Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Limpeza de trilhas, acampamentos e cachoeiras

Postado
  • Membros

Fala galera ! ::sos::

Eu sei que a maioria que acessa o mochileiros ou que está sempre com o pé na trilha e conhecendo novos lugares tem alguma noção de companherismo, preservação, respeito e ecologia.

Estou escrevendo esse post porque acho que podemos fazer algo mais para não deixar os imundos dominar nossas trilhas e cachoeiras.

Algum tempo atrás tínhamos um grupo que fazia limpeza em acampamentos selvagens e trilhas. Não saíamos varrendo e passando pano a trilha, mas o grosso da sujeira a gente recolhia e depositava na lixeira mais próxima.

Outro exemplo é o Caneco Verde em Paranapiacaba (SP), sempre esbarro com ele com enormes sacos de lixo. Sem ajuda ou custo de ninguem, infelizmente.

Minha sugestão, era fazer grupos pelo Brasil e uma vez por mes ou a cada dois meses, marcar um passeio para recolher o lixo.

Tambem seria legal dividir os custos de confecção de placas ou avisos.

Outras idéias tambem são bem vindas.

Tem mais gente que pensa assim ou é viagem minha ?

abraços

• Respostas 118
  • Visualizações 40.2k
  • Criado
  • Última resposta

Featured Replies

Postado
  • Membros

Oi Raffa,

legal o seu tópico.

eu participo de um grupo q organiza trilhas e o grupo incentiva a limpeza das trilhas c/ o projeto "Atleta Exemplar". Antes d iniciar a trilha tem uma "reuniao", onde sao dadas algumas dicas, é feito o alongamento e é falado do projeto. Tem distribuiçao d kit limpeza: luvas e 1 saco d lixo. Praticipa quem quer, mas todos sao incentivados a participar do projeto. Tem até um incentivo, sao distribuidos presentinhos p/ os 3 primeiros colocados q coletaram + lixo c/ direito a "juiz d lixo" e mta farra. Ah, só vale o lixo coletado durante a trilha, quer dizer, o lixo q nós mesmos produzimos na trilha nao entra na conta, pois obviamente esse lixo é de obrigaçao d cada 1 trazer d volta adequadamente.

geral/te nos parques (nacionais/estaduais) e lugares menos frequentados tem um volume menor d lixo, mas nas cachoeiras, praias e lugares mais cheios, é cruel. Sempre q tem trilha na praia eu consigo encher no minimo uns 2 sacos grandes d lixo, isso fora os dos outros colegas trilheiros. A gente encontra mto lixo de camping tb, mta gente fecha o acampamento e deixa um monte de lixo p/ trás. Infeliz/te tem muita gente q nao tem consciencia, mas a gente tenta fazer a nossa parte!

Postado
  • Membros

Segue o vídeo do último mutirão da AMC.

Infelizmente o Anhangava já está todo pichado novamente, teremos muito trabalho este ano...

Postado
  • Autor
  • Membros

Que show Naomi !

Tem algum patrocinio ?

Quando realizarem mais limpezas, avise-nos

Oi Raffa,

legal o seu tópico.

eu participo de um grupo q organiza trilhas e o grupo incentiva a limpeza das trilhas c/ o projeto "Atleta Exemplar". Antes d iniciar a trilha tem uma "reuniao", onde sao dadas algumas dicas, é feito o alongamento e é falado do projeto. Tem distribuiçao d kit limpeza: luvas e 1 saco d lixo. Praticipa quem quer, mas todos sao incentivados a participar do projeto. Tem até um incentivo, sao distribuidos presentinhos p/ os 3 primeiros colocados q coletaram + lixo c/ direito a "juiz d lixo" e mta farra. Ah, só vale o lixo coletado durante a trilha, quer dizer, o lixo q nós mesmos produzimos na trilha nao entra na conta, pois obviamente esse lixo é de obrigaçao d cada 1 trazer d volta adequadamente.

geral/te nos parques (nacionais/estaduais) e lugares menos frequentados tem um volume menor d lixo, mas nas cachoeiras, praias e lugares mais cheios, é cruel. Sempre q tem trilha na praia eu consigo encher no minimo uns 2 sacos grandes d lixo, isso fora os dos outros colegas trilheiros. A gente encontra mto lixo de camping tb, mta gente fecha o acampamento e deixa um monte de lixo p/ trás. Infeliz/te tem muita gente q nao tem consciencia, mas a gente tenta fazer a nossa parte!

Postado
  • Autor
  • Membros

Boa Otávio !

Quando realizar outra, divulguem no mochileiros. avise o Silnei.

Abs

Segue o vídeo do último mutirão da AMC.

Infelizmente o Anhangava já está todo pichado novamente, teremos muito trabalho este ano...

Postado
  • Autor
  • Membros

Semana passada estive na Cachoeira do Elefante, na estrada Mogi Bertioga(SP), muita sujeira nas áreas de acampamento.

Gostaria de planejar um grupo para irmos limpar. só não tenho datas. aceito sugestões

Postado
  • Membros

Quando rolar o próximo mutirão aviso por aqui.

em tempo, parabéns Naomi!!! Show de bola a iniciativa.

Postado
  • Membros
Que show Naomi !

Tem algum patrocinio ?

oi Raffa,

o grupo funciona assim: o nosso presidente contrata as vans p/ o transporte, vê guia (qdo necessario) e toda a logistica p/ a trilha. Calcula os custos e rateia entre os participantes. Entao cada um paga a sua parte, mas as trilhas nao ficam caras, pois o grupo nao tem fins lucrativos, o dinheiro q entra é só p/ pagar as despesas. Um colega trilheiro até teve a iniciativa d procurar patrocinio, mas é um pouco complicado. O patrocinador perguntou da nossas iniciativas ecologicas e sociais q o grupo atende sim, além da limpeza das trilhas, fazemos caminhadas ecologicas onde sao solicitadas doaçoes de alimentos p/ comunidades carentes. Mas o patrocinador precisa d um grupo maior ou mais "visivel" pois ele quer receber uma contrapartida, certo?! Por enqto a gente se financia :D

o grupo nao organiza mutirões d limpeza, o grupo organiza trilhas, a limpeza ocorre natural/te, pois a maioria dos nossos trilheiros tem a preocupaçao c/ natureza e tal.

isso nao impediria d fazernos um mutirao de limpeza ou d participarmos de 1. Vou acompanhar o topico!

[]s

Postado
  • Membros

Olá Naomi!

Muito bacana a iniciativa relatada. Tenho isso como princípio e creio que isso deveria ser natural em TODOS os grupos que participam de atividades ao ar livre, frequentando lugares como trilhas, cachoeiras e montanhas, mas infelizmente não é o que ocorre. Obviamente o melhor dos mundos seria NÃO PRECISAR LIMPAR com CADA UM LEVANDO SEU LIXO EMBORA, além de respeitar outras regras de mínimo impacto, mas nosso nível de educação ambiental ainda é muito, muito baixo para isso, então quem é um pouco mais comprometido acaba tendo que trabalhar pelos malas para compensar.

Abraço!

Postado
  • Membros

Quando rolar, se eu estiver disponivel no trampo eu vou. Fev/Mar

estarei d ferias. Qq coisa to por ai.

Abraco

Postado
  • Autor
  • Membros

Naomi, show de bola. A idéia é excelente. Quem sabe o grupo não aumenta com divulgação.

Vamos manter contato por aqui.

Mochileiros do bem uni -vos :)

Que show Naomi !

Tem algum patrocinio ?

oi Raffa,

o grupo funciona assim: o nosso presidente contrata as vans p/ o transporte, vê guia (qdo necessario) e toda a logistica p/ a trilha. Calcula os custos e rateia entre os participantes. Entao cada um paga a sua parte, mas as trilhas nao ficam caras, pois o grupo nao tem fins lucrativos, o dinheiro q entra é só p/ pagar as despesas. Um colega trilheiro até teve a iniciativa d procurar patrocinio, mas é um pouco complicado. O patrocinador perguntou da nossas iniciativas ecologicas e sociais q o grupo atende sim, além da limpeza das trilhas, fazemos caminhadas ecologicas onde sao solicitadas doaçoes de alimentos p/ comunidades carentes. Mas o patrocinador precisa d um grupo maior ou mais "visivel" pois ele quer receber uma contrapartida, certo?! Por enqto a gente se financia :D

o grupo nao organiza mutirões d limpeza, o grupo organiza trilhas, a limpeza ocorre natural/te, pois a maioria dos nossos trilheiros tem a preocupaçao c/ natureza e tal.

isso nao impediria d fazernos um mutirao de limpeza ou d participarmos de 1. Vou acompanhar o topico!

[]s

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Account

Navigation

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.