Ir para conteúdo

Guia e Dicas sobre Moedas, Cartões e Gastos na Bolívia


Posts Recomendados

  • Respostas 511
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Colaboradores
Olá pessoal,

estou lendo vários tópicos mas ainda não li esse inteiro. Tenh um dúvida em relação a cambio no Brasil. Tem como ou compensa trocar reais aqui e levar parte em Bolivianos, para não ter que trocar lá?

 

Vlw.

 

nao vi nenhum banco e nenhuma casa de cambio oferecer essa opçao, mas duvido q compensaria sabe pq? pq aq vc paga imposto, la na bolivia vc troca na rua! acha q alguem se importa com imposto? nao!!!! logo vc consegue cotaçoes melhores por la!

 

agora respondendo as duvidas em relaçao a cotaçao do VTM, realmente é um pouco abaixo, eu usei ele mais na argentina, so q a diferença nao foi grande, na casa dos 2 centavos apenas em relaçao ao dolar em especie!

 

pra mim foi barato em vista da segurança q ele me forneceu!

 

ainda mais qndo o ladrao tentou roubar a mala da minha amiga!

 

abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Finalmente consegui ler todo o tópico, que era um dos mais importantes para minha viagem.

 

Primeiro em relação a quanto levar, acho que o mais importante é calcular separado as coisas, comida e estadia, transporte, passeios, baladas e compras.

 

Mas ainda não me decidi como levar a grana. Independente do fator segurança, ao meu ver levar em espécie é mais vantajoso. Seundo li, corrijam-me se eu estiver errado:

 

- quando eu contrato o serviço VTM, eu carrego o cartão em doláres com uma cotação pouco vantajosa, geralmente acima do valor normal em casas de cambio. Quando vou sacar tem um taxa de US$2,50, cobrada pela operadora e a cotação usada é a oficial. Segundo eu observei, as vezes 1 dollar sai por 6.82 bolivares no caixa eletrônico. Nesse trâmite já se perdeu bastante dinheiro. Já em espécie, troca-se direto por um câmbio em média de 1 p/ 7, e em qualquer lugar. Essa minha análise está correta? Alguém tem algo a contestar ou acrescentar? Por favor, fiquem à vontade.

 

- outra questão é a aceitação, segundo relatos recentes, o vtm só é aceito em lugares mais, vamos dizer, sofisticados. E como eu vou passar por rodoviárias e lugares nada sofisticados, provavelmente o poder de compra do VTM será nulo, como cartão de débito. Correto?

 

Então, alguém ve alguma vantagem no VTM em relação ao dinheiro em espécie? Fora a segurança, claro. Levando em conta que se levar o cartão VTM, só vou usá-lo para saque.

 

Caso contrário, levarei em espécie e um cartão de crédito internacional para emergências.

 

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Então, eu liguei hj em uma operadora que trabalha com o VTM. Quanto a cotação pode até ser que sej acompatível com o cambio em espécie.

Mas, segundo eles, não tem como sacar em dolares (se vc souber como, me avisa) e para sacar na moeda local além da taxa de US$2,50, tem um acréscimo de até 4%, cobrado pela Visa.

 

Como faço para sacar em doláres?

 

Vlw noiscasa

 

 

é balela esse negocio de acrescimo de 4%, os 2.50 dolares sim, mas ai vc saca em grandes quantidades e compensa

 

pra sacar em dolares é so usar a opçao na hora do saque, nos caixas eletronicos na argentina aparecia a opçao, sacar em pesos ou sacar em dolar!

 

na bolivia eu nao usei o cartao, foi a Ana P minha amiga, mas ai eu nao perguntei se rolava tambem...

 

sera q alguem ai sabe se na bolivia rola sacar em dolar tambem?

 

mas se nao me engano alguem aq comentou q rola viu!

 

povo de atendimento online e telemarketing nao sabe metade das funçoes do produto q vende!

 

abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

4% BALELA ???

 

Será mesmo ? Fui ver o saldo do meu VTM em um caixa eletrônico do banco do brasil hoje e tinha R$ 400 a menos disponível, cotação de 1,66 (sendo que a cotação em casa de câmbio é de 1,70 HOJE)... por cada dólar e eu carreguei com cotação de 1,84 !!! Não tentei sacar mas acho que não tem como sacar em dólar, só na moeda do país em que vc está (salvo o relato de noiscasa sobre a Argentina).

 

Então, esta taxa de U$ 2,50 por saque realmente existe !

 

Mas e os 2, 3 ou até 4 % (ou ainda 5 % !!!) de "desagio" ??? Foi essa a palavra que a operadora do VTM usou, "desagio da VISA" !!!

 

Realmente preciso saber se isso existe mesmo ou é balela !? Minha programação depende disso !

 

Muito grato pela atenção. E boas mochiladas a todos !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Colaboradores

Galera,

 

Acabei de voltar da Bolívia e do Chile. Saquei dinheiro lá pelo Bradesco sem problemas. Testei duas alternativas e sem dúvida nenhuma, a melhor de todas as opções é sacar direto da sua conta corrente, mas em dólar, e depois trocar por bolivianos nas casas de câmbio locais. Isso porque a taxa de câmbio que o bradesco cobrou em dólar foi bem vantajosa, mais barata do que comprar dólar no Brasil. Porém, a taxa de câmbio pra boliviano foi péssima. Então o melhor negócio é retirar o dinheiro lá em dólar (todo caixa automático dá essa opção) e depois ir numa casa de câmbio e trocar por moeda local. Isso vale também pro Chile.

 

Abs

Marcelo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

É, essa questão é complicada mesmo.

 

Cada um tem que ter em mente qual é o seu nível de conforto, incluindo aí o que o Coelho comentou sobre a preocupação de "arriscar estar noutro país a mercê da sorte".

 

Aqui mesmo no mochileiros tem gente que precisou de atendimento médico na Bolívia e foi melhor atendido (na rede pública!!!) do que em vários hospitais do Brasil. Acho que saúde seria a maior preocupação de se ter problemas por estar em outro país.

 

Eu calculei 50U$ por dia na minha trip, e levei essa grana, mas usei pouco mais de 30U$ passando também pelo Peru e Chile, que são bem mais caros. Por isso eu disse que, na minha opinião, 700U$ especificamente PARA A BOLÍVIA, é muuuuito mais do que suficiente.

 

Mas a discussão é boa ::otemo::::otemo::::otemo::

 

Sempre vai ter gente que viaja com dinheiro de mais, outros com dinheiro de menos, mas todos viajando, cada um do seu jeito ehhehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Voltei de lá faz pouco tempo e acho que a melhor opção pra dinheiro na Bolívia é sacar dólar direto da conta corrente em caixas eletrônicos por lá e depois converter em bolivianos nas casas de câmbio locais. Consultem seus bancos se dá pra fazer isso. Eu fiz pelo Bradesco, mas já via galera dizendo que o BB tb faz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...