Ir para conteúdo
  • Faça parte da nossa comunidade! 

    Encontre companhia para viajar, compartilhe dicas e relatos, faça perguntas e ajude outros viajantes! 

Posts Recomendados

Meu primeiro relato de viagem é sobre Nobres, ou melhor, sobre Bom Jardim, distrito de Nobres onde estão os Balneários e Cachoeiras. Fui em Junho de 2015 e passamos 4 dias. 

1º dia (quinta-feira) : Chegamos em Cuiabá as 17h (e para nossa surpresa estava frio), alugamos um carro e partimos para Bom Jardim, o trajeto durou em torno de 1h30mim. Escolhemos a Pousada Lagoa Azul/Anaconda turismo, que além de pousada tem um restaurante e também funciona como uma agência de turismo. Bom... fizemos chekin, jantamos no restaurante da pousada e fomos dormir (não há muito para se fazer a noite em Bom Jardim).

2º dia (sexta-feira): O dia amanheceu super nublado, mas estávamos animados. Tomamos café e lá pelas 10h fomos para o nosso primeiro passeio, a Cachoeira Serra Azul. A cachoeira fica localizada dentro de uma propriedade do SESC, o nosso guia nos levou para fazermos chekin e logo em seguida fomos para a cachoeira. Para chegarmos no local tivermos que subir vários degraus (mais de 200), foi bastante cansativo, porém como estava um pouco frio deu pra esquentar o corpo rsrsrs. Quando avistamos a cachoeira, percebemos que valeu a pena o esforço, ela é linda e quando bate o sol fica um azul piscina. Ficamos em torno de 1h:30min, e sim é cronometrado. No trajeto da cachoeira também tem uma tirolesa, porém, não estava funcionando quando fomos.

Almoçamos e fomos para o nosso próximo passeio, Balneário Estivado. É um córrego de águas super límpidas com vários peixinhos. O local é bem rústico, mas valeu a pena.

Nosso terceiro passeio foi no Boia Cross Duto do Quebó, é um córrego cheio de corredeiras (razoavelmente raso), mas o que mais nos chamou a atenção é a caverna de uns 200m  em que o córrego passa, dá um certo "medinho", pois tem morcegos e é super escuro rsrsrs mas é bem tranquilo.

Voltamos para a pousada, jantamos e nos recolhemos, pois como disse anteriormente, não há muito o que se fazer a noite em Bom Jardim.

3º dia (sábado): Tomamos café e fomos para mais um passeio, dessa vez uma tirolesa (não me lembro o nome), foi bem tranquilo e rápido.

Almoçamos e fomos para o passeio mais aguardado, Aquário encantado. Chegamos na fazenda, fizemos chekin, alugamos uma câmera de ação e fomos para local. É surpreendente a cor da água, ficamos encantados, porém é como se fosse um poço pequeno, por isso também o tempo é cronometrado, pois há muitos turistas. Depois fomos fazer flutuação no Rio Triste, achamos até uma pequena arraia no local e a água é muito límpida.

Voltamos para Bom Jardim e no entardecer fomos para Lagoa das Araras , nesse horário elas saem do ninho e ficam voando e gritando rsrsr bem legal de ver.

Jantamos numa pizzaria perto da pousada e nos recolhemos.

4º dia (domingo): Tomamos café da manhã, fizemos chekout  na pousada e retornamos para Cuiabá para pegarmos o nosso voo.

 

  • Bom Jardim é um lugar super rústico, ruas sem alfalto, muita poeira, e pouca infraestrutura, é um lugar ideal para desestressar e apreciar a natureza. 
  • Não coloquei valores, pois fui há três anos.
  • Todos os passeios que fizemos teve acompanhamento de guia.
  • A maioria dos passeios são distante do distrito (Cachoeira Serra Azul -  25 km, Balneario Estivado - Bom Jardim,  Aquario Encantado - 8km, Duto do quebo - 30 km, Lagoa das Araras - Bom Jardim).

Bom...fica o relato e garanto que vale a pena conhecer.

 

 

 

unnamed (2).jpg

unnamed (3).jpg

unnamed (4).jpg

unnamed (5).jpg

unnamed (6).jpg

unnamed (7).jpg

unnamed (8).jpg

unnamed (9).jpg

unnamed.jpg

nobres.jpg

  • Gostei! 4

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa!

Você pode ajudar esse viajante agora e se cadastrar depois. Se você tem uma conta,clique aqui para fazer o login.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


  • Conteúdo Similar

    • Por Damarens Santos
      Faaaaaaala viajantes e mochileiros, to aqui pra mais um relato com valores  (do jeito que a gente gosta!) 🤩
      Desta vez o destino escolhido foi BOM JARDIM/MT.
       
      Local ainda desconhecido por muitos e que só foi mais explorado depois que apareceu em uma reportagem na Ana Maria Braga em 2010.
      Devido a sua recente "descoberta" ainda existe alguns "impasses" para sua exploração.    
       
      Um de seus empecilho para exploração é a maneira de se locomover...
      Existe um ônibus que sai de Cuiabá/Várzia Grande as 06:00 todos os dias com destino Nobres, de Nobres para Bom Jardim apenas 3x na semana.
      Por este motivo optamos pela locação de um carro já que para acesso aos passeios não existe o serviço de transfer (não existe nenhuma agência que faça este serviço no vilarejo, tentamos de todas as formas e localizamos uma pessoa que nos cobrou 1200,00 golpes para nos locomover por 4 dias 😅) então locamos um carro da categoria econômica, utilizamos os 4 dias de viagem e gastamos apenas um tanque de combustível pra todos dias ou seja metade do valor acima.
       
      Nos hospedamos na Pousada Cantinho de Casa que fica no vilarejo de Bom Jardim, fica próximo a mercado, restaurante, lanchonete e etc... (vale lembrar que Bom Jardim é um vilarejo beeeem pequeno então tudo é próximo) estávamos em 2  pessoas, então saiu  225,00 para cada (os 4 dias)!
      A agência escolhida para os passeios foi: GUARÁ TUR ([email protected]), fizemos 2 passeios por dia (todos os passeios tem a durabilidade de 2/3 horas).
       
       
      Boraaaa  laááááá!!!!
       
      02/08 SAÍDA DE CAMPINAS
      Saímos de Campinas com destino a Guarulhos com a Lirabus as 19:30 (por 💰 40,66) nosso voou tinha saída de SP as 23:45 com chegada em MT as 01:10 do dia 03.
       03/08 – PRIMEIRO DIA DE VIAGEM
      Sem perrengue não é viagem nénom? 🤣🤣 então vamos lá
      Desembarcamos em Cuiabá e fomos na Localiza pegar o carro reservado, poréééééém tivemos um imprevistos na liberação... e depois de 1:30 conseguimos pegar o carro 
      (depois de ter se desesperado, pensado em pedir carona, ir caminhando... enfim, Deus foi bondoso conosco e nos abençoou haha). 
      Saímos de Cuiabá as 03:40 e partimos para Bom Jardim (155 KM) com chegada 05:15.
      Chegamos na pousada já corremos descansar para acordar as 08:00 e começar os passeios.
      Primeiro passeio: Flutuação no Vale das Águas  que fica 23km de onde nos hospedamos, pagamos por este passeio  💰 80,00.
      O passeio dura cerca de 2/3 horas, com guia, vestimentas para a flutuação. Eles tbm fazem fotos e filmagem por 💰 50,00 (dividimos e ficou 25 cada). Tivemos mta sorte de sermos os únicos no horário que fomos então fechamos as fotos e tivemos um book só nosso 🤣🤩 LUGAR MARAVILHOSO E ENCANTADOR ❤️
      Vale das Águas:

      Saímos de lá e fomos para o Rancho do Chapolin almoçar (fechamos com a agencia por 💰 35,00 q fica do lado da nossa pousada). O Chapolin é pura simpatia e fica vestido a caráter o tempo todo kkkk. Lugar super rustico e simples, comida caseira e equipe simpática, ah, não se assuste... você mesmo quem cobra o valores do seus gastos rs fica uma maleta com dinheiro no balcão, ele te fala o valor e vc paga, pega seu troco e vai embora 😅 (consumo no local 💰8,00)
      Depois voltamos pra pousada para descansar pois iriamos ver o pôr do sol no mirante no final do dia.
      As 16:00 saímos para fazer a Trilha de Quadriciclo no Mirante Recanto da Natureza pagamos 💰 120,00 golpes e foi mtttttttt massssssa, voltamos as 18:00.
      Mirante Recanto da Natureza:

      Saímos do passeio e fomos tomar uma ceva ☺️ e comer algo, local escolhido Lukinhas. (ceva e lanche 💰28,00).
       
       
      04/08 - SEGUNDO DIA
      Saímos as 08:00 para encontrar nosso guia no vilarejo e seguirmos para a famosinha de Bom Jardim: Cachoeira da Serra Azul 🥰 ela fica dentro do SESC de MT e fica a 22 km no vilarejo, o caminho é 95% em estrada de terra.
      Chegando lá fizemos uma caminhadinha de 80 metros +- e subimos/descemos cerca de 470 degraus até a preciosa ♥ (o parque possui tirolesa, ciclismo e arvorismo... não fizemos nenhum) pagamos pelo banho na cachoeira 💰 125,00 já equipamento para flutuação incluso + almoço completo no restaurante do SESC (o melhor almoço que tivemos la, mtt bom).
      Sobre a cachoeira? SEM COMENTARIO né. PERFEITA e gelaaaaaaaaaada kkk
      Cachoeirada Serra Azul:

      Após o almoço saímos em direção ao Rio Triste para mais uma flutuação, pagamos  💰 90,00 com o equipamento incluso. Locamos outra câmera pra atualizar na flutuação (rachamos em 3, paguei 15,00).
      Rio Triste:

      Depois voltamos ao vilarejo e ficamos no balneário que possui na rua principal tomando uma cerveja ate dar o horário de seguirmos para a lagoa das araras.
      Saímos as 16:00 para a visitação na Lagoa das Araras, 💰 25,00 a entrada, a lagoa fica no próprio vilarejo e trás uma paz fantástica.
      Lagoa das Araras:

      Saímos de lá e fomos pro Espetinho da Marina jantar (espetinho gostoso e acompanhamentos caseiro, recomendo) 💰 19,00 total no jantar.
       
      05/08 TERCEIRO DIA
      Acorda as 09:00 tomamos café e partimos para fazer a  Flutuação no Reino Encantado que fica a 10 km da pousada onde estávamos fechamos o pacote  com Almoço por 💰 120,00, chegamos la nos preparamos com os equipamentos, alugamos uma câmera (50,00 dividimos em 2) e fomos ao passeio. Retornamos e almoçamos la mesmo (gastos 13,00).
      Reino Encantado:

      Logo apos o almoço andamos mais 21 km ate o Bóia Cross Duto do Quebó o passeio durou cerca de 1:30 e pagamos 💰 85,00. 
      O rio é bem calmo, beeeeeeeeem calmo mesmo, a emoção fica por conta da gruta que passamos por dentro, ele é completamente escura, sem iluminação e cheia de morcegos kkkkkk essa parte foi massa, do resto, eu esperava mais (fomos em baixa temporada então o rio não estava mtt cheio para ter mais adrenalina).
      Duto do Quebó:

       
      Ao retornarmos para a Vila paramos no Lukinhas para beber 😅 e jantar  (comemos uma pizza, tomei açaí)  gastei 40,00.
       
      06/08 Quarto Dia
       
       Acordamos as 08:00 ja deixamos nossas malas arrumadas pois serio o último dia de viagem, tomamos café e fomos para a  Flutuação no Aquário Encantado e no Rio Salobra  que fica no mesmo lugar do dia anterior (11 km da pousada), mas é mtttttt  diferente o local 😍 fechamos o pacote com Almoço por 💰 125,00  (gastei 8,00 com bebidas e 50/2 da câmera).
      Aquário Encantado:
       
       
      Depois do almoço andamos mais 5 km até o Balneário Refúgio da Água Azul para passarmos a tarde, pagamos 💰 30,00. 
      É um balneário simples apenas para banho mesmo, não curti mtt rs mas é bonito o local.

       
       
      Retornamos para a pousada as 15:00 pois iriamos para o aeroporto as 16:00 demos carona para os gringos que estava na nossa pousada, gastamos 120,00 para encher o tanque novamente e devolvermos a locadora. E partimos para SP, chegamos em  Guarulhos as 23:30 pegamos um bus para Campinas 00:30 e chegamos por volta as 2:00 em caaaaaaaaasa 🙏
      Bom Jardim é um lugar incrível com pessoas encantadoras, ainda falta um pouco na infra estrutura porém quanto mais rustico mais eu gosto. EU AMEI tudo, os guias, a recepção, os lugares e os preços hahaha.
       
      Total da viagem: 2.106,00
      Passagens Aéreas: 480,00 Transporte (bus + carro + combustível): 323,00 Hospedagem: 225,00 Passeios: 855,00 Alimentação e cevaaaaa: 135,00 Fotos e filmagens: 88,00  
    • Por tqueel
      Chegada Cuiabá 02 horas da manhã dia 02/11

      - Saída para Bom Jardim/Nobres 07 horas da manhã para pegar a estrada, foram duas horas, chegando às 09 horas e direto para passeio.
      Importante comprar passeios antecipados, tudo precisa de voucher, vimos pessoas perdendo viagem, chegando direto nos locais;
      Estradas boas, tranquilo para carro baixo;
      Cidade não tem muita estrutura, mas o céu é hiper estrelado. Pra quê mais?
      Valores tabelados, pesquisamos e ficou a mesma média, fechamos com Roma Turismo (65-99391030)

      DIA 1 - 02/11
      chegada em Bom Jardim/Nobres, indo direto para o passeio marcado, viemos bem rápido, pois tudo tem horário marcado.
      09:30 Passeio flutuação aquário (pacote Nobres Turismo) - R$75,00
      Duração 1 hora
      Local lindo, amamos o passeio, pena que pela época escolhida poucos peixes, mas é um paraíso. 

      Almoço, sanduíche (economizar né?!)

      13:00 Cachoeira Serra Azul (pacote Eloah Turismo) - R$80,00
      Fomos para o segundo passeio, gostei bastante tbm, mas ñ tanto quanto o outro, rsrs fiz a tirolesa, pode comprar na hora também, mas paga um pouco mais.

      Lagoa das Araras - R$20,00 entrada, é bonito, eu gostei, adoro admirar a natureza, que céu mara e muitas araras, realmente incrível!

      Não tem feirinha, quase nada de lembrancinha, só comprei um chaveiro 8,00, que ñ era tudo aquilo, rsrs

      DIA 2 - 03/11

      08:00 bóia cross na gruta duto do quebó - R$75,00 - passa por caverna bem escura e com vários morcegos, usem o colete se ñ souberem nadar, eu mesma caí (Mas sou azarada), se ñ tivesse colete, daria ruim, era meio fundo.

      Total de passeios em Bom Jardim - R$530,00 pra dois, R$265,00 por pessoa.

      Nossa hospedagem foi no Camping do Josias - R$35,00

      Após passeio fizemos o caminho para chapada dos Guimarães, trajeto 3 horas.

      Chegada após almoço

      Mirante véu da Noiva - não precisa de guia.
      Após fomos na Cachoeira salgadeira, tem uma super estrutura, 10,00 para deixar o carro, as cachoeiras são em grupos, de 30 em 30 min ou a menor de 20 em 20 min.
      centro geodésico - sem guia (descer a trilha para achar um meio que pedra do telégrafo Rj, rsrs eu já tinha visto fotos e ñ sossegados até encontrar a tal pedra)

      Noite - feirinha, poucas lojinhas, o bom foi barzinho com música.
      Lembrancinhas- R$33,00
      Copo na salgadeira 10,00
      Jantinha (melhor refeição) - 16,50

      DIA 3 - 04/11
      Manhã cachoeiras autoguiadas namorados e cachoeirinha, trilha tranquila.
      Tarde - cidade de pedra, horário marcado 13 hrs, esse tem que marcar com guia, a paisagem é mini aula valem a pena, valor do guia por pessoa R$150,00
      E Pôr do sol no mirante alto do céu, o valor é R$20,00 por pessoa.

      Retorno para Cuiabá as 20

      VALORES GASTOS
      Passagens - R$522,34
      Gasolina carro- R$115,00
      Hospedagem Cuiabá- R$119,00 com café
      Hospedagem camping do Josias em Bom Jardim 45,00.
      Pousada cidade das pedras, na chapada - R$100,00 o casal, sem café .


      Mercado - R$36,00
      Lembrancinhas - R$51,50
      Total em Passeios - R$415,00
      Chaveiro 8,00

      Cuidado com a época, viajamos em novembro e era época de piracema, poucos peixes!




    • Por mcm
      Toda vez que tem promoção para o meio do ano, eu olho para o centro-oeste. E todo ano tem oportunidade de ir para o Mato Grosso. Que bom! Meses atrás bateu uma promoção irrecusável da Gol dessas de retorno a 39 reais, e lá fechamos mais um fim de semana para o MT.
       
      A questão dessa vez era: fim de semana novamente no Pantanal, agora no Sesc, ou desbravar Nobres?
       
      Como fomos para a Transpantaneira no ano passado, optamos por desbravar Nobres. Mas esperamos novas promoções para voltar ao Pantanal no próximo ano.
       
      Nobres, na verdade, não tem lá muito o que fazer. O que conta mesmo é Bom Jardim, um distrito de Nobres (e que fica longe pacas da cidade, uns 60km). Nosso esquema foi chegar de noite em Cuiabá, dormir por lá (há diversos hotéis nos arredores do aeroporto), seguir cedo no sábado para Nobres e retornar no fim de domingo. E assim fizemos. Aliás, os arredores do aeroporto estão num estado bem melhor que há um ano. Ainda assim, parece tudo em construção.
       
      Seguimos de manhã cedo para Bom Jardim. Basta seguir para a Chapada dos Guimarães e, num determinado ponto, pegar à esquerda em direção ao Manso. A sinalização é inexistente (no caso da virada à esquerda) ou precária (dentro de Cuiabá). Padrão Brasil.
       
      Pegamos chuvinha na estrada, entramos numa nuvem no caminho. Estranho isso, em pleno meio de ano no centro-oeste! Mas foi coisa passageira, a famosa nuvem matinal que se dissipa ao longo do dia.
       
      Chegamos em Bom Jardim e fomos direto para a Pousada que havíamos acertado as coisas (Rota das Águas). Fechei com eles por um motivo básico: foram os que me responderam mais rapidamente por e-mail. Eu tinha uma programação pré-estabelecida, mas vi que isso não funciona muito bem por lá. Logo que cheguei, eles sugeriram de irmos para a Cachoeira Serra Azul, porque havia muita gente para o Aquário (minha 1ª opção para aquela manhã) naquele momento. Ok, lá fomos para a Cachoeira.
       

      Isso é Bom Jardim, distrito de Nobres
       
      Fomos de carreata, comendo muita poeira. Primeiro você para num lugar onde pega o colete e a máscara com snorkel. Depois pegar o carro de novo e vai para onde tem a trilha até a cachoeira. A cachoeira é muito bonita, tem uma cor azul espetacular. Rola flutuação também, tem peixinhos pra observar. Mas o forte, claro, é cachoeira em si. Ficamos por lá durante uma horinha e retornamos.
       

      Lá tem araras que passeiam tranquilas
       

      A Cachoeira Serra Azul
       

      Tem peixinho também
       
      Voltamos à pousada onde pegamos outro voucher, agora para o Reino Encantado. Como o Reino é bem mais procurado, não precisava de guia. Fomos direto. Era hora de almoço, não havia ninguém por lá, grupo nenhum. Somente nós (e hóspedes da pousada, visto que lá também é hospedagem). Tivemos, então, um guia private!! O lugar, a flutuação, tudo é absolutamente ESPETACULAR! Águas cristalinas, peixes como num aquário, literalmente. O trajeto da flutuação tem relativamente poucos peixes, mas a água estava tão cristalina que eu já curtia aquele espetáculo de ver a flora marinha com uma nitidez impressionante. Seguramente um passeio imperdível, que nada deve às flutuações de Bonito.
       

      A espetacular futuação no Reino Encantado
       
      Depois do passeio ainda demos um tempo por lá e retornamos à cidade. No fim de tarde fomos para a Lagoa das Araras, outro programa tradicional – sobretudo nos fins de tarde de sábado. Ainda assim, não estava cheio. O lugar é paraíso de observadores (e fotógrafos) de pássaros. Achei o lugar muito bonito, independentemente das araras – que existem, e voam para lá e para cá, só que ao fundo, relativamente distante dos mirantes. Há outros pássaros também. Arara pertinho mesmo, nós vimos na Cachoeira. Curtimos até o por do sol e voltamos para finalmente jantarmos e chaparmos na cama.
       

      Lagoa das Araras
       

      Um pica-pau!
       
      Não se iluda: Bom Jardim é uma rua. Asfaltada recentemente, mas ainda não calçada. Padrão de desenvolvimento brasileiro. Há algumas pousadas e poucos restaurantes. Escolha um e seja feliz!
       
      No domingo acordamos cedo e partimos logo depois do café. Fomos para o Aquário. Assim que chegamos, rapidamente nos unimos a um grupo que estava pronto para partir, o primeiro do dia. No Aquário é necessário pegar um transporte até o lugar da flutuação. Tal qual o Reino, o Aquário é ESPETACULAR! Tinha mais peixe que o Reino durante o percurso da flutuação, mas é mais raso. O diferencial é a meia hora que você fica, no começo do passeio, literalmente num aquário observando os peixes. Água absurdamente cristalina (na flutuação estava menos).
       

      A espetacular futuação no Aquário
       
      De tarde nosso objetivo era fazer a flutuação do Rio Triste, que era o passeio que faltava da nossa lista. Fomos na agência pra pegar voucher, mas não havia ninguém indo para lá e ninguém por lá (no Triste) – e é necessário ter guia. Sem opção, fomos para o Balneário Estivado, que é bem legal. Também com águas cristalinas e MUITOS peixes.
       

      Balneário Estivado: é raso e tem muito peixe
       
      Combinamos com a agência que, se houvesse guia saindo para o Rio Triste, ele passaria lá no Balneário e nos avisaria. Pelo visto não houve, porque ninguém passou por lá. Acabamos voltando mais cedo para Cuiabá.
       
      E assim foi mais um fim de semana desbravando o Brasil.
       
      Dicas:
      - Não há qualquer sinalização no trevo para o Lago Manso, a partir da estrada que vai para a Chapada dos Guimarães. Padrão Brasil. Dali em diante não tem erro, basta seguir em frente pelo asfalto a vida toda pq o asfalto termina exatamente em Bom Jardim.
      - O trecho Nobres – Bom Jardim ainda não está asfaltado.
      - Infelizmente vimos uma razoável quantidade de animais silvestres atropelados na 351. Passam poucos carros, o asfalto está bom, mas vale a pena maneirar na velocidade por conta dos bichos.
      - Os passeios mais badalados (Reino Encantado e Aquário) têm guias nos locais — tal qual Bonito. Já para os outros — Cachoeira e Rio Triste — não, vc precisa descolar um guia e/ou conseguir um grupo. Portanto, priorize esses últimos se a sua intenção for fazer todos os passeios.
      - As flutuações no Aquário e Reino Encantado não ficam devendo nada às mais badaladas de Bonito. São tão espetaculares quanto. E custam cerca de metade do preço. Mas uma coisa não exclui a outra: Bonito e Bom Jardim valeram a pena!


×
×
  • Criar Novo...