Ir para conteúdo

Guia e Dicas sobre Moedas, Cartões e Gastos na Bolívia


Posts Recomendados

  • Respostas 511
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Membros de Honra

pelo contrário paulo, é o mais comum leval dolares e cambiar lá por moeda local.

Levando cartões, seja qual modalidade for, vc vai perder mais dinheiro que levar em dolar e cambiar em moeda local. pode ir tranquilo com dolares que, ao contrário do que acontece no brasil, na bolivia e peru todos os hoteis, táxi, passeios, e tudo mais podem ser pagos em dolares e, em todas as esquinas é possível encontrar casas de cambio pra trocar o dolar por moeda local.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Membros

Alectus, em relação a câmbio, eu levei US$300, mas só usei para pagar o tour para Uyuni (US$115), hotel e umas comprinhas no final da viagem (em média, US$ 1= BOB 6,60). Não fiz câmbio diretamente.

Sou adepta de desbloquear o cartão de crédito internacional e sacar em caixas eletrônicos (até 1500 BOB por saque). Acho prático e, sempre que fiz minhas continhas (incluindo o IOF de 0,38, o percentual de 2% sobre o total e a taxa de US$2,50 por saque), concluí que fiz melhor negócio.

Espero ter ajudado a esclarecer (ou a confundir! rsss)

Sds,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Ah tá, achei que vc tivesse cambiado dolares em bolivianos, nas casas de cambio.

Então, quanto a sacar com cartão de débito e crédito, no meu banco que é o bando do brasil, nao vira. já fiz os cálculos centenas de vezes e comprar dólar e levar é mais economico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • Membros

Estive na Bolívia agora em janeiro de 2013. Seguem algumas dicas sobre a questão do câmbio:

 

Dica 1: há um mercado informal de cambistas muito grande na Bolívia. Constatei isso em La Paz (Calle Sagarnaga) e em Copacabana. Nestes cambistas informais as taxas costumam ser mais favoráveis que aquelas cobradas em casas de câmbio oficiais de aeroportos.

 

Dica 2: estava mais vantajoso levar dólares do brasil ao invés de real (vide exemplo em imagem abaixo, quando U$ 1,00 estava aproximadamente R$ 2,05 no comercial).

- você obterá boas taxas quando for trocar:

- notas altas de dólar (ex: 100 e 50).

- e em bom estado de conservação (não gastas, sem rasgos evidentes).

- você obterá taxas piores ou podem até mesmo recusar trocar:

- notas baixas de dólar (sobretudo de 1 dólar).

- notas mal conservadas, com rasgos

 

Isso em geral não se aplica às casas de câmbio oficiais (por exemplo a que fica no aeroporto de Santa Cruz) - onde a cotação é fixa independemente de qual nota será trocada. No aeroporto de Santa Cruz a taxa estava em U$ 1 = 6,80 bolivianos, independentemente se trocássemos notas de 100 ou 1 dólar. Por isso, uma última dica importante: caso esteja com notas de U$ 1, 5, 10 troque-as na casa de câmbio no próprio aeroporto em Santa Cruz. Do contrário, pode ser que em La paz ao invés de te oferecem a cotação de U$ 1 = 6,93 (cotação que normalmente encontrei nas ruas de La Paz em janeiro) te ofereçam apenas 6,00 bolivianos por cada nota de 1 dólar (vide imagem abaixo de uma casa de câmbio de la paz, feita em janeiro de 2013).

 

Dica 3: uma boa forma de desovar suas notas de 1 dólar sem ser traído pelas taxas de câmbio desfavoráveis é a seguinte... Antes de entrar na sala de embarque, voce deve ir a um guichê no aeroporto pagar a taxa de embarque. Para voos internacionais, em jan/2013 a taxa era de 25 dolares (ou 175 bolivianos). Pode pagá-la tanto com notas de dólar, quanto de bolivianos. Uma boa dica para quem está com notas de 1 e 5 dólares é deixá-las para pagar essa taxa... Eu paguei minha taxa com 25 notas de 1 dolar (hahahaha).

IMG-20130223-WA0000.jpg.6a3ef1809d244a8ff9635e9acad260f9.jpg

IMG-20130223-WA0001.jpg.3b1742eafdb7a2ad99660c8cd7634528.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Membros

Ola amigos. Boa noite! Eu vou viajar para o Acre no dia 26 deste mes, e de eu e meus amigos vamos de carroa para lá paz, e eu estou cheio de duvidas en relação as compras lá na bolivia.

Estava lendo algumas resposta acima e muitos comentaram em levar o dinheiro em dolar pois a cotação para transferencia e melhor e maior, porem li em outras respostas que algumas pessoas preferem o cartao de credito. Agora a minha duvida no qual ainda não foi esclarecida.

1° E melhor eu passar o cartão ou levar o dinheiro em maõs?? Se for o dinheiro mesmo e melhor levar em dolar logo ou levar em reais para fazer a troca pela moeda local por lá mesmo.

2° onde e melhor para fazer as compras em lá paz?? estou a procura de tecnologia na parte de fotografia, informatica e tambem na parte de perfumes, bebidas, e roupas.

 

Toda a informação sera bem vinda pois sera minha primeira vez na bolivia...

 

Fico agradecido a todos!!!!

 

Haa.. So para ajudar " não sei se vai ajudar ou piorar a ajuda de vc's" sou do Espirito Santo!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Colaboradores

Boa Noite,

 

Pessoal chegarei na bolivia em Santa Cruz de La Sierra, logo depois iremos a Sucre. Estou com duvida onde realizar o primeiro cambio do mochilao.

 

Alguém tem uma dica de qual das cidades tem um melhor cambio ? Ou até se possível alguma indicação de casa de cambio ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros de Honra

Olha, a matemática é assim, o real desvalorizou em relação ao dolar? Sim, entao também desvalorizou em relação ao boliviano.

Euro nunca foi bom no cambio na bolivia, desaconselho.

 

A melhor coisa é esperar, pq a dentencia do dolar é baixar. O banco central tem lutado pra isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...