Ir para conteúdo
  • Cadastre-se
Felipe PLaza

50 minutos para conexão em Amsterdam

Posts Recomendados

Boa tarde,

Estou planejando uma viagem para Rússia e Ucrânia.

No site da KLM diz que tem uma conexão em Amsterdã no tempo de 1h5min. Será que é suficiente?

19:35  12:10+1
São Paulo (GRU) – Amsterdã (AMS)
 
Escala em Amsterdã AMS  1h05min
 
13:15+1  17:35+1
Amsterdã (AMS) – Moscou (SVO)
 
 
O que acham?
 
 
  • Gostei! 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa tarde,

Estou planejando uma viagem para Rússia e Ucrânia.

No site da KLM diz que tem uma conexão em Amsterdã no tempo de 1h5min. Será que é suficiente?

19:35 – 12:10+1 São Paulo (GRU) – Amsterdã (AMS)   Escala em Amsterdã AMS  1h05min   13:15+1 – 17:35+1 Amsterdã (AMS) – Moscou (SVO)   https://goo.gl/flights/kt2My   O que acham?    

Se a passagem for emitida tudo junto.. Eles vai deixar você no destino independente de atraso.

 

Agora se comprou separados companhias diferentes, ae pode perde o segundo voou e sofrerá com o no show etc e arcar C o prejuizo

 

  • Gostei! 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Felipe PLaza : como você disse que viu no site da KLM, estou entendendo que a companhia vende dessa forma.

Tem umas empresas europeias com síndrome de Copa Airlines, vendendo bilhetes com conexões ninja. :o Principalmente quando oferecem poucos horários até o destino final.

Já peguei conexão de 1h e pouco em AMS e, bem, o primeiro trecho atrasou. A imigração tinha fila (nada extraordinário, porém qualquer fila é angustiante nessa situação) e cheguei ao portão já depois do horário de embarque para o segundo trecho. Só que o segundo trecho também estava atrasado! Só por isso que não perdi o voo. 

É o que o @Dan Wollker escreveu: se os trechos forem comprados no mesmo bilhete, a empresa tem que realocar você caso perca a conexão. 

O risco de perder a conexão existe, sim... mas é uma situação imprevisível. 

  • Gostei! 2

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Outra coisa: se você quiser evitar essa "conexão ninja", vou dar uma sugestão: passar numa agência de turismo e ver se eles conseguem com a KLM uma melhor combinação de voos. Vi que existe um voo que sai de AMS às 21:15... talvez ele não estivesse disponível para você comprar (de repente a KLM pode ter preferido deixar esses assentos para passageiros de outros voos) , mas o pessoal da agência tenha acesso a ele. Ou talvez tenha se esgotado mesmo! Se bem que não sei se seria interessante para você chegar a Moscou de madrugada.

- no seu caso específico não dá, até porque para o dia que simulei só há um voo saindo de GRU. Mas uma vez consegui antecipar um voo internacional (com a Copa) porque cheguei bem cedo ao aeroporto e a moça do balcão do check in me ofereceu essa possibilidade. 

  • Gostei! 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu não arriscaria mesmo que estivesse emitido no mesmo bilhete. O risco de perder o voo é alto pois você precisará passar pela imigração e chegar no portão correto em no máximo 30 minutos.

Caso você perca o voo, mesmo que eles te reloquem em outro, isso pode demorar e você pode perder um dia de férias, o que pode significar programação incompleta na primeira cidade se você já tiver outras passagens compradas... Acho que não vale o risco...

  • Gostei! 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@paulohpb tem razão. 

Porém... já passei algumas vezes pela dificuldade relatada pelo Felipe.

Exemplo: Lisboa - Budapeste pela TAP. São 2 voos por dia! Um saindo de LIS às 5:35 (quando o avião BSB-LIS ainda está no ar) e outro saindo às 15:35.

Budapeste - Lisboa também pela TAP: tem um saindo às 5:35 (o que é horrível, porque o tempo disponível para o check in é quase nada. O aeroporto fica fechado à noite); e outro saindo às 15:35, que não é disponibilizado para venda aos brasilienses. E como o voo LIS-BSB decola às 9:40 (e é só um voo por dia), imagina a emoção. ::essa:: Não é à toa que a TAP fica induzindo os visitantes do site a fazer stopover.

Ah, mas é possível voar por outras empresas.

Viajei uma vez pela Air France e foi mais "emocionante" ainda. Idem pela KLM, saindo de GRU e teoricamente com mais opções.

Resumo da ópera 1: para cidades do Leste Europeu pode ser bem complicado mesmo, pois elas não são hubs de conexão. Os picos de tráfego nesses aeroportos não são nos horários "bons". São em horários que permitem aos passageiros estar em Frankfurt, Paris, etc em horários "bons". Existe uma concentração de voos saindo de lá às 6h, 6:30 (pelas grandes empresas... não estou falando das low cost). Esse pessoal chega aos hubs lá pelas 8 e pouco, 9 e pouco (horários "bons").

É mais ou menos como vários aeroportos da região Norte do Brasil: quem mora em Boa Vista, Macapá, Porto Velho e viaja para o centro-sul sabe que tem boa chance de decolar de madrugada e chegar a Brasília (ou GIG, GRU...) lá pelas 6:30 para pegar uma conexão rumo a outra cidade ou desembarcar e trabalhar com sono. Quem mora no norte acaba se acostumando à rotina de viajar de madrugada porque não tem muita opção. É o problema de estar longe dos hubs.

Resumo da ópera 2: se a empresa não dá opção, fazer o quê? Nesse exemplo que citei (BUD-LIS-BSB com grande risco de perder o voo para BSB), o que o viajante pode fazer é antecipar em um dia o retorno ao Brasil para não perder o dia de trabalho caso perca o voo da volta... porque é quase certo que vai perder esse voo, sim.

  • Gostei! 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Felipe PLaza , no post acima escrevi sobre stopover. Veja se a KLM dá essa opção. 

Se você tiver uma folga no seu cronograma, pode ser uma boa para descansar um pouco antes de seguir viagem; além de evitar todo esse perrengue.

 

  • Gostei! 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu pensava que quando pousasse em Amsterdam era só ir direto ao portão de embarque do voo para Moscou...

Mas se tem que passar pela imigração, raio-x.... aquela coisa toda, realmente fica mais difícil...

A opção é arriscar ou chegar de madrugada em Moscou mesmo....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Como o destino final é Moscou, não vai ter imigração em Amsterdam, no máximo uma conferência simples de passaporte e passar no Raio-x.

Se o primeiro voos chegar na hora sem atrasos, e não tiver muita fila no raio-x, dá tempo d pegar o segundo voo, mas qualquer atraso de 30 ou 40 minutos no primeiro voo vai fazer você perder o voo para Moscou.

Se perder o voo para Moscou KLM tem que lhe alocar no próximo voo disponível, mas isto não é um processo "indolor", vai lhe gerar alguma dor de cabeça, como por exemplo, se lhe colocarem no voo da 21:15, você já chega em Moscou num horário horrível, onde terá problemas em ir para o hotel de transporte público, tendo que usar táxi, o hotel pode cancelar a sua reserva se você não fizer check-in até a meia-noite, etc...

 

Ou seja, se os voos chegarem na hora certa, dá tempo, mas se o primeiro voo atrasar, você perde a conexão, ainda vai conseguir chegar em Moscou, mas vai ter algumas complicações devido ao horário que chegar lá.

Então é com você decidir arriscar ou não, sabendo que 88% dos voos da Klm saem na hora de Guarulhos, 6% dos voos da KLM saem com atrasos superiores a 60 minutos de Guarulhos, e outros 6% dos voos saem com atraso entre 30 e 60 minutos.

* informação vista no próprio site da KLM

 

Pessoalmente, se o preço deste segundo voo as 21:15 não for muito mais caro,eu pegaria esta conexão de 9 horas, e aproveitaria a oportunidade de fazer um passeio rápido de uns 4 ou 5 horas pelo centro de Amsterdam, já indo desde já preparado para chegar de madrugada em Moscou.

  • Gostei! 2

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O Aeroporto de Amstedã é enorme. Uma vez passei pelo mesmo problema que vc enfrenta agora. No final, decidi arriscar e deu certo. Mas não sem antes passar por uma grande aflição. Após caminhar num passo normal por cerca de 15 minutos comecei a perceber que o portão de embarque ainda estava muito longe. Começou a bater aquele desespero e aí não teve jeito, tive que sair correndo mesmo, e quando cheguei para embarcar todos já tinham entrado. 

Acho que tudo vai depender se vc gosta de viajar COM emoção ou SEM emoção....rs*

  • Gostei! 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora



×