Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

NOA - Atacama - Santiago - Mendoza

Postado
  • Membros

Este não é um roteiro pronto, mas acho que aqui ainda é o melhor lugar para postar. Por favor, me avisem se me enganei.

Vamos de carro próprio (Ecosport 4x2) e pretendo evitar tours quando possível. Teremos 8-9 dias na região em outubro, antes de descer até Santiago onde ficaremos uns 4 dias antes de retornar.

Nesta região o objetivo é fazer os passeios de SPA e Uyuni, porém um tour de 3 noites até Uyuni talvez complique o roteiro. Por isso pensei em roteiro alternativos:

• Uyuni de carro próprio:

• Entrar na Bolívia pela Argentina por la Quiaca?! Conhecer um pouco do Salar e no dia seguinte descer SPA passando por Laguna Colorada, Sol de la Mañana, etc.

• Como é a estrada (701) de Uyuni até SPA? E da fronteira até Uyuni?

• É preciso/possível reservar hospedagens neste trajeto?

• Partindo da vila de Uyuni, é possível fazer um tour de um dia apenas até a Isla del Pescado? Não pretendo colocar meu carro lá devido ao que que li. Ou curtir só o que der pra entrar a pé no salar?

• Acho que com este trajeto teremos mais folga nos passeios. Mas só acho…

• O que tenho que me preocupar nestes trajetos? Horários, imigração?

• É viável fazer este caminho? Bem roots!

• Se formos à Uyuni partindo de SPA com um tour fechado, então abre outras possibilidades:

• Entrar no Chile pela Argentina por Paso Jama e visitar Monjes de la Pacana (sem ir até Salar de Tara) ou em SPA pegar um tour incluindo Tara?

• Entrar via Paso Sico e visitar neste trecho Piedras Rojas, as lagunas altiplanicas e o salar

• Este trajeto fica mais flexível porém talvez fique apertado. É o que vejo o pessoal mais comentando (Paso Jama)

Definindo por onde começar a viagem, o resto já vai ficando mais fácil ;) Depois volto com outras dúvidas sobre os destinos/passeios também!

Obrigado a todos que puderem contribuir.

• Respostas 53
  • Visualizações 12.9k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Most Popular Posts

• Opa! Tenho muito pouca experiência em off-road, por isso a ligeira preocupação =p Já encontrei a informação que posso ir até Uyuni por Potosí, por asfalto. Aí entre Uyuni e Atacama, o F

• Marcelo Manente
    Marcelo Manente

Então colega, eu iria te dizer o mesmo q seu colega falou sobre o trecho entre Uyuni e o Chile. Não recomendo entrar na Reserva Eduardo Avaroa sem um 4x4.  Dependendo do caminho q vc fizer t

• Tchê! Se tu tem oportunidade de fazer outras viagens no futuro, diria pra ficar só pelo norte mesmo. Em outra oportunidade faça a região central. Digo isso supondo que não conheçe NOA argentino.

Posted Images

Featured Replies

Postado
  • Autor
  • Membros

Vou dar uma pesquisada sobre NOA, posso colocar mais um dia ou dois lá.

kkk até fiquei esperançoso quando tu comentou do EST...pena!

Valeu!

Postado
  • Membros
Em 02/09/2017 em 17:18, Werlang disse:

Oi xexelo, valeu por estas infos!

Saímos de São Leopoldo, RS. Podemos até espichar para até 20 dias. Sendo mais realista, o trajeto mais provável seria:

1. São Leopoldo
  2. Deslocamento p/ Resistência
  3. Deslocamento p/ Purnamarca
  4. Deslocamento p/ San Pedro
  5. Tour p/ Uyuni
  6. Uyuni
  7. Uyuni
  8. Deslocamento p/ San Pedro
  9. Passeios em San Pedro
  10. Passeios em San Pedro
  11. Deslocamento p/ Copiapó
  12. Deslocamento p/ Valparaíso
  13. Deslocamento p/ Santiago
  14. Passeios em Santiago
  15. Passeios em Santiago
  16. Deslocamento p/ Mendoza
  17. Passeios em Mendoza
  18. Deslocamento p/ Santa Fé
  19. Deslocamento p/ São Leopoldo

São 18 dias de estrada. Temos à disposição mais 2 dias. Onde podemos passar? E eu acho que um tour de 2 noites para Uyuni, indo por e voltando por SPA seria de bom tamanho.

Enfim, o trajeto tá tomando mais forma. Mas ainda tenho muito pra definir (Santiago por exemplo)

Werlang,

O tour de 4 dias pelo Uyuni que eu fiz quando fui a SPAtacama custou na época R$ 755,00 por cabeça. Fomos pela World Whithe Tour, recomendo.

Vc colocou no seu planejamento 3 dias de Uyuni e 1 de deslocamento de volta. Esse é o tempo do tour que eles oferecem. Veja no meu relato: https://www.mochileiros.com/topic/49789-expedição-desertos-andinos-argentina-chile-bolívia-uruguai-8600-km/?page=2

1º dia vai até perto da laguna Colorada, 2º dia vai até perto do salar, 3 dia entra no salar e volta até a cidade de Uyuni para no mesmo dia iniciar a volta até Sp atacama com pouso no meio do caminho, 4º dia volta a SPA.

Abç.

Postado
  • Autor
  • Membros
28 minutos atrás, xexelo disse:

Werlang,

O tour de 4 dias pelo Uyuni que eu fiz quando fui a SPAtacama custou na época R$ 755,00 por cabeça. Fomos pela World Whithe Tour, recomendo.

Vc colocou no seu planejamento 3 dias de Uyuni e 1 de deslocamento de volta. Esse é o tempo do tour que eles oferecem. Veja no meu relato: https://www.mochileiros.com/topic/49789-expedição-desertos-andinos-argentina-chile-bolívia-uruguai-8600-km/?page=2

1º dia vai até perto da laguna Colorada, 2º dia vai até perto do salar, 3 dia entra no salar e volta até a cidade de Uyuni para no mesmo dia iniciar a volta até Sp atacama com pouso no meio do caminho, 4º dia volta a SPA.

Abç.

Oi xexelo, desculpe se não ficou claro mas neste planejamento já foi pesando a possibilidade de fazer ou não o trecho em Uyuni por conta própria, aí eu coloquei o tour por agência. Achei alguns vídeos no YouTube que mostram os trechos da reserva tb. Se eu fizesse por conta própria, teria uma noite a menos em Uyuni e SPA e 2 em Potosí.

Enfim, acho que vou colocar mais uma noite em Purnamarca e região, mais uma em Santiago, quem sabe mais uma em Valparaíso, Copiapó, assim tiraria Uyuni desta trip, com uma dor no coração.:( Uyuni poderia casar com outra trip pra MP. Já a região central do Chile não sei se visitaria em outra oportunidade.o.O

Postado
  • Membros
20 horas atrás, Werlang disse:

Vou dar uma pesquisada sobre NOA, posso colocar mais um dia ou dois lá.

Vou te dar uma mão.

Ao sul de salta:

- Quebrada das conchas +-

-Cafayate Muito simpática

-Quebrada das Flechas Interessante

Cachi: legalzinha

Parque los cardones interessante

Cuesta de Obispo legal (gosto muito de relevos :D)

** Os locais acima nessa ordem formam um roteiro.

A Oeste de Salta

O paso sico é muito bonito (parece continuação da quebrada de humahuaca)

Em San antonio de los cobres o Viaducto de la polvorilla . De lá da para seguir pela ruta 40 para o norte (paisagens no streetview

Também tem o campo de pedra pomes ( para 4X4)

Ao norte de salta:

- Seguir pelo camino de la cornisa

- Purmamarca e cerro 7 colores Legal

- Quebrada de humahuaca (patrimonio da humanidade)

- Cerro 14 colores Muito bonito

- estrada até Iruya

- O paso jama tem um salar pra te consolar kkkk. Mas não da para entrar de carro.

Tem mais coisas, apontei o que considero mais interessante.

Postado
  • Autor
  • Membros

Valeu pelas dicas, vou estudar o roteiro.

Aproveito pra perguntar sobre os salares. Apesar de ter vários em SPA e arredores, não vi nada que eu identifique como salar, depois de ter visto fotos do de Uyuni, aquela planície branca. É isso mesmo?

Postado
  • Membros

É, os salares de SPA são "rugosos". Não sei o motivo, talvez por não alagarem.

A salina grande, do paso jama tem as mesmas caracteristicas do Uyuni

Existem outros salares menores na região, mas não tenho conhecimento de detalhes porque, infelizmente, não tenho tempo de visita-los

Postado
  • Membros
16 horas atrás, Werlang disse:

Oi xexelo, desculpe se não ficou claro mas neste planejamento já foi pesando a possibilidade de fazer ou não o trecho em Uyuni por conta própria, aí eu coloquei o tour por agência. Achei alguns vídeos no YouTube que mostram os trechos da reserva tb. Se eu fizesse por conta própria, teria uma noite a menos em Uyuni e SPA e 2 em Potosí.

Enfim, acho que vou colocar mais uma noite em Purnamarca e região, mais uma em Santiago, quem sabe mais uma em Valparaíso, Copiapó, assim tiraria Uyuni desta trip, com uma dor no coração.:( Uyuni poderia casar com outra trip pra MP. Já a região central do Chile não sei se visitaria em outra oportunidade.o.O

Sem o Uyuni a minha sugestão é a seguinte:

Dia Data Cidades Km
  São Leopoldo a Resistência 1007
  Resistência a Salta 820
  Salta a Cafayate (via cuesta del Obispo, parque de los cordones e quebrada de las flechas) 320
  Cafayate (bodegas de vinho, ruinas quilmes) 200
  Cafayate a Purmamarca (via quebrada de las conchas e La Cornisa) 351
  Purmamarca - passeios 100
  Purmamarca a Iruya (se quiser dá para ir e voltar no mesmo dia) 141
  Iruya a Spatacama (Cuesta de Lipan, monges de Pacana, Salinas grandes, Vulcão Licancabour) 551
  Atacama  
10º   Atacama  
11º    Atacama a Copiapó (neste caminho vc segue pela ruta 5 e passa a entrada para Taltal e Paposo por 5 Km para ver La mano del Desierto. Depois volta para pegar a estrada até paposo e Taltal. Ruta b-710. A estrada quando desce até o litoral é lindissima, muito melhor que ir pelo meio do deserto pela ruta 5). 833
12º   Copiapó a Valparaiso 

755

Postado
  • Membros
16 horas atrás, Werlang disse:

Essa é minha sugestão, o resto do roteiro vc q sabe.

O trecho de salta a Cafayate é como esta foto abaixo.

salta-cafayate.jpg

Postado
  • Autor
  • Membros

31 minutos atrás, xexelo disse:

Sem o Uyuni a minha sugestão é a seguinte:

Dia Data Cidades Km
  São Leopoldo a Resistência 1007
  Resistência a Salta 820
  Salta a Cafayate (via cuesta del Obispo, parque de los cordones e quebrada de las flechas) 320
  Cafayate (bodegas de vinho, ruinas quilmes) 200
  Cafayate a Purmamarca (via quebrada de las conchas e La Cornisa) 351
  Purmamarca - passeios 100
  Purmamarca a Iruya (se quiser dá para ir e voltar no mesmo dia) 141
  Iruya a Spatacama (Cuesta de Lipan, monges de Pacana, Salinas grandes, Vulcão Licancabour) 551
  Atacama  
10º   Atacama  
11º    Atacama a Copiapó (neste caminho vc segue pela ruta 5 e passa a entrada para Taltal e Paposo por 5 Km para ver La mano del Desierto. Depois volta para pegar a estrada até paposo e Taltal. Ruta b-710. A estrada quando desce até o litoral é lindissima, muito melhor que ir pelo meio do deserto pela ruta 5). 833
12º   Copiapó a Valparaiso 

755

Eu prefiro ficar uns dois a menos neste trecho antes do atacama, pq idealmente dia 12/10 já estaria em Santiago. E pensando que farei o tour na Concha Y Toro ou na Trapiche, poderia tirar um dia de Cafayate? O que sugere?

A migração Brazil->Argentina em Paso de Los Libres ou San Javier funciona em domingos? Assim eu já poderia iniciar viagem no domingo (1º). Ou tbm poderia passar a noite em Uruguaiana se fosse o caso, mas isto espreme um dia da viagem.

Abs

Postado
  • Autor
  • Membros

Atualizando o trajeto:

1. Deslocamento p/ Uruguaiana
  2. Deslocamento p/ Salta (dia todo)

3. Passeios em Salta e região

4. Deslocamento p/ Tilcara (curto)

5. Deslocamento p/ San Pedro (meio dia)

6. Passeios em San Pedro

7. Passeios em San Pedro

8. Passeios em San Pedro

9. Deslocamento p/ Copiapó

10. Passeios em Copiapó

11. Deslocamento p/ Valparaíso

12. Deslocamento p/ Santiago (final do dia)

13. Passeios em Santiago

14. Passeios em Santiago

15. Passeios em Santiago

16. Deslocamento p/ Mendoza

17. Passeios em Mendoza

18. Passeios em Mendoza

19. Deslocamento p/ Santa Fé (dia todo)

20. Deslocamento p/ São Leopoldo (dia todo)

Assim eu poderia sair mais tranquilo no domingo. Problema é que no dia seguinte o trajeto é longo, e teríamos que sair muito cedo. A imigração nos atrasaria muito. Poderia ficar em Paso de los Libres invés de Uruguaiana. Vou pensar mais sobre isso.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Conteúdo Similar

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.