Ir para conteúdo

Bushcraft - Combustível Sólido


mateus santos

Posts Recomendados

  • Respostas 34
  • Criado
  • Última resposta
  • Membros

Parafina de vela com algodão eu fiz agora à tarde e particulamente não gostei para cozinhar de forma mais rotineira, pois deixa a panela toda preta. E sobe muita fumaça preta. Dentro de uma barraca é sem chance.

 

Vou deixar para acender churrasqueira.

 

Obviamente que estou excetuando situação de emergência. Compensa muito carregar algumas iscas.

 

Depois vou fazer o do sabão com álcool.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Crivelaro,

 

Já fiz CHUD, por sinal, acredito que você tenha encontrado a receita no mesmo lugar que eu.

Ele fica uma espécie de massinha de modelar, não fica grudento. O problema é que ele funciona através da evaporação do combustível, a farinha é uma espécie de condutor, como um pavio de vela. Por isso, álcool não funciona bem, ele se desprende rápido demais da farinha.

A receita que eu conhecia era com gasolina. Queima maravilhosamente. Para alguém meio piromaníaco como eu, dá um prazer imenso ver as porções de CHUD queimando no chão. ::hahaha:: Para acender fogueira é ótimo, põe fogo em tudo quanto é madeira, mas para cozinhar não sei... a gasolina daria cheiro na comida.

É prático porque você dosa o quanto precisa usar, já que ele é uma massinha. Mas, como você disse, tem que guardar num recipiente bem fechado para não evaporar a gasosa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros
Crivelaro,

 

Já fiz CHUD, por sinal, acredito que você tenha encontrado a receita no mesmo lugar que eu.

Ele fica uma espécie de massinha de modelar, não fica grudento. O problema é que ele funciona através da evaporação do combustível, a farinha é uma espécie de condutor, como um pavio de vela. Por isso, álcool não funciona bem, ele se desprende rápido demais da farinha.

A receita que eu conhecia era com gasolina. Queima maravilhosamente. Para alguém meio piromaníaco como eu, dá um prazer imenso ver as porções de CHUD queimando no chão. ::hahaha:: Para acender fogueira é ótimo, põe fogo em tudo quanto é madeira, mas para cozinhar não sei... a gasolina daria cheiro na comida.

É prático porque você dosa o quanto precisa usar, já que ele é uma massinha. Mas, como você disse, tem que guardar num recipiente bem fechado para não evaporar a gasosa.

 

E a farinha na mistura, ela ajuda ou atrapalha a combustão? Minha idéia é fazer um creme com bastante farinha, quase uma argamassa, mas estou com receio que o excesso de farinha atrapalhe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

A farinha deixa a combustão mais lenta. O que é melhor quando se vai pôr fogo em algo não tão inflamável, é o mesmo processo que ocorre no álcool sólido ou naquelas pastilhas para acender churrasqueira.

No caso do CHUD, você pode até variar a quantidade de farinha, mas vai mudar muito a consistência. O bom da mistura com as quantidades corretas é que ele fica com consistência de massinha de modelar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
A farinha deixa a combustão mais lenta. O que é melhor quando se vai pôr fogo em algo não tão inflamável, é o mesmo processo que ocorre no álcool sólido ou naquelas pastilhas para acender churrasqueira.

No caso do CHUD, você pode até variar a quantidade de farinha, mas vai mudar muito a consistência. O bom da mistura com as quantidades corretas é que ele fica com consistência de massinha de modelar.

 

Valeu Calavera, foi bom saber que um chud a álcool teria a mesma eficiência que o álcool em barra, o que parece deixar um pouco a desejar em situações onde o negócio precisa ser rápido, como esquentar 800 ml de feijoada ou cozinhar um miojo. (Claro, leia-se, aqueles miojos tão incrementados que levam até miojo! hehe...)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Colaboradores
Fiz a bolinha de algodão com parafina e achei excelente, queimou uns 10 minutos e eu ainda consegui acender com a pederneira, no próximo achamps vou levar. Vou testar o CHUDS pra vê qual é.

concerteza otima opçao pra fogo, mais o jeito é improvisar, eu nem tinha visto o video, e antes disso eu fiz com cera de abelha, ficou até mais estilo bushcrafter,kkkk

abçs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

a bolinha de algodão com parafina é uma boa, mas hj testei com a pederneira e não consegui msm, o jeito foi usar o fósforo.

 

Agora o CHUD como ja falaram tem suas limitações, eu usava pra acender churraqueira, mas hj só uso o algodão. O chud faz mta bagunça, deixa a mão toda melecada, eu usava com diesel ou querosene.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • Membros

Galera, ja fiz uso deste combustivel. Fiz exatamente como no video do Giuliano e funciona muito bem.

Ja me vi em um situação muito complicada onde toda a madeira estava molhada, nao havia como conseguir uma boa mecha e o combustivel sólido

feito de algodão e parafina quebrou o maior galho pois foi a melhor maneira de começar o fogo! Uma ótima dica, funciona muito bem e dura cerca de 8 a 10 minutos cada bolinha de algodão com parafina.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.


×
×
  • Criar Novo...