Ir para conteúdo

VOLTEI, COLÔMBIA! 2ª vez no país: Uma semana entre Bogotá, Cartagena e San Andrés (e Stopover no Panamá) em setembro/2017.


Posts Recomendados

  • Membros

Nesta viagem acabei ficando apenas um dia em Bogotá. Em 2015 fiquei três dias e meio, sendo que dois deles fiz passeios fora da cidade: Catedral de Sal em Zipaquirá e Parque Jaime Duque.

Sobre o Parque, vou linkar o meu relato que fiz aqui pois tem informações bem completas:

https://www.mochileiros.com/topic/60690-parque-jaime-duque-daytrip-partindo-de-bogot%C3%A1/

 14.JPG.833676e833f386e70b146d7fd61c8e07.JPG

A Catedral é, sem dúvidas, das coisas mais impressionantes que já vi. É um passeio indispensável para quem passa por Bogotá.

Para chegar a Zipaquirá, usei o Transmilenio saindo da Zona Rosa até o Portal Norte, que funciona como um Terminal de integração entre os ônibus que circulam na cidade e os que vão para cidades vizinhas. Logo que você entrar, você verá microonibus – há adesivos nos vidros e os cobradores estarão gritando os destinos de cada um – não tem erro.

Vi muita gente dizendo que daria pra visitar a Catedral em meio dia – até hoje me pergunto como. Levei o dia inteiro entre os deslocamentos, passear por Zipaquirá (que tem um centro lindo!) e visitar a Catedral (que nem consegui conhecer totalmente). Reserve um dia inteiro.

Chegando lá, você vai ser encaminhado para um grupo e um guia vai te acompanhar por parte do trajeto contando a história do lugar. Depois você fica livre pra circular e tirar fotos. Há também um cinema 3d que traz um filminho mostrando também a estrutura do local.

Tanto fora quanto dentro há lanchonetes e lojinhas de artesanato. Para os que desejam comprar esmeraldas legítimas, há diversas opções por lá..

O local é lindo e a estrutura é muito boa.. não é a toa que foi eleito como a 1ª maravilha da Colombia.

 

15.jpg.ced1398b092cbed99b71245292054a14.jpg

 

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Fui a esse lugar com o trem que sai aos domingos para lá.

Não gostei do transmilenio,muito diferente de Curitiba, param em alguns tubos e em outros não param.

Além de viver cheio,custava 3000,o táxi cobrou 4000.Então, preferi o táxi.

É a linha que vai ao Portal Norte,né?Desce na última parada?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

E ae Monique!!

To Indo no final de novembro. Queria te fazer 2 perguntas:

1- Vc sabe se dá pra comprar o cartão do Transmilenio no aeroporto? Se der, onde compro?

2- Li que desde abril desse ano, por causa do surto q teve no Brasil, a Colombia passou a exigir o certificado de vacina da febre amarela. Em algum momento te pediram? Vc foi pela Copa com escala no Panamá né? A companhia te pediu a vacina pra deixar embarcar, ou na imigração da Colombia? 

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
22 horas atrás, D FABIANO disse:

Fui a esse lugar com o trem que sai aos domingos para lá.

Não gostei do transmilenio,muito diferente de Curitiba, param em alguns tubos e em outros não param.

Além de viver cheio,custava 3000,o táxi cobrou 4000.Então, preferi o táxi.

É a linha que vai ao Portal Norte,né?Desce na última parada?

A grande vantagem do Transmilenio são as linhas exclusivas e custar menos em horários que não são de pico.. ajudava bastante em alguns locais onde o transito normal não fluía...mas os preços dos taxis são convidativos, especialmente indo em mais de uma pessoa.

Peguei da Zona Rosa até o Portal Norte.. o Portal era a parada final sim.. sem erro! Também usei quando fui à Candelária e foi super tranquilo..

Desta vez não usei transporte publico pq o tempo era curto..

Vi também que estão em andamento as obras do metrô em Bogotá!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
4 horas atrás, Rezzende disse:

E ae Monique!!

To Indo no final de novembro. Queria te fazer 2 perguntas:

1- Vc sabe se dá pra comprar o cartão do Transmilenio no aeroporto? Se der, onde compro?

2- Li que desde abril desse ano, por causa do surto q teve no Brasil, a Colombia passou a exigir o certificado de vacina da febre amarela. Em algum momento te pediram? Vc foi pela Copa com escala no Panamá né? A companhia te pediu a vacina pra deixar embarcar, ou na imigração da Colombia? 

Oi Rezzende!

1. Nas duas vezes que fui a Bogotá, sai do aero de taxi, então a informação que vou te passar é com base em informações que li na epoca que fui em 2015. No desembarque há placas indicativas dos pontos de ônibus - você pode pegar um ônibus do Transmilenio direto no aero (vermelhos), havendo pessoas autorizadas que vendem os cartões neste ponto, ou você pode pegar o ônibus alimentador gratuito (verde) na saída do aeroporto que leva até a estação transmilenio e lá você compra o cartão. 

2. Eles estão exigindo o cartão sim e, no caso da Copa, me exigiram já no check in no Galeão. Depois me foi verificado tanto na imigração da Colombia quanto no Panamá, quando fiz stopover.

  • Obrigad@! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Acordei com deliciosos 4º em Bogotá (#sqn).

Seguimos de uber para o aero logo cedo e as 09h da manhã já estávamos em Cartagena!

No aero de Cartagena, recomendo não aceitar as ofertas de taxis no saguão. Siga para fora do aeroporto e do lado esquerdo haverá um balcão onde você saberá o valor da corrida antecipadamente – para dentro da cidade amurallada, custou 13300COPs.

Os taxis em Cartagena não usam taxímetro – você precisa combinar o valor da corrida antecipadamente.

Parece que uber funciona lá – não usei.

Fiquei novamente no El Viajero – adoro o clima deste hostel, fora a localização que é maravilhosa, dentro das muralhas. Tem ar em todos os quartos (liga as 18h, mas nos dias de calor – todos – você pode pedir pra ligar antes na recepção).

Eu já disse que Cartagena é quente? Jesus, é o pior calor que já senti na vida. E dessa vez estava nublado e o mormaço era ainda mais desgastante.. chegava a chover, mas tenho a impressão de que a chuva evaporava antes de cair no chão.

Dica para Cartagena: ponha sua havaianas e saia rodando pela cidade amuralhada. É linda, encantadora, apaixonante. Quando faltar fôlego, tome um sorvete, uma cerveja (calma, vai estar quente!), e recomece. É a melhor programação por lá, sem dúvidas.

Abstraia os insistentes vendedores (especialmente os de chapéus). Abstraia também as “cantadas” na rua (vale a dica pras meninas.. não chega a ser invasivo, mas é desagradável).

Se você gosta de ceviche (e se não gosta também..) vou dar a dica de ouro (pq eu sonhei voltar pra comer nesse lugar por dois anos hahahaha). Saia pela Torre do Relogio e vire a esquerda.. siga nesta avenida e do outro lado da calçada tem diversas barraquinhas que vendem ceviche e coctel (coctel é um ceviche com molho de tomate típico do caribe colombiano – parece estranho, mas façam esse bem a vocês mesmos: PROVEM!)

O melhor de todos é o dessa barraquinha aqui ó.. grava ai esse chapelão. É a última barraca da calçada.

16.JPG.538354e2fa37ef8c638e5dac7d7bbfd3.JPG 

Tem ceviche de todo preço a depender do tamanho do copinho que você escolher. Vai no de camarão com polvo!!

Para comprar artesanato, fuja do centro de artesanato Las Bovedas – os preços são abusivos. Bolsas wayuu podem ser encontradas com facilidade com ambulantes, especialmente perto da Praça Santo Domingo. Há muitas lojinhas que vendem lembranças por toda a cidade amuralhada, especialmente perto da Torre.

Cambio – próximo ao Portal dos Doces, perto da Torre do Relógio – há diversas opções e dá pra trocar real com facilidade também.

Fim da tarde fui curtir o por do sol no Café del Mar – é caro, mas o ambiente é bacana.. eu gosto muito! Dá pra sentar lá perto da muralha sem pagar nada também..

Outro lugar que gostei muito de ver o por do sol em Cartagena é o Castillo San Felipe de Barajas – é lindo ver o sol se pondo sob a cidade lá de cima! Caso vá ao Castelo, opte por ir de manhã logo cedo ou no fim da tarde.. não há sombras ou locais mais frescos por lá e a visita fica desgastante no meio do dia (em 2015 eu fui de taxi e voltei a pé para a cidade amuralhada).

17.jpg.93ee2385884feb8a06e9b47475d67539.jpg

Saindo do Café fomos ao Hard Rock, depois bar do hostel e por fim fomos numa balada que fica em cima do The Clock Pub (Eivissa) perto da Torre do Relógio, pois tava dando entrada free e drink grátis (#prioridades)..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Saudades de Cartagena,Nick,nunca te falei,mas sabia que meu tablet que comprei 2 semanas antes em Manizales,lá queimou ?

Não ficou 1 foto para recordações, mas o Castelo fui em um dia nublado com módicos 25 graus.

Vc não foi a nenhuma praia por Lá?Existe um lugar mais quente,Santa Martha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
23 horas atrás, monique.santiago disse:

Acordei com deliciosos 4º em Bogotá (#sqn).

Seguimos de uber para o aero logo cedo e as 09h da manhã já estávamos em Cartagena!

No aero de Cartagena, recomendo não aceitar as ofertas de taxis no saguão. Siga para fora do aeroporto e do lado esquerdo haverá um balcão onde você saberá o valor da corrida antecipadamente – para dentro da cidade amurallada, custou 13300COPs.

Os taxis em Cartagena não usam taxímetro – você precisa combinar o valor da corrida antecipadamente.

Parece que uber funciona lá – não usei.

Fiquei novamente no El Viajero – adoro o clima deste hostel, fora a localização que é maravilhosa, dentro das muralhas. Tem ar em todos os quartos (liga as 18h, mas nos dias de calor – todos – você pode pedir pra ligar antes na recepção).

Eu já disse que Cartagena é quente? Jesus, é o pior calor que já senti na vida. E dessa vez estava nublado e o mormaço era ainda mais desgastante.. chegava a chover, mas tenho a impressão de que a chuva evaporava antes de cair no chão.

Dica para Cartagena: ponha sua havaianas e saia rodando pela cidade amuralhada. É linda, encantadora, apaixonante. Quando faltar fôlego, tome um sorvete, uma cerveja (calma, vai estar quente!), e recomece. É a melhor programação por lá, sem dúvidas.

Abstraia os insistentes vendedores (especialmente os de chapéus). Abstraia também as “cantadas” na rua (vale a dica pras meninas.. não chega a ser invasivo, mas é desagradável).

Se você gosta de ceviche (e se não gosta também..) vou dar a dica de ouro (pq eu sonhei voltar pra comer nesse lugar por dois anos hahahaha). Saia pela Torre do Relogio e vire a esquerda.. siga nesta avenida e do outro lado da calçada tem diversas barraquinhas que vendem ceviche e coctel (coctel é um ceviche com molho de tomate típico do caribe colombiano – parece estranho, mas façam esse bem a vocês mesmos: PROVEM!)

O melhor de todos é o dessa barraquinha aqui ó.. grava ai esse chapelão. É a última barraca da calçada.

16.JPG.538354e2fa37ef8c638e5dac7d7bbfd3.JPG 

Tem ceviche de todo preço a depender do tamanho do copinho que você escolher. Vai no de camarão com polvo!!

Para comprar artesanato, fuja do centro de artesanato Las Bovedas – os preços são abusivos. Bolsas wayuu podem ser encontradas com facilidade com ambulantes, especialmente perto da Praça Santo Domingo. Há muitas lojinhas que vendem lembranças por toda a cidade amuralhada, especialmente perto da Torre.

Cambio – próximo ao Portal dos Doces, perto da Torre do Relógio – há diversas opções e dá pra trocar real com facilidade também.

Fim da tarde fui curtir o por do sol no Café del Mar – é caro, mas o ambiente é bacana.. eu gosto muito! Dá pra sentar lá perto da muralha sem pagar nada também..

Outro lugar que gostei muito de ver o por do sol em Cartagena é o Castillo San Felipe de Barajas – é lindo ver o sol se pondo sob a cidade lá de cima! Caso vá ao Castelo, opte por ir de manhã logo cedo ou no fim da tarde.. não há sombras ou locais mais frescos por lá e a visita fica desgastante no meio do dia (em 2015 eu fui de taxi e voltei a pé para a cidade amuralhada).

17.jpg.93ee2385884feb8a06e9b47475d67539.jpg

Saindo do Café fomos ao Hard Rock, depois bar do hostel e por fim fomos numa balada que fica em cima do The Clock Pub (Eivissa) perto da Torre do Relógio, pois tava dando entrada free e drink grátis (#prioridades)..

Fantásticas as suas postagens!!! Estão me ajudando muito para a programação da minha viagem. Não tiro férias há MUITO tempo MESMO, e vou finalmente fazer uma viagem com meu marido para Cartagena em novembro. Ficaremos 12 dias e consegui bons preços. Só estou pesquisando pra ver se caberá no orçamento dar um pulo em San Andrés, ou se vou só pras ilhas próximas de barco mesmo... Já li as postagens de 2015 e estou seguindo estas, atualizadas. Ajuda bastante saber o que e como fazer. Valeu mesmo!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
7 horas atrás, Djane Palmeira disse:

Fantásticas as suas postagens!!! Estão me ajudando muito para a programação da minha viagem. Não tiro férias há MUITO tempo MESMO, e vou finalmente fazer uma viagem com meu marido para Cartagena em novembro. Ficaremos 12 dias e consegui bons preços. Só estou pesquisando pra ver se caberá no orçamento dar um pulo em San Andrés, ou se vou só pras ilhas próximas de barco mesmo... Já li as postagens de 2015 e estou seguindo estas, atualizadas. Ajuda bastante saber o que e como fazer. Valeu mesmo!!!

Oi Djane.. que bom que o relato está sendo útil pra você!!

San Andres é um pouco caro sim, mas se vocês fizerem uns ajustes (especialmente cedendo em hospedagem), vocês conseguem incluir um pulo na Ilha e aproveitar as praias de lá, que são impressionantes! Acredito que amanhã já começo os posts de SA com alguns valores atualizados.

Espero que dê certo!! 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

No dia anterior havia comprado o passeio para a Playa Blanca passando pelo Oceanário. Você pode comprar os passeios no dia anterior que for fazê-los ou até mesmo na hora, nas proximidades do Porto de Cartagena.

Comprei na Torre do Relógio, com um vendedor que foi mais simpático. O custo do passeio foi 50000COPs incluindo almoço. Fora isso, ainda é preciso pagar uma taxa do porto que custa 15000COPs.

O cara vai marcar contigo 08h30 da manhã, mas vc vai sair mesmo umas 09h30 de lá do porto.. relaxe hahaha.

Você pode fazer o passeio de diversas maneiras:

1.       Caso queira, pode ficar apenas na Playa Blanca (o barco vai direto pra lá e as pessoas que não desejam ir ao Oceanário desembarcam).

2.       Fazer a visita ao Oceanário: você paga mais 25000COPs da entrada e assiste um show com golfinhos e tubarões adestrados, além de ver outros peixes, por cerca de 1h30

3.       Fazer snorkel nas proximidades do Oceanário, pagando 25000COPs, com direito a mascaras de mergulho. Mesmo que você tenha a sua, eles não deixam você fazer o snorkel sem custos.. 

Das duas vezes optei pelo Oceanário. Pra quem vai pra San Andres, acho loucura pagar pra fazer snorkel.. mas vai de cada um.

Também, pra quem opta por ficar direito em Playa Blanca, é possível ir apenas prá lá de van, que cobra 30000COPs e também não tem os custos do porto..

 

 18.JPG.aae56e1b5b5dece0d012e814e22f33ef.JPG

 

Se você desejar tirar foto com o golfinho, a ficha deve ser comprada na bilheteria, logo na entrada. Custa 50000COPs e são uns minutinhos só de foto, com sua própria câmera.. você não vai nadar com o bicho não, fique ligado hahaha. Além disso, só podem tirar as fotos mulheres e crianças.

 19.JPG.6eb65583ced3a701b7e41fad0d1cfceb.JPG

  

Fiz o mesmíssimo passeio em 2015 e agora (oceanário + golfinho + playa blanca), ambos em dia de semana, sendo que em 2015 o dia estava mais nublado e dessa vez peguei um super dia de sol – em 2015 peguei praia lotada e assedio quase insuportável de ambulantes. Desta vez, praia quase “deserta” e um dia perfeito de paz. O oceanário estava bem mais vazio também e não tive problemas em achar um bom lugar pra ver os espetáculos nos aquários, ao contrário da outra vez.

 O almoço é o prato tradicionalíssimo do caribe colombiano: arroz de coco, patacons, salada e peixe frito, que pode ser substituído por frango. Arroz de coco é muito amor <3

  20.JPG.71146f917662e1546534dea93112ef5b.JPG

 O passeio sai da Playa Blanca por volta das 15h30 e umas 16h30 você está de volta a Cartagena.

Neste dia também fizemos uma expedição pela night cartagenera, ao que deixo aqui a indicação de um Pub muito legal que conheci desta vez, o Bourbon que fica na Praça Santo Domingo. Bom ambiente, boa música, boa comida (tava rolando compre 1 leve dois).. Recomendo!

Olha ai como nossa mesa era super fit!

21.JPG.2c89a41199f9131675a81b3312893e19.JPG

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...