lento. Eu prefiro usar fogareiro a benzina ou a gás.

Tenho dois fogareiros a álcool que não uso mais. Demora para cozinhar.

Melhor são os fogareiros multifuel / dual fuel / duo fuel. Funcionam com benzina, gasolina, querosene. Dos três combustíveis a benzina é melhor, por ter alto poder calórico,

e por ser um combustível limpo: não deixa fuligem, portanto não entope o fogareiro. A gasolina fede; o querosene demora pegar fogo e é oleoso: suja o fogareiro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Silnei unlocked this tópico

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.


×
×
  • Criar Novo...