Ir para conteúdo

Japão: Tokyo - Panda gigante e o zoológico de Ueno


Posts Recomendados

  • Membros

Galera, abaixo meu relato da visita ao Zoo de Ueno em Tóquio (Tokyo).

Foi fantástico conhecer a família de Pandas, mas também descobri 2 histórias tristes que assolam este zoo por causa do período da segunda guerra mundial.

 

O post do blog onde vou atualizando sempre as informações está aqui:

https://www.novocalculodarota.com.br/panda-zoo-ueno-tokyo/

 

O panda gigante de Tokyo ou melhor, a família de ursos panda gigantes que vivem no zoológico de Ueno são a principal atração deste zoo!

Sou contra a exploração de qualquer tipo de animal, mas aqui a história é outra.

O urso panda gigante esteve na lista de animais em risco de extinção por várias décadas e finalmente em 2016, graças a um grande esforço da China, o panda diminuiu seu real risco de extinção.

Foi com o apoio dos chineses e as tentativas de procriação de pandas em cativeiro, que em 1972 os primeiros pandas gigantes vieram da China para o Ueno Zoo.

O projeto é uma cooperação que envolve também o San Diego Zoo (Estados Unidos) e o Beijing Zoo (China – Pequim).

Por um período, um único panda gigante habitava o Zoo de Ueno, Ling Ling viveu até seus 22 anos e foi  também o mais velho panda gigante do Japão. Com sua morte em 2008, um casal de pandas passou a viver em Ueno.

Ri Ri e Shin Shin chegaram ao zoológico em 2011 e são o grande charme desde então.

 

Primeiro filhote de Panda a nascer no Zoológico de Ueno

Em 12 de Junho de 2017, a população japonesa teve uma incrível notícia!

O primeiro filhote de panda havia nascido e vingado no zoológico!

Era uma linda filhote panda de panda que estava crescendo saudavelmente!

Minha visita ao zoo foi em Agosto de 2017, então, o bebê panda ainda estava na “maternidade” numa área restrita junto com sua mãe Shin Shin.

Apenas o Ri Ri, o pai orgulhoso estava na área aberta ao público:

Ri Ri - O panda gigante de Ueno em Tokyo Ri Ri – O panda gigante de Ueno em Tokyo

Um grande telão exibia videos e imagens da filhote para o público. Esta foi a foto que divulgaram para a imprensa da mais nova moradora:

Foto da panda gigante Xiang Xiang ainda com 10 dias de vida em 2017 Foto da panda gigante Xiang Xiang ainda com 10 dias de vida em 2017

Shin Shin, a panda mãe, agora com 11 anos, perdeu em 2012 um filhote com apenas seis dias de vida.

Foi tanta comoção com a nova filhote,  que Zoo bateu recorde de visitação das últimas décadas.

Houve até uma votação pública para decidir o nome da filhotinha.

A bebê panda recebeu o nome de Xiang Xiang e em 2018 fará sua primeira aparição para o público.

Mais sobre o Zoo de Ueno

Inaugurado em 1882 é o mais antigo zoológico do Japão.

Abriga hoje 3000 animais de 400 espécies diferentes.

Visitei também a área dos pássaros, que é enorme e tenta recriar um espaço mais parecido possível com a natureza

 

Pássaro azul no Zoo de Ueno Pássaro azul no Zoo de Ueno Pássaro no Zoo de Ueno Pássaro no Zoo de Ueno

O panda Ri Ri é realmente um charme. Mas é um panda dos mais preguiçosos.

Prepare-se para ficar horas ali torcendo para ele aparecer.

Eu tirei quase 300 fotos antes de conseguir acertar esta fotografia abaixo.

O panda gigante Ri Ri no Zoo de Ueno O panda gigante Ri Ri no Zoo de Ueno

A impressão que dá é que ele fica entediado de ver tanta gente ali na frente do seu espaço.

Até quando vai comer bambu o panda virava as costas pros visitantes (que nem foram convidados por ele).

 

Será que estes bichinhos são felizes?

Tenho sentimentos mistos quanto a isso.

Os animais tem acompanhamento veterinário, ótimos cuidados, boa alimentação e limpeza excepcional.

As jaulas ao longo do tempo foram substituídas por ambientes que tentam recriar seu habitat natural.

Há muito estudo e profissionais envolvidos para cuidar do bem estar dos animais.

Porém, eles não deixam de estarem presos e isso me incomoda. Não no caso do urso panda, que é criado em cativeiro na tentativa de preservação e a entidade tem um trabalho sério quanto a isso e a soltura de animais na natureza (na China).

Por outro lado, se pensarmos, nós humanos também vivemos em escritórios fechados e comendo comida enlatada.. Temos nossa liberdade subtraída tendo que fugir dos bandidos que assolam as grandes metrópoles..

Não vi nenhum animal sofrendo maus tratos, como por exemplo, o absurdo do zoológico na Argentina que seda os tigres e leões para os turistas tirarem fotos. Um lugar destes eu tenho certeza que nunca visitaria – ou visitaria com o intuito de realizar um protesto.

As vezes eu olhava para algum animal na sua jaula e tinha a impressão de que eram eles que tentavam observar o comportamento maluco dos humanos.. risos

Ueno Zoo - De que lado da jaula estão os animais? Ueno Zoo – De que lado da jaula estão os animais?

 

O causo da Segunda Guerra com o Zoo de Ueno

O lindo lugar que hoje abriga o panda, passou pela segunda guerra mundial e pelo menos 2 episódios tristes.

Na época, por precaução os animais mais perigosos foram mortos para evitar que fugissem pelas ruas e causassem pânico na população. Mas, a tristeza não acaba aí.

Como a imbecilidade humana não tem limites, em 1945 logo após o bombardeio em Tóquio, o soldado americano Ray “Hap” Halloran foi capturado e exposto nu na jaula do tigre no Zoo de Ueno.

Assim, a população podia passar pela frente da jaula e ver o prisioneiro do avião B-29 utilizado nos bombardeios.

Este episódio já foi superado e serviu inclusive de incentivo para a “reconciliação” entre as nações envolvidas. Ray foi devolvido para as tropas americanas e décadas depois inclusive visitou o Japão e reencontrou seus captores.  Em 2011 ele faleceu aos 89 anos em sua terra natal.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...