Ir para conteúdo

VOLTEI, COLÔMBIA! 2ª vez no país: Uma semana entre Bogotá, Cartagena e San Andrés (e Stopover no Panamá) em setembro/2017.


Posts Recomendados

  • Membros

Eu achei tranquilo. Considere que:

- o bus custa 2200 COP e o carro de Pasacaballos para a praia custa 10000 COP, então 25000 ida e volta (a van turística mais barata vai sair 40000 e o barco 50000)

- o ônibus não é dos grandes (pouco maior que uma van), mas ele também não lota, então dá pra deixar a mochila no banco ao lado

- em alguns momentos o ônibus vai ficar parado esperando passageiros, mas mesmo assim o tempo de chegada à praia vai dar quase o mesmo de um passeio contratado (por causa do tempo que se perde fazendo o pick up de todos os passageiros em seus respectivos hotéis, embarque no terminal hidroviário etc)

- o ponto de ônibus fica perto do Castelo San Felipe. Pergunte ao motorista onde descer pra pegar o carro/moto para a praia. Confirme o horário do último ônibus de Pasacaballos para Cartagena, não lembro bem mas acho que é as 18h00.

- algumas vans turisticas não lotam, ai vc pode voltar com elas, pergunte no quiosque se ele tem alguem a indicar. Fomos de transporte público e voltamos nesse esquema, pagamos 15000 COP numa van que tinha lugares vagos.

- só compensa ir de busão se for pra chegar cedo e pegar a praia vazia. A praia "abre" para banho a partir das 08h00 e costuma encher por volta das 11h00 que é quando chegam as vans e barcos turísticos.

  • Gostei! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Em ‎21‎/‎10‎/‎2017 em 23:44, diogomarxx disse:

Acabei de voltar da Colômbia, vou escrever um relato depois mas por enquanto algumas impressões:

Bogotá me surpreendeu positivamente. Adorei a Candelária, achei uma mescla de Rua Augusta com Santa Teresa, uma boemia meio roots ao contrário da Zona T que é meio gourmet. Comida e bebida a ótimos preços, cheguei a almoçar por 6000 COPs.

Santa Marta tem trânsito caótico e o centro histórico morre a noite. As comidas de rua são tenebrosas em questão de higiene.

Taganga: fomos na Playa Grande, uma praia próxima ao centrinho da vila, custou 10000 COP o barco a ida e volta, mas a praia não tem nada de mais, farofada mesmo. No dia seguinte iríamos à Playa Chengue, já dentro do Parque Tayrona, mas não conseguimos sacar dinheiro e os barqueiros não aceitavam cartão. Enão ficamos na cidade um dia a menos que o previsto. Taganga tem a hospedagens mais baratas de todos os locais que estivemos. A noite até que foi bacana com um restaurante a beira-mar que rolava uns drinks baratos e ainda no esquema compre um ganhe outro.

Cartagena: Calor demais, cerveja o dia inteiro. Ficamos hospedados dentro das muralhas, onde as coisas são um pouco mais caras. No Getsemani os preços baixam e a boemia é mais roots, dentro das muralhas é tudo mais gourmetizado. Em Cartagena, na rua, todos os preços são negociáveis então nunca aceite o primeiro valor oferecido. Chapéu, por exemplo, o vendedor queria me vender por 50000 COP e acabei levando dois por 30000 COP. Fiz o passeio a Playa Blanca na sexta e gostei do lugar mas não do esquema de passeio contratado. Fui de barco, chegando as 11h e voltando as 16h. O restaurante vinculado ao passeio servia uma comida mequetrefe. No dia seguinte, fomos de transporte público: pegamos um ônibus até Pasacaballos, e de lá tem motos e carros que levam até a praia. Sai 25000 COP nesse esquema, mas a vantagem não é meramente financeira: você pode ir e voltar a hora que quiser e escolher o lugar onde vai comer. Ficamos na barraca do Pepe, um senhor que parece o Seu Madruga do Chaves. Almoço delicioso a 15000 COP e cervejas long neck a 3000 COP (menor preço por lá). Ainda fomos cedo e pegamos a praia vazia antes da galera dos passeios de barco e van chegarem.

Panamá City (conexão de dia inteiro): Não curti muito a cidade, o trânsito é caótico e não existe prioridade nenhuma para transporte público como corredores exclusivos de ônibus. Na imigração foi tudo tranquilo, não perguntaram nada. Não ia encarar 30 dólares de táxi, então peguei a van gratuita da Copa Airlines para o shopping Metromall. Lá no shopping foi duro encontrar um lugar barato pra comer, mas então achei um PF com arroz, lentilha, uma coxa de frango assada, banana frita e refri por 4,29 dólares. Do outro lado da avenida do shopping peguei um bus para o terminal Maranon e de lá fui andando para o Casco Viejo, passando pelo Mercado de Mariscos. O cartão do ônibus custa 2 dólares e existem duas tarifas do bus: ônibus convencionais custam 0,25 dólares e os ônibus que circulam por vias expressas rápidas custam 1,25. Achei o Panamá um local sem personalidade, tudo muito americanizado. O Casco Viejo é bacaninha mas esteve longe de me impressionar. O Mercado de Mariscos tem ceviches a partir de 1,07 dólar, e o assédio dos vendedores é tão chato quanto o de Cartagena. O aeroporto Tocumen é horrível: longe de tudo, quase não tem lugares pra sentar, não tem tomadas e todos os bebedouros foram desligados (talvez para forçar os turistas a pagar 4 dólares por uma garrafinha de água?). Os preços do free shop talvez não são essa maravilha que dizem na internet.

Oi Diogo, não sabia dessa opção de ir a Play Blanca de transporte público..

Das duas vezes acabei indo de excursão pq queria passar pelo Oceanário.. mas é bom saber. Sai quase o mesmo valor da Van, que também garante uma maior liberdade no passeio..

 

Sobre Panamá, tive as mesmas impressões que você.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Em ‎22‎/‎10‎/‎2017 em 00:29, D FABIANO disse:

Nick,

Você conhece Providência e Santa Catalina?

Se não conhece está convidada,lá tem atrações segundo um colega,não é só praia como não gosto.

Oi Fabiano..não conheci não,  mas até onde sei lá só tem praia e mergulho mesmo!!!

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • Membros

Oi Monique!

To planejando em ir pra Colombia (San Andres, Cartagena) nas minhas férias e queria tirar algumas dúvidas.

1- Eu vi em um post que precisa de passaporte com validez mínimo de 6 meses. Mesmo que a conexão seja em Bogotá, preciso apresentar passaporte?

2- Estou planejando ir sozinha, a cidade é seguro?

3- Quanto você acha que preciso levar? (comida, passeio, entrada) ficando 1 dia em Cartagena e 3 dias em San Andres mais ou menos

 

Obrigada!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
22 horas atrás, Sarah Sasahara disse:

Oi Monique!

To planejando em ir pra Colombia (San Andres, Cartagena) nas minhas férias e queria tirar algumas dúvidas.

1- Eu vi em um post que precisa de passaporte com validez mínimo de 6 meses. Mesmo que a conexão seja em Bogotá, preciso apresentar passaporte?

2- Estou planejando ir sozinha, a cidade é seguro?

3- Quanto você acha que preciso levar? (comida, passeio, entrada) ficando 1 dia em Cartagena e 3 dias em San Andres mais ou menos

 

Obrigada!!

Oi Sarah.. quando ao passaporte, o Diogo te respondeu ali em cima: será necessário apenas para o caso de conexão no Panamá.

No que se refere à segurança, achei Cartagena e San Andres cidades seguras para turistas, lembrando que em ambos fiquei hospedada em locais mais turísticos (dentro da cidade amuralhada e no centro, respectivamente). Indo sozinha, sugiro você se hospedar nestas regiões, pois eu andava pelas ruas tranquilamente até mesmo de madrugada.

Quanto a valores, depende muito da sua programação.. sugiro dar uma olhadinha com calma no meu relato pois constei as informações de valores com passeios detalhadamente. Comida vai muito do seu perfil.. mas não diferem muito da média aqui do Brasil com relação ao que gastamos para comer e beber - há opções para todos os bolsos!

 

  • Gostei! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros

Acabei de comprar passagem para Cartagena saindo de POA...

Penso em dividir a viagem da seguinte forma:

17/05 - POA x Cartagena

18/05 - Cartagena

19/05 - Cartagena

20/05 - Cartagena x Medelin

21/05 - Medelin

22/05 - Medelin

23/05 - Medelin x Bogota

24/05 - Bogota

25/05 - Bogota x San Andres

26/05 - San Andres

27/05 - San Andres

28/05 - San Andres x Cartagena

29/05 - Cartagena x POA

 

De Medelin a Bogota estou querendo fazer de bus... alguém já fez? Daria pra viajar durante a noite(economizando estadia)? Os ônibus são bons?

O que acham??? Alguma sugestão?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...