Ir para conteúdo

Guia e Dicas sobre Moedas, Cartões e Gastos na Bolívia


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Cassia

 

Onde você viu aqui no site referente às notas de R$20? Essa "restrição" aí é (pelo menos era) para as notas de R$100 somente.

 

Não perdeu nota nenhuma. ::otemo::

 

Outra coisa, você pode ir lá na casa de câmbio (ou outra qualquer) e pedir para trocar. Diz que onde você vai não aceitam notas com essa série e pronto.

 

Intééé

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 511
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Membros

erh.. eu tive problema com notas de cem, só quando fui cambiar numa cabinezinha no aeroporto de santa cruz.

eu nem decorei as sérias, porque eram só algumas, e nas outras casas de câmbio a que fui, ninguém nem disse nada.

a nota é verdadeira, mas algumas pessoas têm medo de pegar, porque o valor é alto e já teve muita falsificação nesse número de série.. mas você sempre acha outro lugar que se aceita, sim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros de Honra

Fê,

 

Casa de câmbio talvés não, mais no terreo do Hotel Presidete, na calle Socabaya, próximo do hostel Torino, tem uma casa de câmbio, pode ser que lá esteja aberta no domingo, se não, com toda certeza os cambista, ao lado e em frente a Iglesia de San Francisco, estarão lá.

 

Maria Emilia

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Colaboradores
Obrigada Luis, vou levar dolar mesmo entao...

acho estranho banco nao fazer cambio... mas cada lugar, sua regra né? :wink:

 

valeu!

 

Marla,

 

so comentando por cima tudo oq ja foi citado,

 

levar dolares sempre compensa, pq a cotaçao do dolar no Brasil tem caido, e se vc compra em grandes quantidade (tipo 1000 dolares pra cima) vc pega uma cotaçao melhor (Exija!) logo o fato de vc perder por fazer 2 conversoes de moeda cai por terra,

digo pelo fato dq um amigo q viajava comigo foi trocar alguns reais e ao fazer as contas vimos q ele perdeu mais dq nos... a cotaçao sempre é ruim pra real,

 

sobre trocar dolares por bolivares, vc troca em qualquer lugar... na rua, na chuva, na fazenda! ops isso é uma musica! haahhahah mas vc realmente troca em qualquer lugar, na rua, no hostal, casas de cambio e etc, a cotaçao é quase padrao,

 

mas fiquem ligados sobre as varias series de notas bolivianas, tem alguns macetes bem basicos pra nao ser enganado,

visitem o site do banco central deles http://www.bcb.gob.bo/ la tem uma sessao sobre as notas e moedas usadas la, é bem explicativo (pena q nao ta abrindo agora),

 

abraços!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Oi Marla, tudo bem??

 

Bom, eu fui para o Peru e Bolívia usando o VTM e não tenho do que reclamar.

Primeiro, pq vc coloca quanto dinheiro quiser aqui no Brasil mesmo. Eu levei 2.200 reais. Claro, há uma taxa de câmbio pois o cartão é recarregado em dólares (ou euros, a sua preferência).

Depois, vc saca em qualquer lugar na moeda local. Isso é muito vantajoso quando se trata de viajar por vários países com moedas diferentes.

Claro, o saque tbm tem uma taxa (US$2,50). Por isso é bom pensar qnto sacar antes de fazê-lo.

 

Em La Paz, há muitos caixas eletrônicos na rua, e é fácil sacar. Porém, poucos estabelecimentos aceitam cartões (tanto de crédito como o VTM). Por isso, vc deve sempre ter dinheiro na mão. Outras cidades menores, como Copacabana e Uyuni, é bem mais dificil sacar, logo é prudente levar a grana na mão.

Já no Peru, especificamente em Arequipa e Cusco, não tive problemas em usar o VTM na opção débito, que vc não paga nada.

 

Mesmo tendo que sacar (e pagar uma taxa por isso - gastei apenas 12 dólares para toda a viagem), ainda acho q vale a pena pq vc não precisa andar com todo o dinheiro da viagem na mão, e evita de ter que ficar cambiando o tempo todo. Além de ter a opção de pedir à alguem no Brasil recarregar mais dinheiro para vc, caso suas contas não tenham dado muito certo ou tenha ocorrido algum imprevisto!!!

E depois, se vc colocou dinheiro de mais, pode deixá-lo no cartão para uma próxima viagem (o cartão vale por 6 meses, dai é só usa-lo no Brasil em qualquer coisa, que ele vale por mais 6 meses).

 

Essa é a minha opnião, espero ter esclarecido alguns pontos!!

beijos!

Gabi

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Oi Fê, entrei em contato com o Banco do Brasil - que agora tb esta comercializando o VTM - e com a Casa de cambio Shoptur. Na Shoptur, alem do IOF de 0,38% eles nao cobram nenhum outra taxa, nem mesmo para a emissao do cartao (foi oq me informaram). Ja no Banco do Brasil cobram o IOF e TAMBÈM uma taxa de 3% do valor q vc vai carregar.

 

Vc encontrou alguma casa de cambio que venda bolivianos? Em São Paulo, lembro de ter procurado qd comecei a pensar nessa viagem e nao achei nenhuma. :-(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Putz, ainda não procurei... Não tinha pensado nesta dificuldade...

Se for o caso, vou ter levar somente dólares e tentar trocar em La Paz no domingo... espero encontrar algum lugar confiável no domingo...

 

podem ficar tranquilos, vcs nao terao dificuldade nenhuma pra trocar dolares na bolivia, eles trocam la em qualquer lugar, e tem ate gente q aceita dolar no pagamento,

 

agora estranho vc ter pago pra emitir o VTM, aq em campinas qndo fiz ele eu nao paguei nada, o cartao saia na hora, e a unica coisa incoveniente q tive com ele qundo o fiz ali foi q a taxa de cambio era 1 centavo inferior a do banco, mas eu levei ele pra emergencias e nao ter tantos dolares escondidos...

 

eu ia esquecendo... a taxa de saque é outro incoveniente, mas eu sacava mais grana pra compensar... eu pensava q isso era tipo uma taxa pela segurança q ele me fornecia, ainda acho ele muito melhor q credito internacional pelas taxas q este tem e o VTM nao tem - ou tinha vai saber... -

 

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
Vc encontrou alguma casa de cambio que venda bolivianos? Em São Paulo, lembro de ter procurado qd comecei a pensar nessa viagem e nao achei nenhuma. :-(

 

Provavelmente não vai encontrar. Esse tipo de moeda não tem comércio e só é vendida sob encomenda, e se compensar para a casa de câmbio. E mesmo se você encontrar, não vai valer a pena. Compensa trocar lá, em qualquer lugar, na rua mesmo, com umas mesinhas improvisadas em tudo quanto é lugar. É assim no Peru também.

 

Tem uma casa de câmbio que você pode consultar sobre o VTM: www.confidence.com.br. Aqui no interiorrrrr de SP só compro lá.

 

Intééé

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
.............................. pq vou chegar em Santa Cruz no dia de natal e creio que não será um dia fácil para fazer cambio....

 

Vou aproveitar e provar da culinária boliviana, ai qualquer coisa é melhor passar mal aqui do que no meio da viagem.

 

...

 

Vinicius,

 

Em Santa Cruz, no Terminal Bimodal e na Feira La Ramada os cambista operam 365 dias do ano e quase as 24 horas do dia. Em La Ramada, nessa época do ano movimento até bem tarde da noite e no Terminal Bimodal praticamente às 24 horas.

 

Maria Emilia

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...