Ir para conteúdo

VOLTEI, COLÔMBIA! 2ª vez no país: Uma semana entre Bogotá, Cartagena e San Andrés (e Stopover no Panamá) em setembro/2017.


Posts Recomendados

  • Membros

Uma coisa que notei entre as duas viagens foi que nesses dois anos as passagens internas ficaram bem mais caras.  Quando fui em 2015 consegui comprar trechos internos por 100 e poucos reais já com todas as taxas da Viva Colombia. Desta vez, não sei se foi a promoção, a proximidade das datas, ou se tudo subiu mesmo, mas achei as passagens por no mínimo o dobro.

Com relação à hospedagem (fiquei nos mesmos hostels e tipos de acomodações), os valores permaneceram basicamente os mesmos.

Pesquisei as passagens pelo skyscanner e pelo Google Flights.

Reservei as hospedagens pelo Booking.  

 

RESUMO GERAL DE GASTOS:

Voo GIG-BOG ida e volta com taxas: R$ 475,00 (nem eu acredito ainda...)

Voo SSA-GIG ida e volta com taxas e bagagem: R$ 403,11

Seguro Viagem Mondial: R$ 87,29

Hospedagem Bogotá: 80000 COPs (02 noites, quarto duplo privativo com banheiro compartilhado)

Hospedagem Cartagena: 115200 COPs (02 noites, dormitório compartilhado feminino, 08 camas)

Hospedagem San Andrés: 201000 COPs (03 noites, dormitório compartilhado misto, 08 camas)

Hospedagem Cidade do Panamá: US$14 (01 noite, dormitório compartilhado misto, 10 camas)

 

Voo Bogotá – Cartagena: R$ 288,77

Voo Cartagena – San Andrés: R$ 313,35

Voo San Andrés – Bogotá: R$ 216,36

 

Dinheiro:

Levei US$ 700,00 e deu pra pagar tudo e me sobrou US$12 e mais COP40000

Em 2015, quando fui a Colombia, pesquisei bastante e durante um bom tempo cotações para ver o que mais valia a pena. O dólar sempre valia mais, ainda que realizando duas trocas de moedas.

Dessa vez, como um amigo foi em julho e me atualizou de cotações, percebi que estava bem semelhante a de quando viajei, então levei dólar mesmo.

Vale dizer que em 2015 não consegui efetuar nenhum saque em caixas eletrônicos, mesmo com meu cartão habilitado para isso. Em algumas vezes que tentei, o dinheiro chegava inclusive a sair da conta, sendo estornado alguns dias depois. Dessa vez, preferi não arriscar. Sou correntista do Banco do Brasil e parece que é preciso uma autorização especial para fazer saques em alguns países da América do Sul (Colombia, Peru e Paraguai).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Dra Nick,Acrescente El Salvador a sua listinha. 

Tive problemas uma vez no Peru,e apreendi que nesses 4 países é impossível sacar no BB,sem antes pedir para retirarem um filtro que pega tudo que fizerem com cartões do banco nesses países.

Tudo bem,o problema é que muito funcionário não sabem como proceder, pois brasileiro viajar para esses países com cartão é muito difícil. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
13 horas atrás, D FABIANO disse:

Dra Nick,Acrescente El Salvador a sua listinha. 

Tive problemas uma vez no Peru,e apreendi que nesses 4 países é impossível sacar no BB,sem antes pedir para retirarem um filtro que pega tudo que fizerem com cartões do banco nesses países.

Tudo bem,o problema é que muito funcionário não sabem como proceder, pois brasileiro viajar para esses países com cartão é muito difícil. 

Valeu, Fabiano! Não sabia de El Salvador.

Realmente, bati muita cabeça na agencia até descobrir pq o dinheiro saia de minha conta, mas não saia na boca do caixa. Nem todos os funcionários sabem!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

 

Há dois perfis de viajantes que retornam à lugares que já foram: os que querem conhecer coisas novas e os que adorariam repetir exatamente tudo que fizeram. Nesta viagem, eu me encaixo na segunda opção – a graça de retornar à Colombia, para mim, estava em voltar aos mesmíssimos lugares onde amei estar, comer os mesmos pratos, contemplar as mesmas vistas..

E nessa de “fazer quase tudo igual” eu tive surpresas mais que agradáveis.

Ok, chega de bla bla bla e vamos ao relato.

 

Nunca tinha viajado com a Copa. Da primeira vez que fui a Colombia fui pela Avianca num avião grande 3-3-3. Desta vez fomos num de duas fileiras de três, sem nem uma mantinha..

A comida foi tranquila (duas refeições no primeiro trecho, mais uma no segundo). Boas opções de bebida (alcoolicas, então.. tinha de tudo!). Entretenimento ótimo.

 

Corona no avião.. melhor coisa hahaha

Cheguei a Bogotá por volta de 21h de um sábado.

Dá pra pegar uber já pra sair do aeroporto – inclusive informando o portão em que você estará esperando o veículo. (Aeroporto – Zona Rosa 24500COPs)

Caso opte pelo taxi, dispense as ofertas no saguão. Siga para fora do aeroporto e pegue a fila de taxis oficiais que fica logo na esquerda.

As diferenças de preço não são grandes, mas o uber te garante não receber notas falsas, o que eu li ser comum em Bogotá. Em 2015 não tinha uber e eu usei taxi em diversos trajetos – não tive nenhum problema, todos foram ótimos e super simpáticos e os taxis eram super baratos. Pegaria tranquilamente, se não precisasse jogar umas despesas pro cartão de crédito mesmo hahaha.

Vale dizer que o taxímetro não dá o valor que você vai pagar, como funciona aqui. Ele remete a uma tabelinha, que geralmente fica atrás do banco do passageiro que indicará o valor – não é tão complicado quanto parece. Fins de semana e feriados tem um acréscimo, tipo “bandeira dois”.

Se você chega de dia no aero, se joga no Transmilenio – é o BRT deles e funciona muito bem. É super simples de andar e usei muuuuito em 2015. O google maps e o Movit ajudam bastante para saber as linhas que pegar. Só precisa comprar um cartãozinho (pode ser usado por mais de uma pessoa) e abastecer com créditos. O transmilenio, inclusive, é ótimo para os horários de pico quando o transito fica caótico – há faixas exclusivas.

Troquei pouco dinheiro no aero, só pq já ia direto pra night esse mesmo dia. A cotação era 2640 pesos por dólar. A casa de cambio de aero que conta com os melhores valores é uma que fica próximo ao guarda volumes do aeroporto (olhando para a saída, fica na direita, já no final do aero). Também era a melhor em 2015.

Procuramos um lugar para comprar um chip pro celular já no aero.. absurdamente caro: só o chip 15000COPs mais 20000COPs de crédito (comprei o mesmo chip no centro por 3000 no dia seguinte). No aero tem um bom wifi.

Me hospedei, nas duas vezes, na Zona Rosa. Pra mim, indiscutivelmente, o melhor lugar pra se hospedar em Bogotá. Amei a região, como podia andar a pé qualquer hora do dia ou da noite, os bares, restaurantes, baladas, lojas, shoppings. Muita gente recomenda se hospedar na Candelária, mas lá a noite é bem paradão e basta um dia pra conhecer a região de dia. Fora que a Zona Rosa oferece melhor acesso de saída para alguns passeios fora de Bogotá (como Zipaquirá e o Parque Jaime Duque, que fiz quando estive lá em 2015).

Fiquei no Los Andes Hostel – é um hostel super tranquilão, zero integração, mas que tem uma localização excepcional. Quarto duplo privativo com banheiro compartilhado. 40000 COPs por noite com café da manhã. Casais e famílias que não querem luxo, podem se jogar.

O hostel - foto do Booking

 

Depois do check in e do banho, seguimos a pé para o Andres Carne de Res (fica a umas duas quadras). Fiz reserva para esta noite, mas não me exigiram. Você faz direto pelo site deles.. Recomendo que seja feita nos fins de semana, pq lota.

O Andres é um bar/restaurante/balada/ponto turístico ... enfim.. se for pra Bogotá, tem que ir lá. É incrível!!! Dizem que o original, de Chia, é ainda mais espetacular.. nunca tive a coragem de pagar o taxi pra ir e voltar.. hahaha Adoro o da Zona Rosa e me contento com ele.

A noite bombou e fomos até o horário de fechamento de lá. Nem lembrava que já tinha quase 48h sem dormir.. hahaha

Se quiser balada, suba direto ao 5ª andar e se jogue na pista, mas não deixe de passar por todos os andares pra conferir a decoração.

01.JPG.30255e2c5200689fdf5d7de70527896a.JPG

 

  • Gostei! 1
  • Hahahaha! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Estou indo e outubro e tb peguei uma promoção de 490,00.

Ainda não pesquisei nada e seu relato me ajudou bastante, pois vou sozinha...

Fiquei tão empolgada com seu relato, que achei que ainda faltou informação pq vc parou ali em San Andres, em que sugere pra subirmos pro 5° andar. Ou, eu não achei o restante rsrs... queria saber sobre Cartagena tb.

Vou ficar 10 dias e se possível queria ver se consigo fazer os 3 kkkkk.

Qual seu instagram???

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
21 horas atrás, augustolliovett disse:

Adorando seu relato! estou indo dia 21 agora e vai me ajudar bastante!

 

Uma pergunta: Esse valor que gastou foi contando o voo entre as cidades ? 

Oi Augusto.. vou tentar agilizar e escrever o restante aqui. 

O valor dos voos eu paguei antes de viajar. O dinheiro que levei foi apenas para as despesas de lá, incluindo hospedagem que também paguei tudo na hora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
14 horas atrás, lucianeyan disse:

Estou indo e outubro e tb peguei uma promoção de 490,00.

Ainda não pesquisei nada e seu relato me ajudou bastante, pois vou sozinha...

Fiquei tão empolgada com seu relato, que achei que ainda faltou informação pq vc parou ali em San Andres, em que sugere pra subirmos pro 5° andar. Ou, eu não achei o restante rsrs... queria saber sobre Cartagena tb.

Vou ficar 10 dias e se possível queria ver se consigo fazer os 3 kkkkk.

Qual seu instagram???

Oii!!

Ainda não conclui o relato.. vou tentar escrever mais esse fim de semana. Só coloquei ali a primeira noite em Bogotá. 

Como eu disse, fazer as três cidades em poucos dias fica corrido e caro.. Se vc tiver 10 dias inteiros, até dá (Colocaria 03 em Bogotá, 03 em Cartagena e 04 em San Andres, pq eu gosto de praia! Se vc não gosta tanto, já faria diferente..)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

 Foram poucas horas de sono até pular da cama pra aproveitar nosso único dia inteiro em Bogotá.

Pegamos um uber até a Plaza Bolivar. Em 2015 a Catedral estava em reforma e a Plaza era um canteiro de obras... acreditava eu que desta vez pegaria a praça bem linda para tirar boas fotos.. ow ilusão!

Minha vista à Colombia coincidia com a visita do Papa Francisco, que chegaria em poucos dias.. mas antes mesmo de ele chegar estavam sendo realizadas diversas atividades religiosas no país e neste dia estava havendo uma exposição de uma imagem da Virgem Maria vinda direto do Vaticano – havia uma fila gigantesca contornando toda a praça.

 04.JPG.bb92062caa1b91e16bb6e0fdebc86855.JPG

 

Da praça segui direto para o Museu Botero (fica na rua lateral da Catedral). Era um dia de domingo e a entrada do museu era gratuita. Vale a pena a visita: além de conhecer boa parte do acervo do maior artista plástico colombiano, há obras de Picasso, Monet e outros grandes artistas.

Fora que a área do museu é muito agradável!

 

05.JPG.ed28d4a05bbd6e590589ac1d5898878b.JPG 

 

 Do Museu seguimos direto pra Igreja de Nossa Senhora do Carmo. Vale muito a visita! É uma igreja com a arquitetura bem diferente e o interior dela é lindo demais!

 07.JPG.4a6f2e6a8a309684d49229c577e9edd9.JPG06.JPG.f322078cdc2b81f9a8da74a50e99ee2d.JPG

  

Circulamos por esta região, voltando para a Praça, que estava ainda mais lotada. Seguindo a Carrera que passa em frente a Catedral, você chega numa região comercial bem movimentada, com muitos ambulantes e artistas de rua. Do lado esquerdo desta rua há um mercado de artesanato que tem preços muito bons (Bolsas colombianas por 55000COPs grande e 25000 pequenas). Por ela também você chega ao Museu do Ouro.

Nesta região entre a Plaza Bolivar e o museu é ótimo para você experimentar comidas típicas colombianas: obleas, arepas, boleños, etc.

Aproveitei pra trocar meu dinheiro nas proximidades do Museu – poucas casas de cambio estavam abertas no domingo. Consegui o valor de 2740 COPS por dólar.

Seguimos para almoçar na minha rede de restaurantes colombianos predileta, também pertinho do Museu do Ouro: Crepes&Waffles. Eu juro por Deus que não via a hora de chegar em Bogotá pra poder comer lá. Recomendo ABSURDAMENTE o crepe Serrano e a limonada de coco deles (no calor de Cartagena, é sensacional!). Os crepes e os waffles doces eu recomendo todos hahahaha. Eles tem uma unidade no aeroporto de Bogotá para quem for fazer hora por lá.

 Seguimos andando para a Plazoleta Chorro de Quevedo – é o local onde Bogotá nasceu e transformou-se numa área onde se realizam diversas atividades culturais. Neste dia, estava ocorrendo um show de palhaços.

Há um bequinho atrás da praça cheio de grafites e lojinhas, bares, etc.

  13.JPG.47bc131daf5501249ba417fc4e6fb36a.JPG

  

Para quem tiver mais tempo em Bogotá há um tour pelo centro histórico chamado Bogotá Graffitti Tour que é super interessante. No google em informações sobre horários e locais de saída. Há também Frre Walking Tours nessa região.

Continuamos a bater perna pela Candelária até chegar no meu achado da região nessa viagem: um barzinho chamado The Pub. Ambiente agradável, ao música e excelentes cervejas. Ficamos fazendo hora por lá (algumas muitas) até chamarmos um uber para o Monserrate (dá pra ir andando de boa, em 2015 fiz tudo andando).

 

 09.JPG.31ad94d7b30817a61cae13ff044d8a81.JPG

 

Recomendo fortemente que você suba ao Monserrate no horário do por do sol, caso o céu esteja limpo. É excepcional ver a cidade de dia e depois iluminada a noite.

 10.JPG.ad8529a08007477f7539c2dc9410596e.JPG

O valor da subida aos domingos é mais barato – custou 11000COPs subida e descida. No site deles tem todas as informações sobre horários e valores.

Vá agasalhado – lá em cima é ainda mais frio. Com relação a altitude (são mais de 3000 metros), como você não vai ficar muito tempo, os efeitos serão poucos.. das duas vezes eu só senti um cansaço nas caminhadas pela área.

No alto há lanchonetes, restaurantes, lojinhas de artesanato. Não fui ao restaurante, mas os preços das coisas não eram absurdamente caros não.

 11.JPG.5c43ae01642207c1d041a8ac6fb32a00.JPG

Seguimos para o hostel de uber.

Vale dizer que o domingo em Bogotá é super paradão. Muita coisa não funciona e até na fervilhante Zona Rosa praticamente tudo fica fechado. Já sabia disso após tomar um susto em 2015 quando acabei indo atrás de um shopping pra comer já que era a única opção aberta.

Por isso, já tinha reservado uma mesa no Andres Carne de Res de novo. Jantamos e bebemos por lá até tarde da noite, digo madrugada.

Estava deserto, mas fomos andando de boa até o hostel para nossas poucas horas de cochilo até a saída pro aeroporto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...